Sakamoto Days está próximo a ganhar um anime? Será que o ano de 2024 será um ano cheio de animes? Bem essa TOC é muito boa para discutir tanto o ano de 2023 quanto aquele de 2024 da revista!
Weekly Shounen Jump #34 (24/07/2023)
One Piece c1088 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – SAKAMOTO DAYS c128
02 – Witch Watch c118
Ao no Hako c110 (Página Colorida)
Asumi Kakeru c06
03 – Boku to Roboco c146
04 – Kill Ao c14
Ice Head Gill c05
Tate Roll (Página Colorida, One-shot de Natsuki Osonoe, 47 páginas)
05 – Black Clover c366
Angou Gakuen no Iroha c33 (Página Colorida)
06 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c187
07 – Undead Unluck c168
08 – Akane Banashi c71
09 – Boku no Hero Academia c395
10 – Nue no Onmyouji c11
11 – Nige Jouzu no Wakagimi c119
12 – Tenmaku Cinema c15
13 – Ichinose-ke no Taizai c34
14 – Jinzou Ningen 100 c31
15 – Do Retry c12
Ausentes: Jujutsu Kaisen c230, Ruri Dragon c07 (Hiato) e Hunter×Hunter c401 (Hiato)
Prévia da Weekly Shonen Jump #35
Capa e Página Colorida de Abertura: Sakamoto Days
Página Colorida: Nue no Onmyouji, Nige Jouzu no Wakagimi, Shinobi CHAOTIC (One Shot)
Ausentes: Black Clover c367, Boku no Hero Academia c396, One Piece c1089, Ruri Dragon c07 (Hiato) e Hunter×Hunter c401 (Hiato)
Em primeiro lugar tivemos Sakamoto Days que vai receber Capa e Página Colorida de Abertura na próxima semana. Por enquanto não foi dito que terá um anuncio especial, contudo criaram um twitter para o anime de Sakamoto Days. Pode não ser verdadeiro o twitter ou pode ser, por isso é melhor termos muito cuidado, talvez Sakamoto Days esteja preste a ganhar um anime, talvez não. Um anúncio agora em Julho indicaria então que o anime estreie em Abril, um período importante, pois deve compensar um pouco o encerramento de Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia que devem terminar no primeiro semestre de 2024.
Em segundo lugar tivemos Witch Watch, que só deve ganhar seu anime em 2025, mas eu acho correto esperar. Temos para 2024 um anime de Nige Jouzu no Wakagimi, de Yozakura-San e provavelmente de Sakamoto Days (a questão é se será em abril ou outubro). É possível também ter um anime para Outubro de Ao no Hako, por isso os editores estariam CHEIOS de mangás para adaptar. Nesse caso, eu acho correto adiar a adaptação de Witch Watch, para assim termos algum estúdio de qualidade livre para adaptar a série, que atualmente é o terceiro novato sem anime mais promissor da revista, perdendo somente para Ao no Hako e Sakamoto Days.
Em terceiro colocado tivemos Boku no Roboco que agora é a única comédia pura da revista (Já que a única outra comédia é Witch Watch, que tem leves elementos de Battle-Shounen e de drama). A série pode não vender como seus companheiros, mas tem uma ótima recepção interna, que é o que importa para comédias puras. Elas servem para trazer um alívio cômico aos leitores. Em quarto lugar tivemos Kill Ao que continua recebendo ótimas posições na TOC, estou realmente curioso para saber quanto bem irá vender, pois pelas posições da TOC a recepção deve ter sido realmente muito boa.
Em quinto lugar tivemos Black Clover que recebeu uma ótima colocações essa semana, voltando ao TOP 5, contudo não fiquem esperançosos, a série muito em breve deve retornar para a zona intermediária. Os editores não planejam mais divulgar Black Clover. Em sexto lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen que só está esperando lançar o seu anime, em 2024. Com certeza o seu anime vai estar presente na Jump Festa, que também deve ter o anime de Nige Jouzu no Wakagimi.
Em sétimo lugar tivemos Undead Unluck que está cada vez mais próximo do lançamento do seu anime, que será a maior aposta da Weekly Shonen Jump para 2023. Até agora é inegável que esse ano acabou sendo bem esquecível. Não temos nenhum grande novo sucesso decretado, o anime de MASHLE meio que não deu certo… Se o anime de Undead Unluck não der certo e não tivermos nenhum novato que venda realmente muito bem (ainda não sabemos a dimensão do sucesos de Nue no Onmyouji e Kill Ao) será um ano muito triste… Comparável ao ano de 2003, que é um dos piores anos para escrever uma retrospectiva (Inclusive esse é o motivo pelo qual ainda não escrevi ela).
Se eu tivesse que escrever sobre o ano de 2020, por exemplo, poderia comentar sobre várias estreias interessantes e sobre vários encerramentos: Seria o ano de “Grande Extinção”. Sem falar do anime de Jujutsu Kaisen, um enorme sucesso.. Já o ano de 2021 também poderia comentar sobre estreias curiosas: Ao no Hako, Nige Jouzu no Wakagimi e Witch Watch. Além de comentar sobre o encerramento da primeira parte de Chainsaw-Man e a conclusão de Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai. O ano de 2022 não é dos melhores, mas temos a estreia de Akane Banashi (que está se demonstrando um sucesso fraco), o encerramento de Dr. Stone e o anime de Chainsaw-man. O ano mais chato, até então. Mas o ano de 2023 está conseguindo superar esses, sinceramente.
Em oitavo lugar tivemos Akane Banashi, que sinceramente é uma decepção na minha opinião – eu gosto da série, eu realmente gosto, mas serei sincero, não está rendendo comercialmente. O mangá tem vendas simplesmente boas para o padrão do mercado atual, mas o seu começo prometia ser como um Hikaru no Go, podendo se tornar um dos mangás mais vendidos do mercado. Isso não aconteceu e não vejo acontecendo por enquanto – somente uma boa adaptação de anime pode mudar a sua realidade -. Em nono lugar tivemos Boku no Hero Academia, meio ignorado essa semana, talvez entregou um capítulo de poucas páginas? Quem sabe.
Em décimo lugar tivemos Nue no Onmyouji, com sua pior posição até agora: O tratamento de Nue no Onmyouji é completamente diferente do tratamento de Kill Ao, que está sendo vendido como um grande novo sucesso da revista. Nue no Onmyouji está meio que sendo ignorado, mas pelo menos na próxima semana vai receber uma página colorida – como justo que é -. Ainda é cedo para dizermos se os editores estão promovendo pouco a série por não ver o mangá como um produto que vale a pena divulgar (Lembrando que mangás com ecchi tendem a ser mal classificados, historicamente) ou se o sucesso realmente não é grande coisas, mas a posição dessa página colorida pode ser uma resposta parcial.
Em décimo primeiro lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que também está esperando o seu anime estrear e como eu disse antes deve estar presente na Jump Festa desse ano. Em décimo segundo lugar tivemos Tenmaku Cinema, que melhorou um pouco de posição, mas continuou sempre entre os quatro últimos colocados: Inclusive esses 4 últimos são quase sempre os mesmo, indicando que realmente os editores podem estar planejando uma leva de quatro mangás, cancelando todos esses quatro ou que os editores estão em dúvida em qual cancelar desses quatro. Ambas as possibilidades são possíveis.
Por exemplo, quando olhamos a posição de Ichinose-ke no Taizai, décimo terceiro colocado, e vemos a posição alta da página colorida de Angou Gakuen no Iroha, podemos concluir que Angou Gakuen vai sobreviver. Os editores não estão planejando cancelar a série. Eu acredito que Ichinose-ke no Taizai entre os quatro é aquele com menos chance de ser cancelado, mas se tivermos uma leva de quatro mangás, vai dançar. Se tivermos de três, irá se salvar. Se tivermos de dois mangás, Tenmaku Cinema irá se salvar junto com Ichinose-ke. Já os dois últimos colocados: Jinzou Ningen 100 e Do Retry são certeza absoluta que serão cancelados.
- Então enquanto eu editava o vídeo escrevi três matérias, bem simples, contudo de alta qualidade no qual eu irei lançar nos próximos dias. Elas já estão prontas e não vou publicar imediatamente para ter conteúdo quase todos os dias. Amanhã, sábado, sai a “Recepção japonesa do Capítulo 5 de Asumi Kakeru e capítulo 4 de Ice-Head Gil“, será uma matéria sozinha, pois explico bem o que os japoneses acharam. Domingo saí uma matéria sobre “AS ERAS DA WEEKLY SHONEN JUMP“, no qual explico rapidamente todas as “eras” da revista e os três maiores mangás de cada era. E Terça-Feira sai “O que deu errado em Tenmaku Cinema” no qual explico os seus defeitos e a recepção japonesa.
- Cadê a “TOC da Shonen Magazine” e os “Melhores da Semana”? Então estou trabalhando nessa questão e em agosto vou trazer novidades que vai colocar de uma vez por todas essas matérias como algo FIXO no Analyse It, mas primeiro devo dar uma organizada nisso.
- Saiu o mais novo vídeo no canal no Youtube. Lembre-se de curtir e se inscrever!