Essa é daquelas edições que percebemos como o Nakano gosta de classificar a revista, pois segue um estilo que ele repete muito, venha entender:
O Terraplanismo da Shonen Jump é que a TOC é o resultado da votação de 7 edições atrás: Tem gente que ainda acredita, mas já temos provas o suficiente para sabermos que é FALSO. De qualquer modo, quando eu comecei a escrever em 2012 sobre a TOC eu acreditava nisso, já que era bem inocente em relação a revista. Seguia fóruns como Mangahelpers ou Project no qual tinham várias pessoas que acreditavam nessas informações falsas. Contudo eu já notava que certos capítulos muito bem recepcionado não eram bem classificados sete semanas depois, mas mesmo com as CONTRADIÇÕES SENDO CLARAS, muitas pessoas continuavam a acreditar que a Terra era plana.
Logo mudei de ideia quando comecei a frequentar vários fóruns japoneses que não seguiam esse Terraplanismo e quando vi a entrevista do editor de World Trigger que dizia que era FALSA essa informação. Assim, mesmo com todo mundo acreditando ainda na história dos sete capítulos, comecei a escrever de modo correto sobre a TOC. Sim no passado os editores esperavam algumas semanas para o resultado das votações, mas não esse resultado não era divulgado na TOC. Foi quando Oda publicou um SBS dizendo que a informação é realmente FALSA que vi mais pessoas seguindo a minha linha de análise da TOC como classificação editorial. Tenho orgulho de ser um dos primeiros no Brasil a combater essa Fake News da Shonen Jump, que infelizmente ainda vejo pessoas compartilhando em outros lugares. Mas então, O QUE LEVA UMA SÉRIE SER BEM CLASSIFICADA. Utilizando os fatos, como o SBS de Oda, sabemos que o Editor-Chefe da revista classifica as séries para priorizar uma melhor leitura da revista.
Por isso a qualidade dos capítulos é muito importante, mas não é o único elemento. Séries mais populares com bons capítulos tendem a ter uma boa classificação. Já as séries menos populares, mesmo que tenha bons capítulos podem não ser tão bem classificadas: O motivo é que quando se prioriza a melhor leitura possível também se deve levar em conta quantas pessoas gostam de uma série, independente da qualidade dos capítulos. Nue no Onmyouji é um mangá que divide opiniões, por isso mesmo tendo um ótimo capítulo vai ter gente que vai odiar. Já Sakamoto Days todo mundo gosta, por isso um bom capítulo de Sakamoto Days vale mais que os bons capítulos de Nue no Onmyouji. É por isso que a TOC segue uma ordem de popularidade geral, no qual a Shonen Jump utiliza o resultado das vendas e da votação para assim ver quais são os mangás que o público gosta mais de ler, e assim classificar esses mangás bem.
Após entenderam quais são as séries mais queridas do público e saber os capítulos em questão, é decidido pela Shonen Jump (pelo Nakano) a TOC. Se vocês perceberem a TOC dessa semana seguiu um esquema: Mangá novato (Sakamoto Days) – mangá veterano (ONE PIECE) – mangá novato (Akane Banashi) – mangá veterano (Boku no Hero Academia) – mangá novato (Ao no Hako) – mangá veterano (Jujutsu Kaisen). Os editores (Editor-Chefe e Vice-Editor) colocaram os TRÊS PILARES com as TRÊS SÉRIES MAIS PROMISSORAS – Com Kagurabachi intruso, pois eram obrigados a colocarem o novato nas primeiras colocações -. A ordem deles não era tão importante, já que o objetivo de uma classificação assim é estimular os leitores dos mangás veteranos a lerem os três mangás novatos. Não é a primeira vez que os editores realizam essa estratégia , é bem comum quando temos todos os três pilares presentes na revista (ano passado eu tinha gravado um vídeo no qual mostrei como os editores por três edições seguidas usaram essa classificação). É algo que parece que Nakano gosta muito.
Os editores com a TOC dessa semana não precisaram então classificar os seis primeiros colocados com uma ordem de qualidade de capítulos, já que colocaram TODOS OS SEIS como um pacote só, um fortalecendo o outro. E também decidiram não promover nenhuma série em especifico, mantendo o grupo fechado aos TRÊS PILARES + TRÊS MAIS PROMISSORES. Quando é necessário divulgar uma série, mesmo que seja polêmica, os editores vão classificar bem essa séries, por isso vemos Yozakura-San conquistando boas colocações de vez em quando, para divulgar esse mangá. É importante também levar as séries da zona intermediária ao destaque de vez em quando para manter uma revista dinâmica. Eu quis escrever isso para vocês também olharem a TOC de modo mais editorial e menos casual, TODAS AS POSIÇÕES TEM UMA RAZÃO POR TRÁS.
Em primeiro lugar tivemos Sakamoto Days, que continua recebendo as melhores médias de posições possíveis: Os editores já estão tratando Sakamoto Days como um dos pilares – podemos perceber isso também pela sua posição na capa #33 desse ano -. E é importante eu dizer isso para vocês entenderem que mesmo sem anime, a Weekly Shonen Jump sabe muito bem da importância da série, mas por incompetência não consegue encontrar um estúdio de qualidade. É claro que a situação não é satisfatória nem para a revista, mas isso não excluí a culpa da Weekly Shonen Jump nessa ausência de anime, que deveria ter sido anunciado no ano passado. O real motivo desse atraso nunca saberemos (Eu não sigo rumores sem comprovação que surgem ocasionalmente na internet), mas acredito que seja uma união clara entre indisponibilidade dos bons estúdios e incapacidade da Weekly Shonen Jump em convencer esses estúdios a adaptar Sakamoto Days.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que vai estar ausente na próxima semana, para a tristeza geral da nação, mas eu mesmo já me acostumei. Nesse ritmo não consigo ver One Piece terminando antes de 2027 sinceramente, talvez somente em 2030. Se Wano durou quase 5 anos, 15 volumes, eu acredito sinceramente que teremos, no MINIMO outros 15 volumes da série para cobrir: Elbaf, Guerra Final e Laugh Tale (as últimas duas podem ser juntas). Não vejo a luta de Barba Negra contra Luffy durando menos que a do Kaido, sendo que todos os Mugiwaras vão ter que participar dessa luta de algum modo. Deste modo vejo One Piece terminando no ritmo atual, entre 2027 – 2030, indo contra minha previsão de alguns anos atrás no qual eu dizia entre 2025 – 2027.
Em terceiro lugar tivemos Akane Banashi que cada vez mais acredito que vai se tornar um mangá de zona intermediária quando lançar seu anime. E eu explico o motivo: Atualmente a série é o terceiro mangá, sem anime, mais promissor da revista, empatado com Witch Watch, contudo eu realmente acredito que teremos mangás promissores sendo lançados em 2024 e 2025, mangás que podem ter um sucesso parecido com Sakamoto Days ou Ao no Hako, deste modo, Akane Banashi vai acabar sucumbindo a essas novas séries de sucesso, perdendo um pouco seu destaque. A atenção que recebe Akane Banashi é mais situacional que concreto. Os editores assim que tiverem uma série que consiga vender acima de 80 mil cópias em 1 mês, vai dedicar toda a sua atenção em divulgar essa nova série, diminuindo a propaganda que recebe Akane Banashi e Witch Watch.
Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua sua estrada para o encerramento, sem nenhuma grande novidade. Em quinto lugar tivemos Ao no Hako que vai lançar em outubro um novo volume e esperem uma queda em vendas, já que todo o mercado está tendo queda em vendas. Como eu disse nos comentários da semana passada, é muito complicado atualmente avaliar com números puros se uma série vende bem ou não, já que tanto os mangás da Weekly Shonen Jump quanto de outras revistas estão vendo uma redução em suas vendas físicas. Por isso atualmente o único modo de saber se uma série vende bem é realizando uma comparação com as demais séries da sua mesma revista. Ao no Hako provavelmente vai ter uma queda em vendas (se não tiver é algo realmente memorável), mas mesmo assim deve continuar sendo o quarto ou quinto mangá mais bem vendido da Weekly Shonen Jump.
Em sexto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que teve um capítulo muito importante para a sua história, por isso recomendo vocês terem cuidado com os spoilers, eles estão EM TODOS OS CANTOS DA INTERNET. Em sétimo lugar tivemos Kill Ao que vendeu quase 20 mil cópias na primeira semana, uma quantidade que para muitos foram baixas, já que a previsão era vender ao menos 25 mil cópias, contudo, voltamos a questão que comentei na sessão de Ao no Hako, toda a revista quanto o mercado está tendo quedas em vendas. A previsão minha de 25 mil cópias vinha por causa que a série iria vender mais que Yozakura-San e um pouco mais (ou igual) que Sousei no Onmyouji.
Yozakura-San por exemplo em seu penúltimo volume, vendeu mais ou menos 23 mil cópias em 7 dias, por isso minha previsão era acima de 25 mil cópias para Kill Ao (por isso 2 mil a mais), mas Yozakura-San dessa vez vendeu 17 mil cópias, resultando assim em uma redução nas suas vendas. Resultando, a previsão de 25 mil cópias de Kill Ao também se alterou, já que a série vendeu 19 mil, quase 20 mil cópias, mesmo assim 2 mil a mais. Kill Ao acabou vendendo COMO O PREVISTO, que era em uma quantidade superior as vendas atuais de Yozakura-San e Undead Unluck, conseguindo assim se firmar na revista já no seu primeiro volume. Mas decepcionou um pouco, já que eu esperava que vendesse igual ou um pouco mais que Sousei no Onmyouji, o que não aconteceu, já que a série vendeu menos que o mangá da Jump SQ.
Resumindo, Kill Ao não é um sucesso em vendas, mas consegue se firmar bem no mercado, vendendo mais que várias séries veteranas e chegando próximo a outras. Para um primeiro volume é um bom resultado, mas passa longe de superar o “bom”, não podemos definir suas vendas ótimas ou espetaculares.
Em oitavo lugar tivemos Witch Watch que continua estável na revista, na zona intermediária. Em nono lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha, no qual os editores decidiram dar uma posição um pouco melhor nessa semana – eu ainda continuo dizendo que a série não está completamente a salvo, mesmo que a probabilidade que não seja cancelada na próxima leva é maior que probabilidade que seja -. As vendas do próximo volume SÃO CRUCIAIS para a decisão de salvar ou não Angou Gakuen no Iroha. Em décimo lugar tivemos Undead Unluck que está preste a ganhar seu anime, por isso na próxima semana será CAPA da revista. Eu estou gostando muito dos trailer, e mesmo o hype sendo menor que Sousou no Frieren, que de LONGE será a estrela dessa temporada, eu consigo ver Undead Unluck conseguindo aumentar suas vendas com essa adaptação. Se tornará protagonista da revista? Complicado, mas pode superar as 60 mil cópias por volume após o anime. Atualmente a obra tem muitas dificuldades em superar 30 mil cópias.
Em décimo primeiro lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que está esperando o seu anime estrear no próximo ano. Em décimo segundo lugar tivemos Boku no Roboco que continua variando muito de posições, mas algo extremamente comum para os mangás de comédias. Em décimo terceiro lugar tivemos Asumi Kakeru que está com dificuldades em manter os leitores interessado parece, mas vou esperar as vendas do primeiro volume para comentar mais sobre a situação do mangá. Já nas últimas duas colocações tivemos Ichinose-ke no Taiza e Ice-Head Gill, dois mangás que certamente serão encerrados na próxima leva.