Com uma capa espetacular de Jujutsu Kaisen, a Weekly Shonen Jump vai mudando de rosto com dois novos possíveis sucessos: MamaYuyu e KaguraBachi… Mas certos velhos problemas, como a dificuldade em adaptar suas obras, continuam…
TOC Weekly Shonen Jump #48 (30/10/2023)
Jujutsu Kaisen c240 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Ao no Hako c123
02 – One Piece c1096
Kill Ao c27 (Página Colorida)
03 – Sakamoto Days c141
Two on Ice co6
04 – Akane Banashi c84
MamaYuyu c08 (Página Colorida)
05 – Yozakura-San Chi no Daisakusen c200
06 – Boku no Hero Academia c405
KaguraBachi c07
07 – Nige Jouzu no Wakagimi c131
Boku no Roboco c159 (Página Colorida)
08 – Nue no Onmyouji c24
09 – Witch Watch c131
10 – Undead Unluck c181
11 – Angou Gakuen no Iroha c46
12 – Asumi Kakeru c19
13 – Ichinose-ke no Taizai c47
14 – Ice Head Gill c19
Ausentes: Hunter x Hunter c400, Ruri Dragon c06
Prévia da Weekly Shonen Jump #49 (06/11/2023):
Capa e Página Colorida de Abertura: Sakamoto Days (Aniversário de 3 anos)
Página Colorida: Dr. Stone (Mini-Série de 3 Capítulos, Epílogo), Nige Jouzu no Wakagimi e KaguraBachi
Começando pelos mangás não ranqueados, essa semana tivemos uma belíssima capa para Jujutsu Kaisen que dialoga também com capa da Jump GIGA, algo bem legal de se observar. Teremos na próxima semana uma página colorida para KaguraBachi, que não nos deixa surpresos, já que no artigo da recepção eu expliquei o mangá tinha sido bem recepcionado no Japão (juntamente com MamaYuyu). O público criticou a comédia e a inconstância da arte, mas elogiou muito tanto as páginas duplas, quanto as cenas de ação e o universo da série, tendo assim uma recepção mais positiva que negativa. Ainda é cedo para considerarmos KaguraBachi um sucesso, mas é um começo importante. Talvez finalmente a Weekly Shonen Jump encontrou um novo Battle-Shounen e um mangá de aventura.
E para concluir, na próxima semana, teremos também o começo do epílogo de Dr. STONE, que retornou dos mortos para dar uma ajudinha na revista. É sempre legal ver o Boichi e Inagaki retornando, mas seria melhor vê-los com uma série nova, e não com mais um capítulo de Dr. STONE. Entretanto como ainda não é o momento para a dupla lançar uma nova série, já principalmente o Boichi está ocupado com vários projetos, eu vou comemorar o retorno (por três semanas) de Dr. STONE.
Em primeiro lugar tivemos Ao no Hako que está se preparando para o seu anúncio: É quase certo que o mangá vá receber uma capa na edição #01 ou #02, já que teremos a Jump Festa na primeira metade de dezembro. De qualquer, é bem raro a revista anunciar um anime menos de seis meses antes do seu lançamento, por isso é bem improvável vermos Ao no Hako estreando em abril (mas não é impossível). Como Julho não é das melhores temporadas para estrear um novo anime de grande importância, é provável que o anime estreie somente em outubro de 2024, daqui a um ano.
É inegável que a Weekly Shonen Jump está com sérias dificuldades em encontrar animes para suas obras. Se antigamente ela conseguia adaptar a maioria das suas obra antes delas completarem 3 anos, atualmente a Shonen Magazine está sendo bem mais competente. É algo que eu comentei previamente: A desculpa dos estúdios estarem ocupados só seria válida se esses estúdios não tivessem adaptando obras de 2020 e 2021, o que já está acontecendo: Oshi no Ko, Sousou no Frieren, Shangri-La Frontier, Alya, Kaiju no.8, são todas obras de 2020-2021.
Sempre tivemos mais mangás para serem adaptados do que estúdios disponíveis, não teve um momento da história que tivemos mais estúdios que mangás disponíveis. O que mudou é que atualmente os estúdios estão se submetendo a uma programação ainda mais precarizada para assim lançar quanto mais animes possíveis. Antigamente realizavam lançamentos com ritmo inaceitáveis, preferindo adaptar menos obras, mas trabalhando nelas mais lentamente.
Contudo, mesmo tendo mais mangás que estúdios no passado, a Weekly Shonen Jump tinha uma prioridade sobre vários estúdios, já que a Shueisha, produtoras de animes e canais de TV davam prioridade para a Weekly Shonen Jump – Depois da pandemia, justamente pela leva de mangás atuais da Weekly Shonen Jump não serem tão atrativas, vimos uma diminuição no interesse em adaptar obras da revistas, por causa do lançamento de várias obras promissoras nas rivais.
Somado a crônica incompetência de Nakano em gerir bem tantos os mangás quanto a organização da revista, esses fatores deixaram a Weekly Shonen Jump em atraso com praticamente todas as adaptação dos seus mangás lançados após 2019. Próxima edição, Sakamoto Days vai completar três anos de vida sem ter um anúncio de anime, com chances reais da sua adaptação sair somente após o aniversário de quatro anos (com o anúncio no próximo ano). Ao no Hako também vai ter sua adaptação, provavelmente, quando tiver três anos e meio de vida. É uma crise que será resolvida somente quando a Weekly Shonen Jump voltar a ter uma boa Line-Up, e assim voltar a ter a prioridade sobre as demais revistas.
Em segundo lugar tivemos One Piece, que atualmente é o mangá que mais vende por volume no mercado, mas novamente deve perder o título de mangá mais vendido do ano para Blue Lock e Oshi no Ko, respectivamente. Mas o importante é que mesmo tendo 25 anos de vida, One Piece continua sendo o mangá que mais vende por volume. Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days que entre as principais revistas e plataformas shounens é o terceiro mangá sem anime que mais vende no mercado, perdendo somente para Kaiju no.8 e empatado com Ao no Hako. Por isso, mesmo sem anime, mesmo os estúdios e produtoras dando prioridade a adaptar mangás que vendem menos, Sakamoto Days continua sendo um dos mangás mais promissores da revista. Espero que essa espera resulte em uma adaptação de qualidade realizada por um grande estúdio, nível Mappa.
Em quarto lugar tivemos Akane Banashi, que é muito provavelmente receberá uma capa na edição #50 ou #51, dependendo de quando irá estrear a nova leva. Em quinto lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que está somente esperando o seu anime estrear. Acredito que nessa Jump Festa teremos o anúncio da data de Yozakura-San e também de Nige Jouzu no Wakagimi – com um sendo lançado em Abril e outro em Julho de 2024 -. Em sexto lugar tivemos Boku no Hero Academia que conquistou uma posição melhor nessa semana, mas mesmo assim não conseguiu entrar no TOP 5. Horikoshi está com a saúde muito debilitada para conseguir desenhar capítulos grandes, mas mesmo assim se esforça para lançar capítulos com uma arte espetacular.
Em sétimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que continua tendo sua queda em vendas, mas é importante dizer uma coisa, ainda vende mais que muitos mangás da revista. Eu acho que uma boa adaptação em anime pode sim reverter essa queda em vendas, e explicarei o motivo: A CloverWorks colocou um dos seus melhores diretores para adaptar obra, indicando que o estúdio tem altas expectativas em relação a Nige Jouzu no Wakagimi. A obra também teve um bom começo, com uma das melhores recepções que vi na 2ch e Jump Matome, indicando que pode sim atrair espectadores já no primeiro episódio caso tenha uma boa animação.
O problema de Nige Jouzu no Wakagimi será manter esses espectadores, mas com um bom diretor talvez ele consiga corrigir os defeitos do mangá. Não será simples, é mais provável que não resulte em um boost, mas não podemos pensar que as chances de Nige Jouzu no Wakagimi voltar a vender bem são zero. Eu acho que é uma aposta válida e tentaria mesmo assim lançar a obra na janela de Abril, que mesmo sendo de alto nível, é uma daquelas que mais chama atenção do público casual.
Em oitavo lugar tivemos Nue no Onmyouji que está na hora de receber a sua segunda capa. O mangá continua recebendo o “tratamento ecchi”, já que mesmo não sendo exatamente um ecchi agrada muito o público que gosta dessas obras. Contudo, as vendas do seu primeiro volume foram boas, conseguindo vender quase igual a Undead Unluck (O que qualquer mangá ultimamente consegue, mas mesmo assim é uma vitória) e a obra está recebendo reconhecimento de outros autores, como o criador de Re:Zero que elogiou a obra, assim servindo de publicidade. Acho válido, independente da qualidade de Nue no Onmyouji, divulgar a série com uma segunda capa, para atrair novos leitores e compradores.
Em nono lugar tivemos Witch Watch que vai estar na Jump Festa, para divulgar o mangá, nada de anúncio de anime (provavelmente). Em décimo lugar tivemos Undead Unluck que continua lançando seu anime. Utilizando a votação da Nico Nico, um dos maiores sites de streaming japonês, Undead Unluck está na vigésima colocação de quarenta e nove, entre os mangás mais bem avaliados dessa temporada. A recepção é mesmo assim positiva, mas possa longe de transformar Undead Unluck em um protagonista dessa temporada. E isso é visto também no boost recebido, que é menor que os demais rivais. Undead Unluck está com dificuldade em conquistar o público japonês.
Em décimo primeiro lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha que continua na zona de risco, mas vai sobreviver a próxima leva. Logo após tivemos Asumi Kakeru que também está na zona de risco, corre chances maior de cancelamento em comparação a Angou Gakuen no Iroha, mas como vai estar presente na Jump Festa de dezembro, tudo indica que os editores planejam manter o mangá na revista até Janeiro ou Fevereiro. A próxima leva deve estrear nas últimas semanas de novembro ou primeiras de dezembro, deste modo, as chances de Asumi Kakeru sobreviver são reais. As últimas duas colocações foram para Ichinose-ke no Taizai e Ice-Head Gill, dois cancelamentos certos.
Avalie os capítulos da Weekly Shonen Jump #47 (Lançada na semana passada)
AQUI
Dê uma nota, de 3 a 10, aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele ou dar 3/4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos manualmente antes de serem computados. Lembrando você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
RESULTADO DA VOTAÇÃO DA WSJ #46 (Analyse It)
1-One Piece: 8.64
2-Boku to Roboko: 8.50
3-Angou Gakuen no Iroha: 8.44
4-Undead Unluck: 8.11
5-Kagurabachi: 7.69
6-Yozakura-san Chi no Daisakusen: 7.64
7-Akane Banashi: 7.56
8-Witch Watch: 7.50
9-Boku no Hero Academia: 7.46
10-Sakamoto Days: 7.27
11-Mama Yuuyuu: 7.25
12-Ao no Hako: 6.82
13-Two on Ice: 6.56
14-Nige Jouzu no Wakagimi: 6.50
15-Kill Ao: 6.27
16-Asumi Kakeru: 6.22
17-Nue no Onmyouji: 5.86
18-Ichinose-ke no Taizai: 5.78
19-Ice Head Gill: 5.20
Capítulos Favoritos:
1.Boku no Hero (42,1%)
2.One Piece (36,8%)
3.Mama Yuuyuu (31,6%)
4.Angou Gakuen no Iroha, Kagurabachi (26,3%)
5.Undead Unluck (21,1%)
Comentário do Leonardo Nicolin: É inegável que o público do Analyse It está gostando bastante desse arco atual de ONE PIECE – da luta atual, do Flashback importantíssimo e também do vilão nesse arco de Egghead -. É importante também notar outro evento que aconteceu na votação da semana passada, que também acontece na votação da Weekly Shonen Jump: Enquanto público casual no Japão não compra Angou Gakuen no Iroha, Boku no Roboco e Undead Unluck – e o público casual da MangaPlus também tende a não ler esses mangás – Essas obras são bem avaliadas entre o público mais hardcore, que comenta tanto no Analyse It quanto os japoneses que comentam na 2ch.
Isso demonstra que é possível ter uma diferença clara entre vendas de uma série e uma possível popularidade interna, que resulta em uma boa votação. É interessante também perceber a popularidade de Boku no Hero Academia, que na edição #46 tinha recebido capa e página colorida de abertura. O mangá recebeu várias avaliações altas e também avaliações baixas – Assim na categoria “Capítulos Favoritos”, Boku no Hero Academia venceu, já na categoria “Avaliação” restou somente em nono lugar. É uma série bem divisiva, até mesmo nos capítulos de melhor qualidade.
Concluindo, podemos ver que o Bottom 5 é muito parecido com aquele da Weekly Shonen Jump, com Asumi Kakeru, Ichinose-ke no Taizai e Ice Head Gill indo mal. A diferença é que Kill Ao e Nue no Onmyouji não agradam o público brasileiro, diferente do público japonês que gostaram dessas séries. Isso acontece pelas diferenças culturais entre o Brasil e Japão. Como o vencedor acabou sendo One Piece, deixo para vocês o MEME da semana, criado por mim! Próxima semana o meme será escolhido pelo vencedor da votação novamente, então não se esqueçam de votar – até mesmo se você ler somente um mangá da revista, você não é obrigado a votar em todas as séries -.
[spoiler title=”Meme de One Piece c1095″]
[/spoiler]