E é o momento de começarmos mais um ano novo… Não, não estamos em janeiro é que 2024 começa em dezembro para a Weekly Shonen Jump e para todas as editores japonesas.
Weekly Shounen Jump #01 de 2024 (04/12/2023):
01 – Ruirui Senki c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, 54 páginas, Nova Série de Amemiya Kento)
02 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c205
03 – ONE PIECE c1100
04 – Green Green Greens c02 (Página Colorida, 25 páginas)
05 – SAKAMOTO DAYS c146
06 – Boku no Hero Academia c408
07 – Akane Banashi c89 (Página Colorida)
08 – Ao no Hako c128
09 – Jujutsu Kaisen c244
10 – WITCH WATCH c135 (Página Colorida)
11 – Kill Ao c32
12 – Undead Unluck c186
13 – Nue no Onmyouji c29
14 – Boku to Roboco c164
15 – Kagurabachi c12
16 – Nige Jouzu no Wakagimi c136
17 – Angou Gakuen no Iroha c51
18 – Two on Ice c11
19 – Mama Yuuyuu c13
20 – Asumi Kakeru c24
Ausentes: Ruri Dragon c06 (Hiato)
Prévia da Weekly Shonen Jump #02 (11/12/2023)
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida: Yozakura-San Chi no Daisakusen, MamaYuyu e Ruirui Senki
Páginas Extras: Green Green Greens
One-Shot: Tsukumo Komachi no Nenmatsu (Sako Kento)*
Ausentes: Jujutsu Kaisen e Ruri Dragon
Entramos no ano comercial de 2024 e aqui estou mais um ano com vocês escrevendo a análise da TOC, contudo a partir desse ano decidi realizar a mudança que eu queria A ANOS. Testei o terreno com as análises das outras revistas, e vi que não teve problemas para os leitores, deste modo decidi atuar essa mudança também na TOC da Weekly Shonen Jump. A partir de agora, as TOCs serão escritas de modo correto, por isso com o RANKING CRU-JAPONÊS e irei comentar TODOS os mangás da classificação, inclusive aqueles com página colorida.
Por isso, quem abriu a revista nessa semana acabou sendo o mangá estreante Ruirui Senki, um Battle-Shounen de mistério e sobrenatural que une maldições com ambiente escolar. Não é nada de novo, mas é novamente a Weekly Shonen Jump seguindo aquilo que mais vende na revista atualmente. Devem já aparecer algumas pessoas dizendo que o mangá será cancelado, mas mediamente duas séries AO ANO conseguem superar 2 anos de vida, por isso todos os mangás já estreiam com altíssimas chances de darem certo. A luta na verdade é sempre contra o cancelamento, a luta é para ser uma anomalia estátistica.
Atualmente a Weekly Shonen Jump inclusive está muito menos severa, a gestão do Nakano não cancelou NENHUM mangá com menos 16 capítulos, o que era normal de se acontecer nos anos 90 e 2000. Muitas pessoas que acompanham a revista a pouco tempo ou nunca pararam para estudar a dinâmica dos anos anteriores pensa que a revista atual está cancelando os mangás mais cedo, que a revista atualmente está encontrando menos sucessos. Quando na verdade nenhuma das afirmações são reais: Atualmente a revista em comparação aos últimos 30 anos, está demorando mais tempo para cancelar um mangá. Atualmente está dando mais páginas coloridas e sendo menos severos na classificação da TOC, mas estão mesmo assim encontrando a mesma quantidade de sucessos por ano que nos anos anteriores, provando que a teoria que a crueldade dos editores era culpa do fracasso de muitas séries talvez não esteja tão certa. Não é simples encontrar novos sucessos, é muito complicado, e históricamente todas as revistas sofrem em encontrar mais de dois ou três novos sucessos ao ano, com somente alguns raros anos conseguindo se destacar em comparação aos demais.
Em primeiro lugar, mas segundo na classificação japonesa, tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen que começa o ano dando uma voadora na cara dos haters, e conquista a medalha de ouro. O mangá está entrando no seu último arco, que não sabemos quanto realmente irá durar, mas tudo indica que pelo menos até a estreia do seu anime estará na revista, com grandes possibilidades de se encerrar somente em 2025 mesmo. Ainda não temos muitas informações sobre quando será lançado o anime, mas eu acredito que seja em abril ou julho de 2024, já que a temporada de outubro deve ser destinada para Ao no Hako e Dandadan. Em terceiro lugar tivemos ONE PIECE, que eu acredito que os editores deveriam moderar um pouco com a quantidade de capas sinceramente, são muitas para um autor está claramente com problemas de saúde, mas ao mesmo tempo acredito que Oda goste de desenhar essas páginas coloridas e também a Shonen Jump acabe lucrando mais quando One Piece abre a revista.
Em quarto lugar tivemos Green Green Greens que lançou seu segundo capítulo, depois do primeiro ser bem recepcionado aqui no ocidente. Irei lançar sábado a recepção dos japoneses sobre o primeiro capítulo da série, já que ainda não encontrei tempo para ler os comentários dos japoneses. Em quinto lugar tivemos Sakamoto Days que começou o ano um pouco mais tímido, mas em breve deve ganhar a primeira colocação. O mangá ano passado acabou sendo a série com mais primeiras colocações (ranking ocidental), superando até mesmo One Piece, e mesmo que os editores esqueceram claramente que precisam anunciar a adaptação anime, estão dando um grande destaque quando o assunto é posição na TOC e páginas coloridas. Não é que Sakamoto Days é realmente maltratado na revista, mas somente na questão do anime.
Em sexto lugar tivemos Boku no Hero Academia que descobriremos em breve se irá receber na lateral da revista uma comemoração do seu aniversário de 10 anos. É muito comum, e mostrei inclusive no meu vídeo da coleção que em alguns anos comemorativos os editores coloquem na lateral de todas as revistas de um determinado ano algo relacionado ao mangá que está festejando 10 ou 20 anos de lançamento, como aconteceu com One Piece em 2017, que colocaram as 48 cenas mais importantes da obra até 2017. Contudo cometi um erro nos comentários de semanas no momento que listei os mangás que receberam comemoração, eu listei One Piece em 2008 (10 anos atrasado), Naruto em 2009 (10 anos), KochiKame em 2011 (35 anos), Gintama em 2014 (10 anos) e One Piece em 2017 (20 anos), e disse que Bleach quando comemorou 10 anos não recebeu lateral, já que no lugar tinhamos KochiKame. Mas enquanto eu olhava minha coleção da Weekly Shonen Jump semana passada, percebi que na verdade Bleach tinha recebido ADIANTADO a sua lateral de aniversário de dez anos, deste modo recebeu em 2010.
Em sétimo lugar tivemos Akane Banashi que ganhou página colorida, a primeira de muitas que devem chegar nesse ano. Os editores sabem da qualidade da arte do desenhista de Akane Banashi e também sabem que a série ainda não tem força para ganhar muitas capas, por isso o jeito é entregar várias páginas coloridas para a sua promoção. Em oitavo lugar tivemos Ao no Hako que estamos esperando ansiosamente para descobrir tanto o estúdio quanto a Staff. Em nono lugar tivemos Jujtusu Kaisen que vendeu 8 milhões de unidades em 2023, um resultado espetacular para uma série que está exibindo a sua segunda temporada. Jujtusu Kaisen é o segundo mangá mais vendido de 2023, perdendo somente para a Blue Lock.
Em décimo lugar tivemos Witch Watch que também recebeu uma página colorida, mas os editores decidiram de colocar abaixo da página colorida de Akane Banashi, algo que eu considero natural levando em conta que Akane Banashi parece ser mais popular – tem melhores vendas e melhores posições na TOC -. Mas isso não diminui a importância de Witch Watch, que entra no TOP 10 mangás Shonen que melhor vende no mercado atualmente. A obra tem um grande potencial, podendo vender acima de 100 mil cópias após um anime, uma quantidade que parece pouco, mas no mercado atual é realmente considerado muito. Logo após tivemos Kill Ao que parece estar tendo uma queda em vendas, algo preocupante na minha visão, pois a revista parece que tinha encontrado um novo sucesso, mas o autor não está sendo capaz em manter os leitores que compraram o primeiro volume.
Em décimo segundo lugar tivemos Undead Unluck e em décimo terceiro lugar tivemos Nue no Onmyouji, no caso de Nue estou muito curioso para saber quanto irá vender o seu mais novo volume, que será lançado agora no dia 4 de Dezembro, segunda que vem. Será que a série irá conseguir superar 30 mil cópias, se firmando assim como um dos mangás mais promissores do mercado? Ou as vendas irão já se estabilizar? Levando em consideração os vários comentários que Nue no Onmyouji está recebendo acredito mais na primeira opção. Logo após tivemos Boku no Roboco, que continua variando de posição, e em décimo quinto lugar tivemos Kagurabachi, que continua sempre na mesma média, entre a décima quarta e décima sexta colocação. É claro que os editores não tem, por enquanto, o mangá como preferência de cancelamento, dando preferência para cancelar Two On Ice, Asumi Kakeru, MamaYuyu e Angou Gakuen no Iroha.
Em décimo sexto lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que está recebendo posições cada vez mais baixas, um pouco preocupante. Em décimo sétimo lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha que está em risco de cancelamento sério caso os editores decidam estrear quatro novas séries na próxima leva, mas talvez escolham estrear um pouco menos, vamos ver. Em décimo oitavo lugar tivemos Two on Ice que até pode vir a receber uma outra página colorida, mas eu acredito que será cancelado na próxima leva, não tem jeito.
Em décimo nono lugar tivemos MamaYuyu que os editores estão mesmo assim tentando promover. Essa é uma mudança um pouco na política da revista que está dando mais páginas coloridas para todos os mangás que mostrem um pouco de boa recepção, por isso é provável que Kagurabachi venha receber na edição #03-04 uma página colorida também. Significa que MamaYuyu será salvo? Não, mas significa que os editores ainda não desistiram da série e que estão dispostos a promover o mangá pois conseguem ver através dos formulários uma chance dele melhorar a sua própria situação.
Em último lugar tivemos Asumi Kakeru, que mesmo com o apoio editorial acredito que não veremos grandes mudanças nas vendas do segundo volume e assim será cancelado na próxima leva.
Avalie os capítulos da Weekly Shonen Jump #52 de 2023 (Lançada nesse domingo)
AQUI
Dê uma nota, de 3 a 10, aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele ou dar 3/4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos manualmente antes de serem computados. Lembrando você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
O resultado será publicado domingo ou segunda com a abertura da votação #01 de 2024.
RESULTADO DA VOTAÇÃO DA WSJ #51 (Analyse It)
Dessa vez Angou Gakuen no Iroha venceu a votação semana do Analyse It, conseguindo vencer Sakamoto Days que semana após semana está conseguindo aumentar a sua nota. A vitória de Angou Gakuen no Iroha é muito similar a situação do Japão: É um mangá muito bem avaliado por aqueles que seguem a obra, mas tem dificuldades em atrair muitos leitores – de fato são poucas as pessoas que votam semanalmente em Angou Gakuen no Iroha).
Por coincidência as últimas quatro séries lançadas na revista estão todas reunidas em uma zona só: Kagurabachi, Asumi Kakeru, MamaYuyu e Two on Ice foram todos classificados na zona intermediária, perto dos últimos colocados. A realidade é que o público está dividido entre essas obras, com algumas pessoas gostando dos capítulos atuais e outros não gostando tanto assim.
Como a revista estava bem vazia na edição #51, decidi colocar como “Bottom” somente os três últimos colocados, no qual tivemos Yozakura-San que voltou a ser mal avaliado pelos leitores após uma sequência de votos bons por causa das cenas de ação. Outro muito mal avaliado é justamente Kill Ao, que simplesmente vai entregando capítulos que está fazendo muito leitores questionarem a própria sanidade mental por continuar a ler a série. A introdução de uma nova personagem desagradou várias pessoas aqui no Analyse It.
Venha participar da votação dos capítulos da Weekly Shonen Jump #52 de 2023 (Lançada nesse domingo):
AQUI