Em uma TOC com uma notícia terrível, que Black Clover vai ser transferido de revista, tivemos DEZOITO séries classificadas, o que nos ajudou muito a entender a situação da revista, que está simplesmente caótica.
TOC Weekly Shonen Jump #38 (07/08/2023)
Ao no Hako (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Witch Watch
02 – ONE PIECE
03 – Kill Ao
Boku no Roboco (Página Colorida)
04 – Sakamoto Days
05 – Jujutsu Kaisen
Undead Unluck (Página Colorida)
06 – Akane Banashi
07 – Boku no Hero Academia
08 – Asumi Kakeru
09 – Black Clover (Transferido para a Jump GIGA)
10 – Nige Jouzu no Wakagimi
11 – Yozakura-San Chi no Daisakusen
12 – Nue no Onmyouji
13 – Angou Gakuen no Iroha
14 – Tenmaku Cinema
15 – Ice-Head Gill
16 – Jinzou Ningen 100
17 – Do Retry
18 – Ichinose-Ke no Taizai
Ausentes: Ruri Dragon (Hiato), Hunter x Hunter (Hiato)
Prévia da Weekly Shonen Jump #39
Capa e Página Colorida de Abertura: Kill Ao
Página Colorida: Nue no Onmyouji e Angou Gakuen no Iroha
Prévia da Weekly Shonen Jump #40
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida: Ainda não divulgado
Em primeiro lugar tivemos Witch Watch, que nessa semana os editores decidiram dar um maior destaque. Lembrando que Witch Watch está em seu primeiro grande arco Battle-Shounen, entregando batalhas que desenvolvem os personagens relevantes na história. Por isso, é mais do que natural assim os editores colocarem a série em primeiro lugar para promover os seus capítulos. Além disso, esses capítulos estão sendo bem recepcionado pelo que eu vejo nos fóruns, por isso os editores se sintam ainda mais motivados em divulgar a série, colocando-a na primeira colocação. Vai resultar em um aumento em vendas? Não.
Se vocês olharem os últimos Ranking Oricon, verão que quase todos os mangás estão crescendo muito pouco ou tendo uma queda lenta em vendas. Qual é o motivo disso? É bem simples pessoal, as vendas do mercado em geral estão caindo e as vendas da Shonen Jump também estão caindo: Temos menos compradores interessados em comprar mangás, pelo menos fisicos, e como a Line-Up da Shonen Jump não é interessante o suficiente para contestar essa trending, todos os mangás estão perdendo leitores. A questão é comparar a queda de cada um, por exemplo, Ichinose-ke no Taizai tem uma queda muito acentuada, enquanto Sakamoto Days está crescendo lentamente.
Essa situação só será revertida quando a Weekly Shonen Jump começar a lançar novos animes de sucesso ou novas séries que sejam virais como Ruri Dragon (saudades). É importante dizer que o mesmo está acontecendo na Shonen Sunday, Shonen Magazine e até mesmo na Jump Plus, que depois da explosão pós-covid, não está encontrando novas séries de grande sucesso, tirando uma exceção.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que sempre continua nas primeiras colocações da TOC, nada de novo. Eu tinha previsto uma capa ONE PIECE na edição #39, mas como a série vai estar ausente nessa edição, os editores deram na Edição #40, uma decisão completamente aceitável. Em terceiro lugar tivemos Kill Ao que vai lançar seu primeiro volume agora em Setembro e pelo modo que os editores estão divulgando a série, provavelmente esperam boas vendas por parte de Kill Ao – que nos níveis atuais eu diria que são vender mais de 20 mil cópias na primeira semana -. Eu realmente estou torcendo para Kill Ao ser um grande sucesso, a Weekly Shonen Jump precisa.
Em quarto lugar tivemos Sakamoto Days que só deve receber o anúncio do seu anime mesmo em novembro, por isso eu acho bem baixas as possibilidades do anime estrear já em abril – não é impossível, mas são baixas -, contudo também estrear em Outubro seria muito longe, com uma espera de 11 meses. Já a temporada de verão não é muito bem vista pelos estúdios, por causa da baixa audiência, e como Sakamoto Days será um lançamento importante não seria ideal lançar Sakamoto Days em julho. Quando vocês acham que deve estrear o anime de Sakamoto Days SE anunciarem a adaptação no seu aniversário de 3 anos em novembro?
Em quinto lugar tivemos Jujutsu Kaisen que eu acho que vai estar no TOP 2 na próxima semana, mas nessa acabou recebendo uma posição mais contida. Em sexto lugar tivemos Akane Banashi que teve mais uma queda em vendas nesse novo volume, mas como eu disse, todo o mercado está tendo problemas em vendas. Isso não muda que as vendas de Akane Banashi poderiam ser bem mais altas, eu esperava que Akane Banashi não chegasse ao menos a 80 mil cópias em 1 mês em seu sexto volume, mas são poucos os mangás que conseguem vender essa quantidade sem anime atualmente. Estamos vivendo um novo período com vendas mais baixas, que condizem com o aumento das vendas digitais e a diminuição populacional japonesa. Akane Banashi deve restar na casa das 50 mil cópias em 1 mês mesmo, até quando ganhar um anime – E nesse caso vamos ver um bom aumento em vendas -.
Em sétimo lugar tivemos Boku no Hero Academia, no qual os editores estão cada vez mais vezes classificando na zona intermediária e tem um motivo: A série está entregando capítulos bem curtos e sua história está arrastada, não agradando parte dos leitores. Os editores ainda sabem que Boku no Hero Academia é um pilar, mas é mais importante já dar destaque para os mangás novatos: “O Futuro da revista”, do que promover os capítulos curtos de Boku no Hero Academia. Em oitavo lugar tivemos Asumi Kakeru que teve a sua primeira classificação no sistema ocidental, confirmando o que já sabíamos: A série teve uma boa recepção. Quem segue o Analyse It viu que os comentários japoneses eram no geral positivos, superando a marca de quatro capítulos avaliados positivamente entre os sete primeiros – o que indica uma chance altíssima de sucesso -. Agora temos que ver qual é a dimensão do seu sucesso, isso só iremos saber em outubro, quando for lançado o seu primeiro volume.
Em nono lugar tivemos Black Clover, que vai ser TRANSFERIDO, para a revista trimestral Jump GIGA. O motivo é provavelmente a saúde do autor e também poder cuidar da sua filha. Outros mangás da Weekly Shonen Jump já lançou capítulos da GIGA, por isso não é nenhuma novidade, mas mesmo assim não deixa de ser uma pena. Black Clover foi um mangá muito importante para a Weekly Shonen Jump e é triste ver a série se despedindo sem ter um “último capítulo” na revista. Como a revista tinha 21 séries em lançamento, não acho que os autores vão ocupar o espaço de Black Clover, vão preferir deixar 20 mangás na Line-Up. Vou escrever um texto específico para Black Clover.
Em décimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, no qual eu decidi reviver um conceito que tinhamos em 2016: O QUARTETO NÃO-FANTÁSTICO. Isso mesmo, quem segue o Analyse It lembra que eu criei um grupo que se tornou bem popular na época (ao ponto de usarem até em outros sites): O QUARTETO NÃO-FANTÁSTICO, composto por 4 mangás que vendiam muito mal em 2016: Hinomaru Zumou, Samon-Kun wa Summoner, Sesuji wo Pin! to e Kimetsu no Yaiba. Depois, Kimetsu no Yaiba saiu do clube já no seu quarto volume e deu lugar para Spring Weapon Number One.
Para não termos o mesmo nome, vou mudar para O QUARTETO NADA FANTÁSTICO, no qual temos como membros: Nige Jouzu no Wakagimi, Yozakura-San Chi no Daisakusen, Undead Unluck e Angou Gakuen no Iroha, que são as quatro séries que menos vendem na revista. Essas séries em 2023 mostraram por enquanto resultados medíocres, mas ainda estão vivos na revista, entregando nada toda semana – Lembrando que o “Quarteto Nada Fantástico” é uma referência as vendas desses mangás e não a qualidade da história -. Talvez quem possa abandonar já o clube é Undead Unluck, se o anime der certo (o que eu espero), mas por enquanto, o grupo é composto por esses quatro mangás.
Em décimo primeiro lugar tivemos o membro em excelência desse “REMAKE”, que é Yozakura-San no Chi no Daisakusen, que já está preste a completar quatro anos e não entregou nadinha. Ele tem a função de Hinomaru Zumou, fundador do grupo original. E ambos receberam nos primeiros anos de vida muita publicidade por parte dos editores, contudo, Hinomaru Zumou tinha uma média na TOC muito maior, era muito mais venerado nos fóruns e tinha um apoio governamental – e mesmo assim não conseguia vingar em vendas -. Yozakura-San teve muito apoio editorial, mas nunca chegou a ter um apoio no nível de Hinomaru Zumou. Em décimo segundo lugar tivemos Nue no Onmyouji que vai receber Página Colorida na próxima semana. Uma boa notícia já que eu reclamava da ausência de Páginas Coloridas para a série que mesmo parecendo divisiva entre os leitores, teve uma boa aceitação em um grupo de leitores que gostam de ecchi. Eu sempre acho correto divulgar as séries que estão indo bem em vendas.
Em décimo terceiro lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha que teve um pequeno aumento em vendas no terceiro volume, mas vou esperar as vendas mensais antes de dizer algo com mais certeza. Eu acho que mesmo assim os editores não estão tão convencidos em relação a série, por isso deixam ela na “Zona do Quarteto Nada Fantástico”, em um limbo de mediocridade comercial, mas isso não significa que um algum momento não possa explodir em vendas. Em décimo quarto lugar tivemos Tenmaku Cinema que teve uma posição boa, para o normal da série, mas deve ser cancelado mesmo assim. O seu primeiro volume vendeu muito mal e não tem condições de manter o mangá na revista. Tenmaku Cinema é um fracasso.
Em décimo quinto lugar tivemos Ice-Head Gill que já sabiamos que tinha tido uma grande rejeição, por isso não é nada de novo essa sua primeira colocação horrível. Ainda é cedo para sabermos se teremos um cancelamento precoce ou não. Em décimo sexto lugar tivemos Jinzou Ningen 100 que já alcançou 34 capítulos e em décimo sétimo lugar tivemos Do Retry, os editores estão esperando o momento certo para estrear, provavelmente, a maior leva de 2023. Eu tinha dito na edição passada que os editores iriam usar as vendas de agosto para decidirem quantos mangás irão cancelar. Agora eu vejo uma possibilidade real de uma leva de quatro mangás chegando. Ice-Head Gill se salvaria, já que pode muito bem ser cancelado em novembro ou dezembro – inclusive seu volume só sai em novembro mesmo -.
Os mangás cancelados da leva que deve estrear em qualquer momento a partir de Setembro devem ser: Tenmaku Cinema, Jinzou Ningen 100, Do Retry e em o primeiro a ser cancelado de todos esses, já que é aquele com mais capítulos, Ichinose-ke no Taizai. Eu realmente acho que a recepção interna do mangá está sendo horrível (levando em consideração sua posição na TOC e comentários nos fóruns), mesmo com as vendas ainda justificando uma salvação, mas lembrem, a base editorial da Weekly Shonen Jump é “A SUPREMACIA DO QUESTIONÁRIO”, o modo mais democrático possível. Ichinose-ke no Taizai continua também diminuindo em vendas, mostrando que os leitores estão abandonando a série. É um caso perdido que me deixa muito triste, pois tinha um GRANDÍSSIMO POTENCIAL, mas a autora se perdeu completamente entregando Plot-Twist atrás de Plot-Twist sem nenhuma necessidade. É uma pena.
*A matéria foi escrita na quarta, porém na quinta modifiquei os textos de Black Clover, Kill Ao e Nue no Onmyouji para assim comentar sobre as notícias que saíram depois da publicação da matéria.