Aqui estamos com a Shonen Magazine, com uma TOC que nos ajuda a entender melhor os mangás que estão em risco de cancelamento, mas que também me faz questionar a estratégia que os editores estão adotando com Shangri-La Frontier.
TOC Weekly Shonen Magazine #29
Sentai Daishikkaku c100 (Página Colorida de Abertura)
01 – Kuroiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsuujinai c94
Brave Bell c02
Yowa Yowa Sensei c30 (Página Colorida)
02 – Kanojo, Okarishimasu c287
03 – Hajime no Ippo c1425
04 – Kiraboshi Oujou-sama no Kyuubon c30
05 – Shangri-La Frontier c136
06 – Kakkou no Iinazuke c162
07 – Edens Zero c244
08 – Seitokai no mo Ana wa Aru! c51
09 – Akabane Honeko no Bodyguard c37
10 – Mokushiroku no Yonkishi c111
11 – Amagami-san Chi no Enmusubi c97
12 – Soredemo Ayumu wa Yosetekuru c205
13 – Gachiakuta c60
14 – Ao no Miburo c82
15 – Usayama Joshi Koukou 2-nen 1-kumi!! c09
16 – Dead Account c21
17 – Hinata-San, Hoshino desu. c43
18 – Megami no Café Terrace c110
19 – Kitazawa-Kun wa A-Class c27
20 – Kanan-sama wa Akumade Choroi c55
Fumetsu no Anata E c174 (Nunca é ranqueado)
Em primeiro lugar tivemos Kurooiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsuujinai, que conquistou uma incrível primeira colocação, no qual os editores mostram que apoiam a série. O mangá tem boas vendas para o padrão da revista, mas insignificantes na realidade do mercado (entre 35 a 45 mil cópias mensais), contudo os editores sabem que talvez com um anime a situação pode mudar. Em segundo lugar tivemos Kanojo Okarishimasu que vai receber página colorida de abertura na edição #31 em comemoração ao lançamento da sua terceira temporada do anime. A obra é um dos mangás de romance de maior sucesso da história da revista e é normal os editores divulgarem uma sua nova temporada.
Em terceiro lugar tivemos Hajime no Ippo que continua sendo um dos mangás mais importantes da revista, mesmo tendo mais de 30 anos de vida. Em quarto lugar tivemos um mangá que está em uma colocação alta, mas é um dos favoritos a ser cancelado, Kiraboshi Oujou-sama no Kyuubon. O seu último volume vendeu 3 mil cópias em 4 dias, um resultado ridiculo que mostra que a série não tem força comercial, nem para os padrões da Magazine. Kiraboshi deste modo, junto com Dead Account, é um dos favoritos para ser cancelado da revista após o encerramento de Hinata-San e A-Class.
Em quinto lugar tivemos Shangri-La que sim recebeu uma boa colocação, mas continua sendo uma posição logo abaixo de Kiraboshi que vende nada. Eu ainda acho que Shangri-La não está recebendo propaganda suficiente na revista. Eu acho que os editores deveriam dar mais páginas coloridas para Shangri-La, dar uma capa alguns meses antes do anime estrear (Lembrando que seu anime vai estrear em Outubro) para assim ir construindo o hype em relação ao anime da obra. O trailer anime de Undead Unluck está a 922 mil visualizações, Sousou no Frieren tem 849 mil visualizações, enquanto de Shangri-La está com 452 mil, perdendo a corrida contra seus concorrentes diretos. Lembrando que vai ter também o anime de Spy x Family e Jujutsu Kaisen. Shangri-La está arriscando ter o mesmo destino de MASHLE, ser esquecido no meio de uma temporada de alta qualidade.
Em sexto lugar tivemos Kakkou no Iinazuke que continua estável na revista. Logo após tivemos Edens Zero, na sétima colocação. A série está com um anime em exibição, por isso os editores sempre reservam algumas páginas da edição para divulgar esse anime, mesmo quando Edens Zero não recebe uma página colorida. Em oitavo lugar tivemos Seitokai no mo Ana wa Aru, que está com vendas boas para sobreviver na revista, mas eu não vejo relevância no mercado por parte da série. A maioria dos leitores comuns nem sabem quem é Seitokai. Em nono lugar tivemos Akabane Honeko no Bodyguard, que mesmo não sendo um sucesso em vendas, vende o suficiente (15 a 20 mil cópias mensais) para sobreviver na revista.
Em décimo lugar tivemos Mokushiro no Yonkishi, que entre os sete mangás lançados pela Magazine nesse mês, FOI O ÚNICO a entrar no Ranking Oricon, demonstrando que a Shonen Magazine também está em crise. A revista realmente tem uma grande dificuldade em encontrar novas séries de sucesso, que consigam quebrar a bolha da revista. Mokushiro no Yonkishi vendeu 29 mil cópias em 4 dias, um bom resultado, mas muito longe das vendas de Nanatsu no Taizai.
Pulando para a décima terceira colocação tivemos Gachiakuta que os editores meio que largaram o osso em relação a série, já que não conseguiu convencer em vendas como devia. Gachiakuta assim que está constantemente na zona intermediária, sem ganhar página colorida de abertura ou até mesmo uma normal. A situação deve continuar assim até quando ganhar um anime, mas eu acredito que seu anime será um pouco tardio, quando a série tiver quatro anos de vida. A situação de Gachiakuta é uma pena, mas a série não corre risco de cancelamento, por isso se você está interessado em ler o mangá, dê uma chance. Eu acho que vale a pena dar uma lida para ver o que vocês acham.
Em décimo quarto lugar tivemos Ao no Miburo que vendeu esse mês mais que o já cancelado Hinata-San, e a dupla dinâmica em risco Kiraboshi e Dead Account, por isso não corre risco de cancelamento. A série vendeu em 4 dias um pouco mais de 5 mil cópias, indicando assim uma venda mensal de 9 mil a 12 mil cópias, um resultado que parece bem baixo, mas para o padrão da revista é mesmo assim suficiente. Para ser cancelado uma série tem que vender menos de 6 a 8 mil cópias por mês, quantidade que Ao no Miburo consegue superar (não por uma grande margem, mas consegue).
Em décimo quinto lugar tivemos Usayama que irei esperar o primeiro volume ser lançado para opinar. Em décimo sexto lugar tivemos Dead Account que continua vendendo mal e continua em risco de cancelamento. Em décimo sétimo lugar tivemos Hinata-San que teve o seu ENCERRAMENTO anunciado para a edição #33 – sim a Weekly Shonen Magazine anuncia encerramentos, como a Weekly Shonen Jump também deveria fazer, por respeito aos leitores -. Hinata-San não conseguia nem entrar no TOP 500 dos mais vendidos da semana, por isso eram vendas absurdamente baixas. Cancelamento mais do que previsível, os próximos devem ser Dead Account e Kiraboshi.
Em décimo oitavo lugar tivemos Megami no Café Terrace que deve dar um pulo em posições na próxima posição. Lembrando que os editores gostam de classificar também séries populares nas últimas colocações, para deixar toda a revista mais equilibrada. Em décimo nono lugar tivemos o já cancelado A-Class que vai terminar na próxima semana… Vendia mal e os editores decidiram cancelar, é somente isso mesmo. E vamos ser sinceros, era um ecchi bem ruim. Em vigésimo lugar tivemos Kanan-Sama que tem vendas superiores a Ao no Miburo, não são nada demais, mas eu acho que vende o suficiente para se manter na revista, por isso não deve estar correndo risco de cancelamento, mas nunca se sabe.