Enquanto a tão esperada leva não chega, os editores entregam uma TOC no qual as três novas séries vão lutando pela sobrevivência e Undead Unluck mostra que não está realmente morto.
- Escrito por Leonardo Nicolin
TOC Weekly Shonen Jump #50 (13/11/2023)
Akane Banashi c85 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Undead Unluck
02 – One Piece c1098
Yozakura-San Chi no Daisakusen c202 (Página Colorida)
03 – Sakamoto Days c143
04 – Boku no Hero Academia c406
Kohitsuji Tora wo Nasu (One Shot)
05 – Ao no Hako c125
06 – Nige Jouzu no Wakagimi c133
07 – Kill Ao c29
08 – Kagurabachi c09
Two on Ice c08 (Página Colorida)
09 – Nue no Onmyouji c26
10 – Witch Watch c132
11 – MamaYuyu c10
12 – Boku no Roboco c161
13 – Angou Gakuen no Iroha c48
14 – Asumi Kakeru c21
15 – Ice Head Gill c20 (FIM)
Ausente: Jujutsu Kiasen c241, Hunter x Hunter c400, Ruri Dragon c06
Prévia Weekly Shonen Jump #51
Capa e Página Colorida de Abertura: Ao no Hako (Anúncio Importante)
Página Colorida: Angou Gakuen no Iroha, Nue no Onmyouji e Flame Blue (One-Shot)
Ausente: One Piece
Começando pelos mangás não ranqueados, nessa semana tivemos um anúncio importante em relação a Yozakura-San Chi no Daisakusen: A série está caminhando para o seu encerramento, podendo terminar em 2024 ou 2025. Ainda é cedo para dizermos exatamente quando o mangá irá terminar, tudo vai depender de quanto o autor vai querer acelerar a história – que certamente está entrando em seu último arco -. Mas eu acho possível que a série pelo menos reste na revista até o lançamento do seu anime, que deve acontecer em Abril de 2024.
Também tivemos nessa edição uma página colorida para Two on Ice, que mesmo os editores podendo classificar em uma colocação um pouco mais alta, decidiram colocar abaixo de Kagurabachi, indicando que talvez estejam dando essa página colorida mais como uma obrigação de que como uma comemoração pela popularidade. A situação de Two on Ice não é simples, pois o mangá mesmo agradando quem lê, tem muito poucos leitores no Japão. Entre os três novos é aquele com maior chance de dar errado.
Em primeiro lugar tivemos Undead Unluck, que parece ter tido um capítulo muito importante nessa semana, justificando assim a sua colocação. O mangá está apresentando um novo grupo de vilões que pode resultar na expansão do universo da série ou na entrada em uma última saga. Não sabemos de certo, o que nos resta é somente teorizar. Contudo o que me mais me preocupa em relação tanto a Undead Unluck quanto a Yozakura-San, é que ambas as séries vendem mal, e quantos mais novos mangás dão certo, mais próximo ao cancelamento essas séries estão.
É por isso que é inteligente a decisão do autor de Yozakura-San encaminhar o seu mangá para uma conclusão, Undead Unluck que vende menos talvez também deveria seguir essa estrada. Com o cancelamento de Ice-Head Gill, as únicas séries canceláveis são Asumi Kakeru, Angou Gakuen no Iroha e as três novas séries. Caso um deles dê certo, significa que para a leva seguinte terão somente quatro séries canceláveis. Caso dois deles dêem certo, somente três séries canceláveis. A realidade é que a revista voltou a estar curta, depois de anos com vários mangás canceláveis a disposição. Basta a revista encontrar mais três ou quatro novos sucessos (sendo que dois podem já ser Kagurabachi ou MamaYuyu) para que Undead Unluck ou Yozakura-San possam terminar. Dúvido um cancelamento no primeiro semestre de 2024, mas a partir do segundo semestre de 2024 ou em 2025, caso esses mangás ainda estejam na revista, passam a correr risco sério de dar adeus. Não esperem um transferimento, os editores não transferem mangás veteranos no qual o autor não tem problema de saúde.
Em segundo lugar tivemos One Piece que entregou um capítulo com quadros incompletos (rascunhos), por isso na próxima semana irá realizar uma pequena pausa. Ainda vou escrever um artigo destinado a discutir essa questão do ritmo semanal, justamente para abrirmos o espaço para discutir de modo realista como a Weekly Shonen Jump poderia tentar resolver isso, mas então voltando para a TOC continuarei defendendo o direito de Oda de realizar mais pausas. Infelizmente a cultura do trabalho é tão forte no Japão que provavelmente nem mesmo o Oda quer realizar essas pausas. Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days que continua esperando o anúncio do seu anime, mas esse tão esperado anúncio deve acontecer somente 2024.
Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que pode terminar tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024, abrindo assim uma vaga para nova série de sucesso – consequentemente ajudando a salvar Undead Unluck, Yozakura-San Chi no Daisakusen ou Angou Gakuen no Iroha de um possível cancelando caso muitas novas séries deem certo -. Eu sou terrível em brever quando um mangá termina, mas acredito que Boku no Hero Academia irá terminar mesmo no segundo trimestre de 2024. Quem irá ocupar a sua vaga de pilar? Temos duas opções: Ao no Hako com seu anime que deve estrear em outubro ou a vaga resta em aberto até o anime de Sakamoto Days. Eu não consideraria Sakamoto Days pilar até quando não tiver uma popularidade alta o suficiente ao ponto de atrair uma boa quantidade de leitores a revista. Lembrando que a vaga de pilar não é simplesmente o TOP 3 mangás que mais vende ou bem localizado na capa, isso é o TOP 3 da revista. Pilares são mangás que sustentam as vendas da revista, servindo assim de garoto propaganda da mesma. Podemos ter um, dois, três, quatro ou nenhum pilar dependendo do ano.
Em quinto lugar tivemos Ao no Hako, que vai ganhar capa com um anúncio importante na próxima semana. Como a série também vai ter destaque na Jump Festa, já sabemos que será o anúncio do seu anime. O que estou curioso em saber é qual estúdio irá adaptar a obra, já que tudo indica que os rumores da CloverWorks eram falsos. Existe também uma possibilidade real que nesse anúncio não revelem nem o estúdio e nem a produtora, mas eu realmente espero que seja a Production I.G. De qualquer modo, o anime de Ao no Hako deve estrear somente em Outubro de 2024, daqui a quase um ano, por isso mesmo com o anúncio acontecendo semana que vem, não esperem que essa adaptação vá estrear no primeiro semestre do próximo ano.
Em sexto lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que diferente de Yozakura-San, não está trazendo quase nenhuma atualização sobre o seu anime, esse sim produzido pela CloverWorks. Vamos ver se na Jump Festa teremos alguma novidade, talvez novas imagens ou até mesmo uma data de estreia, pois por enquanto parece que esqueceram da existência dessa adaptação, que muito provavelmente não irá estrear em abril. Em sétimo lugar tivemos Kill Ao, que estou esperando as vendas do Ranking Oricon para ver quanto bem ou mal vendeu seu segundo volume. Pessoalmente vejo uma evolução na história, que pode resultar também assim em uma expansão da sua popularidade.
Em oitavo lugar tivemos Kagurabachi que após uma ótima colocação da semana passada, recebendo um bom destaque com sua página colorida, conquistou uma colocação intermediária. Vou esperar para ver a sequências de posições antes de opinar, mas além da TOC as notícias em relação ao mangá parecem ser positivas, já que os editores decidiram abrir um Twitter (X) da série para assim promovê-la. Não sempre, mas normalmente abrem um Twitter para séries que tiveram uma boa recepção. Em nono lugar tivemos Nue no Onmyouji que continua sempre na zona intermediária ou entre os últimos cinco colocados, mas ganha constantemente páginas coloridas. É o típico “Tratamento Ecchi” que comento continuamente, mesmo o mangá não sendo realmente um ecchi – e sim, como muitos japoneses comentam sobre Nue no Onmyouji é um “shonen gacha”, no qual é apresentado vários personagens femininas para agradar quanto mais leitores possíveis -.
Em décimo lugar tivemos Witch Watch que está para iniciar o seu mais novo arco, após uma sequência de capítulos mais voltados para a ação e para o drama. Acredito que a série agora irá retornar para a sua comédia até quando o autor decidir novamente realizar um arco mais dramático (como acontecia com SKET Dance). O Shinohara tem como sua características um longo período de capítulos de comédia, já que ele é um autor de comédia, com ocasionais arcos mais dramáticos. E sejamos sincero, qualquer pessoa que leu SKET Dance sabe que esses arcos raros (e que bom que são raros), mas especiais voltados para o drama, que rendem as obras de Shinohara tão especiais.
Em décimo primeiro lugar tivemos MamaYuyu, que recebeu na semana passada uma colocação intermediária e nessa semana uma colocação no Bottom 5 (últimos cinco) – A sua página colorida também não teve uma posição altíssima, contudo essa página colorida teve como objetivo promover uma boa recepção -. Lembrando as minhas análises de recepção, comentei como MamaYuyu dividiu parte dos seus leitores, que na minha opinião começaram a abandonar a série, resultando assim em menos comentários no sexto capítulo, contudo uma recepção mais positiva (já que restou aqueles que gostavam).
A realidade é que MamaYuyu não é um mangá com uma recepção tão simples, já que a sua quadrinização é considerada complexa e a sua história também não é muito clara, o que pode acabar afastando vários dos leitores mais casuais. Eu ainda acho possível que a série consiga se firmar na revista, principalmente se os capítulos atuais tiverem uma boa recepção, mas é inegável que MamaYuyu se encontra em um limbo, no qual pode acabar tanto sendo cancelado quanto pode acabar dando certo. O único dessa leva que por enquanto tem chances altas de ser cancelado é Two on Ice mesmo, já que os editores estão sem mangás para cancelar e também Two on Ice, mesmo tendo uma boa recepção, não conseguiu atrair leitores o suficiente.
Em décimo segundo lugar tivemos Boku no Roboco que continua tranquilo na revista, sem risco de cancelamento. Logo após na décima terceira colocação, entre os últimos três colocados, tivemos Angou Gakuen no Iroha que receberá na próxima semana uma página colorida para comemorar o seu aniversário de 1 ano. O que isto significa? Bem, que os editores vão salvar a série por pelo menos outros três meses, mas não estão convencidos que vão manter por tanto tempo (por isso nada capa de aniversário). Angou Gakuen no Iroha ainda está correndo risco de cancelamento a longo prazo e se não superar em vendas Undead Unluck ou Yozakura-San, tem grandes chances de ser cancelado em 2024 caso os editores encontrem novos sucessos.
Quem eu vejo muito dificilmente se salvando é justamente Asumi Kakeru, que tem chances baixas (mas reais) de ser cancelado nessa leva, mas tem chances altas de ser cancelado na leva de Março-Abril do próximo ano. Em último lugar tivemos Ice Head Gill que também deu adeus a revista. É estranho e raro os editores cancelarem os mangás sem que a leva comece imediatamente, isso indica que talvez tenham tido uma mudança de plano nos últimos momentos (Já haviam avisado aos autores de encerrarem suas séries em cinco capítulos, como normalmente fazem, mas de último momento decidiram adiar um pouco a leva, antecipando tanto o anúncio de Ao no Hako quanto a capa para Akane Banashi). Agora a leva que deve começar na edição #52 ou #01 desse ano deve ter entre dois a três mangás novos, dependendo se os editores vão ocupar a vaga deixada em aberto por Black Clover. Espero que tenhamos um autor veterano retornando.
Avalie os capítulos da Weekly Shonen Jump #49 de 2023 (Lançada nesse domingo)
AQUI
Dê uma nota, de 3 a 10, aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele ou dar 3/4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos manualmente antes de serem computados. Lembrando você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
O resultado será publicado domingo ou segunda com a abertura da votação #50.
RESULTADO DA VOTAÇÃO DA WSJ #48 (Analyse It)
Chegamos na votação, no qual toda semana vocês dão uma nota de 3 a 10 as séries da Weekly Shonen Jump (Lembrando que você só precisa votar nas séries qeu você lê). Essa semana tivemos em primeiro lugar One Piece, que está entregando capítulos que estão revelando um pouco sobre o passado dos revolucionários, algo que o público sempre se interessou tanto. Deste modo, é natural que o público avalie bem a série. Outros dois mangás que tiveram uma ótima avaliação acabou sendo a dupla dinâmica Undead Unluck e Yozakura-San que estão entrando em um novo arco de grande importância.
MamaYuyu com um capítulo mais voltado para a ação também agradou bastante os leitores do Analyse It, que tendencialmente estão gostando mais de MamaYuyu que Kagurabachi. Já Two on Ice restou nas últimas colocações, como sempre. Contudo, quem realmente está nos nervos dos leitores da revista é Ichinose-ke no Taizai, que escrevi minha crítica AQUI. A série simplesmente teve a PIOR NOTA DA HISTÓRIA DA VOTAÇÃO. Isso mesmo, em três anos de votação nunca um mangá recebeu uma nota tão baixa.
Agora é o momento vocês avaliarem os capítulos lançados nesse domingo, que incluem um novo capítulo de One Piece e Jujutsu Kaisen, além do últissimo capítulo de Ichinose-ke no Taizai. Será que o público do Analyse It gostou de como terminou o mangá? Bem, venha votar para assim descobrirmos!
Venha participar da votação dos capítulos da Weekly Shonen Jump #49 de 2023 (Lançada nesse domingo):
AQUI