Nessa análise eu irei trazer um “RESUMO”” da recepção dos japoneses do capítulo em questão, além disso, irei trazer os principais comentários positivos, comentários neutros e comentários negativos, encerrando com uma avaliação pessoal da recepção desse capítulo, indicando um voto que vai de “SP” (Super Positivo) até “T”, que é terrível / trágico. Lembrando que nos fóruns comentam mais os leitores mais “Hardcore” da Weekly Shonen Jump, aqueles leitores mais casuais tendem a não comentar em fóruns ou sites, preferindo comentar nas redes sociais abertas ou até mesmo simplesmente guardar a opinião. A opinião da internet não revela por completa a popularidade de uma série, mas nos dá uma ideia de como está indo um mangá.
O QUE ACONTECEU NESSE CAPÍTULO (SPOILERS)? Durante a luta, Kazuro (Kaz), o irmão mais velho de Nito, consegue paralizar o seu irmão mais novo e começa a realizar vários golpes em sua cabeça, enquanto diz os motivos pelo qual abandonou o avô com alzheimer. Os socos continuam até quando Jin Shirase aparece parando Kaz. O protagonista sai da batalha derrotado, com o objetivo de treinar com seu avô para se tornar mais forte que o irmão, enquanto o Kaz revela que seu plano era ativar a vontade do seu irmão mais velho de entrar no MMA, para assim ele se torna um lutador professional. Essa ação, porém, é puramente egoista, pois Kaz acredita que a publicidade de “dois irmãos competindo no MMA”, aumentaria o seu nível de notoriedade.
O QUE OS JAPONESES ACHARAM: A recepção de Asumi Kakeru continua boa e a série nesse capítulo conseguiu alcançar o seu voto mais alto com P+, a maioria dos comentários foram positivos, com somente alguns negativos (por isso nada de SP – Super Positivo -), além disso, Asumi Kakeru teve vários comentários dizendo que vão comprar o primeiro volume, indicando que pelo menos teremos um grupo de seguidores disposto a comprar a série. Se irá vender ainda é muito cedo, a recepção de Hinomaru Zumou é um das melhores que vi na 2ch, juntamente com Kimetsu no Yaiba, e nunca vendeu bem.
Os leitores continuaram a elogiar toda a relação com o irmão e continuam achando muito carojoso e profundo o modo que o autor está discutindo o abandono de idoso e o alzheimer. Eu acho que na verdade o que transforma Asumi Kakeru em um mangá de sucesso é que tem a coragem de discutir temáticas mais sérias, deixando o mangá mais realista e menos infantil. Asumi Kakeru é ainda um shounen, contudo, demonstra que pode ser mais que um Shonen! Tivemos poucos comentários sobre a luta (quase nenhum), o público gostou mesmo da carga dramática dos episódios.
POSITIVOS:
- “Se esse capítulo concluiu o primeiro volume, vou comprar ele certamente”
- “Eu sinto que o autor é habilidoso porque preparou com antecedência as respostas adequadas para as reclamações levantadas aqui na 2ch. O amor de Kaz por seu avô era mais evidente do que o de Nito e a sensação de desespero ao ver a relação com seu avô se deteriorar lentamente realmente o destruiu.”
- “O capítulo desta semana foi incrivelmente animador (…) de certa forma, fico feliz que o irmão mais velho tenha reconhecido Nito. Além disso, o poder de heroína de Taiga é incrível, e estou ansioso por sua luta pelo amor de Nito.”
- “A série agora parece um mangá shonen, com o protagonista ficando motivado e tendo um objetivo claro. No entanto, os episódios senis do vovô foram bastante duros e pesados.”
- “Mesmo que você diga que Kaz fugiu, ele tinha apenas 10 anos naquela época e, no dia seguinte ao funeral de seu pai, ele já estava praticando! O velho insistia para que ele praticasse! Isso é cruel. Bem, tanto o Kaz quanto Nito estavam passando por um momento difícil, mas talvez o velho quisesse que o neto superasse a morte do pai por meio do treinamento. Mas tanto o irmão mais velho quanto o avô não eram bons com as palavras. E é por isso que o irmão mais velho não é do tipo que pede ao irmão mais novo para vir praticar com ele só porque notou que o velho estava agindo de forma estranha recentemente. Foi assim que ele acabou agindo assim.”
- “A culpa caiu principalmente no velho senil. Isso é dolorosamente realista e agora quem sabe o que acontecerá no futuro?”
- “O autor ainda é não é popular, mas ele é muito bom em criar mangás.”
- “Acho que o conteúdo dessa semana vai estar no primeiro volume, e foi bem interessante (pretendo comprar). Mas, como Hinomaru Sumo, embora possa ser bem votado nos cartãozinhos, não acho que se tornará uma série que muitas pessoas comprarão.” – Esse teve um começo positivo e uma consideração final relativamente negativa.
- “O contraste nas expressões do protagonista é espetacular”
NEUTROS:
- “A teoria de que o avô estava fingindo ter alzheimer foi descartada como esperado”
- “O irmão mais velho não é mais um antagonista, mas sim o principal objetivo inicial de Nito. Normalmente, nesses casos, eles são derrotados por outra pessoa ao se aproximarem de seu objetivo e depois desaparecem.”
- “Mesmo que o avô perceba algo naquele momento, ele logo esquecerá e reiniciará porque é assim que a demência funciona. É como um toca-discos quebrado tocando a mesma parte repetidamente.”
NEGATIVOS:
- “Eles revelaram muito dos pensamentos do irmão mais velho, e isso é um pouco decepcionante. O autor provavelmente não queria que restasse um sentimento de ódio em relação ao personagem”
- RESPOSA POSITIVA: “Eu concordo plentamente com a decisão do autor. Se continuasse a retratar o ódio do irmão ao avô, sem revelar seus sentimentos, ele poderia ser criticado por estar pedindo demais aos leitores. O autor é muito bom em entender quando é necessário ser sútil.”
- “Estou ansioso para continuar lendo o mangá, mas se não fosse pela popularidade de Hinomaru Zumou, provavelmente não o teria lido. O protagonista e a heroína carecem de apelo. Não há problema em dar a eles uma mudança repentina de imagem.”
Avaliação desse capítulo, dos precedentes e de todos os novatos dos últimos anos da revista:
– 100% das séries que tiveram quatro ou mais recepções positivas nos sete primeiros tiveram cinco ou mais volumes.
– 50% das séries que tiveram TRÊS recepções positivas nos sete primeiros capítulos tiveram cinco ou mais volumes (PPPPPP e Kill Ao*)
– 0% das séries que tiveram DOIS OU MENOS recepções positivas nos sete primeiros capítulos tiveram cinco ou mais volumes
*Previsão que chegará a 5 volumes, e se você quiser ver a nova recepção de Kill Ao, clique AQUI!
Legenda:
SP: – Super Positivo
P+: Altamente Positivo
P: Positivo
P-: Levemente Positivo
R: Regular
N-: Levemente Negativo
N: Negativo
N+: Altamente Negativo
T: Terrível / Tragédia
A OPINIÃO DOS JAPONESES É BOA, MAS TAMBÉM A DOS BRASILEIRO!
Você leitor do Analyse, dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #35.
PARA VOTAR NA WSJ #35, CLIQUE AQUI