Meu deus, que TOC louca. São raras essas TOCs que parece que o Nakano simplesmente chuta a barraca e decide colocar todos os mangás no aleatório, mas até mesmo essas TOCS loucas, tem um sentido, venha entender:
TOC Weekly Shonen Jump #47 (23/10/2023)
Yozakura-San Chi no Daisakusen (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Sakamoto Days
02 – Boku no Roboco
03 – Ao no Hako
Kagurabachi c06
Nue no Onmyouji (Página Colorida)
Two on Ice c05
04 – Witch Watch
05 – Kill Ao
Zookey (Página Colorida, GFC #04)
MamaYuyu c07
06 – Jujutsu Kaisen
07 – Akane Banashi
08 – Undead Unluck
09 – Nige Jouzu no Wakagimi
10 – Angou Gakuen no Iroha
11 – Boku no Hero Academia
12 – Ichinose-ke no Taizai
13 – Ice Head Gill
14 – Asumi Kakeru
Ausente: ONE PIECE, Hunter x Hunter (Hiato) e Ruri Dragon (Hiato)
Prévia Weekly Shonen Jump #48 (30/10/2023)
Capa e Página Colorida de Abertura: Jujutsu Kaisen
Página Colorida: Boku no Roboco, Kill Ao e MamaYuyu
Em primeiro lugar tivemos Sakamoto Days que continua sendo o novato com a melhor média de posições na TOC, quase sempre estando nos cinco primeiros colocados. Sakamoto Days é atualmente tratado como um pilar da revista, mesmo ainda não sendo um. Sobre o anime de Sakamoto Days, eu gostaria de adicionar um elemento: Essa temporada estou vendo ótimas adaptações de anime (lembrando que eu normalmente não acompanho animes, pois não tenho tempo), como por exemplo a C2C que está entregando uma animação espetacular para Shangri-La Frontier. Agora me pergunto, realmente a Weekly Shonen Jump está sem estúdio para adaptar Sakamoto Days ou não está sabendo avaliar bem os estúdios que podem trabalhar nessa adaptação, se concentrando somente naqueles que a revista já conhece bem e não abrindo portas para novos estúdios promissores? Deixo esse questionamento para vocês.
Em segundo lugar tivemos Boku no Roboco que continua a sua normal flutuação, o que é bem comum nas comédias. Quem lembra que Gintama e PSI Kusuo Saiki mudavam de posições drasticamente dependendo da semana? Era uma loucura só. Boku no Roboco está seguindo o mesmo esquema dessas duas séries. A diferença é que enquanto Gintama entregava arcos mais sérios, PSI Kusuo Saiki e Boku no Roboco são comédias puras. Em terceiro lugar tivemos Ao no Hako que está esperando o seu anime ser anunciado, inclusive já criaram o site para a adaptação, por isso é quase certo que teremos um anuncio na Jump Festa, como eu noticiei algumas semanas atrás. Rumores chineses estão apontando para a CloverWorks, que realiza trabalhos bem instáveis, então vai depender muito da “STAFF” selecionada se for esse caso. Eu continuo a me questionar se o Nakano e toda a equipe da Weekly Shonen Jump perdeu a capacidade de negociar com estúdios diferentes daqueles eles já estão acostumados a trabalhar, pois estou vendo escolhas criativas por parte da Magazine, Young Jump e Sunday, mas nada vim da Weekly Shonen Jump. Eu espero que não seja a CloverWorks de qualquer modo.
Em quarto lugar tivemos Witch Watch que continua entregando um dos seus melhores arcos, mas a realidade é que aqui no ocidente ninguém liga para a série, diferente do Japão que tem vendas boas para o padrão atual da revista. O público ocidental que lê Weekly Shonen Jump não é muito acostumado com as comédias estilo Witch Watch, compostas por uma grande quantidade de textos e piadas mais descritivas, enquanto os japoneses crescem com comédias assim. Por isso isso é algo muito comum, vimos o mesmo acontecer com SKET Dance, que vendia bem no Japão, mas era ignorado no ocidente. Witch Watch é atualmente o terceiro ou quarto novato que melhor vende na revista, tecnicamente empatado com Akane Banashi (já que a diferença é pequena, dentro de uma possível margem de erro).
Em quinto lugar tivemos Kill Ao que vai receber uma página colorida na próxima semana, algo justo para uma série que tem boas vendas para o padrão atual da revista. Em sétimo lugar tivemos um Jujutsu Kaisen em posições baixíssimas e alguns de vocês devem estar se perguntando: “O que o Nakano estava pensando?”, então, tivemos essa semana uma TOC estranha, no qual o Nakano decidiu utilizar a estratégia “Shonen Magazine”, que seria sortear casualmente as posições das séries. Brincadeiras a parte, pelo que me parece a lógica por trás dessa TOC era classificar de modo mais equilibrado possível a revista, colocando os mangás mais populares com uma boa distância entre eles, tentando convencer os leitores a lerem toda a revista. É algo raro da Weekly Shonen Jump fazer, já que normalmente não dá muito certo, mas talvez foram obrigados por causa de algum problema imprevisto.
Em sétimo lugar tivemos Akane Banashi que está bem estável na revista, tanto em vendas quanto em posições. Eu acredito que o “hype” ao redor da série atualmente passou, e com novos mangás promissores chegando na revista, como MamaYuyu e Kagurabachi (se realmente derem certo), a atenção ao redor de Akane Banashi vai diminuir muito. É provável que Akane Banashi possa perder, no próximo ano, a vaga de “terceiro mangá mais promissor da revista”, se tornando mais um mangá zona de intermediária, em uma situação parecida a aquela de Witch Watch.
Em oitavo lugar tivemos Undead Unluck que começa a ter um tímido boost, que em longo prazo pode ajudar um pouquinho nas vendas da série. A sobrevivência de Undead Unluck está nas mãos da capacidade da David Production convencer os japoneses que o mangá vale a pena ser lido, algo que o mangá sozinho nunca conseguiu fazer. Mas eu acho que se Undead Unluck continuar sendo um dos mangás menos vendidos da revista, corre risco de um encerramento forçado no segundo semestre de 2024 ou em 2025, como aconteceu com Beelzebub, Toriko, Katekyou Hitman Reborn, Nuraryhion no Mago e uma lista enorme de mangás que compuseram a revista no passado. Eu não acredito em um cancelamento direto, como aconteceu com Shaman King, mas tanto Undead Unluck quanto Yozakura-San no Chi no Daisakusen são mangás veteranos que estão em constante risco de terem um encerramento forçado.
“Mas como reconhecemos um cancelamento ou encerramento forçado de uma série veterana?”: Não é simples, mas tem características claras que os separam. O cancelamento você consegue perceber que a série teve um corte de narrativa brusco e uma ausência de divulgação do seu encerramento – deste modo termina a sua vida entre os últimos colocados e sem ganhar nenhuma página colorida, como está acontecendo com Ichinose-ke no Taizai -. O autor pode ser competente em encerrar a série mesmo assim de modo satisfatório, mas a capacidade do autor de encerrar bem um mangá não exclui a existência de um cancelamento.
Já um encerramento forçado ou também chamado de encerramento precoce, você vê uma acelerada no roteiro (mas não corte brusco) juntamente com uma piora nas colocações e vendas não suficientes para o padrão da revista. Essas vendas insuficientes e queda nas colocações combina com uma “entrada milagrosa” no último arco, saltando talvez arcos que seriam necessário para a construção de um bom clímax (como aconteceu com Toriko). Temos uma diminuição da divulgação da série, mas não uma ausência, como no cancelamento. O mangá começa a receber realmente menos capas e menos páginas coloridas, mas ainda recebe aquela capa de aniversário, e quando termina recebe aquela tão desejada página colorida de adeus (nada de capa anunciando o clímax). Ambos na verdade são tecnicamente cancelamentos, mas um é mais cruel, já o outro é mais pacífico, por isso um “encerramento precoce”.
Em nono lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que… não tenho nada a comentar mesmo. Em décimo lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha, que depois de receber uma espetacular posição na semana passada, como técnica de promoção do seu evento especial, voltou as suas colocações mais baixas. Contudo, o evento teve um bom resultado, levando os volumes antigos da série a entrarem no TOP 500 mais vendidos na semana passada. Eu tinha comentado que a sobrevivência de Angou Gakuen dependia sim das vendas do novo volume, que também teve um aumento em vendas na semana passada, mesmo que bem pequeno. Eu acho que a série enquanto tiver aumentando em vendas, corre baixos riscos de cancelamento. Só irá correr risco alto se os seus volumes estagnarem em vendas abaixo de Undead Unluck ou se começar a ter uma queda em vendas, por isso, cada volume de Angou Gakuen no Iroha atualmente importa. Também existe a possibilidade de um cancelamento caso os editores encontrem muitas séries de sucesso e sejam obrigado a cancelar um mangá com mais de um ano de vida.
Em décimo primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que eu acredito que deve ter entregado um capítulo de menos de quinze páginas, por isso os editores aproveitaram para classificar mal a série para assim “equilibrar” a revista, como eu disse na sessão de Jujutsu Kaisen. Posso estar errado, mas Horikoshi não tem condições de produzir um capítulo muito bem desenhado, com páginas coloridas e capas, deste modo é meio que natural que o capítulo seguinte tenha menos páginas, de doze a quinte página. Vamos ter a resposta muito em breve, quando sair as raws de Boku no Hero Academia. Posso estar errado, nesse caso, eu vou achar estranha a decisão do Nakano de classificar a TOC assim, já que seria uma estratégia mais próximo a Shonen Magazine (espalhar os mangás populares por toda a revista) que raramente vemos na Shonen Jump atual, mas infelizmente ainda não tenho a capacidade de saber o que passa na cabeça dele e do Vice-Editor.
Em décimo segundo lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai que vai ser cancelado muito em breve. O(a) Taizan 5 tem sorte de ter criado um mangá tão ruim, mas tão ruim que o roteiro não tem sentido algum desde o segundo volume, por isso ele pode jogar na cara do leitor qualquer reviravolta que a série parece que estar sendo encerrada de maneira redonda. Normalmente não realizo críticas aos mangás durante a TOC, mas nesse caso é impossível não realizar, já que o seu cancelamento está diretamente relacionado a incapacidade do (a) Taizan 5 de entregar uma história minimamente coerente. É desde de Enigma que não vejo um autor jogar no lixo uma boa recepção como Ichinose-ke no Taizai conseguiu, acho que nenhum editor conseguiria salvar essa bomba que a série se tornou, por exemplo nunca vi a 2ch odiar tanto um mangá em toda minha vida.
Em décimo terceiro lugar tivemos Ice Head Gill que deve ser cancelado muito em breve, logo após o lançamento do seu primeiro volume, que vai vender muito mal. Em último lugar tivemos Asumi Kakeru, nosso querido MMA, que está mal das pernas. Os editores deram tudo que a série precisava para vender bem, mas Asumi Kakeru tem uma dificuldade enorme em prender os leitores. Não é um mangá ruim, de nenhum modo, mas é desinteressante para muitos japoneses – algo parecido está acontecendo agora com Two on Ice, mas vou comentar na próxima semana quando for trazer a sua recepção -. Por isso os editores tem duas opções nesse caso: Estrear uma leva de dois mangás ou até mesmo três mangás ocupando a vaga de Black Clover. Ou estrear uma leva de três mangás, cancelando Asumi Kakeru, o que também parece possível. A segunda opção trás uma problemática que é: FALTA DE MANGÁS PARA SEREM CANCELADOS, caso MamaYuyu e Kagurabachi deem certo, mas primeiro vamos ver se esses mangás vão dar certo.
Meu coração está sentindo um retorno de Ruri Dragon nessa ou na próxima leva…
Vamos começar com a recepção de MamaYuyu, que vai receber uma página colorida na próxima semana. Vocês podem saber o que os japoneses acharam dos cinco primeiros capítulos AQUI – De qualquer modo, o sexto capítulo de MamaYuyu teve uma boa recepção, com várias pessoas elogiando os quadros mais simples e também elogiando a entrada do possível novo vilão. Esse talvez tenha sido um dos capítulos mais bem recepcionado da série, já que criticaram somente a lentidão da resposta dos militares. Mas pela primeira vez desde a estreia de KaguraBachi, a série teve menos comentário do que seu companheiro de leva, por isso é possível que aqueles que odeiam o mangá decidiram no comentar.
Os editores parecem estar satisfeitos com a quantidade de comentários que a série está recebendo, já que como vocês viram na matéria da recepção, a quantidade de comentário era uma das maiores entre as últimas séries, e mesmo o público estando dividido em relação a série, os editores estão avaliando que os comentários positivos valem mais que aqueles negativos (E nesse sentido eu concordo). É possível que o sétimo capítulo da série tenha ainda mais comentários positivos, já que muitos leitores podem “maratonar” o mangá por curiosidade dessa página colorida, resultando em um boost de comentários positivos. MamaYuyu começou bem, mas ainda precisa se firmar na revista.
Sobre a recepção de KaguraBachi, hoje de noite ou amanhã será publicada a recepção dos primeiros cinco capítulos da série, estou escrevendo o artigo. Sobre a recepção de Two on Ice, irei publicar todas as avaliações na próxima semana!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #47.
PARA VOTAR NA WSJ #46, CLIQUE AQUI