Em mais uma TOC super interessante, com várias revelações, podemos já começar a nos questionar um pouco sobre o sucesso de Kill Ao, além dos animes que estão a vir.
TOC Weekly Shonen Jump #35
Sakamoto Days (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Ao no Hako
02 – Akane Banashi
Nige Jouzu no Wakagimi (Página Colorida)
Asumi Kakeru c07
03 – Jujutsu Kaisen
Shinobi Chaotic (One, Shot, Página Colorida)
Nue no Onmyouji (Página Colorida)
04 – Kill Ao
05 – Yozakura-San Chi no Daisakusen
06 – Undead Unluck
07 – Boku no Roboco
08 – Witch Watch
Ice-Head Gill c06
09 – Angou Gakuen no Iroha
10 – Ichinose-ke no Taizai
11 – Tenmaku Cinema
12 – Do Retry
13 – Jinzou Ningen 100
Ausente: ONE PIECE, Boku no Hero Academia, Black Clover, Ruri Dragon e Hunter x Hunter
Prévia Weekly Shonen Jump #36-37
Capa: Grupo
Página Colorida de Abertura: Akane Banashi
Página Colorida: Asumi Kakeru, Yozakura-San Chi no Daisakusen, God Arms (One-Shot de Boichi)
Em primeiro lugar tivemos Ao no Hako que conquistou mais uma boa colocação: Ainda quero saber como será a venda do novo volume, para ver ser as surpresas dos últimos capítulos surgiram efeito, contudo eu não acredito as vendas vão cair, a série parece estar bem viva na revista. Ao no Hako é o segundo mangá mais promissor da revista e na minha opinião deveria ganhar um anime em Outubro de 2024. Se eu tivesse liberdade COMPLETA (por isso não dependendo da disponibilidade dos estúdios) eu dividiria o ano de 2024 assim:
Janeiro 2024: Yozakura-San (Produzido pela Silver Link, 24 episódios)
Abril 2024: Sakamoto Days (produzido pela Wit Studios, 24 Episódios)
Julho 2024: Nige Jouzu no Wakagimi (produzido pela CloverWorks, 24 episódios)
Outubro 2024: Ao no Hako (produzido pela Kyoto Animation, 13 episódios)
2025: Anime de Witch Watch e Akane Banashi.
O anime de Yozakura-San eu pularia algumas partes, principalmente os capítulos não bem recepcionados, enquanto os outros animes eu adaptaria de modo mais fiel possível, até mesmo Nige Jouzu no Wakagimi. Eu escolhi a Wit Studios para Sakamoto Days, pois eu acho improvável uma Ufotable e acredito que o MAPPA esteja um pouco saturado. A Wit Studios realizou bons trabalhos recentes com Spy x Family e Vinland Saga, além de já ter trabalhado com departamento da Shonen Jump justamente com Spy x Family, lembrando que a Jump + faz parte da Weekly Shonen Jump, e mesmo tendo seu editor-chefe próprio (Shuhei Hosono), por ser parte da WSJ, Hiroyuki Nakano influencia nas decisões da plataforma online e as revistas dividem o mesmo departamento.
Já a Kyoto Animation seria a primeira vez que trabalharia com a Weekly Shonen Jump, contudo realizou vários trabalhos interessantes e tocantes, como Violent Evergarden, Sound! Euphonium e Koe no Katachi, se mostrando muito capaz em criar cenas emocionais e simples, ótimas para adaptar Ao no Hako. Claramente existem vários outros estúdios que podem adaptar tanto Sakamoto Days quanto Ao no Hako, mas na minha opinião, a escolha desses funcionaria muito bem para ambos os mangás.
Em segundo lugar tivemos Akane Banashi que vai receber uma Página Colorida de Abertura na próxima semana, a capa provavelmente será de grupo. Então, eu gosto muito de Akane Banashi, mas realmente acredito essa divulgação não esteja surgindo efeito, já que suas vendas estão aumentando realmente muito lentamente. Eu começaria a divulgar um pouco mais Witch Watch e tentaria empurrar algumas dessas três novas séries como “um novo diamante bruto”: Kill Ao, Nue no Onmyouji ou Asumi Kakeru, sendo a última muito interessante para realizar essa tipologia de divulgação, já que o autor tem experiência em mangás de luta. Sim, essa estratégia pode dar errado, principalmente se o mangá não tiver um apelo popular, mas divulgar uma série bem recepcionada de modo agressivo já no começo pode também acabar atraindo a curiosidade de muitos leitores.
Contudo eu vejo em relação a Akane Banashi um aumento em vendas após um anime, já que a série deve funcionar MUITO BEM sendo animada. Em terceiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que está com sua segunda temporada em exibição, vão lá assistir. Em quarto lugar tivemos Kill Ao que continua recebendo ótimas colocações e acho que quando for lançado o seu primeiro volume, em Setembro, os editores darão uma segunda capa para os mangás. Eu quero ver quanto a série irá vender, já que os editores estão apostando alto na série, e eu realmente espero que Kill Ao venda bem, pois realmente o autor merece um novo sucesso.
Continuando sobre a série, eu acho que a vida seja uma constante aprendizagem e precisamos entender onde erramos: Assim que percebi que Kill Ao teve uma boa recepção MESMO, comecei a estudar os motivos que me levaram a ver uma avaliação ruim da série, para erros assim não se repetirem. A minha principal dúvida é: Foi um erro de avaliação meu ou tivemos uma divergência entre a opinião da internet e na votação da série?. Sim, 94% das séries que tiveram menos de duas avaliações positivas deram certo, mas aquele 6% é justamente Kill Ao, por isso não podemos excluir um erro de avaliação meu. Eu estou usando esses dias para reler Kill Ao e rever minhas avaliações sobre a série, e eu acredito que eu cometi alguns erros na avaliação:
- Eu dei muito peso as votações, quando os comentários não eram tão negativos assim, porém eu esqueci de um elemento importante: O autor de Kill Ao tem um grande número de “haters” que podiam estar destruindo a avaliação númerica da série (Quem lembra as ameaças de morte que o autor recebeu por causa de Kuroko no Basket?). Por exemplo, com Asumi Kakeru e Ice-Head Gill eu decidi dar mais peso para os comentários, utilizando tanto minha percepção quanto a inteligência artificial em japonês para dividi-los em positivos, neutrais e negativos, não utilizando somente as votações para decidir se era positivo ou negativo.
- Nos próximos dias eu irei criar uma postagem parecidas com aquelas de Asumi Kakeru e Ice Head Gill, no qual vou mostrar os principais comentários de Kill Ao, para assim entendermos juntos o que os fóruns pensaram da série e vermos quais das suas opções é a mais provável.
Em quinto lugar tivemos Yozakura-San que recebeu uma colocação boa essa semana, mas que engana um pouco, já que temos nove mangás acima dele (sendo um One-Shot de 49 páginas), por isso, na verdade a série está na segunda metade da revista, em ordem de leitura. Sobre o anime de Yozakura-San, como já sabemos será adaptado pela Silver Link que não é conhecida pela sua altíssima qualidade. Os editores não parecem acreditar muito no potencial da série e se o estúdio não fizer um milagre, o que parece improvável, a série não se tornará um grande sucesso comercial. Contudo, eu acho que Yozakura-San vai entrar na história da revista mesmo assim. O mangá está preste a completar 4 anos da revista e deve conseguir alcançar 5 anos nesse ritmo, deste modo, o autor teve sim um sucesso interno em suas mãos.
Em sexto lugar tivemos Undead Unluck, que está esperando o seu anime estrear. Em sétimo lugar tivemos Boku no Roboco que teve uma pequena queda de posições, mas tudo na normalidade para a série, que continua sendo um dos mangás mais bem tratados da revista. Em oitavo lugar tivemos Witch Watch, que levando em consideração a importância do arco deveria, na minha opinião, estar sempre nas primeiras cinco colocações da TOC pelas próximas semanas. Criar um “hype” ao redor de Witch Watch pode ser muito importante para tentar aumentar ainda mais suas vendas – já que juntamente com Sakamoto Days é o único mangá da revista que estamos vendo um aumento real em vendas -.
Em nono lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha que continua não entrando entre os últimos quatro colocados, indicando assim que os editores não planejam cancelar a série. Os quatro últimos colocados são quase sempre os mesmos, nessa edição tivemos: Ichinose-ke no Taizai, Tenmaku Cinema, Do Retry e Jinzou Ningen 100, respectivamente. Levando em consideração que eles são SEMPRE OS QUATRO ÚLTIMOS, indicaria que os editores estão planejando cancelar esses quatro mangás de uma vez só, mas temos que ver se os editores realmente querem cancelar Ichinose-Ke no Taizai e Tenmaku Cinema. Eu acredito que o volume dessas séries, que será lançado agora em agosto irá responder nossas dúvidas. Se Ichinose-ke no Taizai tiver mais uma queda em vendas e se Tenmaku Cinema vender mal, as chances de serem cancelados aumenta mais ainda.
Para quem está seguindo o Analyse It percebeu que os capítulos 1 e 2 de Asumi Kakeru tiveram boa recepção, o capítulo 3 e 4 tiveram uma recepção mediana, o capítulo 5 teve uma recepção levemente ruim, e o capítulo 6 teve uma ótima recepção, levando em consideração que temos: 3 capítulos bem recepcionados, 2 medianos e 1 ruim, eu acredito que a decisão dos editores de promoverem a série no oitavo capítulo seja correta. Se Asumi Kakeru tiver uma recepção positiva no próximo capítulo, alcançando assim 4 recepções positivas, as chances de alcançar 5 volumes aumenta muito. Já Icea Head Gill não vejo muitas possibilidades, já que a estatistica está contra a própria série, que teve até agora somente um capítulo bem recepcionado, todos os outros tiveram uma recepção ruim. Se você quiser os comentários japoneses de ambas as séries é só acessar a matéria da recepção deles.
– Tivemos 28 séries lançadas entre Build King (2020) e Nue on Onmyouji (2023), sendo que 12* (42%) desses superaram assim 5 volumes.
*Estou já colocando Angou Gakuen no Iroha, Ruri Dragon, Nue no Onmyouji e Kill Ao como séries que deram certo, por isso irão ter 5 ou mais volumes, mas essa estatistica pode mudar. Já estou colocando Jinzou Ningen 100, Tenmaku Cinema e Do Retry como séries que não vão superar 40 capítulos, mas posso estar errado, principalmente em relação a Jinzou Ningen 100, que pode ter sim 5 volumes.
– 100% das séries que tiveram quatro ou mais recepções positivas nos sete primeiros tiveram cinco ou mais volumes.
– 50% das séries que tiveram TRÊS recepções positivas nos sete primeiros capítulos tiveram cinco ou mais volumes (PPPPPP e Kill Ao*)
– 0% das séries que tiveram DOIS OU MENOS recepções positivas nos sete primeiros capítulos tiveram cinco ou mais volumes
*Previsão que chegará a 5 volumes, e se você quiser ver a nova recepção de Kill Ao, clique AQUI!
A OPINIÃO DOS JAPONESES É BOA, MAS TAMBÉM A DOS BRASILEIRO!
Você leitor do Analyse, dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #35.
PARA VOTAR NA WSJ #34, CLIQUE AQUI