É o momento dos melhores da semana. Nessa semana irei comentar sobre os mangás da Weekly Shonen Jump #29/2023, tentando no máximo do possível trazer “Spoilers leves”, que não estraguem a leitura daqueles que ainda não conhecem uma determinada série ou ainda não leram o capítulo em questão – quando for necessário comentar um spoiler, irei deixar avisar que a informação é um spoiler, assim SPOILER -. Peço para vocês também avisarem quando forem discutir um capítulo utilizando a modalidade spoiler. Os comentários que disserem spoilers sem esconder a frase serão excluídos.
E concluindo, a minha visão sobre os capítulos NÃO É uma verdade absoluta, sinta-se livre de discordar de modo respeitoso. O objetivo é criar um espaço para discutir de modo harmonioso sobre as séries da Weekly Shonen Jump. Sem mais delongas, vamos lá:
20 – Kill Ao (Kill Blue) c09: Essa briga pela mão da protagonista, além de ter soado errada, foi simplesmente terrível. Eu realmente acho Kill Ao a pior série entre as quatro que estrearam – Sim, pior que Nue no Onmyouji -. Mesmo o mangá ainda sendo bem desenhado e ter ideias criativas para o combate, os personagens e a trama da história são vergonhosos. Essa luta com a chupeta, para mim, é um dos capítulos mais cringe que li nos últimos dois anos. Horrível, tenho uma vontade ENORME de dropar esse mangá (E eu droparia se não estivesse escrevendo os melhores da semana).
19 – Ichinose-ke no Taizai c29: Sim, era óbvio que aquele X personagem era o irmão mais velho que todo mundo tinha esquecido a existência, todas as pistas estavam presente desde a sua primeira aparição… Ah pelo amor de Deus, eu não aguento mais esse mangá, tudo que é revelado é completamente irrelevante, pois o autor (a) coloca um plot-twist todo capítulo, plot-twist que acabam negando as afirmações do capítulo anterior. Não é que uma revelação construída no qual você vê os detalhes ao longo dos capítulos e pode teorizar algo lógico, são simplesmente surpresas tiradas do nada. No próximo capítulo vamos descobrir que ele não é o irmão mais velho e nenhum dos personagens apresentados até agora realmente existem, são reflexos dos pecados que ele cometeu durante a sua miserável vida de orfão serial killer (e o rosto de cada um é na verdade o rosto das vítimas).
E sabe? ISSO FARIA TODO SENTIDO MESMO EU INVENTANDO AGORA, POIS MAIS NADA NESSA SÉRIE FAZ SENTIDO. É SIMPLESMENTE UMA TENTIVA INÚTIL DE CHOCAR POR CHOCAR, REVELAÇÕES TIRADO DO C*… Pronto, acabou vamos voltar para a normalidade, próxima série.
18 – Do Retry c07: Esse capítulo é um outro exemplo do motivo pelo qual “Do Retry” é um mangá objetivamente ruim. Enquanto a luta teve seus momentos interessantes, o desenvolvimento dos personagens não tem sentido algum. O adversário, que passou 1 semana escavando para salvar a irmã, perdeu a batalha para o protagonista simplesmente porque não tem UM CORAÇÃO FORTE COMO O DO NOSSO HERÓI, que na força do protagonismo aguentou todas as pancadas possíveis. Qual é o sentido disso? Nenhum. Do Retry tem um roteiro terrível, uma arte inconstante, mas entrega bons momentos… que não são suficientes para salvar a série.
17 – Boku no Hero Academia c391: Nada acontece feijoada. Essa semana tivemos 9 páginas no qual nada aconteceu, eu sinceramente acho isso muito decepcionante, mas sabemos que a saúde do Horikoshi, autor de Boku no Hero Academia é muito frágil. Isso me deixa ainda mais triste, pois se torna cada vez menos improvável que o autor retorne a revista após Boku no Hero Academia. Avaliando PURAMENTE o capítulo, esquecendo todas as causas dessas poucas páginas, foi realmente um capítulo muito decepcionante.
16 – Nue no Onmyouji c06: É ruim? É… é só isso mesmo, Nue no Onmyouji é um mangá ruim. Essa semana a série diminuiu um pouco o ecchi (que já não é tão presente assim) para apresentar aquela dinâmica clichê de “a garota que apenas conheci é a nova estudante da minha sala”, nada de novo e nada de interessante, na minha opinião. Eu não consegui rir das piadas, mas percebi que muitos japoneses gostaram dessa dinâmica. Quem vai entender.
15 – MASHLE c160: Nunca comemorei tanto uma batalha ter terminado, MASHLE está FINALMENTE acabando, obrigado Deus, obrigado universo, obrigado deuses dos mangás. Muitos podem pensar que eu sou hater de MASHLE, mas quem leu minhas primeiras impressões e críticas vão ver que eu elogiava muito a série, contudo, a sua comédia se tornou repetitiva e suas batalhas nunca me convenceram, assim MASHLE se tornou uma leitura chata. Esse capítulo mesmo assim teve certos momentos engraçados, como a expressão do vilão na antepenúltima página. A cena de ação já não é convenceu.
Eu acho que a série ainda terá entre um e três capítulos, para assim terminar antes que ONE PIECE retorne do seu hiato (Já que a revista pode ter, no máximo, 21 mangás ativos). MASHLE, assim, vai terminando a sua história na revista como um mangá que tinha o potencial de ser muito mais do que realmente foi e infelizmente o anime medíocre não ajudou a série a ter um final mais digno.
14 – Jinzou Ningen 100 (Fabricant 100) c26: O ritmo está aumentando, a série está claramente caminhando para o seu encerramento. Provavelmente entramos no seu último arco, indicando assim que o cancelamento está realmente muito próximo. De qualquer modo, esse arco mesmo tendo um ritmo acelerado é melhor que todos os mangás anteriores, que entregaram capítulos de péssima qualidade. Não é que Ningen Jinzou 100 é bom, muito pelo contrário, continua sendo um mangá muito problemático, mas essa edição da Weekly Shonen Jump acabou sendo MUITO FRACA.
13 – Black Clover c362: A situação está tão preocupante no mangá que até o Sekke está tentando motivar o Asta. Eu continuo achando que esse arco começou bem, mas logo caiu em uma narrativa pobre, com lutas pouco criativas, mas eu coloco esse capítulo um pouco acima dos demais porque o autor decidiu destinar algumas páginas para “Sekke” brilhar, e como vocês já sabem, eu gosto quando decidem dar um destaque para os personagens secundários. De qualquer, Black Clover continua entregando um último arco abaixo do esperado.
12 – Tenmaku Cinema c10: Eu acho que Tenmaku Cinema realmente não merece o cancelamento, avaliando a qualidade da revista atualmente. Temos vários outros mangás que estão entregando capítulos bem piores do que Tenmaku Cinema, mas esse capítulo mantém os problemas de todos os anteriores: Não sei por qual motivo a obra se chama “Tenmaku”, já que é o personagem mais irrelevante do mangá. O protagonista continua sem sal, e os demais personagens não são interessante o suficiente ao ponto de eu me importar. O roteiro, contudo, é razoável e consegue desenvolver a série com competência. Eu votaria em Tenmaku Cinema? Não votaria, mesmo assim é melhor que Ningen Jinzou 100, Do Retry, Ichinose-ke no Taizai, Kill Ao e Nue no Onmyouji.
11 – Undead Unluck c163: Esse arco não me está interessando nem um pouco, mas talvez vou gostar de ver Shen vs Billy – e quem sabe Shen vs Fuuko -, já que vamos poder ver tanto a evolução de Shen (quase como um arco de treinamento) quanto algumas dinâmicas de luta legais. De qualquer modo, Andy precisa voltar logo para Undead Unluck e precisamos urgentemente de uma trama mais envolvente, já que a série parece que está longe de terminar (Pelo menos até 2025 o mangá parece que vai chegar), mas o ritmo já está completamente arrastado.
10 – Yozakura-San Chi no Daisakusen c182: Capítulo sem sal, no qual toda a dinâmica acabou não me chamando atenção. Como eu disse semana passada o “hype” do time-skip terminou, agora é o momento de o autor apresentar: 1 – um arco realmente interessante, 2 – uma comédia muito engraçada. Dependendo da estrada que decidir seguir, sendo a mais provável a primeira. Todo esse jogo ou “batalha” (se podemos definir isso uma batalha) não é interessante o suficiente para prender o leitor.
9 – Angou Gakuen no Iroha (Cipher Academy) c28: Com um capítulo mais introdutório para o novo jogo, Angou Gakuen conseguiu mesmo assim me agradar. Esse jogo parece bem interessante e tivemos momentos de tensões, com uma pequena reflexão sobre a existência de duas verdades. Vamos ver como vai evoluir esse jogo. De qualquer modo eu gostaria de ver Angou Gakuen no Iroha mudando cenário, desenvolvendo mais o mundo que parece muito rico e interessante.
8 – Asumi Kakeru (Master Martial Asumi) c01: Eu comentei sobre o primeiro capítulo da série nas primeiras impressões, por isso vocês podem ler o que eu achei AQUI. Só digo uma coisa: Pelo menos Asumi Kakeru o protagonista não usa como técnica para vencer ser espancado pelo adversário até o seu “CORAÇÃO FORTE” fazê-lo perder, né Do Retry?
7 – Nige Jouzu no Wakagimi (The Elusive Samurai) c114: Tivemos um capítulo bem importante nessa semana, com a morte de um personagem importante e uma conclusão interessante ao capítulo (Percebi um time-skip?), porém mesmo assim não consegui me importar tanto. Eu acho a narrativa de Nige Jouzu no Wakagimi no geral bem caótica, com vários problemas que acabam prejudicando bastante a leitura como um todo. A série ainda tem bons momentos, como na passada e de certo modo essa semana, por isso a boa colocação dessa semana.
6 – Ao no Hako (Blue Box) c105: Começamos a segunda fase do mangá, no qual o autor vai ter que desenvolver os acontecimentos dos capítulos anteriores (Vou evitar dizer spoiler por 1 mês, depois será difícil continuar a comentar o mangá sem dizer o que aconteceu no capítulo 104). Tivemos uma pista da estrada que a série vai seguir: Talvez vá se concentrar ainda mais no esporte, já que comentaram sobre o protagonista ter que se dedicar mais ao esporte. E percebemos que por enquanto vão esconder o que aconteceu no capítulo 104, por isso pode se desenvolver um pouco de tensão na casa.
De qualquer estamos somente no começo dessa nova fase, no qual temos uma quantidade enorme de possibilidades a serem desenvolvidas. Eu espero que o autor, porém, coloque mais momentos de tensão, pois sinceramente o capítulo dessa semana não me atingiu tanto. O protagonista atingiu parte do seu objetivo, é o momento de agora desenvolver algo maior, uma nova problemática que dê a série uma razão para continuar existindo.
5 – Witch Watch 113: Eu abri esse capítulo de Witch Watch com preguiça. Primeiro por não estar gostando desse arco, segundo porque a leitura do mangá é sempre bem cansativa, mas eita porra, tivemos um plot-twist nessa semana. Eu achava que íamos ter uma confissão nessa semana, mas não tivemos uma grata surpresa na narrativa – e quem não sabe não vamos ter uma luta na próxima semana, algo muito raro no mangá, já que o autor não gosta de desenhar combates -. Em uma semana bem morna, com capítulos bem mais ou menos, Witch Watch conseguiu se destacar.
4 – Akane Banashi c66: Eu acho sempre divertido como mangás como Akane Banashi incorporam em uma arte como rakugou elementos de “Battle-Shounen”, como o nome dos poderes e habilidades. É o que aconteceu com Akane Banashi nesse capítulo.
Comentando mais o capítulo, eu realmente acho que tivemos um ótimo capítulo nessa semana, pois desenvolveu ainda mais Hikaru, a inimiga de Akane, explicando a sua técnica e o seu treinamento. O desenhista também conseguiu através da sua arte retratar muito bem a habilidade vocal de Hikaru, algo muito complicado. Não considero um dos melhores capítulos de Akane Banashi, mas não posso negar que é um ótimo capítulo.
3 – Boku no Roboco c141: Vou ser sincero: O autor de Boku no Roboco é bom com a comédia, tem um ótimo timing e consegue imaginar boas piadas. Ele aproveitou muito bem o anúncio do filme para criar um sketch divertido que me fez dar risadas sinceras. Agora, depois desse capítulo vou achar INACEITÁVEL que Boku no Roboco não seja lançado no Festival de Cannes, é obrigação do estúdio responsável pelo anime lançar a obra no meio festival de cinema do mundo.
2 – Sakamoto Days c123: Meu deus a Kumanomi deu uma de Mario e matou o cara como fosse um Goomba! Nesse capítulo tivemos uma cena de ação bem eletrizante, com Hyo e Heisuke tentando recuperar a maleta. Semana passada eu disse que queria que os autores desenvolvessem o arco antes da ação, mas mesmo já partindo para ação, eu acho que essa batalha que veremos irá servir somente para desenvolver o arco, não será tão importante assim. Foi um ótimo capítulo, com uma ótima dinâmica, gostei do que li.
1 – Jujutsu Kaisen c226: Após vários capítulos inúteis, a série voltou a entregar um arco de qualidade. Com muito sangue e movimentos rápidos, a batalha entre Sakuna e Gojou está simplesmente eletrizante, e realmente não sei o que irá acontecer: Não sabemos se Gojou irá sobreviver ou não. Também até quando a camisa do Gojou vai resistir, mas pelo que percebi é realmente MUITO RESISTENTE. De qualquer modo realmente muito boa e eu já estou sentindo pena dos animadores do estúdio MAPPA, quando tiverem que animar essa batalha.
Para concluir, eu queria dizer achei essa edição bem fraca sinceramente. Os capítulos BONS mesmo foram somente os seis primeiros colocados, por isso Jujutsu Kaisen não teve uma real concorrência pela primeira colocação essa semana. Em situações normais esse capítulo de Jujutsu Kaisen estaria no TOP 5, mas não em primeiro.
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #30.
PARA VOTAR NA WSJ #29, CLIQUE AQUI
RESULTADO DA VOTAÇÃO DA WSJ #28 (Analyse It)
1-Ao no Hako: 9.67
2-One Piece: 8.60
3-Angou Gakuen no Iroha: 8.00
4-Nige Jouzu no Wakagimi: 8.00
5-Akane Banashi: 7.78
6-Undead Unluck: 7.71
7-Sakamoto Days: 7.50
8-Tenmaku Cinema: 7.30
9-Witch Watch: 7.25
10-Jujutsu Kaisen: 6.71
11-Black Clover: 6.50
12-Yozakura-san Chi no Daisakusen: 6.43
13-Ichinose-ke no Taizai: 6.27
14-Boku to Roboko: 6.00
15-Jinzou Ningen 100: 5.86
16-Kill Ao: 5.70
17-Do Retry: 5.67
18-Mashle: 4.78
19-Nue no Onmyouji: 4.44
Capítulos Favoritos:
1.Ao no Hako (78,6%)
2.One Piece (57,1%)
3.Akane Banashi, Angou Gakuen no Iroha (21,4%)
5.Jujutsu Kaisen, Nige Jouzu no Wakagimi, Witch Watch, Tenmaku Cinema (14,3%)
Para ver o histórico das votações, clique AQUI