E assim o anime de Ao no Hako finalmente foi anunciado! É o momento de comemorar, pois talvez um pilar está para nascer!
TOC Weekly Shonen Jump #51 (20/12/2023)
Ao no Hako c126 (Capa, Página Colorida de Abertura, Anúncio do Anime)
1 – Sakamoto Days c144
2 – Jujutsu Kaisen c242
Angou Gakuen no Iroha c49 (Página Colorida, Aniversário de 1 ano)
3 – Witch Watch c133
4 – Boku no Hero Academia c407
5 – Akane Banashi c86
6 – Undead Unluck c184
Flame Blue (Página Colorida, One Shot de Yamano Ei)
7 – Boku no Roboco c162
Nue no Onmyouji c27 (Página Colorida)
8 – Kill Ao c30
9 – Yozakura-San Chi no Daisakusen c203
10 – Nige Jouzu no Wakagimi c134
11 – Kagurabachi c10
12 – Asumi Kakeru c22
13 – Two on Ice c09
14 – MamaYuyu c11
Ausentes: One Piece c1098, Hunter x Hunter c400, Ruri Dragon c06
Prévia Weekly Shonen Jump #52 de 2023
Capa e Página Colorida Abertura: Green Green Greens (Nova Série de Terasaka Kento)
Página Colorida: Boku no Roboco, Kill Ao, Asumi Kakeru
Prévia Weekly Shonen Jump #01 de 2024
Capa e Página Colorida de Abertura: Ruirui Senki (Nova série de Amemiya Kento)
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Tivemos o tão amado anúncio de Ao no Hako para alegria geral da nação. Mesmo ainda não sabendo o estúdio, que será anunciado em breve, tenho certeza que a Shonen Jump irá destinar uma staff incrível para a obra. De qualquer modo o Visual Key me agradou bastante, já que conseguiu manter parte da identidade de Ao no Hako, algo que o visual key de Yozakura-San no Chi no Daisakusen não conseguiu manter na minha opinião. Ao no Hako pode se tornar o grande lançamento do próximo ano, conquistando o coração de vários japoneses e assim se tornando um pilar da revista. Tudo que o mangá precisa é que essa adaptação consiga adaptar bem todas as qualidades da obra: Simplicidade, naturalidade e beleza artistica.
Também tivemos o anúncio da tão esperada nova leva de dois mangás, com uma dupla de Kento estreando. O primeiro será um mangá de Golfe escrito por Kento Terasaka, autor de Beast Children, mangá de rugby cancelado. O outro é o novato Kento Amemiya que lançou o One-Shot de mistério Shikigami, e parece estar estreando na revista justamente com um mangá de mistério, mas ainda não temos certeza.
Em primeiro lugar tivemos Sakamoto Days que continua tendo a segunda melhor média de colocação da revista, atrás somente de One Piece. Eu realmente acredito que a Weekly Shonen Jump está esperando um dos principais estúdios do mercado, como a própria Mappa, se liberar para começar a produção do anime – e assim anúncia-lo -. Eu continuo defendendo a minha ideia que os editores possam encontrar estúdios com a qualidade artistica da Mappa, sem ter que recorrer a própria Mappa que tem grandes problemas em seu sistema produtivo, mas também sei que na visão geral da população para um anime vingar não basta ser de um ótimo estúdio, o nome que este estúdio carrega também acaba influenciando na popularização de uma obra.
Em segundo lugar tivemos Jujutsu Kaisen que continua chocando o mundo com os problemas de produção do anime, problemas que não deveriam ser uma surpresa para quem conhece a cultura tóxica de trabalho (e produtivista) no qual os artistas japoneses são submetidos. O que acontece com a Mappa é simplesmente um sintoma de uma problemática muito maior, o que não justifica a terrível gestão da Mappa, já que temos estúdios que não são tóxicos e produtivistas. É triste e ao mesmo tempo cansativo ver os animadores dessa segunda temporada indo no Twitter reclamar das péssimas condições de trabalho. É triste, pois tais condições, tal cronograma, não deveria ser aceitável, mas na realidade que vivemos vários trabalhadores são colocados em condições de trabalho não saudáveis. E é cansativo, pois já vimos no passado polêmicas parecidas, e sabemos que isso não vai mudar.
Em terceiro lugar tivemos Witch Watch que começou a sua segunda parte, voltando novamente para as suas raízes cômicas. E para comemorar essa segunda parte (que deveria ter começado ao menos com uma página colorida) os editores decidiram dar uma boa classificação para a série.
Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia que não vejo superando o ano de 2024… Ao menos espero, pois a história ficaria muito arrastada se isso acontecer. De qualquer modo, me perguntaram se a Shonen Jump realizaria uma “comemoração” aos dez anos de Boku no Hero Academia no próximo ano. Em 2008 os editores colocaram One Piece na lateral da revista para comemorar os dez anos atrasados os dez anos do mangá, em 2009 para comemorar os dez anos de Naruto o colocaram na lateral, em 2011 para comemorar os 35 anos de KochiKame também o colocaram na lateral, em 2014 deram essa regalia para Gintama que comemorava 10 anos e a última comemoração acabou sendo os 20 anos de One Piece em 2017, que mostrou os melhores momentos da série na lateral da revista. Podem realizar o mesmo com Boku no Hero Academia? Sim, mas como a série pode terminar ainda no próximo ano, talvez os editores vão preferir realizar um evento menor, talvez mais um evento quando for lançado a Edição #32.
Em quinto lugar tivemos Akane Banashi que continua estável na revista. Em sexto lugar tivemos Undead Unluck que como comentei na semana passada depende de que as novas séries não deem certo para continuar se mantendo na revista – quanto mais mangás novos dão certos, mais próximo ao cancelamento está -. Certamente Angou Gakuen no Iroha está na frente em risco de cancelamento, mas Undead Unluck também não está completamente a salvo. Contudo, essa edição acabou sendo um grande alívio já que parece que MamaYuyu e Two on Ice estão na mira dos editores, com Kagurabachi em risco também.
Em sétimo lugar tivemos Boku no Roboco que continua com sua normal flutuação. Na oitava colocação tivemos Kill Ao que tem tudo para vender a mesma quantidade tanto no primeiro quanto no segundo volume, talvez um pouco menos até, o que pode ser uma notícia preocupante para a série. Kill Ao e também a revista precisa de bons resultados, séries que tem a capacidade de alcançar a popularidade de Sakamoto Days e Ao no Hako. Em nono lugar tivemos Yozakura-San que simplesmente está esperando o seu anime estrear. A obra entrou em seu último arco, mas não sabemos quanto tempo ainda vai durar, se vai terminar em 2024 ou 2025.
Em décimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que também está esperando a sua adaptação em anime. Se tem um mangá que poderia reverter a sua queda de popularidade com uma boa adaptação em anime é justamente Nige Jouzu no Wakagimi, pois se o estúdio souber animar bem as suas lutas e também as cenas mais artisticas, Nige Jouzu no Wakagimi pode sim voltar a crescer em vendas. Não digo obrigatoriamente se tornar um super sucesso comercial, mas quem sabe a série não volte a vender entre 50 e 90 mil cópias após o anime.
Nas últimas quatro colocações temos os quatro últimos mangás lançados, Kagurabachi, Asumi Kakeru, Two on Ice e MamaYuyu respectivamente. Irei comentar esse “BLOCO” todos de uma vez, pois a situação deles é parecida. Todos, realmente todos tiveram uma recepção relativamente boa na internet japonesa. Digo relativamente, pois Asumi Kakeru e Two on Ice estão com dificuldades em atrair leitores, como comentei nas semanas anteriores. MamaYuyu dividiu parte do público por causa da sua quadrinização e história considerada confusa, contudo eu vi uma maioria das pessoas gostando. E Kagurabachi teve comentários no geral positivos, mas parece que não é o suficiente para salvar o mangá.
O que eu acredito que tenha acontecido com essas séries – e isso de certo modo justifica a promoção dos editores – é que todas elas tiverem um grau de positividade na recepção, mas nenhuma está conseguindo ter um bom número de votantes, vender bem e ser salvo. O grande exemplo é Asumi Kakeru que vende mal e ganha continuamente páginas coloridas. Não acredito que seja puro apoio editorial essas páginas coloridas, mas sim uma tentativa de transformar essa boa recepção em votas e vendas de volumes. Os editores assim até promovem essas séries, mas mesmo assim são aquelas com menos votos semanais (e com uma prospectiva de vendas relativamente baixa). É uma pena, mas quando esses autores aceitaram entram no jogo sabiam da crueldade do sistema da Weekly Shonen Jump.
As chances de salvação de MamaYuyu e Two on Ice atualmente são bem baixas, ambos os mangás tiveram páginas coloridas em colocações baíxissimas e a média na TOC até agora demonstram uma clara intenção em cancelar eles. O modo que a história de MamaYuyu está prosseguindo também é um claro sinal da série estar em risco sério de cancelamento. Já Asumi Kakeru e Kagurabachi ainda tem chances de salvação, dependendo da quantidade de séries canceladas na próxima leva, da recepção dos próximos capítulos e também dos planos da revista para Angou Gakuen no Iroha que também está em risco, contudo todo o quarteto corre risco de cancelamento.
E é justamente nessa revista no qual ser bem recepcionado não basta que a minha tabela de recepção acaba se tornando menos exata – servindo mais como guia de como pensa a 2ch e Jump Matome -, pois ela serve para mostrar as opiniões, mas não mostra a intenção de voto real. Deste modo nessas duas novas séries vou trazer simplesmente os comentários dos japoneses com o resumo (que é algo concreto), mas sem obrigatoriamente dar minha avaliação pessoal sobre a carga de positividade desses comentários pois não posso contabilizar quantas das pessoas que estão elogiando realmente estão votando na série e vão comprar os volumes.
Avalie os capítulos da Weekly Shonen Jump #50 de 2023 (Lançada nesse domingo)
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Dê uma nota, de 3 a 10, aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele ou dar 3/4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos manualmente antes de serem computados. Lembrando você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
O resultado será publicado domingo ou segunda com a abertura da votação #51.
RESULTADO DA VOTAÇÃO DA WSJ #49 (Analyse It)
Pela segunda semana consecutiva tivemos em primeiro lugar One Piece, que com seu arco de Egghead está simplesmente conquistando os votantes do Analyse It. Conhecer um pouco mais do passado da série é sempre muito bem apreciado pelos leitores e percebemos isso nessa votação.
É interessante também perceber como Sakamoto Days está aumentando sua nota semana após semana, com o aumentar das cenas de ação. Se continuar assim daqui a 2 ou 3 capítulos vai estar lutando de uma vez por todas pela primeira colocação, principalmente nas edições no qual One Piece está ausente. Em sétimo tivemos Kill Ao, que com um capítulo mais reflexivo conseguiu aumentar bastante a sua nota, estando na primeira parte da tabela.
Já as novas séries uma coisa é bem clara, o público aqui prefere MamaYuyu que as outras duas, contudo Kagurabachi não está tendo uma avaliação tão ruim, nessa semana não teve nos últimos colocados. Quem está sempre mal avaliado é o pobrezinho do Two on Ice, que quase nunca consegue alcançar a nota 7. Em último lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai que nesse último capítulo melhorou sua nota, mas continua muito bem avaliado. A série deu adeus a revista em último lugar tanto na TOC quanto na avaliação de vocês.
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