Eu sei que tinha dito que não iriamos ter mais “Melhores da Semana”, MAS de novo, vocês continuaram a pedir. Como a análise do Ranking Oricon deu muitas poucas visualizações, eu decidi trazer de volta os “Melhores Capítulos da Semana”, no qual o público demonstrava mais interesse. Sobre o Oricon, vou trazer ele nas análises semanais da TOC da Jump SQ, Shonen Jump, Shonen Magazine e Young Jump.
Nessa semana irei comentar sobre os mangás da Weekly Shonen Jump #28/2023, tentando no máximo do possível trazer “Spoilers leves”, que não estraguem a leitura daqueles que ainda não conhecem uma determinada série ou ainda não leram o capítulo em questão – quando for necessário comentar um spoiler, irei deixar avisar que a informação é um spoiler, assim SPOILER -. Peço para vocês também avisarem quando forem discutir um capítulo utilizando a modalidade spoiler. Os comentários que disserem spoilers sem esconder a frase serão excluídos.
E concluindo, a minha visão sobre os capítulos NÃO É uma verdade absoluta, sinta-se livre de discordar de modo respeitoso. O objetivo é criar um espaço para discutir de modo harmonioso sobre as séries da Weekly Shonen Jump. Sem mais delongas, vamos lá:
19. MASHLE c159: ACABA PELO AMOR DE DEUS, ACABA.
18. Kill Ao (Kill Blue) c08: Eu acho tudo em Kill Ao ruim, tudo mesmo. Esse episódio apresenta um novo adversário para o protagonista e sinceramente é tudo tão banal e tão ridículo ao mesmo tempo. O design infantilizado do novo personagem é vergonhoso (UMA CHUPETA MEU DEUS), a sua personalidade é embaraçante e todo o plot é questionável, aliás, melhor dizendo, todo o mangá é questionável, não acrescenta em nada e na minha opinião poderia ser já cancelado.
17. Do Retry c06: Eu quero gostar muito de Do Retry, pois eu vejo um potencial na série, mas ao mesmo tempo vejo que o Kirarazaka é muito ruim como autor. Não tem como eu votar em uma série como essa, mesmo quando entrega capítulos bons, pois o autor em qualquer momento vai lançar algo extremamente ruim. Esse capítulo estava proseguindo até bem, mostrando uma batalha de boxe legalzinha, ao ponto de eu pensar “Agora a série se recupera dos capítulos ruins”, mas aí o inimigo solta um Gomo Gomo no Jet Pistol que deforma toda a anatomia do protagonista, criando uma página dupla tão mal desenhada que acabei caindo na gargalhada. Intankável.
16. Nue no Onmyouji (Nue’s Exorcism) c05: Olha a série ao passar dos capíotulos melhorou em comparação ao primeiro capítulo, eu acho isso inegável, mas eu li esse capítulo três vezes para entender toda a dinâmica da placa e não consegui entender. De qualquer modo, Nue no Onmyouji tem uma comédia divertida, mas é extremamente confuso, com pulos de narrativa que chegam a ser esquizofrênicos. É uma série extremamente ruim, mas mesmo assim, não é chata. Como Battle-Shounen é terrível, já que a arte do autor continua muito instável, mas como comédia é menos ruim, por isso eu acabo dando algumas risadas mesmo achando tudo sem sentido e péssimo.
15. Jinzou Nigen 100 (Fabricant 100) c25: Quando uma série começa a “feder” a cancelamento é normal perdemos um pouco o interesse pelo o que acontece naquele mangá. Essa “traição”, que eu acho que não tenha sido realmente uma traição, nem me interessa. Pois tudo que vai acontecer daqui em diante é um modo para terminar a série em poucos capítulos (com direito a um grande pulo de narrativo para assim o protagonista derrota o vilão principal em um ou dois capítulos).
14. Black Clover c361: Teve momentos que esse arco me motivou, eu disse “AGORA VAI”, esse não é um desses momentos. Eu acho que o Tabata está entregando cenas grandiosas sem conseguir dar a tensão necessária para que o leitor possa sentir essa grandiosidade. Isso acontece justamente por causa da estrutura desse arco que é extremamente clichê e repetitiva, já vimos isso em Black Clover. Tivemos simplesmente mais um capítulo ruim, mas bem desenhado.
13. Undead Unluck c162: Não é que Undead Unluck entregou um capítulo com uma batalha ruim, é que simplesmente não me interessou nada nela. Esse arco no geral não me está interessando muito, caindo nessa “ZONA DA INSIGNIFICÂNCIA”, no qual eu leio por ler. Eu sei que a maioria das pessoas gostam de torneios, mas esse parece tanto com uma versão light dos torneios de Dragon Ball, que realmente acaba sendo chato de se ler.
12. Tenmaku Cinema c09: Tenmaku Cinema continua sendo um único mangá nessa leva que se salva, já que é também o único que entrega um roteiro minimamente aceitável. Não o considero bom, já que tem vários problemas: Falta de antagonismo, protagonista que parece comida de hospital de tão sem sal, Tenmaku que deve ter somente emprestado o seu nome ao mangá, já que não tem nenhuma utilidade no roteiro, e muitos outros problemas, MAS mesmo com seus problemas, tem uma história aceitável. Esse capítulo apresenta um dinâmica de gravação interessante, com a chegada de um novo personagem, que pode acabar dando um pouco mais de dinâmica nessa série morna.
11. Ichinose-ke no Taizai c28: Comparando aos últimos capítulos, vimos uma grande melhoria por parte da série, que graças a Deus, não apostou em mais um “PLOTWIST”, mas a narrativa acabou sendo tão caótica e mal desenvolvida nos últimos 8 capítulos, que a série perdeu um pouco do seu impacto. Eu não consigo mais me importar com os personagens como eu me importava antes. Então Ichinose-ke no Taizai agora precisa entregar mais capítulos de desenvolvimento, para assim eu voltar a gostar de ler o mangá. Por enquanto, é simplesmente uma leitura mediana.
10. Witch Watch c112: Não é somente Ao no Hako que está em períodos de declarações de amor não, parece que Witch Watch está preparando o terreno para criar um casal também, contudo, diferente de Ao no Hako, estou achando todo esse desenvolvimento um pouco chato. Os capítulo não estão sendo engraçados o suficiente e também não estão sendo emocionante o suficiente, caindo assim na “ZONA DO TÉDIO”, no qual eu simplesmente leio os milhões de balões de Witch Watch querendo somente dormir.
9. Yozakura-San Chi no Daisakusen c181: Antes de começar o jogo, o autor decidiu dar um pequeno destaque para o Kengo e a Shion, em um capítulo mais voltado para a comédia. Todo esse arco está sendo muito menos dramático que os anteriores, mas eu estou gostando sinceramente, já que as duas crianças são personagens simpáticos que eu sigo sem nenhum esforço. Contudo eu acho que cedo ou tarde, o autor vai ter que voltar a entregar arcos mais significativos, já que o “hype” do Time-Skip acabou e os últimos capítulos foram simplesmente mornos para mim.
8. Angou Gakuen no Iroha c27: Primeiro NEM FUDENDO MEUS AMIGOS eu li aquela página de cabeço para baixo. Estava lendo o capítulo pelo computador e não sou louco de virar minha tela de cabeça para baixo. Deste modo, não faço a minima ideia do que disseram naquela página. Sobre o “joguinho” desse capítulo: Divertido, é algo que eu jogaria com meus amigos. Não é um capítulo espetacular, que nem requer muita inteligente do leitor (A série já entregou desafios mais complexos), mas mesmo assim é um capítulo legalzinho. Espero ver a série, cedo ou tarde, desenvolvimento mais o mundo e menos a escola.
7. Akane Banashi c65: Tivemos já a apresentação do Zenmai e acabou de terminar aquela do Kaichi, então esse capítulo acabou sendo mais de transição entre a apresentação do Kaichi e a próxima, que será da Hikaru, mas mesmo assim tivemos um pouco de drama, com o diálogo tenso entre a Hikaru e a Akane, com a Hikaru revelando que seu objetivo é principalmente derrotar a Akane. Eu acho isso estranho, já que a Akane não é tão importante assim no mundo do Rakugou para ser o objetivo de profissão de uma pessoa (mesmo o roteirista já tendo o desenvolvido a rivalidade delas antes), mas mesmo assim gostei do capítulo.
6. Sakamoto Days c122: Após o ESPETACULAR arco sobre o passado de Sakamoto, o autor está começando a desenvolver o novo arco; e espero que não comece as cenas de ação logo, pois eu quero ver um pouco dos personagens se adaptando a Tailândia. De qualquer modo, Sakamoto Days entregou um capítulo introdutório divertido (Não me pergunte o porquê, mas ri muito da ideia de um “gate” para assassinos) e mesmo assim bem desenhado. Eu acho que esse será um dos melhores arcos da série até então, estou sentindo isso.
5. Nige Jouzu no Wakagimi 113: Eu gosto do Yusei Matsui, mas na minha opinião ele não é bom em desenhar guerras, já que não consegue dar aquela sensação de perigo e dinâmica, que por exemplo vemos em Kingdom, resultando assim em batalhas rápidas e insípidas. Contudo, ele sabe desenhar lutas entre os personagens, deste modo esse capítulo no qual vemos dois personagens lutando foi muito mais interessante que tantos outros que o autor entregou nos últimos meses. Nige Jouzu no Wakagimi voltou a entregar um capítulo de boa qualidade.
4. Boku no Roboco c140: O humor de Boku no Roboco varia entre ser muito ruim ou muito bom, nesse caso acabou acertando. As piadas sobre o “Nyonta” sendo levado para o safari parque e depois para a savana foram em grande parte bem divertidas e tiveram um bom timing. As expressões de Roboco e Nyonta foram bem divertidas, já que a relação entre os dois é hilária. Deste modo, Boku no Roboco conseguiu entregar um capítulo de boa qualidade.
3. Jujutsu Kaisen c225: Depois de um arco inútil, o Gege Akutami parece que voltou a entregar algo de interessante – mesmo que ainda muito acelerado -. Primeiro eu gostei muito da diagramação desse capítulo, que conseguiu dar uma dinâmica ótima para as batalhas. Ler mangás de autores veteranos é bom justamente por quê vemos també uma técnica narrativa mais avançada e complexa – Gege Akutami sabe controlar muito bem a diagramação das páginas de um mangá -. Sobre o encerramento desse capítulo, tivemos a continuação da batalha, com a possível morte de um personagem importante. A cena é simplesmente chocante e incrível, contudo o Gege Akutami é famoso por quase matar certos personagens, por isso, não dizer que “X” personagem morreu.
2. ONE PIECE c1086: Oda decide realizar sua cirurgia justamente quando está entregando uma das melhores sequências de capítulos dos últimos anos. Todo esse arco de “IMU” é simplesmente espetacular e está criando um “hype” absurdo para o último arco. Estou cada vez mais convencido que, ONE PIECE, vai chegar a 2030 na revista, pois teremos certamente uma grande luta contra os “deuses” e também uma grande luta contra Barba-Negra, que na minha opinião não será a última de ONE PIECE, somente essas duas lutas devem durar dois anos, conhecendo Oda. Depois toda a preparação e desenvolvimento para essas lutas? Eu diria 5 anos.
1. Ao no Hako (Blue Box) c104: Eu sabia que esse capítulo seria espetacular quando os editores colocaram Ao no Hako em primeiro lugar na TOC. Então, eu tenho certeza que Ao no Hako não está terminando e estou eufórico pela estrada que a série está percorrendo. Ao invés de criar mil volumes no qual o protagonista se declara no último capítulo, decidiu renovar essa dinâmica, criando algo muito mais interessante. Gostei muito que a Chinatsu também se declarou para o Taiki, eu acho que vamos ter um arco de desenvolvimento da relação entre os dois. Ao no Hako, prova mais uma vez que não deve ser comparado aos demais romances shounen do mercado, já que mesmo sendo para adolescentes, continua tentando entregar uma obra realista e fora da caixa.
Venha avaliar de 3 a 10 cada um dos capítulos da Shonen Jump #28 que você leu!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #29.
PARA VOTAR NA WSJ #28, CLIQUE AQUI