E assim concluímos mais um ano de análise da Weekly Shonen Jump, com a última edição de 2023. É incrível como já se passaram mais de dez anos que estou aqui com vocês, escrevendo semanalmente sobre essa revista que tanto amo.
Weekly Shounen Jump #52 (27/11/2023):
01 – Green Green Greens c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Terasaka Kento, autor de Beast Children)
02 – Ao no Hako c127
03 – ONE PIECE c1099
04 – Kill Ao c31 (Página Colorida)
05 – SAKAMOTO DAYS c145
06 – Jujutsu Kaisen c243
07 – Boku to Roboco c163 (Página Colorida)
08 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c204
09 – Nue no Onmyouji c28
10 – WITCH WATCH c134
11 – Akane Banashi c88
12 – Asumi Kakeru c23 (Página Colorida)
13 – Undead Unluck c185
14 – Nige Jouzu no Wakagimi c135
15 – Kagurabachi c11
16 – Densha Tanaka (Jump Short Frontier, 15 páginas, One-Shot de EITI)
17 – Angou Gakuen no Iroha c50
18 – Mama Yuuyuu c12
19 – Two on Ice c10
Prévia da Weekly Shonen Jump #01 de 2024
Capa e Página Colorida de Abertura: Ruirui Senki (de Amemiya Kento)
Página Colorida: Green Green Greens, Akane Banashi e Witch Watch.
Antes de começar a TOC tivemos nessa edição a estreia de Green Green Greens, que decidiu adotar esse nome para compensar todos os mangás com o nome “Azul” no mundo. De qualquer modo é um mangá de golfe, esporte que vimos pela última vez com Robot x Laserbeam em 2017. Pode dar certo? Bem, o One-Shot parece ter sido bem recepcionado, por isso tem chances de Green Green Greens conseguir vingar, mas levando em conta a dificuldade dos mangás de esporte de darem certo, eu diria que as chances são baixas. O último que sobreviveu por mais de 2 anos foi lançado em 2014 (Hinomaru Zumou) e o último a ser um sucesso em vendas foi lançado em 2012 (Haikyuu!), mais de dez anos atrás.
Em primeiro lugar tivemos Ao no Hako, que ainda não sabemos o estúdio, mas o HYPE É REAL. Após o anúncio, todos os volumes da série apareceram no Ranking Shoseki, mostrando que várias pessoas já estão animadas pelo lançamento do seu anime. Muitos dos novos leitores, que chegaram após a primeira temporada de Jujutsu Kaisen, não sabem como um anime de sucesso se comporta a Weekly Shonen Jump. Então, observem o hype ao redor de Ao no Hako desde já – as vendas como começam a aumentar antes mesmo do anime estrear -. O mesmo aconteceu com Jujutsu Kaisen, Kimetsu no Yaiba, Boku no Hero Academia, Yakusoku no Neverland e muitos outros, esses mangás não começaram a ter um boost após o anime, mas sim antes mesmo dele estrear, pois quando um novo anime da Weekly Shonen Jump estreia é um evento, é a estrela da temporada. Sim temos animes que passaram longe de serem a estrela da temporada: Hinomaru Zumou, Yuragi-Sou no Yuuna-San e atualmente Mashle e Undead Unluck, contudo, todos os verdadeiros sucessos se destacaram imediatamente. Pode ser a adaptação de Ao no Hako seja ruim? Sim, mas o hype é real.
Em segundo lugar tivemos One Piece que continua soberano na revista. Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days que voltaram a especular sobre um anime na Jump Festa, pois Magilumiere e Witch Watch, que vão estar no mesmo pavilhão que Sakamoto Days, vão ganhar algum anúncio importante, podendo ser anime para ambos. Então primeiro não é certo que essas obras vão ganhar uma adaptação, mesmo tenha uma grande possibilidade de ser verdade no caso de Magimuliere. Segundo, duvido que Sakamoto Days ganhe um anime sem um grande anúncio antes ou algo parecido, mas não duvido que tenha o anúncio de um OVA.
Em quarto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que as condições de trabalho e cronograma do anime continuam a criar polêmicas. Dessa vez adiaram a distribuição no streaming em 1 dia do episódio da semana – provavelmente para poderem polir o episódio antes de lançá-lo na internet -. É triste ver um mangá tão bom cercado por tantas polêmicas. Em quinto lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen que está esperando o seu anime. Eu não acredito que Yozakura-San possa se tornar um grande sucesso, mas acho possível ter um boost discreto caso seja lançado em uma temporada não muito competitiva. É sempre importante lembrar que mesmo animes cheios de Sakuga, como Kimetsu no Yaiba ou Jujutsu Kaisen tendencialmente dão um grande boost, adaptações mais discretas também podem resultar no aumento das vendas de uma obra. Por isso as esperanças para Yozakura-San ainda existem e quem sabe não se torne um hit após o anime da Silver Link.
Em sexto lugar tivemos Nue no Onmyouji que parece que vai ter um aumento em vendas nesse segundo volume (que será lançado agora de dezembro). Os editores porém não vão dar página colorida na próxima edição, o que pode indicar duas coisas: A série irá receber uma capa na edição #02 de 2024, que será lançada no dia 11 de dezembro, uma semana após o lançamento do volume. A outra opção é que irá receber uma página colorida nessa edição, mas dar somente uma página colorida após uma semana do lançamento do volume demonstra que realmente Nue no Onmyouji não está na prioriedade editorial.
Em sétimo lugar tivemos Witch Watch, que está tendo rumores de um possível anúncio de anime. Bem, meus colegas, eu acho que seja possível um estúdio bom escalação (mesmo que não seja TOP) adaptar Witch Watch no segundo semestre do próximo ano. Inclusive seria importante para a Weekly Shonen Jump lançar dois animes importantes em uma temporada só: Nige Jouzu no Wakagimi em Abril 2024, Yozakura-San em Julho 2024, Ao no Hako e Witch Watch em Outubro 2024, Sakamoto Days em Abril 2025 e Akane Banashi em Setembro 2025 seria, levando em consideração as circustância atuais a melhor das opções para a revista.
Mas por que não lançar Witch Watch em Janeiro de 2025? Tanto a temporada de Inverno (Janeiro) quanto aquela de Verão (Julho) não tem tanta atenção do público, por isso mesmo que existam grandes sucessos saindo dessas temporadas, é sempre mais complicado um mangá explodir nesse período. Witch Watch é um dos mangás sem anime que melhor vende no mercado shonen, por isso lançar em uma temporada de menor destaque eu não acharia correto. Por um tempo achei que seria justo, mas avaliando o mercado como um todo, percebemos que Witch Watch tem sim a sua relevância e merece ser respeitada essa relevância.
Em oitavo lugar tivemos Akane Banashi que está estável na revista e não deve ter grandes mudanças em relação a série nos próximos meses. Em nono lugar tivemos Undead Unluck que continua com seu anime em exibição, que está tendo um resultado modesto. Não consegue se destacar entre os principais da temporada, mas também não é um fracasso em audiência. O mangá, quando olhamos o TOP 10 mais visto na Netflix japonesa, não consegue entrar entre as 10 séries mais vistas da semana (tirando na sua semana de estreia). Na NicoNico também a situação parece ser a mesma, mas também não está entre os menos vistos da temporada.
Para muitos pode parecer um resultado decepcionante, já que estamos falando de um mangá da Weekly Shonen Jump – Undead Unluck é o primeiro mangá da revista a não ter um boost desde Hinomaru Zumou em 2018 -. Contudo eu acho que não tínhamos feito previsões realistas em relação a série. O mangá sempre teve problemas em convencer o público japonês, a sua história não consegue dialogar bem com os gostos dessa nova geração, por isso suas vendas não convencem. Mesmo com uma animação de boa qualidade da David Production isso não parece estar mudando – o público japonês não está interessado – Mas é isso transforma Undead Unluck em um mangá ruim? Transforma a adaptação de David Production em algo horrível? De nenhum modo, eu recomendo vocês irem assistir mesmo assim, pois é uma boa adaptação.
Em décimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que está em uma situação estável na verdade, só esperando o seu anime estrear. Em décimo primeiro lugar tivemos Kagurabachi que está sim em risco de cancelamento, mas mesmo assim eu não acredito que esteja já cancelado. Os editores decidiram colocar a série acima do One-Shot tapa buraco e além disso, nessas últimas semanas esteve acima de Angou Gakuen no Iroha e Asumi Kakeru, assim indicando uma possível (e não certa) preferência para cancelar um desses dois mangás ao invés de Kagurabachi. Essa preferência pode mudar nas próximas semanas com o Feedback dos capítulos seguintes, mas mesmo assim Kagurabachi por enquanto não parece ser a prioridade dos editores. A questão é, a sua recepção vai melhorar e assim se salvar, ou vai piorar, levando os editores a cancelarem o mangá? As próximas semanas serão cruciais.
Em décimo segundo lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha, que está com a corda no pescoço, como sempre. A sua salvação vai depender de dois elementos: O primeiro é quantas séries irão estrear em Março-Abril. O segundo é a disputa direta com Kagurabachi e Asumi Kakeru. É uma disputa muito complicado, onde provavelmente somente um ou dois irão sair vencedores. Vamos ver quais desses mangás irão se salvar. Em décimo terceiro lugar tivemos MamaYuyu e décimo quarto lugar tivemos Two on Ice, ambos quase certamente serão cancelados, infelizmente, já que tem qualidades nas duas obras que eu aprecio muito.
PARA VOTAR NA WSJ #51, CLIQUE AQUI
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #52.
RESULTADO DA VOTAÇÃO DA WSJ #50 (Analyse It)
1-One Piece: 8.75
2-Akane Banashi: 8.55
3-Undead Unluck: 8.14
4-Ao no Hako: 8.09
5-Sakamoto Days: 7.85
6-Boku to Roboko: 7.60
7-Witch Watch: 7.45
8-Asumi Kakeru: 7.44
9-Boku no Hero Academia: 7.38
10-Yozakura-san Chi no Daisakusen: 7.27
11-Angou Gakuen no Iroha: 7.14
12-Mama Yuuyuu: 6.88
13-Nige Jouzu no Wakagimi: 6.88
14-Two on Ice: 6.88
15-Kagurabachi: 6.82
16-Kill Ao: 6.44
17-Nue no Onmyouji: 6.18
18-Ice Head Gill: 5.57
Capítulos Favoritos:
1.One Piece (43,5%)
2.Boku no Hero (34,8%)
3.Sakamoto Days (30,4%)
4.Mama Yuuyuu (26,1%)
5.Undead Unluck (21,7%)
6.Witch Watch (17,4%)
Para ver o histórico das votações, clique AQUI
PARA VOTAR NA WSJ #51, CLIQUE AQUI