O segundo e último mangá da leva estreou, e junto trouxe uma TOC muito interessante, que vai revelando a situação da revista, principalmente dos mangás que correm risco de cancelamento. Vamos analisar essa TOC:
TOC Weekly Shonen Jump #30
Ice Head Gil (Capa, Página Colorida de Abertura)
01 – Sakamoto Days
02 – Witch Watch
Asumi Kakeru c02 (Página Colorida)
Nue no Onmyouji c07
03 – Undead Unluck
Ao no Hako (Página Colorida)
04 – Kill Ao
05 – Boku no Hero Academia
06 – Boku no Roboco
07 – Angou Gakuen no Iroha
Nige Jouzu no Wakagimi (Página Colorida)
08 – Akane Banashi
09 – Yozakura-San Chi no Daisakusen
10 – MASHLE
11 – Ichinose-ke no Taizai
12 – Do Retry
13 – Black Clover
14 – Tenmaku Cinema
15 – Jinzou Ningen 100
Ausente: ONE PIECE, Jujutsu Kaisen, Ruri Dragon, Hunter x Hunter
Prévia da Weekly Shonen Jump #31
Capa e Página Colorida de Abertura: Jujutsu Kaisen
Página Colorida: Ice Head Gil, MASHLE, Yozakura-San Chi no Daisakusen
Em primeiro lugar tivemos Sakamoto Days, que já se tornou comum vê-lo na primeira colocação, por isso nem digo mais que é uma surpresa. Sakamoto Days ainda não é um pilar da revista, mas é de longe a série mais lucrativas entre aquelas que não tem um anime, por isso os editores sabem do potencial do mangá e estão preparando o terreno para transforma-la em pilar em 2024. A questão agora é quando Sakamoto Days vai ganhar seu anime? Eu realmente espero que seja já na temporada de abril, para assim os editores já terem um pilar quando Jujutsu Kaisen acabar no primeiro semestre do próximo ano (Eu realmente acredito que Jujutsu Kaisen não passa do primeiro semestre de 2024, mesmo com todas as pausas do autor).
Em segundo lugar tivemos Witch Watch que superou por bem pouco (93 cópias) Akane Banashi em vendas no último volume. O que isso significa? Primeiro é uma boa notícia para Witch Watch que mesmo aumentando suas vendas lentamente, está sempre conquistando novos leitores. A série já superou Nige Jouzu no Wakagimi e agora superou Akane Banashi. Witch Watch vem se demonstrando uma série ESTÁVEL e com capacidade de ter uma adaptação de bom sucesso, algo parecido com Dr. Stone. O segundo significado é ruim para Akane Banashi, que está tendo problemas em vendas desde o seu terceiro volume, mas irei comentar mais sobre isso quando for escrever sobre Akane Banashi.
Em terceiro lugar tivemos uma surpresa, Undead Unluck que deu o pulo do gato e conquistou a terceira colocação. Eu acho que em breve vamos ver uma grande divulgação da série, para criar um “hype” no anime que irá estrear em outubro. Em quarto lugar tivemos Kill Ao que eu continuo não vendo uma boa recepção por parte dos japoneses, contudo, isso não exclui o seu sucesso: A minha análise não inclue dois públicos (O público casual e a Fã-Base). Enquanto o público casual pode sim influenciar, tende a não ser tão diferente dos fóruns e twitter que já é muito usado por qualquer adolescente moderno, mas a fanbase pode acabar sendo um GRANDE DIFERENCIAL em uma leva e uma revista com tantos mangás que não estão dando certo.
Quem viveu na época de Kuroko no Basket sabe que a fanbase da série era uma coisa ABSURDA, não é por nada que era um dos PILARES DA REVISTA, sendo uma das séries mais vendidas do mercado. Então, eu ainda acho que Kill Ao está tendo uma recepção geral ruim, mas deve receber mais votos que Tenmaku Cinema, Do Retry, Jinzou Ningen 100 e TALVEZ Angou Gakuen no Iroha. Deste modo, a sua salvação é justificada.
Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia que está lançando capítulos com menos de dez páginas. É mais do que óbvio que o autor, Horikoshi, não está em condições para desenhar a série, por isso estão picotando os capítulos em duas partes para pelo menos continuarem lançando novo conteúdo. Praticamente Boku no Hero Academia se tornou o primeiro Battle-Shounen curto da revista. Assim que ONE PIECE retornar, é preciso dar um descanso prolungado para o Horikoshi, estou dizendo um descanso de dois ou três meses mesmo. Em sexto lugar tivemos Boku no Roboco que vai ganhar um adaptação cinematográfica no próximo ano, sim, chupa Sakamoto Days e Ao no Hako.
Em sétimo lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha que recebeu mais uma boa colocação: Os editores estão deixando claro que a série tem apoio editorial e não vai ser cancelado nessa leva, diferente de Jinzou Ningen 100 que cedo ou tarde vai terminar (a questão é quando). Mas se as vendas de Angou Gakuen no Iroha não conseguirem superar a marca de 30 mil cópias até o volume 5, provavelmente vai ter o MESMO FIM de PPPPPP, atualmente a série lançou 2 volumes, ambos vendendo 15 mil cópias em 1 mês.
Em oitavo lugar tivemos Akane Banashi, que como comentei no parágrafo de Witch Watch, está em uma situação preocupante. Esse último volume teve uma queda em vendas, mas todos os volumes tiveram. Contudo se ignorarmos a porcentagem “natural de queda por causa da flutuação do mercado”, percebemos que as vendas de Akane Banashi estão estagnada a quatro volumes (desde o volume três), por isso a série não está conseguindo conquistar novos leitores. É culpa da temática da série? Pode ser, mas vimos séries como Hikaru no Go vendendo mais de 900 mil cópias por volume. Eu acredito que os autores não estão conseguindo criar um roteiro que transforme o Rakugou tão interessante assim para os adolescentes que compram os mangás shounen.
Em nono lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen que só está esperando o seu anime estrear em 2024 (provavelmente na temporada de abril). Em décimo lugar tivemos MASHLE que VAI TERMINAR na próxima semana, reduzindo assim a revista para 21 séries ativas (atualmente são 22). Os editores agora podem escolher manter 21 séries (como já fizeram várias vezes ao longo da história) ou cancelar Jinzou Ningen 100, reduzindo para 20 séries (que seria a quantidade “normal” da revista). Vamos ver. Em décimo primeiro lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai que está brigando para não ser cancelado, mas é inegável que entre os mangás que estão mal na popularidade interna (Ichinose-ke, Jinzou Nigen 100, Tenmaku Cinema, Do Retry e possivelmente Kill Ao, Nue no Onmyouji e Angou Gakuen no Iroha) é aquele que vende mais.
Em décimo primeiro lugar tivemos Do Retry que teve sim uma boa recepção nos dois primeiros capítulos, mas depois a qualidade piorou muito e o público parou de apoiar a série, o resultado acabou sendo um primeiro ranking terrível. Lembrando que a TOC não é o resultado da votação de 7 edições atrás, já temos dicas o suficiente que quando a série chega no oitavo capítulo, os editores já sabem a recepção dos quatro primeiros capítulos (pelo menos). Estamos em 2023, era digital, não pense que a Weekly Shonen Jump ainda espera o resultado de votações no questionário para saber se um mangá teve uma boa recepção.
Estudando a TOC dos anos 90 e 2000 já tenho dúvidas se era assim naquela época, já que vi séries sendo mal classificadas a partir do quarto capítulo ou quinto capítulo, principalmente aquelas canceladas com oito a dez capítulos. Se tornou uma “convenção” ocidental o oitavo capítulo (por causa do Bakuman), que mantenho no site por comodidade, mas já vi na 2ch e vários outros sites japoneses utilizarem por exemplo o quinto capítulo. Sempre deixei isso muito claro para vocês desde minhas análises de 2016 e 2017, quando comecei a vagar pelos sites japoneses. Em 1996, por exemplo temos o caso de Kaosu Kansoya que já no terceiro ou quarto capítulo (dependendo do ponto de vista) começou a ser mal classificado por causa de uma péssima recepção, sendo cancelado com apenas nove capítulo. Indicando assim que os editores talvez já tinham informações sobre a recepção da série (mas nunca poderemos confirmar sobre isso) do primeiro capítulo. O seu cancelamento pode ter sido programado desde o começo, mas pode ser também que no quarto capítulo já tinham a recepção do primeiro, e viram que era terrível.
Em 2021 e 2022, vimos por exemplo as séries começarem a ser classificadas realmente a partir do décimo ou décimo primeiro capítulo, por isso os editores atrasaram ainda mais a real classificação, justamente para poderem avaliar por mais tempo uma série. O que quero dizer é que quando vemos séries como Do Retry sendo mal classificada já no sétimo capítulo ou vemos o Pré-Ranking dessa semana de Nue no Onmyouji, em ambos os casos talvez os editores já estão/estavam classificando a série de acordo com a recepção. Vimos alguns casos de mangás que no sétimo capítulo estiveram no topo da TOC, mas por convenção ignoramos essa colocação – e a grande maioria desses se tornou um sucesso -. O que quero dizer que por mais que usamos como convenção o oitavo capítulo, na verdade Do Retry já estava sendo classificado na sua real colocação na semana passada, pois os editores variam de série a série quando começam a classificar um determinado mangá.
Talvez Kill Ao, por exemplo ainda não esteja recebendo sua real colocação, enquanto Nue no Onmyouji em seu sétimo capítulo já esteja recebendo. Vai variar de caso a caso e pelo que eu percebi estudando a revista todos esses anos não podemos usar uma equação exata. É por isso que é importante ao mesmo tempo AVALIAR as posições anteriores ao oitavo capítulo quanto também ter cuidado quando se avalia a posição do oitavo, nono ou décimo capítulo, já que podem não ser as posições reais. Entre o quinto e décimo capítulo uma série ainda está no “LIMBO” da indecisão, e suas posições podem já ser reais como também não podem ser. Por convenção, mesmo assim, já que não tem como sabermos exatamente quando uma série começa a ser bem ranqueada, mantenho o oitavo capítulo.
Em décimo terceiro lugar tivemos a volta de Black Clover, que recebe umas posições intermediária por uma ou duas edições, para depois voltar no Bottom 5. A série está tendo uma má recepção por parte do público, vejo muitos japoneses e também ocidentais reclamando desse último arco, deste modo eu acho essas posições ruins são consequência do último arco abaixo do esperado e também do fato que os editores não esperam mais nada de Black Clover. Em décimo quarto lugar e décimo quinto lugar tivemos duas séries que serão canceladas, respectivamente Tenmaku Cinema (que vendas boas até podem acabar salvando, mas dúvido que tenha boas vendas) e Jinzou Ningen 100. A questão é quando serão canceladas.
Então, vamos começar pelos quatro novatos da leva passada: Tenmaku Cinema durante seus primeiros sete capítulos não teve nenhum capítulo bem recepcionado, chegando somente a um “Regular” (que não é positivo e nem negativo), por isso era natural a sua ruim classificação. Sobre Kill Ao, expliquei a sua questão na sessão da TOC, mas quero adicionar que Kill Ao vai precisar entregar algo mais para superar o quinto volume. Eu não vejo a série, com uma recepção geral ruim, sobrevivendo somente por ter um grupo de leitores fieis (Somente se o primeiro volume vender realmente muito bem).
Do Retry tinha começado bem no seus primeiros volumes, depois simplesmente se tornou horrível, chegando ao ápice da recepção TERRÍVEL no sétimo capítulo. Eu não acho que o sétimo capítulo seja o pior, mas é natural o público quando não gosta de uma série ir acumulando o “ódio”, piorando assim sua recepção ao longo do capítulos. A cena do “CORAÇÃO FORTE” simplesmente se tornou uma piada nos comentários do capítulo. Para concluir, tivemos Nue no Onmyouji que pasmem, teve uma boa recepção onde eu li. A realidade é que os japoneses gostaram das personagens femininas da série e ESTÃO AMANDO A COMÉDIA, inclusive consideram a série um gag muito divertido.
Sobre Asumi Kakeru a série teve uma boa recepção, como vocês podem ver pelo P-. Muitos gostaram da personalidade do protagonista, considerando-o interessante. Também gostaram da personalidade e design da personagem feminina (mesmo tendo algumas criticas a distância dos olhos dela sem o óculos). Por isso os personagens principais foram aprovados. O mangá também deu início a uma discussão sobre o Alzheimer, no qual alguns japaoneses contaram a própria experiência para explicar a reação do avô ao esporte. Gerar discussões é sempre algo muito positivo, pois significa que os leitores se importaram com a série.
O protagonista ser “Chibi” incomodou alguns, pois é um elemento repetido de Hinomaru Zumou. Depois começaram a discutir a altura dos personagens da Shonen Jump. Discutiram que a maioria dos protagonistas tem menos de 1.80, por isso seria “normal”. Isso dividiu opiniões. Já as críticas foram referentes a: A técnica de luta, no qual acharam a cena de luta simples demais, já que o protagonista simplesmente agarrar, se esquivar e imobilizar não parece interessante o suficiente. Esperam que nos próximos capítulos tenha um confronto com mais punhos e chutes diretos. A comparação com Hinomaru Zumou era inevitável e é quase unanime que Hinomaru Zumou começou melhor. Para muitos isso não incomodou, outros se decepcionaram. Ainda acho que a recepção no GERAL FOI POSITIVA e Asumi Kakeru começou convencendo os leitores japoneses
- Amanhã irei atualizar essa matéria com as notícias da semana.