E olha quem voltou para o Analyse It? Isso mesmo, a revista dos nossos mangás de romance PREFERIDOS, a Weekly Shonen Magazine. Vou trazer para vocês semanalmente, toda sexta ou sábado, a TOC da revista. Por isso sem mais delongas, vamos conhecer um pouco dessa incrível revista.
Weekly Shonen Magazine #23 (10/5/2023)
Amagami-san Chi no Enmusubi (Página Colorida de Abertura)
01 – Edens Zero c238
Usayama Joshi Koukou 2-nen 1-kumi!! (Capítulo 3, Pré-Rank)
Yowa Yowa Sensei (Página Colorida)
02 – Gachiakuta c55
03 – Blue Lock c217
04 – Hinata-san, Hoshino desu. c37
05 – Shangri-La Frontier c132
06 – Kakkou no Iinazuke c156
07 – Mokushiroku no Yonkishi c104
08 – Kuroiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsūjinai c89
09 – Kanan-sama wa Akumade Choroi c49
10 – Ao no Miburo c76
11 – Soredemo Ayumu wa Yosetekuru c199
12 – Kanojo, Okarishimasu c281
13 – Akabane Honeko no Bodyguard c31
14 – Kanojo mo Kanojo c190
15 – Dead Account
16 – Kiraboshi Ojo-sama no Kyukon c24
17 – Kitazawa-kun wa A-Class c21
18 – Sentai Daishikkaku c94
19 – Seitokai ni mo Ana wa Aru! c48
Fumetsu no Anata E c171
Hajime no Ippo (Exclusivo da Versão Fisica)
Em primeiro lugar tivemos Edens Zero, série que já é veterana na revista, pois tem cinco anos de vida. O mangá está em seu último arco, por isso deve se encerrar em breve, contudo, eu acredito que o autor, Hiro Mashima (criador de Fairy Tail e Rave Master) deve retornar a revista não muito tempo após o encerramento da série. Podemos considerar Edens Zero um dos pilares da revista? Eu acredito que não, pois suas vendas atualmente são bem baixas, mesmo que ainda são o suficiente para sobreviver na revista. Eu diria que atualmente a revista só tem um pilar.
Em segundo lugar tivemos Gachiakuta que lançou o seu mais novo volume – a série é uma das grandes apostas da revista, principalmente por causa da sua boa recepção interna -. Contudo a série ainda não se demonstrou capaz de ser um grande sucesso em vendas, já que o seu sexto volume vendeu somente 16 mil cópias em 1 semana, uma quantidade baixa. O que pode mudar a situação de Gachiakuta seria uma boa adaptação em anime, que pode elevar a série a um sucesso comercial. Gachiakuta é escrito e desenhado por um autor novato, ex-assistente do autor de Soul Eater e En En no Shouboutai.
Em terceiro lugar tivemos o único pilar da revista: Blue Lock, o mangá de maior sucesso da revista atualmente e tem tudo para ser a obra mais bem vendida em 2023, podendo perder somente para um mangá: Oshi no Ko, que também está recebendo um grande boost em vendas. É importante dizer que Blue Lock vende menos que Jujutsu Kaisen, ONE PIECE e Spy x Family, os três mangás de maior sucesso do mercado atualmente, CONTUDO, como recebeu um grande boost nos seus volumes antigos, deve sim ser o mangá com a venda TOTAL mais alta em 2023. Em quarto lugar tivemos Hinata-San, Hoshino desu, que é mais um romance curto de apenas 10 páginas por capítulo.
Em quinto lugar tivemos Shangri-La Frontier, que os editores deveriam dar uma atenção maior do que está recebendo. O mangá que é baseado em uma Web Novel, por isso carrega um pequeno público dessa Web Novel, mas mesmo assim consegue vender 42 mil cópias em 4 dias, por isso, mais de 50 mil cópias em 7 dias. Três vezes mais que as vendas Gachiakuta, que recebe muita atenção dos editores. A Web Novel vai ganhar uma adaptação em anime, produzido pela C2C, em Outubro. Mantenham as suas expectativas baixas.
Em sexto lugar tivemos Kakkou no Iinazuke, que o primeiro dos tantos mangás de comédia romântica que vocês irão ver nessa TOC – o mangá tem vendas parecidas com as de Shangri-La Frontier, CONTUDO, entretanto, todavia, Kakkou no Iinazuke já recebeu uma adaptação em anime em 2022, por isso tudo indica que já alcançou o seu ápice em vendas. É um mangá importante para a zona intermediária da revista, mas não chega a ser um pilar.
Em sétimo lugar tivemos Mokushiroku no Yonkishi, também conhecido como “Four Knights of The Apocalypse”, continuação de Nanatsu no Taizai. O mangá vende 34 mil cópias em 4 dias, vendas inferiores a Kakkou no Iinazuke e Shangri-La Frontier, porém superior as vendas de Edens Zero e Gachiakuta, por isso mesmo não sendo um grandíssimo sucesso, se encontra na zona intermediária. Passa longe de ter a importância de Nanatsu no Taizai, mas também não é um mangá para ser ignorado. Em oitavo lugar tivemos Kuroiwa Medaka que também está bem estável na revista, já que é mais uma das comédias românticas da Weekly Shonen Magazine, a diferença é que Kuroiwa Medaka em certos momentos tem um ecchi. A obra vende 20 mil cópias em 7 dias.
Em nono lugar tiveos Kanan-Sama wa Akumade Choroi, que vendeu 11 mil cópias em seu terceiro volume. São vendas relativamente baixas, mas mesmo assim superior a outros mangás da revista. Kanan-Sama é um outro mangá de romance com um pouco de ecchi, mas que diferente dos outros tende a ter capítulos mais curtos. Em décimo lugar tivemos Ao no Miburo, mangá sobre samurais ambientado em 1863. A série, para alegria geral da nação Analyse It, é diferente dos demais mangás, apostando em um enredo mais histórico, contudo, suas vendas não surpreendem. O seu oitavo volume vendeu entre 8 mil e 10 mil cópias, por isso, nada demais para o padrão da revista.
Em décimo primeiro lugar tivemos o veterano Soredemo Ayumu wa Yosetekuru que é um mangá de romance (e comédia curta) que agrada muito os leitores da revista. Outro romance veterano é Kanojo, Okarishimasu, que é um dos maiores sucessos da revista nesse gênero. Tenho que assumir que enquanto muitos tem qualidade duvidosa, Kanojo Okarishimasu até é um bom mangá, mas isso não muda o fato que os leitores da Magazine precisam encontrar uma namorada urgentemente. Em décimo terceiro lugar tivemos o mangá de ação Akabane Honeko no Bodyguard, que deve vender entre 7 e 9 mil cópias em 1 semana. Não é nada de espetacular, mas consegue sobreviver na revista, por enquanto…
Em décimo quarto lugar tivemos o segundo “Kanojo” da revista, nesse caso Kanojo mo Kanojo. A série já é bem estabelecida na revista e vende o suficiente bem para se manter vivo, vendendo 20 mil cópias em 7 dias. É uma quantidade boa para uma série romantica, já que se mantém acima de alguns dos seus adversários direto no gênero. Em décimo quinto lugar tivemos Dead Account que vendeu em seu primeiro volume mais ou menos 5 mil cópias em 7 dias, uma quantidade baixa inclusive para o padrão da Shonen Magazine, por isso, mesmo estando na décima quinta colocação, Dead Account é um dos favoritos para ser cancelado ainda esse ano.
Em décimo sexto lugar tivemos Kiraboshi Ojo-sama, que é um outro mangá de romance, mas esse não vendeu muito bem em seu primeiro volume, e junto com Dead Account, tem grandes chances de acabar sendo cancelado ainda esse ano. Em décimo oitavo lugar tivemos mais um mangá de romance… Você deve estar se perguntando o motivo pelo qual os editores lançam tantos mangás do gênero: É que simplesmente tendem a vender mais que a maioria dos B-Shounen que saem na revista. A Shonen Magazine de Battle-Shounen e mangás de esportes não existe mais, a revista agora é mais centrada na comédia e no romance, entregando obras do gênero que podem agradar o público adolescente japonês. De qualquer modo o mangá em décimo oitavo lugar é Kitazawa-kun wa A-Class, que vende tão mal, que pode ser cancelado a qualquer momento.
Em décimo oitavo lugar tivemos Sekkai Daishikkaku que é também conhecido como “Go! Go! Loser Ranger!” que tem vendas baixas (não chega a entrar no Ranking Oricon), mas tem vários outros mangás que vendem menos, por isso corre um risco baixo de cancelamento (mas não vou dizer zero). Em décimo nono lugar tivemos o mangá de romance Seitokai ni mo Ana wa Aru! que vende 27 mil cópias em 7 dias – a sua posição baixa é proposital, já que os editores da Magazine colocam também mangás populares entre os últimos colocados para assim deixar a revista mais equilibrada -. O mesmo vale para o último colocado, Fumetsu no Anata e que sempre conclui a revista.
Vendas em 7 dias:
Blue Lock: 220 ~ 240 mil cópias
Shangri La Frontier: 48 ~ 54 mil cópias
Kakkou no Iinazuke: 45 ~ 50 mil cópias
Kanojo, Okarishimasu: 45 ~50 mil cópias
Hajime no Ippo: 44 ~ 49 mil cópias
Amagami-San Chi no Enmusubi: 27 ~ 30 mil
Seitokai ni mo Ana wa Aru!: 27 mil
Kanojo mo Kanojo: 20 mil
Kuoriwa Medaka: 20 mil cópias
Edens Zero: 17 mil cópias
Gachiakuta: 16 mil cópias
Kanan-Sama wa Akumade Choroi: 11 mil
Ao no Miburo: 8 – 10 mil cópias
Sentai Daishikkaku: 8 – 10 mil cópias
Akabane Honeko no Bodyguard: 7 – 9 mil cópias
Yowayowa-sensei: 5 – 8 mil cópias
Dead Account: 5 mil
Kiraboshi Ojo-Sama: 5 mil
Kitazawa-kun wa A-Class: 2-3 mil cópias