Enquanto o Luffy luta contra o Kizaru, na Weekly Shonen Jump vemos uma luta continua pela sobrevivência, no qual as estrelas nessa semana são: Undead Unluck, Nue no Onmyouji e Asumi Kakeru.
TOC Weekly Shonen Jump #45 (09/10/2023)
ONE PIECE c1094 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Boku no Roboco c156
02 – Jujutsu Kaisen c238
Ao no Hako c120 (Página Colorida)
Two on Ice c03
03 – Sakamoto Days c138
Heya no Ichizoku (GFC #02 de Sakurai Tatsuki)
KaguraBachi c04
04 – Kill Ao c23
Mama Yuyu c05
05 – Witch Watch c128
Akane Banashi c81 (Página Colorida)
06 – Nige Jouzu no Wakagimi 128
07 – Undead Unluck 178
08 – Nue no Onmyouji c21
09 – Asumi Kakeru c15
10 – Yozakura-San Chi no Daisakusen c197
11 – Ichinose-ke no Taizai c44
12 – Ice Head Gill c15
13 – Angou Gakuen no Iroha 43
Ausente: Boku no Hero Academia c402, Hunter x Hunter c400 e Ruri Dragon c06
Prévia Weekly Shonen #46 (16/10/2023)
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia
Página Colorida: Angou Gakuen no Iroha, Asumi Kakeru e Canvas Stella (GFC #03)
Ausente: Jujutsu Kaisen, Hunter x Hunter e Boku no Hero Academia
Essa semana teremos a estreia do anime de Undead Unluck, que vai definir de uma vez por toda o destino do mangá: Undead se tornará uma série memorável da Weekly Shonen Jump ou somente uma que compôs elenco? A temporada certamente não é de ajuda para Undead Unluck, sabemos que historicamente somente um ou dois mangás conseguem ganhar um boost importante em vendas, já que a atenção do público não é infinita, por isso a concorrência é alta.
Temos os animes dos veteranos Jujutsu Kaisen, Spy x Family, Shingeki no Kyojin, Dr. Stone e Tokyo Revengers. Além disso, ignorando a expectativa no ocidente que não nos ajuda nesse cálculo, obras como Sousou no Frieren e Kusuriya no Hitorigoto estão tendo um grandíssimo hype pelo público japonês, com grandes chances de serem as duas estrelas da temporada. Shangri-La Frontier também entregou uma estreia muito sólida, que vai dificultar ainda mais a vida de Undead Unluck em prender a atenção do público, e assim receber um bom boost em vendas.
Isso não justificaria Undead Unluck continuar vendendo abaixo de 60 mil cópias por volume após o anime – Mesmo com essa concorrência, uma adaptação da David Production tem como obrigação levar a série a dobrar suas vendas, assim conseguindo superar Akane Banashi e Witch Watch -. Vender entre 65 – 99 mil cópias após o anime é a obrigação de Undead Unluck. Caso consiga superar a marca de 100 mil cópias, por isso mais que triplicando suas vendas, podemos considerar o seu anime um sucesso para a Weekly Shonen Jump. Caso o anime tenha uma boa audiência, mas não resulte em aumento em vendas, como ás vezes acontece, consideraremos um sucesso parcial para a Shonen Jump e um grande sucesso para a David Production.
Em primeiro lugar na TOC tivemos Boku no Roboco, que continua a sua grande flutuação em posições, normal das séries de comédia. Nessa semana o mangá deu um grande pulo do gato e conquistou a medalha de ouro, desbancando mangás mais populares, como Jujutsu Kaisen e Sakamoto Days. Em segundo lugar tivemos justamente Jujutsu Kaisen, que deve terminar entre o segundo semestre de 2024 e segundo semestre de 2025, dependendo do ritmo do autor, da quantidade de capítulos restantes e da pressão editorial. Lembrando que o Gege Akutami já desmentiu a tradução que dizia que a obra terminaria ainda esse ano.
Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days que eu vou repetir que na verdade os editores sabem muito bem do potencial do mangá (Vamos ignorar minha brincadeira da semana passada sobre ninguém ligar para Sakamoto Days). A realidade é que não podemos confundir incompetência com má vontade. Sakamoto Days é o mangá sem anime com a melhor média de posições e também aquele que recebe mais capa na Weekly Shonen Jump, indicando assim um GRANDE APOIO EDITORIAL e uma clara visão da importância do mesmo por parte do nosso odiado Nakano.
Entretanto, vemos uma dificuldade em encontrar um estúdio para adaptar o mangá. O que indica assim uma incompetência por parte dos editores em vender Sakamoto Days aos estúdios de anime juntamente com um malgrado por parte dos estúdios em adaptar a obra, provavelmente por já terem um cronograma cheio ou por verem outros mangás do mesmo período, como Sousou no Frieren, Kaiju no.8, Dandadan, Shangri-La Frontier, Ao no Hako, mais promissores.
Em quarto lugar tivemos Kill Ao que continua estável na revista, vamos ver quanto irá vender o seu segundo volume, se vamos ter um bom aumento em vendas. O segundo volume será lançado em novembro, juntamente com os volumes de One Piece, Boku no Hero Academia, Yozakura-San Chi no Daisakusen, Boku no Roboco, Sakamoto Days, Nige Jouzu no Wakagimi, Fabricant 100, Tenmaku Cinema e Ice-Head Gill. Em quinto lugar tivemos Witch Watch que continua também estável na revista, esse eu não faço a minima ideia de quando vai ganhar uma adaptação em anime, certamente após o quarto ano de vida. Muito provavelmente não será de um dos principais estúdios, mas espero estar errado, pois quero todo o bem do mundo a Witch Watch.
Em sexto lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que continua na mesma né? Não tenho nada de novo a dizer em relação a série. Em sétimo lugar tivemos o nosso querido Undead Unluck, que escrevi já três paragrafos para comentar sobre a situação na revista. De qualquer modo, caso o anime não dê certo e o mangá continua sendo a série com mais de cinco volumes que pior vende na revista (ignorando Boku no Roboco), o cancelamento é mais do que justo. Lembrando que Undead Unluck vende MENOS que Yozakura-San. Em oitavo lugar tivemos Nue no Onmyouji que estou esperando sair o Ranking Shoseki – a série lançou hoje seu primeiro volume e tem previsões de vendas de 20 a 30 mil cópias em 1 mês, 10 a 20 mil cópias em 7 dias e, para o primeiro dia, tem previsão de estar acima de Angou Gakuen no Iroha, mas abaixo de Undead Unluck -.
Em nono lugar tivemos Asumi Kakeru que continua recebendo posições ruins e não tem uma boa previsão de vendas para seu primeiro volume, lançado hoje no Japão. É previsto que o volume venda abaixo de Angou Gakuen no Iroha e acima de Tenmaku Cinema no primeiro dia. Para os 7 primeiros dias a sua previsão é mesmo assim de não superar as 10 mil cópias, MAS espero estar errado nas minhas previsões (utilizo como método de previsão as pré-vendas, movimentações nas redes sociais e TOC). Levando em conta a quantidade de páginas coloridas dadas e suas posições na TOC baixas, acredito que a série está tendo sim uma boa recepção, mas uma ruim adesão por parte do público. Poucos estão lendo, mas aqueles que estão lendo estão gostando. Percebo isso também nos fóruns, no qual poucos comentam Asumi Kakeru, mas quem comenta gosta bastante da série. Essas pessoas serão essenciais para convencer os não-leitores a comprarem os volumes.
Em décimo lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen que esse sim está sendo ignoradíssimo pelos editores. Mas eu acho que teremos uma capa para a série na edição #47 ou #49 – como eu disse semana passada, as duas prioridades editoriais deveriam ser dar uma capa para Boku no Hero Academia e Yozakura-San, como o primeiro irá receber na próxima semana, só resta Yozakura-San. Akane Banashi, Jujutsu Kaisen e Sakamoto Days também podem receber uma capa antes da nova leva estrear (que deve acontecer entre a edição #50 e #52).
Em décimo primeiro lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai que será certamente cancelado na próxima leva, juntamente com o décimo segundo colocado, Ice-Head Gill. As duas séries são cancelamento garantidos, a diferença é que Ichinose-ke no Taizai provavelmente terá um final mais redondo, enquanto Ice-Head Gill não. Em último lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha que mesmo tendo uma péssima colocação, não significa que será cancelado. Corre risco, mas os editores estão esperando o resultado das vendas do quarto volume para assim decidir o futuro da série.
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #45.
PARA VOTAR NA WSJ #44, CLIQUE AQUI