Enquanto o anime de Shangri-La vai chamando atenção de várias pessoas ao redor do mundo, a Weekly Shonen Magazine nos entrega uma ToC com muitas novidades e encerramentos!
Análise escrita por Lucca
TOC Weekly Shonen Jump #45 (11/10/2023)
Capa: Japonesa
1. Mononoke no Ran (Página Colorida de Abertura, Nova série do autor Yousuke Takeda, 68 páginas) Ch. 01
2. Kanan sama wa Akumade Choroi Ch. 69
3. Mayonaka Heart Tune Ch. 04
4. Megami no Café Terrace (Página Colorida, quinta pesquisa de popularidade anunciada) Ch. 124
5. Edens Zero Ch. 259
6. Soredemo Ayumu wa Yosetekuru Ch. 220
7. Hajime no Ippo Ch. 1436
8. KIMURAXCLASS (Página Colorida) Ch. 15
9. Mokushiroku no Yonkishi Ch. 124
10. Kuroiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsujinai Ch. 108
11. Blue Lock Ch. 236
12. Kakkou no linazuke Ch. 176
13. Ao no Miburo Ch. 97
14. Yowayowa Sensei Ch. 45
15. Shangri-La Frontier ~Kusoge Hunter, Kamige ni Idoman to su Ch. 151
16. Akabane Honeko no Bodyguard Ch. 52
17. Brave Bell Ch. 17
18. Bento Oyasan (One-Shot de Aka Chu)
19. Sentai Daishikkaku Ch. 113
20. Gachiakuta Ch. 72
21. Seitokai ni mo ana wa aru! Ch. 67
22. Amagami san Chi no Enmusubi Ch. 111
23. Usayama Joshi Koukou 2-nen 1-gumi!! Cap. 24
24. Fumetsu no Anata e Ch. 178 – 2
Mais uma semana de muita atividade na Shonen Magazine, com anúncios de algumas séries acabando e novas vindo. Vamos falar disso pela ToC.
A capa foi para uma modelo, mas a primeira página colorida é do mangá novo, Mononoke no Ran. É uma série de ação e batalha com elementos sobrenaturais japoneses, uma outra tentativa da revista de conseguir um novo hit no gênero usando essa temática de exorcistas e youkais que é bem popular atualmente. Em seguida temos duas romcom promissoras para a Magazine e que devem continuar sendo promovidas, Kanan-sama e Mayonaka Heart Tune, essa segunda tendo somente quatro capítulos. Logo mais Megami Café com uma página colorida para uma nova enquete de popularidade, Edens Zero logo depois para outra série regular.
Logo embaixo vem Soredemo Ayumu wa Yosetekuru, que teve seu final anunciado e vai acabar em cinco edições. Com mais de duzentos capítulos, um anime e mais de 1.7 milhão de cópias em circulação, a série foi um sucesso logo de cara, mas teve seu ápice de vendas realmente nos primeiros volumes pela popularidade do autor Souichirou Yamamoto, mais conhecido pelo bem mais popular Karakai Jouzu no Takagi-san, sem ter crescido em vendas com sua adaptação para a TV. Mesmo assim chega a um final natural com a sensação de que ao menos cumpriu bem um papel na revista. Apesar de tudo era outra comédia romântica e seu final não deve impactar tanto leitores que ainda tem muitas opções de leiitura na line up. Também é interessante saber se o autor ainda tem intenção de voltar para a revista, já que curiosamente seus outros trabalhos como Takagi-san, que acabou essa semana, eram publicados pela Shogakukan e não pela Kodansha.
Página Colorida de “KIMURAXCLASS”
Do sétimo ao décimo terceiro lugar temos só séries estabelecidas da revista que variam posições. Exceção do novato KimuraXClass em oitavo que ganhou uma página colorida como forma de promoção dos editores, vamos esperar agora o volume 1 sair para saber melhor como está se saindo. Décimo quarto está Yowayowa Sensei que ganhará página colorida na próxima edição, o mangá parece estar tranquilo em quase um ano de publicação, não correndo grandes riscos de cancelamento.
Em décimo quinto lugar tivemos Shangri-la Frontier, que está com um anime em exibição produzido pela C2C. Essa semana trouxe uma boa notícia: Seus volumes antigos entraram no Ranking Shoseki por causa do anime, que falarei mais sobre abaixo. Akabane Honeko esteve décimo sexto lugar; a série está com vendas estagnadas, mas sem um grande declínio, mantendo uma recepção decente entre os seus leitores. Em décimo sétimo lugar tivemos BraveBell, que também é uma história fora do padrão Magazine atual, mas com baixas vendas e pouco interesse dos leitores, fica em posição preocupante.
Abaixo do One-Shot “Bento Oyasan”, mais um grupo de séries bem estabelecidas com Sentai Daishikkaku, Gachiakuta, Seitokai ni mo ana wa aru e Amagami-san. São posições normais para a Magazine e tanto Sentai Daishikkaku, que teve um trailer de seu anime essa semana, como Gachiakuta terão páginas coloridas na próxima edição, são apostas fortes do editorial para que possam protagonizar a revista nos próximos anos, escapando das tradicionais comédias românticas.
Página Colorida de “Megami no Café Terrace”
Em penúltimo, Usayama Joshi Koukou 2-nen 1-gumi que com vendas muito fracas teve cancelamento anunciado já. A autora tem apenas 19 anos e é difícil de dizer que o mangá foi detestado, já que mais do que qualquer coisa, ele foi ignorado já que sua premissa e estilo não encaixaram bem no gosto do público da Magazine. Mesmo assim, conseguir uma publicação com essa idade mostra que a autora tem potencial para ou tentar algo mais adaptado à revista ou talvez tentar em outro espaço da Kodansha com mais variedade em temas, como a Magazine Pocket ou Young Magazine.
A ToC fecha novamente com Fumetsu no Anata e, que basicamente vive de forma segura no fundo da linha.
Em destaque:
Shangri-La Frontier
Agora com dois episódios do anime, Shangri-la Frontier se firma como uma das melhores produções da temporada. Como isso se refletiu no mangá?
O mangá teve volumes anteriores ranqueando no Shoseki, com o n°1 sendo o mais vendido com cerca de 2.712 cópias em uma semana. Isso indica novos fãs que estão começando a ler desde o princípio, um sinal positivo. Não é uma explosão de vendas como Frieren, mas é mais forte do que um outro shonen de batalha como Undead Unluck. O anime também ainda está numa parte que serve mais como prólogo e nem mostrou muito mais dos outros personagens fora Sunraku, o protagonista, e tem tudo para ir atraindo mais atenção conforme a história segue. Outro fenômeno possível e comum é o das vendas subirem de forma mais significativa ao fim do anime, quando aqueles novos fãs decidem comprar o mangá para ver como a história continua.