Chegou a nova leva com TRÊS NOVOS MANGÁS e é nesse clima de novidade que os editores decidiram entregar uma TOC emocionante!
TOC Weekly Shonen Jump #40 (04/09/2023)
ONE PIECE (Capa e Página Colorida de Abertura)
1. Boku no Roboco
2. Jujutsu Kaisen
3. Sakamoto Days
4. Ao no Hako
Akane Banashi (Página Colorida)
5. Undead Unluck
6. Kill Ao
Yozakura-San Chi no Daisakusen (Página Colorida)
7. Witch Watch
8. Boku no Hero Academia
9. Nue no Onmyouji
10. Nige Jouzu no Wakagimi
Asumi Kakeru (Página Colorida)
11. Angou Gakuen no Iroha
12. Ichinose-ke no Taizai
13. Ice-Head Gill
14. Do Retry
15. Tenmaku Cinema
16. Jinzou Ningen 100
Weekly Shonen Jump Issue #41
Capa e CP de Abertura: Mama Yuuyuu (Nova Série de Hayashi Yoshihiko)
Página Colorida: Boku no Roboco, Ao no Hako e Nige Jouzu no Wakagimi
Ausente: Boku no Hero Academia
Weekly Shonen Jump Issue #42
Capa e CP de Abertura: Kagura Bachi (Nova Série de Takeru Hokazono)
Weekly Shonen Jump Issue #43
Capa e CP de Abertura: Two on Ice (Nova Série de Elk Itsumo)
Em primeiro lugar tivemos Boku no Roboco, uma grata surpresa, mas não uma surpresa tão rara assim. Os editores de vez em quando colocam Boku no Roboco em primeiro lugar para mostrar apoio ao mangá e também divulgar a comédia simples, que atualmente é a única da revista. O objetivo não é aumentar suas vendas, mas sim mostrar aos leitores que gostam de um gag mais simples que tem uma série de qualidade para eles, assim atraindo um grupo diferente de leitores.
Em segundo lugar tivemos Jujutsu Kaisen que continua sua caminhada para o encerramento, que não deve ser esse ano mesmo. É importante dizer que a informação que Jujutsu Kaisen iria terminar esse ano era confusa, já que o próprio Gege Akutami disse que teve problemas na tradução da sua frase original. Quanto tempo ainda vai durar? É um mistério, mas tudo indica que deve terminar mesmo em 2024, no máximo em 2025. Jujutsu Kaisen está em seus último capítulos e o roteiro mostra isso, mas é possível extender a história por mais alguns volumes
Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days e depois em quarto lugar Ao no Hako, a dupla dinâmica da revista que tanto amamos. Aliás, podemos considerar o TRIO dinâmico se considerarmos que a página colorida de Akane Banashi veio logo depois dessas duas séries. E todos eles vão estar presentes na Jump Festa desse ano para a alegria geral da nação, local onde normalmente anunciam e divulgam animes da Jump.
A Jump Festa me deixou esperançoso já que vamos ter sessões dedicadas para Ao no Hako, Akane Banashi e Sakamoto Days. É sinal de um anime? Sim, mas não uma certeza. Eu acho que de uma dessas séries AO MENOS vamos ter o anúncio do anime, tendo a possibilidade todas as três receberam. O anúncio do anime das três vez uma vez seria algo MUITO IMPORTANTE, pois criaria um hype ao redor dessas obras, importante para manter o público que vai abandonar a revista caso Boku no Hero Academia e Jujutsu Kaisen acabem antes da estreia desses animes, que vai acontecer no minimo em outubro de 2024 (Se tivermos muita sorte, Sakamoto Days estreia em Abril, mas é improvável)
Em quinto lugar tivemos Undead Unluck, que está preparando terreno para seu anime que vai estrear em outubro. Em sexto lugar tivemos Kill Ao que vai lançar no mês de Setembro o seu primeiro volume. Algumas pessoas comentaram que parece “artificial” essa propaganda da série, como a revista estivesse tentando convencer que Kill Ao é um novo hit da revista. E sim, os editores estão divulgando a série como fosse um grande sucesso. Mas será que vai vender tão bem assim? Vamos ter a resposta muito em breve.
Em sétimo lugar tivemos Witch Watch que só deve ganhar anime mesmo em 2025, por isso até lá não vai ter tanto destaque dos editores. Em oitavo lugar tivemos Boku no Hero Academia que por estar entregando capítulos não tão impactantes, os editores começam a classificar mais na zona intermediária, dando mais destaque aos novatos promissores.
Em nono lugar tivemos Nue no Onmyouji que estou esperando o lançamento do seu volume em outubro. A série parece muito promissora, mas os editores claramente estão apostando mais em que Kill Ao, por isso esperam uma venda maior por parte do Kill Ao. Em décimo lugar tivemos Nige Jouzu Wakagimi que vai também ganhar um destaque na Jump Festa, já que PASMEM, a série tem um anime em produção. Todo mundo esquece que o pobrezinho do Nige Jouzu no Wakagimi tem um anime previsto para 2024 – por isso é correto os editores proverem esse anime na Jump Festa –.
Em décimo primeiro lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha, que deve completar 1 ano de vida na revista, e se os editores decidirem cancelar, será somente em 2024. A série está tendo, mesmo que lentamente, um aumento em vendas, e como temos atualmente duas séries que vendem menos que Gakuen (Ningen Jinzou 100 e Tenmaku Cinema), duas séries que muito provavelmente vão vender menos (Do Retry e Icea-Head Gill) e uma série que está em queda livre nas vendas (Ichinose-ke no Taizai), os editores não tem motivo para cancelar Angou Gakuen no Iroha, por enquanto.
Logo após tivemos na décima segunda colocação tivemos Ichinose-ke no Taizai que era meio que claro que não seria cancelado nessa leva, por isso na matéria passada eu visto somente duas alternativas para a revista: A primeira seria uma leva de quatro salvando Ichinose-ke e a segunda era dividir a leva de cinco em duas, sendo uma primeira de três séries e uma segunda de duas séries (ou três se quiserem que a revista volte a ter 21 mangás), sendo que claramente Ice-Head e Ichinose-ke ficariam para a segunda parte. Eu digo que os sinais apontavam para uma salvação de Ichinose-ke era que sua história não parecia estar caminhando para o fim.
Em antepenúltimo lugar tivemos Do Retry que deve ser cancelado na edição #43 – alguns estão dizendo #42, então é possível sim, CONTUDO, os editores na maioria dos casos cancelam as séries da mais velha para mais nova, por isso tudo indica que Tenmaku Cinema vai dançar primeiro. Não é uma regra absoluta, existem exceções, mas normalmente é assim. Tenmaku Cinema que esteve na penúltima colocação, já está quase encerrando o seu curta e pode muito bem concluir a sua série em dois capítulo (esse dessa semana e o próximo). Será um pouco apressado, mas não seria um corte absurdo.
Em último lugar tivemos Ningen Jinzou 100 que deu adeus a revista. A série sobreviveu muito mais meses do que o devido e chegou a 5 volumes, algo que é inexplicável. Deste modo era natural o seu cancelamento nessa leva. Vão estrear no lugar de Jinzou 100 e outros dois mangás, três novas séries. Elas são: Mama Yuuyuu, Kagura Bachi e Two on Ice, todos de autores novatos, sendo as duas primeiras séries Battle-Shounen para a alegria da maioria dos seguidores da revista.
Vou tentar me dedicar na Segunda-Feira ou na Terça-Feira em escrever um artigo explicando muito bem cada uma dessas novas séries, mas não garanto nada, pois até dia 9 de Setembro estou no Festival de Veneza (Por isso também não teremos vídeo no Youtube já que não consegui terminar de editar a tempo aqueles que gravei). Nessa matéria vou escrever o que elas podem acrescentar na revista, o que os editores provavelmente esperam delas e quais são suas chances de dar certo.
Inclusive a análise da próxima semana será escrita pelo Sheen. Eu retorno na TOC #42.