Com uma TOC surpreendente, com um primeiro colocado que ninguém esperava, a Weekly Shonen Jump #39 de 2023 entrega muito conteúdo para ser comentando, por isso, sem mais delongas, vamos ver essa TOC:
TOC Weekly Shonen Jump #39 (28/08/2023)
Kill Ao c18 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Yozakura-San no Chi no Daisakusen c191
02 – Boku no Hero Academia c398
03 – Ao no Hako c114
04 – Sakamoto Days c132
Nue no Onmyouji c15 (Página Colorida)
05 – Witch Watch c122
06 – Jujutsu Kaisen c233
Angou Gakuen no Iroha c37 (Página Colorida)
07 – Akane Banashi c75
08 – Nige Jouzu no Wakagimi c123
09 – Asumi Kakeru c10
10 – Undead Unluck c172
11 – Boku no Roboco c150
12 – Ichinose-ke no Taizai c38
13 – Tenmaku Cinema c19
14 – Jinzou Ningen 100 c35
15 – Do Retry c16
16 – Ice-Head Gil c09
Ausente: ONE PIECE, Ruri Dragon (Hiato) e Hunter x Hunter (Hiato)
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida: Akane Banashi, Yozakura-San Chi no Daisakusen e Asumi Kakeru
Em primeiro lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen pela sua segunda vez. A série após o seu Time-Skip vem recebendo mais boas colocações, o que não acho que seja simplesmente uma tentativa dos editores de promoverem inutilmente a série. Todos nós aqui já sabemos que a TOC não é o resultado de 7 capítulos anteriores, como muitos acreditam no Twitter ou até mesmo na MangaHelpers, dois centros de informação e desinformação, mas é uma decisão dos editores que levam em consideração os seguintes fatores: Recepção interna da série (as últimas votações), vendas dos volumes e importância do capítulo da semana. Eu acredito que no geral Yozakura-San teve uma ótima recepção após o Time-Skip, levando assim os editores voltarem a promover a obra, para ver se talvez essa melhor recepção possa ser convertida em melhores vendas.
E não é por nada que a série ganhou a primeira colocação na semana no qual vai ser lançado o novo volume e na próxima semana terá uma página colorida: Os editores estão tentando lembrar os leitores de COMPRAR esse novo volume. Uma capa de aniversário seria uma escolha melhor? Talvez, mas os editores provavelmente acreditam que promover o primeiro volume de Kill Ao seja mais importante que esperar um aumento em vendas de Yozakura-San.
Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que após uma classificação mediana na semana passada, nessa semana retornou ao TOP 3. A série continua sua caminhada para o encerramento, provavelmente terminando em 2024. Em terceiro lugar tivemos Ao no Hako e em quarto lugar Sakamoto Days, a dupla de ouro da Weekly Shonen Jump. Os dois mangás são as obras a revista está preparando para transformar em pilares em no máximo um ano e meio (Eu espero). Sakamoto Days deve ganhar seu anime em outubro, mesmo que eu continue defendendo que a janela de abril seria PERFEITA para o mangá, já que poderia compensar um encerramento de Boku no Hero Academia ou Jujutsu Kaisen. E teríamos assim, já em outubro o anime de Ao no Hako, criando um “NOVO TRIO DE PILARES”, mas não, vamos ter o encerramento de Boku no Hero Academia e talvez de Jujutsu Kaisen antes mesmo do lançamento do anime de Sakamoto Days, afundando mais ainda a revista na crise.
Eu entendo que não estou dentro da revista para saber se era realmente POSSÍVEL lançar um anime de Sakamoto Days e Ao no Hako nessas datas, talvez o estúdio escolhido possa lançar somente esses animes em outubro em 2024 e abril 2025 respectivamente, contudo, eu acho isso improvável vendo o terrível planejamento da gestão Nakano, que se aproveitou de sucessos casuais para se “apropriar” de vitórias que não suas. O Nakano em sua gestão pode até se orgulhar de ter lançando o anime de Kimetsu no Yaiba, o mangá de Jujutsu Kaisen e Chainsaw-man, ter levado a Jump Plus ao estrelado, mas eu acredito que esses sucessos existiriam sem o Nakano.
O anime de Kimetsu no Yaiba seria um sucesso de qualquer modo, Jujutsu Kaisen já estava meio encaminhado quando Nakano assumiu o poder e a Jump Plus tem um Editor-Chefe que parece bem mais competente que o Nakano, que inclusive eu escolheria para ser o próximo Editor-Chefe da revista, quando em 2024 ou 2025 terminar o reinado de Nakano. O que para mim marca realmente essa gestão não são essas vitórias, mas sim o terrível planejamento. Eu concordo em dar liberdade para os autores, mas é a mesma gestão que deu a liberdade para os autores terminarem todos os mangás em 2020, que agora está obrigando o Horikoshi e Akutami estenderem os seus respectivos mangás o máximo possível para não terminar tão cedo.
É a mesma equipe que em 2018 lançou 10 novos mangás e em 2019 lançou 11 novos mangás, quando podiam lançar bem mais para se preparem para o encerramento em massa de 2020. Não, não se preparam, lançaram no desespero 18 novas séries em 2020 para compensar os encerramentos, sendo a grande maioria comédias que não iam conseguir compensar esses encerramentos. Criou somente em alguns leitores um sentimento animal de raiva contra séries de comédias, acreditando que elas eram as culpadas pela revista estar indo mal. Quando o culpado era o mal planejamento e distribuição das séries que terminavam e as séries que chegavam. E esse mal planejamento vai se arrastando em 2021, em 2022, agora em 2023 e será a mesma coisa em 2024, até quando chegar o novo editor-chefe que TALVEZ irá arrumar essa bagunça que se tornou a revista.
Pena que o Nakano pode se orgulhar de números tão bons com Kimetsu no Yaiba, Jujutsu Kaisen e Jump Plus, pois se não fosse esses números, já teria sido demitido pelo conselho administrativo, que não entende nada de mangás, somente quer ver os números. Os números da Shonen Jump, superficialmente, parecem muito bons realmente. Mas se olharmos a bomba que está preste a explodir, se olharmos que a Jump Plus tirando o período da pandemia, PAROU DE CRESCER E ESTÁ DECRESCENDO, percebemos que a realidade é muito mais complicada do que os números do departamento da Shonen Jump mostram.
Voltando para TOC, em quinto lugar tivemos Witch Watch que continua sua caminhada estável na revista. Em sexto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que o autor tinha dito que planeja encerrar o mangá esse ano. Levando em consideração que teremos mais 12 edições esse ano, além da #39, e levando em conta que Jujutsu Kaisen deve realizar no mínimo outras duas pausas, não acredito mesmo que Jujutsu Kaisen irá terminar esse ano, mas não duvido terminar no primeiro semestre do próximo ano com um encerramento rushado. Em sétimo tivemos Akane Banashi que só deve receber uma capa após a estreia da próxima leva, que deve começar na Edição #41 ou #42, dependendo do planejamento editorial (se existir algum).
Em oitavo lugar tivemos o nosso querido membro do “Quarteto não-Fantástico” Nige Jouzu no Wakagimi que continua também sua jornada decrescente na revista. Eu espero que o anime que irá estrear no próximo mês possa reverter isso. Em nono lugar tivemos Asumi Kakeru que irá receber uma página colorida na próxima semana, confirmando mais uma vez a sua boa recepção. Agora é esperar as suas vendas em outubro. Em décimo lugar tivemos Undead Unluck que, pasmem, é uma esperança. Eu ainda acho que a maioria do público comum realmente não conhece Undead Unluck e não está tão hypado pelo trailer de Undead Unluck, podemos confirmar isso pelos números japoneses: Os fóruns não tem muito comentários sobre a série, o Twitter japonês acumula no máximo 6 ou 7 mil tweets comentando o lançamento de um novo trailer, as visualizações dos últimos trailers são inferiores os trailers seguintes de MASHLE.
Mas o que estou vendo são trailers de boa qualidade de um anime da Weekly Shonen Jump, por isso acredito que teremos vários veículos de imprensa e influenciadores seguindo os primeiros episódios da primeira temporada, por isso uma boa recepção pode acabar atraindo espectadores que estão querendo um novo Battle-Shounen para seguir. Lembrando que a série será dividida em dois cours – algo que é extremamente comum para quase todos os mangás da Weekly Shonen Jump, já que os editores quase sempre assinam para a produção de 24 episódios, no mínimo. Acontece é que o estúdio pode escolher lançar em dois cours ou em duas temporadas separadas -. O único mangá dessa e da década passada com um anime com menos de 24 episódios (dois cours ou duas temporadas), acabou sendo Yuragi-Sou no Yuuna-San, no qual os editores lançaram um anime já pensando em cancelar o mangá. Até Hinomaru Zumou teve 24 episódios.
Em décimo primeiro lugar tivemos Boku no Roboco que está bem estável na revista. Em décimo segundo lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai, em décimo terceiro lugar Tenmaku Cinema, em décimo quarto lugar tivemos Jinzou Ningen 100 e em décimo quinto lugar tivemos Do Retry… Esse quarteto continua sendo os favoritos para o cancelamento, isso é inegável – Ichinose-ke no Taizai tem até chances de se salvar, no caso de uma leva de três mangás ou uma leva de quatro com Ice-Head Gill cancelado – mas os editores estão tratando tão mal a série, e sua recepção interna deve estar tão ruim, que eu acredito mesmo que os editores planejam cancelar a série ainda esse ano. E sinceramente editores, estamos esperando essa nova leva, ninguém aguenta mais esse BONDE DO FUNDÃO na revista a dez mil anos.
Ah, em último lugar tivemos Ice-Head Gill, que tem chances de um cancelamento precoce em Setembro ou Outubro. Ninguém sentiria falta da série mesmo. Mas, como os editores cancelariam Ice-Head Gill? Bem simples, tem duas possibilidades:
– Lançam uma leva de quatro mangás e salvam Ichinose-ke no Taizai.
– Lançam uma leva de CINCO MANGÁS, dividida em duas partes. A primeira de três mangás, depois uma pausa de umas três edições (mais ou menos) para divulgarem o anime de Undead Unluck, darem uma capa para um dos pilares, uma capa de aniversário para Yozakura-San, e depois voltam com uma outra leva de dois mangás, cancelando assim Ice-Head Gill.
É isso pessoal, até a próxima TOC e não se esqueçam de ver o mais novo vídeo no Analyse It no Youtube, que está crescendo cada dia mais graças a vocês. Muito obrigado pessoal, também gostei muito de ver tantos comentários na análise da TOC da semana passada. Vou continuar tentando trazer quanto mais conteúdos para vocês.
Venha avaliar de 3 a 10 cada um dos capítulos da Shonen Jump #38 que você leu!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #39.
PARA VOTAR NA WSJ #38, CLIQUE AQUI