Tivemos uma que ajuda muito a entender realmente os três mangás que estão praticamente cancelados, além da situação de alguns mangás como Nue no Onmyouji e Angou Gakuen no Iroha. Venha ver!
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE que voltou após 4 semanas ausente. A série receberá na próxima semana uma capa para comemorar o seu aniversário, são já 26 anos de vida. Deve ter gente aqui no Analyse It com a metade do tempo de vida de ONE PIECE. De qualquer modo o mangá continua soberando na revista, agora voltando a ser o mangá que mais vende na revista (Já que por um tempo o segundo colocado dessa TOC, Jujutsu Kaisen era o mangá que mais vendia tanto na revista quanto no mercado). Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days que estou esperando que anuncie nesse segundo semestre o seu anime. Está mais do que na hora de anunciarem esse maldito anime.
Em quarto lugar tivemos Ao no Hako que está seguindo um desenvolvimento totalmente diferente agora. O mangá entrou na sua “Fase 2” e estou curioso para saber quanto essa mudança irá impactar em suas vendas. Pode acabar aumentando ou diminuindo – também pode não mudar nada -, iremos descobrir agora em agosto quando será lançado seu décimo primeiro volume. Em quinto lugar tivemos Witch Watch que está estável na revista, sempre pegando boas colocações.
Em sexto lugar tivemos Nue no Onmyouji que continua sem receber página colorida para comemorar sua boa recepção, mas mesmo assim está recebendo boas colocações. Então, eu sinceramente acredito que os editores ainda estão avaliando como divulgar a série: Existe uma possibilidade que não esperavam o seu sucesso e também existe uma possibilidade que essa boa recepção seja polêmica, caso parecido com Honomieru Shounen, deste modo os editores podem estar avaliando se Nue no Onmyouji vale a pena ser divulgado em massa ou ter somente uma pequena divulgação (por isso também o atraso do volume). Claramente ainda não decidiram já que a série vive um limbo.
Em sétimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que continua na sua situação de sempre: Esperando o anime chegar enquanto vê suas vendas despencarem. É uma situação de calma e desespero. Esse anime pode salvar a série de se tornar um fracasso completo? Na verdade pode, mesmo seja mais provável que a situação de Nige Jouzu no Wakagimi não vá melhorar muito depois do anime – devemos ter um rendimento próximo a MASHLE -, mas vale a pena a tentativa. Em sétimo lugar tivemos Boku no Roboco que está vivendo o seu melhor momento desde o lançamento: Tem anime, tem filme, tem boas posições na TOC, tem tudo que quer. É uma comédia de sucesso!
Em nono lugar tivemos Black Clover, que recebeu uma colocação um pouco melhor: A série vai continuar variando entre a zona intermediária e a zona de cancelamento, com raras vezes que veremos no TOP 5. Esse é o “tratamento BLEACH” que dão para as séries velhas que já foram um sucesso na revista, mas agora os editores não conseguem mais enxergar motivo um motivo para promovê-la. Temos outros mangás que tiveram um tratamento similar em algum momento da sua passagem na revista: Jojo (transferido), Captain Tsubasa (transferido), Katekyou Hitman Reborn (cancelado), Bleach (encerramento normal) e Toriko (encerramento precoce) são exemplos.
Em décimo lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha que novamente recebeu uma boa colocação para uma série que vende mal, indicando que os editores realmente planejam salvar a obra. Eu acho que as chances de cancelamento de Angou Gakuen no Iroha são baixas, inclusive, acredito que os editores esperam um aumento em vendas da série no terceiro volume, já que a recepção do mangá nos fóruns japoneses está bem positiva. Quem sabe, Angou Gakuen no Iroha não consiga superar as 20 mil cópias vendidas em 1 mês.
Em décimo primeiro lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen que vendeu 20 mil cópias no Ranking Oricon e em décimo segundo lugar tivemos Undead Unluck que vendeu 17 mil cópias. Bem, levando em consideração que Undead Unluck ainda vende menos que Yozakura-San é óbvio que o “hype do anime” não chegou tanto no Japão – pelo menos entre os compradores da série -. Existem vários casos que o simples “hype” do lançamento de um anime aumenta as vendas da série. Recentemente aconteceu com Boku no Roboco com o anúncio do anime ou quando teve o anuncio do filme, já Undead Unluck simplesmente não teve aumento algum. Isso significa que o anime será um fracasso? Não, só que o hype não está, por enquanto, influenciando as vendas da série.
As quatro últimas colocações foram respectiva de: Ichinose-ke no Taizai (#13), Jinzou Ningen 100 (#14), Do Retry (#15) e Tenmaku Cinema (#16). Tirando algumas edições fora da curva, podemos já colocar como certeza o cancelamento de duas séries: Jinzou Ningen 100 e Do Retry. Esses dois mangás não irão se salvar. Tenmaku Cinema por ser de um autor veterano pode ainda se salvar por causa das suas vendas, mas eu acredito que suas chances de cancelamento são bem altas: acima de 80%. Resta somente um mangá que é realmente uma dúvida: Ichinose-ke no Taizai que vai depender do seu cancelamento de quantos mangás irão estrear na próxima leva.
Venha avaliar de 3 a 10 cada um dos capítulos da Shonen Jump #32 que você leu!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #33.
PARA VOTAR NA WSJ #32, CLIQUE AQUI OU VOTE ABAIXO: