Com um pequeno atraso, trago para vocês a TOC da Weekly Shonen Magazine, juntamente com uma análise sobre quais animes da temporada de Outubro 2023 devem se tornar um sucesso – e como a Magazine vai errar em lançar os animes de Shangri_la e Mokushiroku no Yonkishi em outubro -.
TOC Weekly Shonen Magazine #27
Capa: Japonesa sorrindo com uma franja de qualidade duvidosa
Megami no Café Terrace c108 (Página Colorida de Abertura)
01 – Edens Zero c242
02 – Kanan-sama wa Akumade Choroi c53
03 – Sentai Daishikkaku c98
Kaminagas Ijima Rinne no Niko (One Shot, Página Colorida)
Usayama Joshi Koukou 2-nen 1-kumi!! c07
04 – Hajime no Ippo c1423
Akabane Honeko no Bodyguard c35 (Página Colorida)
05 – Seitokai no mo Ana wa Aru! c51
06 – Kanojo, Okarishimasu c285
07 – Ao no Miburo
08 – Kakkou no Iinazuke
09 – Gachiakuta
10 – Amagami-san Chi no Enmusubi c95
11 – Soredemo Ayumu wa Yosetekuru c203
12 – Yowa Yowa Sensei c28
13 – Mokushiroku no Yonkishi c109
One-Shot
14 – Kitazawa-Kun wa A-Class c25
15 – Kuroiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsuujinai c92
16 – Kiraboshi Oujou-sama no Kyuubon c28
17 – Dead Account c19
Fumetsu no Anata E c174 (Nunca é ranqueado)
18 – Hinata-San, Hoshino desu. c41
Ausentes: Shangri-La c134, Blue Lock c219
Em primeiro lugar tivemos Edens Zero, que continua recebendo boas colocações por dois motivos: O primeiro é que o anime está em exibição. O segundo motivo é a ótima relação entre o autor e a Magazine, lançando já três sucessos na revista. Agora, o Hiro Mashima vai lançar na Shonen Magazine mensal um novo mangá, chamado de “Dead Rock” e eu acredito que assim que Edens Zero acabar (está em seu último arco), o Mashima deve anunciar uma nova série na Weekly Shonen Magazine.
Em segundo lugar tivemos uma melhoria na posição de Kanan-Sama, mas não pense que a série vende horrores. Em 1 mês entre 20 e 30 mil cópias, um resultado que é bom para a revista, nada demais para o mercado, deixando a série como o décimo terceiro mangá que melhor vende na revista atualmente (aproximadamente). Em terceiro lugar tivemos Sentai Daishikkaku, que vai receber uma página colorida de abertura na edição #29, em comemoração ao seu centésimo capítulo. Em quarto lugar tivemos Hajime no Ippo, que tendo 33 anos de vida, continua sendo um dos principais mangás da revista, com vendas superiores a 50 mil cópias por volume.
Em sexto lugar tivemos Kanojo, Okarishimasu que vai receber uma terceira temporada em Julho. O mangá, deste modo, no mês de junho e julho deve receber um grande destaque por parte dos editores. É provável que também receba entre as edições #31 e #33, uma página colorida de abertura. Em sétimo lugar tivemos Ao no Miburo, que eu acho que sofre com a Line-Up cheia de ecchi e romances. Tem muitos leitores da Magazine que não ligam para Battle-Shounen ou para séries diferentes do ecchi ou do romance, resultando assim em vendas baixas para mangás que não são ecchi. De qualquer modo, Ao no Miburo mesmo sendo um dos mangás que menos vende na revista, não corre risco de cancelamento.
Em nono lugar tivemos Gachiakuta, que quando eu digo que vende abaixo do esperado (o que é verdade), não estou dizendo que a série corre risco de ser cancelada; A série deve vender em 1 mês entre 30 e 40 mil cópias. Está entre a décima primeira e décima terceira série que mais vende na revista, mas continua a frente de outras sete ou oito séries, dependendo do mês, então, Gachiakuta não corre risco de ser cancelado. Contudo eu acho que Gachiakuta sofre do mesmo problema de Ao no Miburo, está em uma revista no qual o público QUER mais mangás de romance – em uma Weekly Shonen Jump ou Weekly Shonen Champion, estaria vendendo mais. Não absurdamente mais, já que a Champion alcança menos leitores e a Shonen Jump tem mangás que vendem entre 30 e 40 mil cópias em 1 mês, mas eu acho que por exemplo na Weekly Shonen Jump, Gachiakuta venderia entre 60 e 70 mil cópias, justamente por causa do “hype” que um Battle-Shounen teria na Jump.
Em décimo segundo lugar tivemos Yowa Yowa Sensei, que vai ganhar uma página colorida. Isso significa que a série está indo bem? Semana passada Kiraboshi estava entre os primeiros colocados e eu disse que na Magazine as posições na TOC são bem menos importantes que na Weekly Shonen Jump. Temos que usar mais as vendas para ver quais são as séries que correm risco de ser canceladas, e nesse caso, Yowa Yowa Sensei corre risco. Ainda tem Dead Account, Kiraboshi e Kitazawa-kun em situação pior, contudo, mesmo assim a situação de Yowa Yowa Sensei não é tranquila. O mangá pode sim ser cancelado ainda esse ano.
Em décimo terceiro lugar tivemos Mokushiroku no Yonkishi, que vai ganhar um anime em outubro desse ano. Como já comentei no passado, a temporada de Outubro de 2013 está LOTADA de mangás de sucessos, e a atenção do público é limitada. Parte do público já vai estar comentando as novas temporadas de Jujutsu Kaisen, Shingeki no Kyojin e Spy x Family, por isso não temos tanto espaço para as novas séries. Vemos por exemplo nessa temporada somente Oshi no Ko recebendo realmente um boost, já os demais novatos: Tengoku Daimakyou, Jigokuraku, MASHLE e Megami no Terrace, por mais que tenham espectadores, não recebem boost algum. Acontece que no máximo DUAS SÉRIES recebem um boom boost em vendas em uma temporada de animes, mas é normalmente somente uma, como está acontecendo na Spring 2023.
Deste modo, é provável que somente um desses mangás receberá um grande boost, já que eles vão estar concorrendo entre sí e também contra Jujutsu Kaisen, Shingeki no Kyojin e Spy x Family.
- Mokushiroku no Yonkishi
- Shangri-La Frontier
- UNDEAD UNLUCK
- Sousou no Frieren
Atualmente eu acho que vamos ver Sousou no Frieren ganhando um boost, Mokushiroku no Yonkishi recuperando alguns leitores de Nanatsu no Taizai, por fim Shangri-La e UNDEAD UNLUCK comendo poeira já que o público não vai poder acompanhar mais de quatro mangás ao mesmo tempo (Sousou no Frieren, Shingeki no Kyojin, Jujutsu Kaisen e Spy x Family devem ter prioridade). Inclusive, eu acho de uma burrice enorme da Magazine lançar o anime de Shangri-La Frontier e Mokushiroku no Yonkishi em uma temporada com tantos animes de alta qualidade, já que ambos os animes vão ter uma qualidade mediana.
Em décimo quarto lugar tivemos Kitazawa-Kun was A-Class, que como eu já estava comentando nas semanas passadas corria risco de cancelamento. Foi anunciado que a série irá terminar na Edição #30, e provavelmente nas edições seguintes vamos ter algum novo mangá. Já que a nova série, Brave Heart, que vai estrear na próxima semana, entra no lugar de Kanojo mo Kanojo, que terminou naturalmente duas semanas atrás. Kitazawa-Kun é um ecchi que teve uma péssima recepção e juntamente com Dead Account e Kiraboshi, era o mangá que menos vendia na revista. Cancelamento mais do que previsível.
Os próximos dois que devem ser cancelados ainda esse ano são justamente: Dead Account e Kiraboshi, que vendem extremamente mal, menos de dez mil cópias por volume. A última colocada, Hinata-San corre risco de cancelamento, mas eu acho que essas outras duas obras estão correndo um risco maior. Porém, não seria chocante se Hinata-San mesmo assim acabasse sendo cancelada.
Notícias referente aos dias 02/06 até 10/06:
10/06 – Terceira temporada do anime de Kanojo, Okarishimasu vai estrear no dia 7 de Julho
09/06 – Kitazawa-Kun wa A-Class será encerrada na Weekly Shonen Magazine #30
06/06 – “Brave Heart”, nova série da Weekly Shonen Magazine, vai estrear na edição #28.