Calma, não é um novo quadro. Enquanto eu escrevia a recepção dos novos mangás, percebi que a queria escrever algo mais completo sobre Asumi Kakeru e Ice-Head Gill, já que os japoneses comentaram bastante sobre as duas séries, se vocês gostarem pode até se tornar um quadro, mas por enquanto é somente uma análise. Nessa análise eu irei trazer o “SUMÁRIO” da recepção dos japoneses do capítulo em questão, além disso, irei trazer os principais comentários positivos, comentários neutros e comentários negativos, encerrando com uma avaliação pessoal minha da recepção desse capítulo.
Lembrando que nos fóruns comentam mais os leitores mais “Hardcore” da Weekly Shonen Jump, aqueles leitores mais casuais tendem a não comentar em fóruns ou sites, preferindo comentar nas redes sociais abertas ou até mesmo simplesmente guardar a opinião. A opinião da internet não revela por completa a popularidade de uma série, mas nos dá uma ideia de como está indo um mangá.
O QUE ACONTECEU NESSE CAPÍTULO (SPOILERS)? O protagonista, Nito, encontrou os seus amigos feridos no chão, após serem espancados pelo seu irmão em uma filmagem. Nito se irrita com o irmão e decide derrotá-lo na arena de MMA. Mas antes o protagonista deve assinar um contrato, o mesmo que assinou seus amigos, que declara que o assinante é totalmente responsável das lesões na luta. Nito decide assinar esse contrato, assumindo a responsabilidade das possíveis lesões. Primeiro Nito enfrenta o seu seguidor do irmão, Hiroki Doi, e acaba derrotando-o em quatro páginas. Assim, o seu irmão, Kazuro, desafia Nito para uma batalha, encerrando o capítulo.
O QUE OS JAPONESES ACHARAM? Na 2ch os japoneses discutiram bastante sobre um elemento do capítulo: O contrato que o protagonista assinou, tirando toda a responsabilidade das lesões causadas pelas lutas. O público achou isso um exagero, pois Nito é um adolescente, por isso não poderia assinar algo assim. Além disso, argumentaram que um contrato privado não poderia ignorar as leis vigentes do país, por isso, certas lesões (fora das regras esportivas) seriam ilegais mesmo assim.
Nos outros dois sites, estão reclamando do ritmo da série, dizendo que os episódios estão avançando muito rapidamente, por isso esperavam um ritmo um pouco mais lento por parte do mangá. Alguns criticaram a luta contra Hiroki Doi, já que acharam por enquanto rápida e mal desenvolvida, mas outros gostaram de como o adversário foi derrotado rapidamente. Vi três comentários elogiando como o personagem agiu em relação aos amigos.
POSITIVOS:
- “Legal vermos finalmente o protagonista acordando e lutando seriamente!”
- “Foi fantástico ver Hiroki Doi ser derrotado tão rapidamente”
NEUTROS:
- “Não é normal um professional torturar iniciantes. Isso é ridículo.”
- “Pelo menos parece que o irmão não será o último vilão”
- “Até mesmo com os adultos, um contrato não pode estar acima da lei, pior ainda com menores”
- “Sim, são lutas marciais, por isso se as lesões são tratadas corretamente, é aceitável. Mas como Nito (o protagonista) disse, ignorar as lesões não é permitido”.
- “A diferença de forças é parecida com a de Takamura e Ippo no começo do mangá”
NEGATIVOS:
- “O capítulo dessa semana foi “meh”. É irritante ver todos os personagens agindo de modo exagerado e cheios de si”
- “O capítulo dessa semana não foi bom, a luta foi mais rápida que aquela do primeiro capítulo”.
- “Esses punks que estão assinando o consenso são ser estúpidos para caramba”.
- “É tão cliché o protagonista começar a seguir seriamente MMA depois de perder para o irmão mais velho, será entediante se seguirem esse caminho, por isso espero algo mais imprevisível”.
- “Hum, a história está avançando muito rapidamente”
Selecionei os comentários mais relevantes das três discussões que segui, foram realmente poucos positivos, mas mesmo assim tivemos alguns. Alguns “neutros” podem ter conotações negativas, mas eu acho melhor colocar no neutro. Levando em consideração esses comentários negativos, o número reduzido de comentários positivos e principalmente a crítica em relação a duração dos mangás, eu avalio esse capítulo de Asumi Kakeru como “N+”, por isso, um negativo, contudo não acredito que seja o suficiente para os leitores considerarem a série ruim e abandonarem a série.
RECEPÇÃO GERAL DA SÉRIE? Lentamente a série está migrando de um P- (Levemente Positivo) para um R/N- (Regular / Levemente Negativo), por isso eu acho que as decisões do autor podem estar prejudicando a série, contudo não vejo muitas pessoas abandonando a série, e isso é importante, já que mantém a série viva nas rede sociais e fóruns. Está totalmente em aberto as chances de sobrevivência da série.
Asumi Kakeru ainda pode ser salvar.
*Decidi deixar em mistério a recepção de Ice-Head Gill, assim vocês vão descobrir assim que eu publicar a matéria da recepção do seu próximo capítulo.
A OPINIÃO DOS JAPONESES É BOA, MAS TAMBÉM A DOS BRASILEIRO!
Você leitor do Analyse, dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #34.
PARA VOTAR NA WSJ #33, CLIQUE AQUI OU VOTE ABAIXO: