A batalha pela sobrevivência entre KaguraBachi, MamaYuyu e Two on Ice começou pra valer! Enquanto isso Kill Ao conquista a sua primeira medalha de ouro na revista!
- Escrito por Leonardo Nicolin, criador do Analyse It
TOC Weekly Shonen Jump #49 (06/11/2023)
Sakamoto Days (Capa, Página Colorida de Abertura e Aniversário de 3 anos)
01 – Kill Ao c28
02 – ONE PIECE c1097
KaguraBachi c08 (Página Colorida)
03 – Ao no Hako c124
04 – Jujutsu Kaisen c241
Dr. STONE: Epílogo (Página Colorida, Capítulo 1 de 3)
05 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c201
06 – Akane Banashi c85
Two on Ice c07
07 – Undead Unluck c182
Nige Jouzu no Wakagimi c132 (Página Colorida)
08 – MamaYuyu c09
09 – Nue no Onmyouji c25
10 – Angou Gakuen no Iroha c47
11 – Boku no Roboco c160
12 – Asumi Kakeru c20
13 – Ice Head Gill c20
14 – Ichinose-ke no Taizai c48 (FIM)
Ausentes: Boku no Hero Academia, Witch Watch, Hunter x Hunter e Ruri Dragon
Prévia Weekly Shonen Jump #50
Capa e Página Colorida de Abertura: Akane Banashi
Página Colorida: Yozakura-San Chi no Daisakusen, Two on Ice e Koshitsuji Tora wo Nasu (One Shot)
Antes de irmos para a TOC vamos comentar rapidinho sobre os mangás não ranqueados. Começando com Sakamoto Days que está comemorando 3 anos (aplausos). Para comemorar essa incrível data a série finalmente, sim meu amigos, é isso mesmo, finalmente ganhou aquilo que todos estavamos esperando… UMA COMPETIÇÃO DE FAN-ART. Incrível, espetacular, agora sim Sakamoto Days vai vingar, estou até mesmo emocionado vendo que depois de 3 anos de serialização, sendo um dos mangás sem anime que melhor vende no mercado, os editores deram aquilo que Sakamoto Days merece, uma competição de Fan-Art. Outra notícia de Sakamoto Days é que a série alcançou 4 milhões de cópias em circulação com 14 volumes, uma média de 285 mil cópias por volume, uma boa quantidade para uma série que continua mostrando a sua incrível força comercial.
Também tivemos nessa edição algumas páginas coloridas interessantes: A primeira para KaguraBachi que diferente de MamaYuyu que recebeu uma página colorida em uma colocação bem alta, inclusive acima de Dr. STONE. O que isso significa? Altas chances de KaguraBachi ter sido bem recepcionado realmente. Lembrando que a série é o mangá que teve mais visualizações na Shonen Jump + (japonesa) desde Ruri Dragon, com 1.2 milhões de visualizações nos três primeiros capítulos. É o terceiro melhor resultado de uma série da Weekly Shonen Jump na plataforma desde 2021, perdendo somente para Ayashimon (1.6 milhões) e Ruri Dragon (3.8 milhões)… Sim, esse último é simplesmente insuperável. Mas diferente de Ayashimon que vi vários comentários negativos nos fóruns japoneses, KaguraBachi teve vários positivos. Concluindo tivemos o começo do epílogo de Dr. STONE, que volta por apenas 3 semanas, pelo menos iremos matar a saudade.
Em primeiro lugar tivemos Kill Ao, que conquistou a medalha de ouro pela primeira vez. Era natural que isso cedo ou tarde acontecesse, já que a série está alcançando resultados comerciais que agradam a Shueisha e a Weekly Shonen Jump, como o primeiro volume vendendo 32 mil cópias em 1 mês. Por isso os dois editores chefes aproveitaram o lançamento do segundo volume para assim dar a primeira colocação ao mangá, promovendo-o ainda mais. Eu acho que esse segundo volume será essencial para Kill Ao, pois veremos se a série aumentará de vendas ou vai começar uma queda, como aconteceu com Nige Jouzu no Wakagimi e Robot x Laserbeam. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que continua soberano na revista. Essa semana o mangá irá lançar o seu mais novo volume, o primeiro após o Live-Action. Por mais que eu esteja curioso para ver se terá um aumento em vendas, não espero grandes mudanças.
Em terceiro lugar tivemos Ao no Hako, que está somente esperando a Jump Festa para anunciar o seu anime. A dúvida é quem irá produzir esse anime: Os rumores apontavam para CloverWorks, mas rumores são rumores, e não fatos. A questão é que realmente ainda não sabemos o estúdio responsável por esse anime, já que nem sabemos a produtora. Mas em um pouco mais de um mês teremos a resposta. Em quarto lugar tivemos Jujutsu Kaisen que continua caminhando para o seu encerramento, que atualmente acredito que será somente em 2025 ou nos últimos meses de 2024. Em quinto lugar tivemos Yozakura-San no Chi no Daisakuen, que também deve trazer atualizações sobre o seu anime na Jump Festa, quem sabe um trailer, uma data de estreia ou ambos. De qualquer modo, voltando para a TOC, essa quinta colocação tem um objetivo muito claro: Promover o novo volume que também vai sair essa semana. Tirando Boku no Roboco, os editores classificaram bem ou deram uma página colorida para todos os mangás bem estabelecidos que irão lançar um volume essa semana.
Em sexto lugar tivemos Akane Banashi, que vai ganhar uma capa na próxima semana. Era previsível essa capa, já que os editores não davam uma para a série desde o seu aniversário de 1 ano, na edição #11 de 2023. A próxima capa? Será justamente no aniversário de 2 anos – por enquanto Akane Banashi deve continuar recebendo duas capas ao ano, já que a série por mais que venda bem (54 – 57 mil cópias ao mês) para os padrões atuais, passa longe de vender tão bem quanto Sakamoto Days ou Ao no Hako (100 – 110 mil cópias ao mês), séries que recebem múltiplas capas ao ano. – Os editores compensam isso com uma quantidade absurda de páginas coloridas destinadas a série. Akane Banashi recebeu 28 páginas coloridas em 86 capítulos, uma média incrível de uma página colorida a cada três capítulos. Atualmente a série está para se tornar o mangá que mais recebeu páginas coloridas em seus primeiros 100 capítulos:
TOP 10 Quantidade de Páginas Coloridas (normais e de abertura) nos primeiros 100 capítulos:
1 – Haikyuu, Akane Banashi: 28
3 – Yakusoku no Neverland: 27
4 – Hokuto no Ken, Black Clover: 26
6 – Shokugeki no Souma: 25
7 – Beelzebub, Hinomaru Zumou, Boku no Hero Academia,: 24
10 – One Piece, Jaguar, Hikaru no Go, Dr. STONE, Jujutsu Kaisen, MASHLE: 23
Logo após na sétima colocação tivemos Undead Unluck, que parece estar começando um novo grande arco. Uma ação corajosa por parte do autor, levando em conta a situação em vendas que a obra se encontra (uma das séries que pior vende na revista). Esperamos que ele possa desenvolver bem esse novo arco, esses novos vilões, sem que a série termine apressadamente como Toriko e Shokugeki no Souma ou até mesmo cancelada como Shaman King. Sabemos muito bem que o querer de um autor (continuar expandindo uma série) pode não corresponder com o querer editorial (cancelar a série por não ser vantajosa comercialmente). É por isso que temos tantos mangás cancelados ou encerrados precocemente.
Em oitavo lugar tivemos a primeira classificação de MamaYuyu, que deixou muitas pessoas que não seguem o Analyse It decepcionados. Mas sabemos que a recepção de MamaYuyu mesmo sendo boa, não chegou a ser espetacular – pelo menos se usarmos os sites japoneses como referência -. Os editores assim semana tiveram dois motivos para classificar na zona intermediária MamaYuyu; o primeiro motivo é justamente a sua recepção. Como vocês viram na matéria da “recepção japonesa” a série dividiu parte do público, mesmo agradando uma maioria desses leitores “hardcores” que frequentam sites. Os editores gostaram da recepção, mas ainda tem ressalvas, por isso estão esperando ver como o público reage aos últimos capítulos. Já o segundo motivo é dar espaço para promover as séries com volumes em lançamento.
Em nono lugar tivemos Nue no Onmyouji que estou curioso para saber quanto irá vender em dezembro, já que a série está migrando para um Battle-Shounen para assim atrair mais leitores, contudo, o mangá continua tendo dificuldade em agradar uma parte do público mais exigente, que considera Nue no Onmyouji uma obra de qualidade ruim. Em décimo lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha que está preste a completar um ano de vida. Os mangás da sua leva duraram bastante, com dois superando 5 volumes: Ningen Jinzou 100 e Ichinose-ke no Taizai, mas o único que vai comemorar 1 ano é justamente Angou Gakuen no Iroha, que por coincidência é aquele que teve mais visualizações nos três primeiros dias na Shonen Jump + japonesa. Em décimo primeiro lugar tivemos Boku no Roboco, que continua a sua tradicional variação de posição, normal para séries de comédia simples.
Em décimo segundo lugar tivemos Asumi Kakeru que não vejo como irá se salvar do cancelamento na leva de março. O mangá precisa de um aumento milagroso em vendas no próximo volume, mas será complicado alcançar esse aumento, já que os novatos da última leva chamaram bastante atenção do público. Os editores devem salvar a série do cancelamento por enquanto, já que a próxima leva deve ter dois novos mangás ou três, com um ocupando a vaga deixada em aberto por Black Clover, mas na leva seguinte, provavelmente Asumi Kakeru vai levar um nocaute. Em décimo terceiro lugar tivemos Ice-Head Gill que pelo andar da carruagem será encerrado em uma das próximas três edições.
Em último lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai, que acabou sendo cancelado após 48 capítulos e QUASE um ano de vida. O Nakano decidiu cancelar a série uma edição antes de completar um ano, assim como aconteceu com Shakunetsu no Nirai Kanai – que sacanagem meus amigos -. Mas os motivos do cancelamento eu já expliquei na matéria que publiquei ontem, por isso para ler é só clicar AQUI. De qualquer modo, eu acho que o motivo PRINCIPAL do seu cancelamento acabou sendo a queda em vendas (perdeu 56% dos seus leitores em 4 volumes) causada pela incapacidade do autor de criar um roteiro coerente, a quantidade de reviravoltas forçadas e sem sentido simplesmente acabou afastando os leitores do mangá.
Sobre o que será do autor, eu acho que mesmo o Taizan 5 tendo escrito uma das piores mangás da Jump que já li (e que vou publicar minha crítica após o lançamento do último capítulo), merece uma segunda chance na revista. Talvez com um editor diferente, que consiga controlar as suas ideias mais loucas. A editora de Ichinose-ke no Taizai, que é a primeira editoria mulher da Weekly Shonen Jump, merece também uma segunda chance, mas essa dupla não deve se repetir mais.
Agora você deve estar se perguntando: “Quando vai estrear a próxima leva?” Bem, Ichinose-ke no Taizai na verdade está liberando espaço um pouco mais cedo do que o devido (algo que já vi no passado acontecendo com séries canceladas), mas eu acredito que mesmo assim entre a edição #51 e #01 teremos o começo da nova leva, com dois ou três mangás novos. Talvez nessa leva tenhamos a volta de um autor veterano, talvez o vencedor da Golden Future Cup de 2022 ou quem sabe o retorno de Ruri Dragon… Ah, esqueci que esse último é somente uma lenda urbana que a gente criou após um delírio coletivo.
Recepção das séries nos sites, fóruns e rede sociais japonesas.
Legenda:
C1, C2, C3: Capítulo 1, Capítulo 2, Capítulo 3
SP: Super Positivo, P+: Altamente Positivo, P: Positivo, P-: Levemente Positivo, R: Regular
N-: Levemente Negativo, N: Negativo, N+: Altamente Negativo
T: Terrível
Então vamos comentar rapidinho sobre os três novatos, principalmente a recepção dos últimos capítulos dessas séries. Começando por aquele que eu decidi não escrever uma matéria própria, pois percebi que o público aqui no Brasil não está muito interessado na obra: Two on Ice. O mangá está tendo uma recepção relativamente positiva, pois o público está gostando da relação dos protagonistas, está gostando muito da arte e também de algumas temáticas mais adultas que tem na obra (no quarto capítulo elogiaram muito quanto a série consegue ser obscura e dramática em certos momentos). Ao mesmo tempo, o público que comenta sabe muito bem que Two on Ice não chama tatenção dos leitores mais casual, é praticamente um consenso que não parece ser um “mangá da Weekly Shonen Jump”. Deste modo Two on Ice tem poucas visualizações e comentários, mesmo que a maioria sejam positivos. Classifiquei a sua recepção como “Regular” justamente por causa do número de leitores (Lembrando que levo em consideração não somente o conteúdo dos comentários, mas também a quantidade deles).
As chances de sucesso de Two on Ice vão depender mais de dois elementos: Suas vendas e se esse público que está gostando da série, mesmo sendo poucos, estão votando em massa no mangá. Eu não vejo as chances de Two on Ice serem zero, já que quase nenhum capítulo teve uma recepção negativa. Além disso, vejo poucas pessoas realmente abandonando o mangá, CONTUDO, devo admitir que a quantidade baixa de visualizações na Shonen Jump + japonesa e a quantidade mediana pra baixa de comentários nos fóruns me preocupa. Sim, os editores decidiram dar uma página colorida para promover o mangá, já que a recepção é positiva, mas não sei se será o suficiente para atrair leitores.
Já em relação a KaguraBachi e MamaYuyu, ambos continuaram a ter recepções positivas, inclusive MamaYuyu teve a sua melhor recepção desde o primeiro capítulo. Contudo não acredito que a situação desses dois mangás tenha mudado muito: KaguraBachi continua tendo uma recepção bem positiva e podemos ver pela ótima posição da página colorida dessa semana, mas precisa manter a boa recepção nesse novo arco, no qual vários leitores estão ansiosos, uma decepção pode destruir essa boa recepção.. Já MamaYuyu agrada, mas tem uma estrada mais complicada, já que várias pessoas abandonaram o mangá por causa da leitura complicada. Atualmente a quadrinização agrada a maioria, mas MamaYuyu precisa dar um passo a mais para convencer completamente o público japonês e assim vender bem no primeiro volume.
Lembrando sempre que vocês devem interpretar essa minha tabela como uma indicação de boa recepção, mas não como uma certeza, já que nem sempre a opinião nos fóruns, no qual temos leitores mais hardcores, correspondem a opinião dos leitores mais casuais.
Avalie os capítulos da Weekly Shonen Jump #48 de 2023 (Lançada nesse domingo)
AQUI
Dê uma nota, de 3 a 10, aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele ou dar 3/4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos manualmente antes de serem computados. Lembrando você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
O resultado será publicado domingo ou segunda com a abertura da votação #49.
RESULTADO DA VOTAÇÃO DA WSJ #47 (Analyse It)
Capítulos Favoritos:
1.Mama Yuuyuu (38,1%)
2.Witch Watch (33,3%)
3.Jujutsu Kaisen (28,6%)
4.Boku no Hero (23,8%)
5.Undead Unluck, Angou Gakuen no Iroha (19%)
Aqui estamos com o resultado de mais uma votação, dessa vez o vencedor acabou sendo justamente Witch Watch que entregou o ápice da sua batalha atual, com uma página dupla lindíssima que agradou boa parte dos leitores do Analyse It. Witch Watch é uma das séries mais bem avaliadas do ano, e como tendencialmente o público ocidental gosta bastante de arcos mais voltados para a ação, a nota da série aumentou bastante quando começou esse arco Battle-Shounen. Como Witch venceu essa semana, se tornou o meme da semana. Tentei fazer um do capítulo 130, mas como não tive nenhuma ideia interessante, tive que recorrer ao capítulo 129.
Em segundo lugar tivemos Undead Unluck, que teve o retorno de um personagem muito importante e está para começar um novo arco com vários novos vilões, por isso deve estar animando bastante os leitores da série. Já Boku no Roboco, que normalmente recebe poucos votos, está com uma média altíssima. Os leitores estão aumentando esse arco mais voltado para o Battle-Gag, e por isso seus votos altos. Os novatos KaguraBachi e MamaYuyu continuam agradando o público, entrando nos dez melhores avaliados quase todas semanas, mas mesmo assim sempre tem leitores que não gostam tanto, por isso não entram no TOP 5.
Quem está indo mal com os leitores é: Boku no Hero Academia, no qual a maioria dos leitores parecem estar cansados da duração dessa última batalha, vi algo similar acontecendo com Naruto e Bleach, que também tiveram arcos finais eternos. O novato Two on Ice, além de ser aquele menos lido, também está com dificuldades em convencer os leitores do site – acredito que seja incompatibilidade com a temática da série -. E tivemos nas últimas colocações os mangás que SEMPRE estão entre os quatro piores avaliados, o público aqui não engole Kill Ao, Nue no Onmyouji, Ichinose-ke no Taizai e Ice Head Gill.
[spoiler title=”Meme de Witch Watch 129″]
[/spoiler]
Venha participar da votação dos capítulos da Weekly Shonen Jump #48 de 2023 (Lançada nesse domingo):
AQUI