Nessa análise eu irei trazer um “RESUMO”” da recepção dos japoneses do capítulo em questão, além disso, irei trazer os principais comentários positivos, comentários neutros e comentários negativos, encerrando com uma avaliação pessoal da recepção desse capítulo, indicando um voto que vai de “SP” (Super Positivo) até “T”, que é terrível / trágico. Lembrando que nos fóruns comentam mais os leitores mais “Hardcore” da Weekly Shonen Jump, aqueles leitores mais casuais tendem a não comentar em fóruns ou sites, preferindo comentar nas redes sociais abertas ou até mesmo simplesmente guardar a opinião. A opinião da internet não revela por completa a popularidade de uma série, mas nos dá uma ideia de como está indo um mangá.
O QUE ACONTECEU NESSE CAPÍTULO (SPOILERS)? Nesse capítulo, o protagonista da história “Nito” lutou contra o seu irmão mais velho “Kaz”, e enquanto lutavam, Nito confrontou Kaz sobre ter deixado sua casa, abandonando o avô com alzheimer. Esse momomento criou uma tensão emotiva entre os dois personagens. Logo após, Nito realiza o movimento “Triangle Choke” para imobilizar o seu irmão, terminando assim o capítulo.
O QUE OS JAPONESES ACHARAM: Os japoneses discutiram vários elementos do capítulo. O primeiro sendo justamente o impacto emocional dessas cenas, principalmente por causa da problemática social que o Alzheimer no Japão (Já que é um país com uma grande quantidade de idosos), inclusive teve uma discussão se o irmão mais velho realmente está atuando e também sobre como os leitores mais jovens vão se relacionar com a problemática.
Os leitores gostaram bastante das cenas de ação e também da arte do autor, comentando inclusive de como Hinomaru Zumou também era muito bem desenhado. No geral, os japoneses gostaram bastante desse capítulo, tendo realmente uma boa recepção, com uma avaliação de P (Positiva).
Assim, Asumi Kakeru conseguiu se recuperar em popularidade após três capítulos medianos para ruim. Com uma recepção nesse nível, sua chance de sobrevivência ainda é uma incognita, já que não sabemos quanto leitores abandonaram a série durante os capítulos medianos e ruins, mas se não tiverem abandonado, esse sexto capítulo pode levar os leitores a votarem na série.
POSITIVOS:
- “Foi ótimo como ele se esforçou ao máximo, impulsionado por seu amor por sua família em uma situação difícil.”
- “A arte está simplesmente incrível e bem desenhada. Vamos ver até onde eles podem ir com a abordagem realista. Senti o mesmo lendo o Hinomaru Zumou; a maneira como ele equilibra o ritmo e usa o blefe é fantástico, cria tensão e empolgação enquanto leio.”
- “Como esperado de um mangaká que completou um mangá esportivo do começo ao fim, a intensidade das cenas de batalha é eletrizante.”
- “A complexidade de suas emoções entrelaçadas me deixa desconfortável, mas um desconforto positivo. É uma dolorosa briga entre irmãos problemáticos de uma família disfuncional…”
- “Apreciei muito o envolvimento emocional desse capítulo. Depois de 5 anos de treino, Nito disse o que sempre quis dizer ao seu irmão. Eu chorei”.
- “Para quem tem experiência em cuidar de idosos com demência, esse capítulo é emocionante. Uma situação no qual mesmo abandonados, uma pessoa com demência chama pelo filho mais velho, ao invés do mais novo que está cuidando dele, é algo que acontece na vida real”
- “Estou aliviado que Kaz pareça ter um lado mais positivo, tornando-o um personagem interessante de seguir.”
NEUTROS:
- “Por eu ser mais velho consigo me relacionar com as questões de cuidar de idosos, mas será que alunos do ensino fundamental e médio vão entender essa questão”
- Resposta: “Atualmente, tem uma problemática social das pessoas mais jovens terem que cuidar dos mais velhos”
- “Se for revelado que a demência do avô foi causada pelo irmão mais velho, que o atacou durante o treinamento, então seria algo realmente chocante”
- “Bem, parece que Kaz não um vilão completo como é Ogre (do mangá Baki, talvez?). Ogre se transformou em um personagem incompreensível movido a vingança, mas Kaz pode ser diferente.”
NEGATIVOS:
- “O irmão mais velho talvez esteja atuando para despertar raiva e motivar o irmão mais novo?”
- “Talvez o irmão esteja atuando, mas mesmo assim não gosto do personagem que ele está interpretando. É irritante. Em Hinomaru Sumo, os aspectos negativos do esporte apareceram mais tarde no mangá, então não foi incômodo, mas é muito cedo para apresentar uma versão deteriorada de Yuujirou* (do mangá Baki, de novo?) em apenas alguns capítulos. Isso só leva ao desconforto.”
- “Agora que entendemos a personalidade do protagonista, bem que o autor poderia parar de retratá-lo de modo tão exagerado, não?”
Avaliação desse capítulo, dos precedentes e de todos os novatos dos últimos anos da revista:
Legenda:
SP: – Super Positivo
P+: Altamente Positivo
P: Positivo
P-: Levemente Positivo
R: Regular
N-: Levemente Negativo
N: Negativo
N+: Altamente Negativo
T: Terrível / Tragédia
A OPINIÃO DOS JAPONESES É BOA, MAS TAMBÉM A DOS BRASILEIRO!
Você leitor do Analyse, dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #35.
PARA VOTAR NA WSJ #34, CLIQUE AQUI