É com grande alegria que digo que chegou a hora da TOC #11 Novembro da Square Jump (também conhecida como Jump SQ), que volta depois de um longo tempo. E assim vemos que mesmo com um dos seus pilares ausentes a revista nos entrega uma TOC interessante. Simbora dar uma conferida!
Hai! Pessoal beleza, como vocês estão? Bom meu nome é Julio, fundador e criador de conteúdo da página @haimangas no Instagram e recebi o convite do grande Nicolin pra fazer parte desse blog que acompanho desde 2019! É uma honra fazer parte desse time do Analyse It. E ficarei responsável pelas TOCs da SQUARE JUMP e da ULTRA JUMP. Sou novato por aqui, mas espero poder contribuir com as informações mais importantes e relevantes de alguns títulos. E é isso, uma hora sou leitor do meu blog preferido, e na outra sou redator dele, moral da história: NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS. Vamos lá para a análise!
TOC Weekly Jump SQ #11/Novembro (04/10/2023)
Capa: Dark Gathering
01 – Ookami Otoko to Nurikabe-chan c01 (Página Colorida de Abertura)
02 – Dark Gathering c? (Capa)
03 – Kono Oto Tomare! c128
04 – Yūkoku no Moriarty: The Remains c08
05 – Shin Tennis no Ojisama c403 (Página Colorida)
Hokago no Ojisama c175
06 – Owari no Seraph c30
07 – Gokurakugai c12
08 – Phantom Busters c03
09 – Gag Manga Biyori GB c165
08 – Danbooru Bachelor c02 (Página Colorida)
09 – Kemono Jihen c83
10 – World Trigger c237
11 – Kawaisugi Crisis c97
12 – Luis paradox (Página Colorida, One-Shot, 52 Páginas)
13 – Sousei no Onmyouji c124
14 – Show-ha Shoten! c22
15 – This Communication c44
16 – Yuugen Sekai no Ain Soph c08 (Página Colorida)
17 – Datenshi-ron c14
18 – Sensou Kyoushitsu c17 (Página Colorida)
19 – Prime Minister Club (FIM)
Página colorida de Abertura de Ookami Otoko to Nurikabe-chan
Em primeiro lugar temos a nova série de comédia Ookami Otoko to Nurikabe-chan que recebeu a página colorida que vocês estão vendo acima. Em segundo lugar temos Dark Gathering, com uma capa incrível que apresenta a 2º parte do seu anime em exibição e que está chamando a atenção de uma parcela do público aqui no Brasil. Eu estou acompanhando o anime e na minha opinião tem uma história interessante cheia de mistérios que vão crescendo aos poucos, tem uma animação simples, nada excepcional, mas que cumpre muito bem com a atmosfera do mangá, principalmente na parte de trilha sonora que ajuda muito na imersão da obra que tem o tema sobrenatural/terror como base. Como eu disse o anime não é um sucesso, mas não duvido que o mangá possa ser lançado aqui no Brasil, já que ultimamente se um anime se destaca um pouco acima dos outros ele já fica na mira de algumas editoras. No Japão o volume 12 vendeu 7.500 exemplares em 6 dias de acordo com o Ranking Shoseki.
Em terceiro Kono Oto Tomare!, o shonen com temática de competições de Koto (instrumento musical) que continua lançando novos capítulos do mangá, enquanto os fãs aguardam uma terceira temporada do seu anime. Seu volume 29 já está à venda, mas ainda não temos uma parcial das vendas. Para vocês terem uma ideia o volume 28 vendeu 28.416 exemplares em 3 dias de acordo com o Ranking Shoseki. Em quarto Yūkoku no Moriarty: The Remains, a continuação direta de Yūkoku no Moriarty, mangá que finalizou com 19 volumes, tanto no Japão como no Brasil pela editora Panini, já ganhou seu primeiro volume encadernado vendendo 11.285 exemplares em 3 dias de acordo com o Ranking Shoseki. Bem abaixo se comparamos com o a venda em média dos volumes anteriores que nos primeiros dias venderam por volta de 30.000 exemplares. Torço pra que as vendas aumentem pois Moriaty é uma série muito interessante de se ler.
Página Colorida Inicial de Ookami Otoko to Nurikabe-chan
Em quinto temos Shin Tennis no Ojisama. O mangá de esporte ícone da Shonen Jump e da Jump SQ ganha mais uma página colorida nessa edição. A série já foi considerada um pilar das duas revistas, e isso não é pouca coisa não. No seu volume 40 de acordo com o Ranking Shoseki vendeu 21.932 exemplares em 5 dias. Esse é uma mangá que pra mim seria um sonho ser lançado aqui no Brasil, mas acredito que só vai ficar no sonho mesmo por causa da quantidade de volumes… Triste fim.
Em sexto temos Owari no Seraph, onde o próprio autor Takaya Kagami revelou no volume 26 que a obra estaria entrando no seu clímax, esse termo geralmente é usado para se referir aos momentos finais, mas isso não quer dizer que necessariamente o mangá esteja próximo do fim, já que estamos no volume 31 e ainda não terminou. Não temos uma parcial das vendas, mas para vocês terem uma ideia o volume 30 vendeu 39.474 exemplares em 6 dias de acordo com o Ranking Shoseki.
Página Colorida de Danbooru Bachelor
Em termos de vendas Owari no Seraph teve sucessivas quedas já que no seu auge vendia 90 mil copias em 6 dias e mais de 100 mil nas vendas totais no mês. De todo modo a obra não pode ser esquecida pois já foi considerado um pilar da revista atraindo muitos leitores e ainda tem muito fãs que esperam pelo grande final, como eu que curto muito a obra. Lembrando que Owari é vendido aqui no Brasil pela com o nome comercial de “Seraphy of the End” e está atualmente no volume 29.
Em sétimo Gokurakugai, que para mim é uma grande promessa da Square Jump, mangá que já está dando o que falar, mesmo no início está mostrando pouco a pouco seu potencial. Com uma história envolvente, personagens carismáticos, ambientação e traços incríveis, a obra me traz uma nostalgia de quando acompanhava Ao no Exorcist e torcia para que ele se tornasse um pilar… Será que Gokurakugai conseguirá este patamar? Só o tempo dirá. O volume 3 da obra vendeu 36.951 exemplares em seus primeiros dias de venda, praticamente dobrou o que seu volume um vendeu. Não duvido que a obra apareça ainda esse ano por aqui no Brasil. Em nono Kemono Jihen que também é publicado aqui no Brasil e está no seu volume 12. No Japão estamos no volume 19 que vendeu 35.121 nos primeiros 6 dias de acordo com o Ranking Shoseki. Suas vendas aumentaram um pouco comparando com seus volumes anteriores.
Página Colorida de Shin Tennis no Oujisama
Agora se você me perguntar: “Julio, qual o seu top 3 de mangás que mais queria ver aqui no Brasil?”. Essa obra com certeza estaria entre eles: World Trigger, um dos meus sonhos de consumo chega em décimo lugar com tudo. O famoso Battle-Shonen Sci-Fi de sucesso da Shonen Jump que agora é um dos Pilares da Square Jump ao lado de Ao no Exorcist e D.Gray-man (na Square Jump Rise, revista trimestral da Square). Ambos as obras são responsáveis pelas maiores vendas da magazine e também por atrair mais leitores para a mesma. Seu volume 26 em apenas 3 dias vendeu 145.757 exemplares. Não tem como negar o sucesso de World Trigger que já teve 3 temporadas de seu anime e que todos aguardam a quarta, que acredito eu finalizaria o arco “B-Rank Wars” e talvez já começaria o arco da seleção da expedição. Enquanto isso eu só vejo o tempo passando, por que já passou da hora dessa obra ser lançada por aqui.
Em décimo primeiro Kawaisugi Crisis que segue a história de uma alienígena do Império Azatos que invade a terra para destruí-la, mas desiste disso após encontrar um gato, criatura que certamente não se encontra em nenhum outro lugar do universo. O seu último volume, número 8, vendeu 2.890 exemplares em 6 dias de acordo com o Ranking Shoseki. Em décimo terceiro outro mangá de sucesso da Square Jump, Sousei no Onmyouji, que ultimamente não vende tanto quanto nos seus dias de auge, mas que ainda é importante pra revista. O mangá já alcançou seu volume 32 e vendeu com ele 23.171 exemplares em 4 dias de acordo com o Ranking Shoseki. Essa é outra obra que já foi lançada em vários países, só que não chegou ainda aqui pelo Brasil.
Página Colorida do One-Shot: “Luis Paradox”
Logo abaixo em décimo quarto está Show-ha Shoten!, mangá ilustrado pelo nosso querido Takeshi Obata, mangaká japonês responsável pela arte dos mangás conhecidos Hikaru no go, Death Note, Bakuman, Platinun End, entre outras obras. Dessa vez ele faz dupla com Akinari Asakura responsável pela história do mangá que conta a parceira de 2 garotos que querem fazer stand up comedy, um escreve piadas e o outro atua. A premissa do mangá é muito bacana e foi anunciado a pouco tempo na Itália. No Japão o mangá se encontra no volume 5 e vendeu com ele 11.649 exemplares em 6 dias de acordo com o Ranking Shoseki.
E em décimo quinto o mangá This Communication que conta a história de uma criatura misteriosa chamada “Iperit” que apareceu de repente na terra e destruiu a maior parte da humanidade. Deruha personagem principal da história ia morrer mais é salva por um pesquisador que trabalha em um laboratório que criam meninas para lugar contra essas criaturas. O seu volume 9 vendeu 2.800 exemplares em 6 dias. Em décimo sexto lugar temos Yugen Senkai no Ain Soph e em décimo oitavo lugar Sensou Kyoushitsu, que receberam página colorida em divulgação do novo volume de cada um deles, mas venderam menos de 1300 cópias na primeira semana de vendas, não entrando no TOP 500 do Ranking Shoseki. São vendas ruins que deixam essas duas séries em risco de cancelamento. Sensou Kyoshitsu vai estar na Jump Festa como divulgação da série, por isso tem uma intenção dos editores em promover a série, já Yugen Senkai no Ain Soph…
Página Colorida de Yugen Sekai no Ain Soph
Em último temos Prime Minister Club que depois de vendas baixas terminou cancelado. Fechando essa análise, falo sobre os dois ausentes: O grande pilar da Square Jump Ao no Exorcist, que não teve capítulo esse mês por conta que Kazue Kato está se recuperando do covid-19 e que se tudo der certo (vamos torcer) ela retorna na edição de dezembro com o capítulo 145. E acredito também que Rurouni Kenshin Hokkaido Arc volte na edição do mês que vem, com seu arco que ao que tudo indica vai começar o confronto contra o vilão principal e seus asseclas.
Bom é isso, quem leu só um pouco ou que chegou até aqui, agradeço muito e me desculpem se escrevi demais, sofro muito com isso demais, principalmente no máximo de caracteres usados no instagram. Mas queria falar de tudo um pouco que sei junto da informação das vendas. Espero que tenham curtido, fiquem a vontade para seguir a Hai mangás! e nos vemos no mês que vem em mais uma edição da SQUARE JUMP!
Página Colorida de Sensou Kyoshitsu