Na edição no qual tivemos o encerramento de MASHLE, tivemos o primeiro ranking de Nue no Onmyouji que confirmou o que todos nos já suspeitávamos. Venha ver a mais nova TOC da revista:
TOC Weekly Shonen Jump #31:
Jujutsu Kaisen c227 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Nige Jouzu no Wakagimi c116
02 – SAKAMOTO DAYS c125
Ice Head Gill c02 (Página Colorida, 25 páginas)
03 – Kill Ao c11
04 – Nue no Onmyouji c08
MASHLE c162 (Página Colorida, FIM, 24 páginas)
Asumi Kakeru c03 (23 páginas)
05 – Boku to Roboco c143
06 – Ao no Hako c107
Yozakura-san Chi no Daisakusen c184 (Página Colorida)
07 – Witch Watch c115
08 – Akane Banashi c68
09 – Ichinose-ke no Taizai c31
10 – Undead Unluck c165
11 – Angou Gakuen no Iroha c30
12 – Tenmaku Cinema c1218. Jinzou Ningen 100 c28
13 – Do Retry c09
Ausentes: Black Clover c364, Boku no Hero Academia c393, Ruri Dragon c07 (Hiato), Hunter×Hunter c401 (Hiato) e One Piece c1087 (Hiato)
Prévia Weekly Shonen Jump #32:
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Roboco
Página Colorida: Akane Banashi, Undead Unluck e KochiKame (One-Shot Especial)
O QUE É A TOC: Como tempos muitos novos leitores chegando, vou dar uma explicação rápida: A TOC, acrônimo de Table of Content, é por isso o INDICE DA REVISTA, no qual os editores mostram para os editores a ordem de leitura dos mangás, contudo a Weekly Shonen Jump segue desde sua criação a “Supremacia dos questionários”, que seria que os mangás que são mal avaliados pelo público (que pode votar semanalmente nas suas séries preferidas) acaba sendo cancelado. A TOC, como já foi explicado pelo próprio Oda, não segue o resultado da votação desse questionário, mas é sim uma mistura de: Popularidade da série (Questionário + Vendas), qualidade do capítulo da semana (de acordo com os editores) e querer do editor (por isso se devem divulgar alguma série).
Com a TOC, deste modo podemos saber o que os editores estão pensando de uma determinada série e como está indo a votação nos questionário (no qual chamamos de “Popularidade Interna”, que é diferente da “Popularidade Externa”, que são os leitores do mangá que NÃO COMPRAM a revista, mas compram os volumes de uma série. One Piece e Jujutsu Kaisen, por exemplo, tem vários desses leitores. Voltando a TOC, normalmente as séries que estão nas últimas colocações tendem a ser canceladas, enquanto os primeiros colocados são os mangás mais populares.
Em primeiro lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que está começando um novo arco após um Time-Skip, assim os editores não estão economizando na propaganda: Na semana passada deram uma página colorida (no primeiro capítulo pós-time skip) e agora a colocaram em primeiro lugar. Eu vou ser sincero, critiquei em 2022 a publicidade que os editores davam para Nige Jouzu no Wakagimi, já que era um mangá que estava tendo uma queda em vendas, mas atualmente diminuíram bastante essas propagandas inúteis. A série está constantemente na zona intermediária e recebe menos páginas coloridas, deste modo divulgar o mangá nesses momentos importantes é correto. Não vou configurar essa ação como um “exagero” por parte dos editores.
Em segundo lugar tivemos Sakamoto Days que vai continuar recebendo ótimas colocações, por dois motivos: O primeiro é que a série está entregando capítulos de qualidade (por isso editores se sentem mais motivados em colocá-lo no começo da revista), o segundo motivo é que a série é o novato mais promissor em vendas, deste modo os editores se sentem ainda mais motivados para deixar Sakamoto Days quase sempre entre os seis primeiros colocados.
Em terceiro lugar tivemos Kill Ao, que continua recebendo boas colocações e deve ser salva da próxima rodada de cancelamento, que deve acontecer em Agosto e Outubro. A questão é saber quanto a série irá vender: Isso só poderemos descobrir em setembro desse ano, quando for lançado o seu primeiro volume… Isso mesmo daqui a 2 meses. Em quarto lugar tivemos Nue no Onmyouji que como tínhamos previsto, recebeu uma boa primeira colocação: O mangá teve uma boa recepção no Japão, principalmente a sua comédia e seus personagens femininos, por isso, conseguiu garantir o seu lugar na revista por enquanto. E como Kill Ao vamos ter que esperar até setembro para saber quanto vende, para assim entender a dimensão do seu sucesso.
Em quinto lugar tivemos Boku no Roboco, que vai ganhar uma capa na próxima semana, juntamente com três anúncios importantes. Eu não teria grandes expectativas para esses anúncios, já que Boku no Roboco já tem um anime e vai ganhar um filme no próximo ano, por isso já conseguiu alcançar o seu ápice nesse quesito. O que pode ser então? Peça teatral, jogo para celular, Light-Novel, um mangá spin-off, e muitas outras coisas. Em sexto lugar tivemos Ao no Hako, que continua com suas vendas estáveis, mas pelo menos são em número considerado alto para o padrão do mercado atual.
Em sétimo lugar tivemos Witch Watch que começou um arco mais voltado para o Battle-Shounen. Eu esperava deste modo uma posição alta nessa semana, mas os editores preferiram dar destaque para outros mangás, compreensível. De qualquer modo o mangá continua na primeira parte da tabela. Em oitavo lugar tivemos Akane Banashi que não está conseguindo superar a marca de 60 mil cópias em 1 mês de vendas, mostrando que a série tem REALMENTE muita dificuldade em aumentar suas vendas. Os editores vão aproveitar o ótimo arco atual para divulgar a série dando duas páginas coloridas seguidas – não é a primeira vez que fazem isso e não acho que vai resultar em um aumento em vendas -. Akane Banashi não vende mal para a revista, mas estamos vendo que a série TALVEZ não tenha capacidade de ter vendas dignas de um pilar ou semi-pilar, como aconteceu com Hikaru no Go e Bakuman.
Em nono lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai que melhorou um pouco suas posições, mas os editores continuam não querendo mais dar tanto destaque para a série após a queda de popularidade e vendas. Em décimo lugar tivemos Undead Unluck que como eu digo toda semana, está somente o lançamento do seu anime em outubro. Em décimo primeiro lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha, que eu acho que está em uma boa situação na verdade. Os editores ainda podem escolher cancelar a série, principalmente se na próxima leva tivermos quatro novas séries (o que é possível), contudo, claramente Tenmaku Cinema, Do Retry e Jinzou Ningen 100 são prioridades.
Em décimo primeiro lugar tivemos Tenmaku Cinema, que está caminhando para seu inevitável cancelado – somente boas vendas no primeiro volume podem salvar a série, mas acho isso mesmo assim improvável -. Em décimo terceiro lugar tivemos Jinzou Ningen 100 que também deve ser cancelado na próxima, juntamente com o último colocado Do Retry, que não teve uma boa recepção do público. Esses três mangás são cancelamentos certos. A questão é, será que os editores vão cancelar um outro mangá ou somente esses três? Eu acho que teremos a resposta em Setembro.
- Será revelado um novo trailer do anime de Undead Unluck no dia 2 de Julho
- O autor de “Aliens Area” irá lançar um novo One-Shot na Jump GIGA SUMMER
- A Capa da Jump GIGA Summer será de Boku no Hero Academia
- Jujutsu Kaisen alcançou 80 milhões de cópias em circulação, uma média de 3.4 milhões por volume.
- Para comemorar o aniversário de 55 anos da Weekly Shonen Jump, na Edição #32 teremos um One-Shot de KochiKame e na Edição #33 de Naruto.
- MASHLE terminou nessa edição #31.
Venha avaliar de 3 a 10 cada um dos capítulos da Shonen Jump #30 que você leu!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #31.
PARA VOTAR NA WSJ #30, CLIQUE AQUI