A edição #36-37 trouxe uma capa espetacular, que revela a TIER LIST da revista atualmente, mas a TOC também nos ajudou muito a entender como certos mangás estão sendo vistos pelos editores.
TOC Weekly Shonen Jump #36-37 (07/08/2023)
Principais Personagens da Revista (Capa)
Akane Banashi (Página Colorida de Abertura)
1 – Sakamoto Days c130
2 – One Piece c1089
God Arms (Página Colorida, One shot de Boichi, 51 páginas)
03 – Ao no Hako c112
04 – Jujutsu Kaisen c231
Asumi Kakeru c08 (Página Colorida)
05 – Witch Watch c120
06 – Boku no Hero Academia c396
07 – Kill Ao c16
08 – Nige Jouzu no Wakagimi c121
Yozakura-San Chi no Daisakusen c189 (Página Colorida)
09 – Nue no Onmyouji c13
10 – Undead Unluck c170
11 – Ichinose-ke no Taizai c36
Ice-Head Gill c07
12 – Tenmaku Cinema c17
13 – Black Clover c367
14 – Boku no Roboco c148
15 – Angou Gakuen no Iroha c35
16 – Jinzou Ningen 100 c33
17 – Do Retry c14
Ausentes: Ruri Dragon (Hiato), Hunter x Hunter (Hiato)
Prévia da Weekly Shonen Jump #38
Capa e Página Colorida de Abertura: Ao no Hako
Página Colorida: Undead Unluck; Boku no Roboco
Em primeiro lugar tivemos Sakamoto Days que continua dominando a TOC ultimamente. os editores estão apostando tudo na série, mas não é por nada. Sabem que se fizerem tudo certo, Sakamoto Days em 2024 vai se tornar um novo pilar da revista, e é por isso que precisam construir um terreno fértil para que isso aconteça, precisam criar O TREM HYPE. Contudo, eu devo dizer que mesmo os editores acertando em colocar Sakamoto Days sempre em destaque, o anime está demorando muito, por isso não estão fazendo tudo certo. Esse anime deveria ter estreado esse ano, em abril ou outubro, mas não, até agora não tivemos NEM O ANÚNCIO. Uma demora que só pode ter duas razões: uma logistica e uma de incompetência por parte da revista.
É interessante porém ver Sakamoto Days voltando para a sua posição de “FUTURO PILAR”, como podemos ver na capa, no qual a série está na mesma grandeza que Akane Banashi, Ao no Hako e Black Clover. Na edição de aniversário de 55 anos vimos Sakamoto Days na mesma grandeza que os três pilares, e eu expliquei em um meu “Twitter” que na verdade Sakamoto Days não é um pilar, mas SIM era uma jogada de marketing por parte dos editores para o público já ver a série como um grande sucesso. É uma estratégia de promoção de Sakamoto Days, que só irá se tornar um pilar quando tiver ganho um anime. Lembrando que pilar não é simplesmente a série mais popular ou a que melhor vende, mas sim aquela série estável que consegue, sozinha, ter um grande impacto nas vendas da revista – por isso se torna um PILAR das vendas da revista, um PILAR na popularidade da Weekly Shonen Jump -. Os pilares podem ser três, mas também podem ser quatro, dois, um ou até mesmo cinco.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua soberano na revista, dessa vez não protagonizou a revista com somente Luffy, mas também com os outros três personagens (Zoro, Sanji e Chopper). Eu realmente gostei da ideia dessa capa, no qual colocaram todos os personagens principais de todos os mangás. Lembrando que o mangá vai ganhar a sua série Netflix no dia 31 agosto, que porém não poderei ver, pois estarei no Festival de Veneza – e só voltarei para casa no dia 10 de Setembro -. Inclusive nesse período é bem provável que o site tenha somente a TOC da Weekly Shonen Jump mesmo, nenhuma outra matéria.
Em terceiro lugar tivemos Ao no Hako, que vai ganhar uma capa: Eu tinha montado um esquema sobre quais seriam as próximas capas lançadas – e nesse esquema que eu tinha previsto essa capa para Ao no Hako praticamente por exclusão. A exclusão é que as três séries veteranas que estavam a mais tempo sem capa eram três: Undead Unluck, que ganhará uma com o anime em outubro, Yozakura-San que vai ganhar uma diretamente no seu aniversário em setembro e Akane Banashi / Ao no Hako. A questão é que enquanto Akane Banashi ganhou várias páginas coloridas seguidas, Ao no Hako não, por isso era o momento certo de dar a capa para a série, que não recebe uma desde a edição #15 em março.
O esquema era o seguinte:
#38, 21 de Agosto: Ao no Hako
#39, 28 de Agosto: ONE PIECE (Lançamento da série Netflix)
#40, 04 de Setembro: Nova Série ou Yozakura-San Chi no Daisakusen (Divulgação do volume e Aniversário de 4 anos)
#41, 11 de Setembro: Nova Série
#42, 18 de Setembro: Nova Série
#43, 25 de Setembro: Nova Série ou Akane Banashi (Divulgação do novo volume)
#44, 02 de Outubro: Undead Unluck (Divulgação do Anime / novo volume)
Em quarto lugar tivemos Jujutsu Kaisen que publiquei AQUI uma matéria no qual digo o que os japoneses acharam dos últimos capítulos, recomendo vocês lerem. Em quinto lugar tivemos Witch Watch que recebeu uma posição na capa bem ruinzinha, na mesma grandeza de Undead Unluck, mostrando que a série se encontra no TIER 4 da Weekly Shonen Jump, não podemos classificar esse TIER como classificação suprema da qualidade das séries, já que algumas séries são realçadas ou rebaixadas de TIER por questão de organização da capa, mas mesmo assim é interessante ver qual série eles decidem realçar ou rebaixar. A divisão do TIER pela capa é:
TIER SUPREMO: One Piece
TIER 2: Boku no Hero Academia e Jujutsu Kaisen.
TIER 3: Black Clover, Ao no Hako, Akane Banashi e Sakamoto Days.
TIER 4: Undead Unluck, Yozakura-San, Boku no Roboco e Witch Watch
TIER 5: Nige Jouzu no Wakagimi, Ichinose-ke no Taizai, Asumi Kakeru, Kill Ao e Angou Gakuen no Iroha
TIER 6: Ningen Jinzou 100, Nue no Onmyouji, Ice-Head Gill, Do Retry e Tenmaku Cinema.
Em sexto lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua sendo o terceiro pilar da revista. Em sétimo lugar tivemos Kill Ao que continua sendo muito bem classificado, mostrando que os editores realmente gostaram da recepção da série. Contudo, acredito que a série não irá receber uma capa no lançamento do seu primeiro volume – somente se a previsão de vendas for realmente alta (o que pode ser possível, nesse caso a capa de aniversário de Yozakura-San seria adiada) -. Se o volume tiver previsão de vendas normais, eu acredito que teremos uma capa no lançamento do seu segundo volume. Em oitavo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que nessa capa já foi rebaixado ao mesmo nível dos novatos com menos de 1 ano de vida, algo que é muito ruim para a série. Os editores não acreditam mais no mangá.
Em nono lugar tivemos Nue no Onmyouji que está na mesma grandeza que Do Retry (Como aparece mais o corpo do protagonista de Nue no Onmyouji faz parecer um pouco maior, mas sim, é a mesma grandeza). O que comprova ainda mais aquela teoria que os editores não estão tão otimistas com Nue no Onmyouji. Eu acredito que não acham que a série seja uma publicidade positiva para a revista, por isso mesmo sendo bem recepcionado, não querem divulgar demais o mangá. Não acho que Nue no Onmyouji corra risco de cancelamento, por enquanto, mas vou esperar as vendas do seu primeiro volume (que será lançado em Outubro, junto com o volume de Asumi Kakeru) para opinar de essa ação dos editores é correta ou não.
Em décimo lugar tivemos Undead Unluck, que continua tendo uma queda em vendas nas vésperas do seu anime: O volume 15 vendeu 29 mil cópias, o volume 16 vendeu 26 mil cópias e o volume 17 deve vender 25 mil cópias, a variação entre o volume 15 e 17 é tão pequena que podemos considerar na margem de erro do cálculo – já que o Ranking Shoseki é uma estimativa não tão exata e o Ranking Oricon tem mesmo assim uma margem de erro – Contudo quando vemos um “Trending” de descida, como está acontecendo com Undead Unluck, podemos concluir que a série lentamente está tendo uma queda em vendas. É preocupante? Eu acho bastante, já que demonstra que o anime não está criando nem hype entre os não seguidores e até mesmo alguns leitores decidiram parar de ler a série. Isso significa o anime será um fracasso? Não, uma boa adaptação pode reverter isso e podemos ver Undead Unluck vendendo bem, CONTUDO, é mais do que óbvio que os japoneses continuam ignorando Undead Unluck por enquanto.
Aliás, se o anime fracassar, a decisão mais correta seria cancelar Undead Unluck.
Em décimo primeiro lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai, que nessa semana não esteve nas últimas quatro colocações. Os editores estão esperando as vendas do seu terceiro volume para decidir se cancelar ou não, por enquanto, continua sendo uma série de TIER 5, mesmo com as vendas caindo. Lembrando que os editores quase sempre cancelam da série mais velha para a mais nova, por isso, se os editores decidirem cancelar Ichinose-ke, a série será a PRIMEIRA a ser cancelada na próxima leva, e depois teremos Angou Gakuen no Iroha, Ningen Jinzou 100, Tenmaku Cinema, Do Retry e Ichinose-ke no Taizai (Citei todas as séries em risco de cancelamento, em ordem de idade). Por exemplo, se começarem cancelando Ningen Jinzou 100, significa que quase certamente Angou Gakuen no Iroha e Ichinose-ke estão salvas.
Em décimo segundo lugar tivemos Tenmaku Cinema que essa semana também não ficou nas últimas colocações, o que isso significa? Bem, como eu disse na semana passada, as únicas duas séries que serão com certeza canceladas são Do Retry e Jinzou Ningen 100, por isso, as outras três que estão lutando para sobreviver: Ichinose-ke no Taizai, Angou Gakuen no Iroha e Tenmaku Cinema dependem das vendas dos seus volumes. Enquanto Ice-Head Gill poderia ser uma ótima opção de cancelamento precoce caso todos esses três mangás vendessem bem. Eu acredito que os editores quando organizaram essa edição ainda não tinham decidido quais serão iriam cancelar, mas sexta com o lançamento dos novos volumes dessas séries vão decidir como será a próxima leva, incluindo quantos mangás irão estrear.
Em décimo terceiro lugar tivemos Black Clover que claramente está recebendo o tratamento BLEACH e vai continuar assim até acabar em 2024 ou 2025. Em décimo quarto lugar tivemos Boku no Roboco que recebeu uma posição ruim, mas mesmo assim está completamente seguro. Em décimo quinto lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha que pegou uma posição horrível, mas eu acho que o terceiro volume vai vender acima de 20 mil cópias em 1 mês – se é o suficiente não sei -, mas levando em conta que o segundo volume que vendeu 15 mil cópias em 1 mês está tendo uma reimpressão, é natural esperar o que o terceiro volume tenha um aumento. As últimas duas colocações foram para Jinzou Ningen 100 e Do Retry, respectivamente, as duas séries são dois cancelamento certos.
A OPINIÃO DOS JAPONESES É BOA, MAS TAMBÉM A DOS BRASILEIRO!
Você leitor do Analyse, dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #35.
PARA VOTAR NA WSJ #35, CLIQUE AQUI