Com uma TOC simplesmente louca, a Weekly Shonen Jump entrega várias informações que serão essenciais para avaliarmos como está prosseguindo a maior revista Shonen do mundo.
TOC Weekly Shonen Jump #26 (29/05/2023)
Sakamoto Days c120 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Yozakura-San Chi no Daisakusen c179
02 – Jujutsu Kaisen c224
Ao no Hako c102 (Página Colorida)
Do Retry c04
03 – Witch Watch c110
Kill Ao c06
Kimi to Gyoza to Alien (One-Shot, Página Colorida)
Jinzou Ningen 100 c23 (Página Colorida)
Nue to Onmyouji c03
04 – Akane Banashi c62
05 – Undead Unluck c160
Tenmaku Cinema c07
06 – MASHLE c157
07 – Nige Jouzu no Wakagimi c111
08 – Boku no Roboco c138
09 – Ichinose-ke no Taizai c26
10 – Black Clover c360
11 – Angou Gakuen no Iroha c25
Ausentes: ONE PIECE c1084, Boku no Hero Academia c389, Ruri Dragon c06
Prévia Weekly Shonen Jump #27
Capa e Página Colorida de Abertura: Witch Watch
Página Colorida: MASHLE, Boku no Roboco e One Shot
Ausentes: Jujutsu Kaisen, Black Clover & Ruri Dragon
Em primeiro lugar tivemos uma grande surpresa: Yozakura-San Chi no Daisakusen – sem sombras de dúvidas essa é a primeira colocação mais surpreendente de 2023, até então -. Mas o que ela significa realmente? Então, os editores entregam posições altas séries por três motivos:
- Para que os leitores possam ler já no começo da revista um mangá que tende a agradar o público, por isso, a maioria das séries populares estão entre as cinco primeiras colocações. Entregar nas primeiras páginas mangás considerados ruins pode estragar a leitura.
- Para promover uma série nova ou com vendas baixas, colocando-a em uma posição no qual a leitura é mais favorável e também perto de mangás veteranos que vendem bem. Lembrando que ler a Weekly Shonen Jump inteira é bem cansativo e muitos chegam exaustos nas últimas colocações – prejudicando a leitura assim dos mangás do “fundão” -.
- Destacar um capítulo muito importante de uma determinada série – capítulo que pode trazer novos leitores ao mangá ou recuperar os leitores que deixaram de ler aquela determinada série –
Nesse caso de Yozakura-San, é impossível que tenha sido o primeiro motivo, pois normalmente os editores dão constantemente essas posições para série que vendem mais de 100 mil cópias. O terceiro motivo também não é – provavelmente – já que esse capítulo não deve ser tão importante assim. Resta a segunda opção: Os editores querem mostrar apoio a Yozakura-San e promover a série, pelo menos até o anime estrear em 2024. A boa recepção do Time-Skip também deve ter ajudado, renovado a esperança dos editores em relação ao mangá.
Em segundo lugar tivemos Jujutsu Kaisen que essa semana acabou sendo o único pilar presente da revista – isso também deve ter motivado os editores a colocarem um outro mangá na primeira colocação -. Próxima semana Jujutsu Kaisen vai estar ausente. Em terceiro lugar tivemos WITCH WATCH que vai receber Capa e Página Colorida de Abertura na próxima semana, isso como divulgação do seu décimo primeiro volume. Os editores provavelmente esperam que a série supere a marca de 60 mil cópias em 1 mês (no Ranking Oricon), atualmente WITCH WATCH vende 56 mil cópias.
Em quarto lugar tivemos Akane Banashi que vai lançar o seu sexto volume em junho. O twitter não-oficial da Weekly Shonen Jump anunciou que esse mês a série chegou a 800 mil cópias em circulação – nesse caso com 5 volumes lançados – contudo, eu tenho minhas dúvidas. Por mais que as 800 mil cópias sejam verdadeiras, eu acredito que as impressões iniciais do volume 6 já estão dentro desse número. Vou explicar os dois motivo pelo qual penso isso:
Primeiro Sakamoto Days anunciou que alcançou 3 milhões de cópias com a impressão inicial do volume 12 que vai ser lançado agora em Junho. É estranho os editores anunciarem na mesma edição as cópias em circulação de Akane Banashi, mas sem contar a impressão inicial do volume 6. Infelizmente eu não tenho em mãos a Weekly Shonen Jump para ver esse anúncio e confirmar se teve um erro ou não na tradução.
O segundo motivo é que os números acabam não batendo. Sakamoto Days quando alcançou seu quinto volume estava vendendo no Ranking Oricon 58 mil cópias, mas tinha 500 mil cópias em circulação. Uma média de 100 mil cópias por volume – esse quantidade tinha um sentido lógico, pois 26% das vendas de Sakamoto Days são digital, levando o volume 5 a ter vendido 78 mil cópias totais – um número próximo aos 100 mil cópias por volume, que conta também com as vendas dos volumes antigos e as cópias não vendida.
O quinto volume de Akane Banashi vendeu como Sakamoto Days, 58 mil cópias, mas como teria mediamente 160 mil cópias em circulação? Isso indicaria vendas digitais MUITO ACIMA do normal (as vendas digitais atualmente correspondem mediatamente de 24% a 32% das vendas de uma série, por isso Akane Banashi estaria vendendo 76 e 85 mil cópias) ou uma quantidade absurda de volumes encalhados nas lojas. Por isso eu acredito que as 800 mil cópias incluem o volume 6, tendo uma média assim de 133 mil cópias por volume, e provavelmente Akane Banashi tem vendas digitais mais altas que Sakamoto Days, talvez alcançando 85 mil ou até mesmo 92 mil cópias totais vendidas em 1 mês.
Em quinto lugar tivemos Undead Unluck que só está esperando o seu anime estrear em outubro. Em sexto lugar tivemos MASHLE que deve terminar muito em breve. Suas vendas aumentaram muito pouco por causa do anime e não esperem que a situação mude, MASHLE vai terminar a sua história sem grandes atenções. Em sétimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que também deve lançar um novo volume próximo mês, vamos ver se vai conseguir manter suas vendas acima de 50 mil cópias.
Em oitavo lugar tivemos Boku no Roboco que receberá uma página colorida na próxima semana para divulgar o lançamento de um novo volume. Em nono lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai que NÃO RECEBEU capa para divulgar o seu segundo volume, caso não receba nem na edição #28, o meu alarme que já é amarelo, se torna vermelho, pois estou vendo recepções bem ruins em relação a série ultimamente (pelo menos nos fóruns japoneses) e os editores a estão classificando bem mal, podendo indicar uma queda em vendas. Eu espero estar errado (e existe uma possibilidade de eu estar), contudo, tenho minhas suspeitas em relação a Ichinose-ke.
Em décimo lugar tivemos Black Clover, que semana passada eu preferi não comentar a posição ruim imediatamente. É sempre importante não ser imediatista quando se avalia a revista, já que existem fatores que não podemos observar através de uma simples TOC, contudo, como a classificação ruim se repetiu, não posso ignorar que “Black Clover” está recebendo o tratamento “BLEACH” nesse mês, que é ser classificado nas últimas colocações mesmo tendo uma popularidade para estar em posições melhores. O motivo? Eu acredito queda em vendas e a péssima recepção desse último arco.
Em último lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha que no seu segundo volume vendeu 12 mil cópias em 2 semanas e nas próximas semanas deve vender bem pouco, alcançando, no máximo, 15 mil cópias em 1 mês. O volume 1 vendeu mais ou menos nesse “range”, deste modo não vejo mais nenhum motivo para salvar a série. Eu até entendo salvar uma série que vende entre 12 e 15 mil cópias no primeiro volume (menos que isso nã0), como vendeu Sakamoto Days – estamos vivendo em períodos complicados – mas vender essa mesma quantidade no segundo volume? Não, é digno de cancelamento.
Sobre as novas séries: Nue no Onmyouji está virando um meme por ser bem genérico e por ter personagens estranhos. Do Retry teve uma recepção ruim nesse último capítulo, reclamaram da conexão entre o segundo e terceiro capítulo e também do ritmo da série (que tem luta em todos os capítulos até então), contudo até agora é o único capítulo que teve recepção ruim. Tenmaku Cinema ainda pode sobreviver, mas muitas pessoas já começam a abandonar a série – estão considerando os personagens muito sem sal -. E Kill Ao, bem… se sobreviver é um milagre.
Amanhã atualizo o post com a tabela.
Venha avaliar de 3 a 10 cada um dos capítulos da Shonen Jump #25 que você leu!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #26.
PARA VOTAR NA WSJ #25, CLIQUE AQUI OU VOTE ABAIXO: