Em uma semana no qual tivemos a estreia de Asumi Kakeru, um novo mangá de luta mista, também tivemos uma TOC interessante, que demonstra que a luta contra o cancelamento está simplesmente LOUCA na Weekly Shonen Jump!
TOC Weekly Shonen Jump #29 (19/06/2023)
Asumi Kakeru c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série)
01 – Akane Banashi c65
02 – Boku no Hero Academia c390
MASHLE c159 (Página Colorida)
03 – Ao no Hako c105
04 – Jujutsu Kaisen c226
05 – Sakamoto Days c123
06 – Black Clover c361
Yozakura-San Chi no Daisakusen c182 (Página Colorida)
07 – Kill Ao c09
08 – Nige Jouzu no Wakagimi c114
Nue no Onmyouji c06
Boku no Roboco c141 (Página Colorida)
09 – Witch Watch c113
10 – Angou Gakuen no Iroha c28
11 – Undead Unluck c163
Do Retry c07
12 -Ichinose-ke no Taizai c29
13 – Jinzou Ningen 100 c26
14 – Tenmaku Cinema c10
Ausentes: ONE PIECE c1086, Ruri Dragon c06, Hunter x Hunter c400
Prévia Weekly Shonen Jump #30
Capa e Página Colorida deAbertura: Ice Head Gil (Nova Série)
Página Colorida: Asumi Kakeru, Ao no Hako e Nige Jouzu no Wakagimi.
Em primeiro lugar tivemos Akane Banashi que ganhou essa primeira colocação por causa da qualidade do capítulo (provavelmente). Lembrando que os editores usam também a importância do capítulo da semana para classificar uma série, já que a TOC é na verdade, nada mais e nada menos, que a ordem de leitura dos mangás na revista, e colocar os melhores capítulos no começo é improtante para prender os leitores. E essa semana Akane Banashi vai mostrar a apresentação de Hikaru, a grande rival de Akane no rakugou, por isso é um capítulo que pode ser muito impactante. Os editores sabendo disso, classificaram bem a série. Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua sendo o terceiro pilar da revista.
Em terceiro lugar tivemos Ao no Hako, que após o capítulo bombástico da semana passada no qual conquistou a primeira colocação, conseguiu manter uma boa colocação. Essa terceira colocação na TOC (Quinta na ordem de leitura) não consigo dizer se é por causa da qualidade do capítulo ou natural da série, que normalmente é classificada na primeira metade da revista. Ao no Hako é uma série novata popular, que entrega continuamente capítulos de boa qualidade, por isso é sempre bem classificada. Em quarto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que vai estar ausente na próxima semana. Olha, temos ainda aproximadamente outras 22 edições da Shonen Jump nesse ano. Levando em consideração que Jujutsu Kaisen não consegue ter um ritmo constante de lançamento, eu diria que teremos entre dezesseis a dezoito capítulos ainda esse ano. Dúvido, deste modo, que Jujutsu Kaisen termine ainda esse ano como previsto pelo autor.
Em quinto lugar tivemos Sakamoto Days, que essa semana continuou no TOP 5, zona que raramente o mangá sai. Em sexto lugar tivemos Black Clover que depois de várias sequências de posições ruins, nessas últimas duas semanas esteve na zona intermediária. Eu sei que muitas pessoas sentem uma alegria enorme em ver Black Clover indo mal, mas eu acho a série ainda importante para a revista. Black Clover atrai leitores, mesmo não sendo um pilar e pode transferir alguns dos seus leitores em um novo Battle-Shounen. A questão é que os editores precisam lançar um Battle-Shounen que agrade os leitores de One Piece, Jujutsu Kaisen, Boku no Hero Academia e Black Clover.
Em sétimo lugar tivemos Kill Ao, com sua primeira classificação. Até sair as suas vendas, vou defender a minha teoria que os editores tem uma quantidade absurda de séries canceláveis (Nue no Onmyouji, Do Retry, Tenmaku Cinema, Ichinose-ke no Taizai, Angou Gakuen no Iroha e Fabricant 100), por isso estão tendo que escolher um desses mangás que vendem ou irão vender mal para ser salvos. Kill Ao acabou sendo escolhido por ser aquele do autor mais famoso e que pode vender mais. Vendo a qualidade dos seus capítulos e vendo os comentários dos japoneses, eu não acredito que tenha tido uma boa recepção. O problema é que o seu primeiro volume deve ser lançado somente em setembro, quando a série já vai ter 19 capítulos e provavelmente próximo ao lançamento da leva seguinte, que deve estrear em Setembro-Outubro.
É provável que os editores escolham os cancelados da próxima leva antes mesmo de saber as vendas Kill Ao, Do Retry e Nue no Onmyouji. Terão em mãos somente as vendas de Fabricant 100, Angou Gakuen no Iroha e Tenmaku Cinema.
Em oitavo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que na próxima semana irá receber uma página colorida. Em nono lugar tivemos Witch Watch que mesmo entregando capítulos importantes para a trama, não recebeu boas colocações. Motivo? Podem ser vários. Nessa equação não entra somente a qualidade dos capítulos, mas o mais importante é a recepção interna (por isso os votos do público nos questionários), talvez Witch Watch teve uma queda. Ou talvez seja algo simplesmente temporário e já na próxima edição a série volte no TOP 5. Somente os editores sabem.
Em décimo lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha, que vai ter até a próxima leva para provar que merece restar na revista. Os adversários foram já citados no paragrafo de Kill Ao, mas vamos ter que usar praticamente as posições na TOC para descobrir quais tem chances de ser cancelados, já que como comentei previamente, não teremos as vendas de Kill Ao, Do Retry e Nue no Onmyouji até setembro. Por enquanto eu diria que os editores só tem uma certeza: Tenmaku Cinema vai dançar. Em décimo primeiro lugar tivemos Undead Unluck que está simplesmente esperando o seu anime estrear em outubro.
Em décimo segundo lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai que teve realmente uma queda em vendas, que irei comentar na sessão “ORICON”. Essa queda em vendas é preocupante, pois demonstra que os leitores estão abandonando a série. Muitos comemoram quando uma série é cancelada – eu só comemoro quando uma série que vende mal é cancelada -, pois o sucesso de Ichinose-ke é importante para a revista. Os editores estão tendo muita dificuldade em encontrar novas séries de sucesso (por estarem lançando mangás ruins, sinceramente), então alguém pelo amor de Deus, mude a editora de Ichinose-ke no Taizai e coloque alguém que consiga CONTROLAR esse espirito selvagem do autor que coloca a cada 2 páginas uma surpresa inútil que destrói completamente a narrativa da série.
Em décimo terceiro lugar tivemos Jinzou Ningen 100 que coloquei na lista de mangás que estão lutando contra o cancelamento e explico o motivo: A revista atualmente tem 22 séries (contando as duas novatas), deste modo, com o encerramento de MASHLE restariam 21 séries. A revista já várias vezes teve 21 séries, por isso podem sem nenhum problema manter Jinzou Ningen 100, para assim ter algum mangá para cancelar em Setembro-Outubro. Eu não gosto dessa decisão, pois na minha opinião, ter tantas séries mal recepcionadas deixam a Line-Up da revista mais pobre e irrelevantes. A Weekly Shonen Jump só deve ter 21 mangás quando temos uma grandíssima quantidade de séries de sucesso, o que não é o caso atualmente.
Em último lugar tivemos Tenmaku Cinema, que está sendo mal recepcionado, mas vocês já sabiam, pois eu trouxe para vocês essa informação na sessão “Novas Séries” e por isso os editores já estão classificando mal.
Somente duas séries ainda não estrearam: Do Retry e Nue no Onmyouji, por isso tenho que comentar somente esses dois mangás. Sobre Do Retry, esse sexto capítulo foi um dos mais criticados. Os seguidores da 2ch, por exemplo, riram muito tanto de como o vilão conseguiu ter o seu braço bombado (Então basta somente “uma semana de treino” para um super braço), como também riram muito do soco que esse mesmo vilão deu. Claramente Do Retry, que começou bem, está perdendo os seus leitores e sinceramente não vejo mais volta, é um dos mangás com maior possibilidade de cancelamento agora – e a posição dessa semana na TOC reforça essa minha visão -.
Sobre Nue no Onmyouji, eu tenho ideias mais claras agora. Parte do público está genuinamente gostando da comédia da série, assim interpretando o mangá como uma comédia com um light-ecchi. Ninguém nega que Nue no Onmyouji é um mangá ruim em termo de roteiro, mas estão achando os personagens divertidos e a comédia no ponto, por isso, eu vejo mais uma tendência a gostar da série do que desgostar. Contudo, mesmo assim vejo muitas pessoas criticando o mangá, mesmo que parecem uma minoria. Será que a recepção positiva é o suficiente para salvar o mangá? Eu realmente não sei, mas Nue no Onmyouji não está tão mal como muitos esperavam. A salvação estava vez mais provável.
Como saiu o Ranking Oricon da semana passada, vou avaliar as vendas da série. O Ranking Oricon cobre as vendas semanais de mangás de segunda a domingo, lançando toda semana os mais vendidos nesse período. Porém, não todos os mangás são lançados na segunda. Por exemplo, os volumes desse mês da Shonen Jump foram lançados em uma sexta, por isso eram referentes a somente 3 dias de vendas. Em outros meses são lançados na quinta, quarta, terça, vai mudando dependendo do mês. Deste modo só podemos comparar as vendas de um volume com outro se eles tiveram a mesma quantidade de dias nas lojas quando apareceram no Ranking Oricon.
Em primeiro lugar no Ranking Oricon da semana passada acabou sendo o volume 38 de Boku no Hero Academia, com 224 mil cópias vendidas em 3 dias, uma redução de 19.14% em comparação ao volume anterior que vendeu 277 mil cópias em 3 dias. Todos os mangás tiveram queda em vendas esse mês, indicando assim um problema nas vendas dos volumes, mas Boku no Hero Academia teve uma queda um pouco maior do que o esperado, indicando que realmente perdeu leitores. Eu não acho que seja uma perda permanente, acredito que essas constantes pausas e os capítulos com poucas páginas desmotivaram os leitores de comprar logo o volume. Veremos uma segunda semana forte, vendendo entre 210 a 230 mil cópias, mas mesmo assim em comparação ao volume anterior, esse volume deve vender menos.
Sakamoto Days teve uma perda relativa. Se compararmos as vendas do volume 12 lançado agora em junho (43 mil cópias em 3 dias), com as vendas do volume 10, que vendeu 40 mil cópias em 3 dias, podemos ver um aumento de 8.10%, mas se compararmos com o volume 9, que vendeu 45 mil cópias em 3 dias, tivemos uma diminuição nas vendas. Tanto o volume 10 quanto o volume 9 venderam 98 mil cópias mensais, por isso alcançaram um resultado parecido mesmo tendo uma diferença de 5 mil cópias nos três primeiros dias. Acredito eu que Sakamoto Days vai ter uma segunda semana de vendas bem POTENTE, vendendo entre 42 e 50 mil cópias mesmo assim, compensando esse “problema de circulação” que os volumes da WSJ tiveram. No final do mês, esse novo volume deve vender mesmo assim acima de 108 mil cópias, mais que o volume 9 e 10.
*Se vocês repararam ignorei o volume 11, pois esse volume apareceu no Ranking Oricon com 6 dias de vendas, o dobro de dias dos volumes anterior, não me permitindo realizar uma comparação direta (Lembrando que o dobro de dias não significa o dobro de vendas, já que a maioria dos leitores compram os volumes nos primeiros 3 dias). Infelizmente o Ranking Oricon tem essa limitação, e não podemos saber as vendas diarias de uma série.
Black Clover também teve uma queda em vendas de 14.89%, menor que Boku no Hero Academia, mas mesmo assim importante. Sakamoto Days tendo uma queda bem mais baixa, conseguiu assim superar as vendas de Black Clover, algo que é negativo para o Battle-Shounen de magia. Já Akane Banashi teve uma queda de 9.39%, com as vendas de 23 mil cópias em 3 dias do volume 6 volume. O volume 5 vendeu quase 26 mil cópias no mesmo período. Eu acredito mesmo assim que ambos os volumes terão a mesma quantidade de vendas mensais – a segunda semana de vendas de Akane Banashi será tão forte quanto a de Sakamoto Days -.
Também tivemos Witch Watch com uma redução de 6.17%, vendendo quase a mesma quantidade que Akane Banashi que está estagnada em vendas. Eu acredito que Witch Watch vai ter também uma segunda semana em vendas FORTE que vai compensar essa redução de 6.17% e por isso a série vai vender mais que o volume anterior, conseguindo assim alcançar ou até mesmo superar Akane Banashi.
Porém quem vendeu realmente MAL foram três séries; Nige Jouzu no Wakagimi que comparado ao último volume com 3 dias em vendas (Volume 11 vs Volume 8) teve uma redução de 33%… Eu acredito que esse novo volume será o menos vendido entre todos lançados pela série até então. Ichinose-ke no Taizai também vendeu MUITO mal, uma redução de 30.9% entre volume 1 e volume 2, perdendo assim quase um terzo dos seus leitores. A segunda semana deve recuperar um pouco desses leitores, mas mesmo assim a série vai terminar o mês com uma redução que pode variar de 20 a 26%… Os leitores estão abandonando em massa Ichinose-ke no Taizai. E concluindo tivemos Jinzou Ningen 100 que vendeu 2 mil cópias em 3 dias, mas vamos ser sincero, desde o primeiro volume que a série se demonstrou um fracasso, nenhuma surpresa essas vendas pífias.
TODAS NOTÍCIAS DOS DIAS: 08/06/2023 até 14/06/2023
- 13/06: Saiu novo trailer do filme: “City Hunter: Angel Dust”, que irá estrear nos cinemas no dia 8 de Setembro. Veja o trailer nos comentários.
- 12/06: Novo trailer do “ONE PIECE DAY 2023” live-streaming e evento sobre One Piece que acontecerá no dias 21 e 22 de Julho de 2023. Veja o trailer nos comentários.
- Saiu novas imagens do anime de Undead Unluck. Veja a imagem nos comentários.
- Trailer do jogo “Sand Land”, mangá de Akira Toriyama lançado pela Weekly Shonen Jump em 2000. Veja o trailer nos comentários.
- Lançamento de Julho da Weekly Shonen Jump: ONE PIECE [106], Jujutsu Kaisen [23], Yozakura-San [18], Undead Unluck [17], MASHLE [17], Kokosei Kazoku [11],
Venha avaliar de 3 a 10 cada um dos capítulos da Shonen Jump #28 que você leu!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #29.
PARA VOTAR NA WSJ #28, CLIQUE AQUI
RESULTADO DA VOTAÇÃO DA WSJ #27 (Analyse It)
1-Ao no Hako: 9.70
2-One Piece: 9.30
3-Undead Unluck: 8.67
4-Sakamoto Days: 8.33
5-Angou Gakuen no Iroha: 8.00
6-Akane Banashi: 7.67
7-Witch Watch: 7.50
8-Boku to Roboko: 7.25
9-Jinzou Ningen 100: 7.20
10-Ichinose-ke no Taizai: 6.67
11-Tenmaku Cinema: 6.43
12-Yozakura-san Chi no Daisakusen: 6.40
13-Mashle: 6.33
14-Nige Jouzu no Wakagimi: 6.33
15-Boku no Hero Academia: 6.00
16-Kill Ao: 6.00
17-Do Retry: 6.00
18-Nue no Onmyouji: 5.40
Capítulos Favoritos:
1.One Piece, Ao no Hako (69,2%)
3.Sakamoto Days (30,8%)
4.Undead Unluck, Witch Watch, Akane Banashi, Ichinose-ke no Taizai (15,4%)