A leva acabou e agora só temos que esperar os novos mangás chegarem no décimo ou décimo primeiro capítulo para assim avaliarmos a recepção. Enquanto isso não acontece vamos ver como está a luta entre os veteranos.
Weekly Shonen Jump #25 (22/05/2023)
ONE PIECE c1084 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Sakamoto Days c119
02 – Akane Banashi c62
Nue no Onmyouji c02 (Página Colorida)
03 – Ao no Hako c101
Tenmaku Cinema c06
Boku no Hero Academia c389 (Página Colorida)
Do Retry c03
04 – Jujutsu Kaisen c223
Angou Gakuen no Iroha c24 (Página Colorida)
Kill Ao c05
05 – Witch Watch c109
06 – Undead Unluck c159
07 – Ichinose-ke no Taizai c25
08 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c178
09 – Nige Jouzu no Wakagimi c110
10 – Boku no Roboco c137
11 – Jinzou Ningen 100 c22
12 – MASHLE c156
13 – Black Clover c359
Prévia Weekly Shonen Jump #26
Capa e Página Colorida de Abertura: Sakamoto Days
Página Colorida: Ao no Hako, Nigen Jouzu 100, One-Shot
Em primeiro lugar tivemos Sakamoto Days, que alcançou a marca de 3 milhões de cópias em 12 volumes, uma média de 250 mil cópias por volume. Sem sombras de dúvidas, Sakamoto Days é o mangá mais promissor da revista na minha opinião, e acho que os editores também pensam o mesmo, por isso estão sempre divulgando a série, dando constantemente a primeira colocação e capas, como irá acontecer na próxima semana.
Em segundo lugar tivemos outro mangá muito promissor, Akane Banashi, que porém ultimamente estagnou em vendas. A revista como um todo tem dificuldade em crescer, por causa do menor alcance, e por isso os novos mangás não estão conseguindo superar a marca de 100 mil cópias por volumes tão rapidamente como no passado. Em terceiro lugar tivemos Ao no Hako – como vocês podem ver, os editores destinaram as três primeiras colocações para os três mangás mais promissores – não é coincidência, é proposital.
Em quarto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que acelerou bastante a sua história nesse último capítulo, me preocupando um pouco. Sabemos que o autor disse que quer terminar Jujutsu Kaisen ainda esse ano, mas isso resultaria em um encerramento apressado – o que seria uma pena, já que terminando em meados de 2024, Jujutsu Kaisen terminaria de modo bem mais redondo -. Eu espero mesmo que Gege Akutami tenha mudado de ideia e não pense em concluir Jujutsu Kaisen ainda em 2023.
Em quinto lugar tivemos Witch Watch, que é um mangá novato, como a maioria da revista, que até tem vendas aceitáveis, mas levando em consideração que já tem 2 anos de vida, percebemos que não são nada demais. Uma série com dois anos de vida deve vender, no minimo, 100 mil cópias em 1 mês para considerarmos um sucesso. Em sexto lugar tivemos Undead Unluck, que estou esperando o anime estrear para ver se terá futuro ou não na revista.
Em sétimo lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai, que os editores diminuiram um pouco na divulgação – isso acontece por causa da má recepção de alguns dos últimos capítulos, por isso é bem provável que os editores estão esperando para ver como vai ser as vendas do segundo volume, no próximo mês, antes de ver qual “status” vão dar para a série. Em oitavo lugar tivemos Yozakura-San que, como Undead Unluck, está esperando o anime.
Em nono lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que está usando todas as forças para as vendas não continuarem a caírem – deve se manter em pé até quando o anime estrear no próximo ano -. Em décimo lugar tivemos Boku no Roboco que pegou duas colocações baixas seguidas, mas eu diria que por enquanto não temos que ligar o alarme… Por enquanto. Em décimo primeiro lugar tivemos Jinzou Ningen 100, que os editores deram uma “Color Page” somente como divulgação, mas com certeza deve ser cancelado na próxima leva.
O que pode salvar Jinzou Ningen 100? Se algum outro mangá dançar junto com MASHLE, que conquistou uma vergonhosa décima segunda colocação (até os editores desistiram de divulgar a série e o seu anime). Ou se os editores se virem obrigados a estrear somente um mangá – o que revelaria realmente uma crise criativa dentro da revista -. Em último lugar tivemos Black Clover que deve ter sido classificado em último por causa de um atraso na entrega do capítulo ou algo do gênero.
Sobre as novas séries: Nue no Onmyouji teve uma recepção bem ruim, mas não tão ruim quanto no ocidente. Eu diria que é uma recepção ruim no nível de Kill Ao, por isso já vi os leitores pegarem bem mais pesado, mas mesmo assim é uma recepção ruim. Muito gostaram do personagem “cuecão” – que seria aquele que fica somente de cueca nas últimas páginas -, mas não gostaram dos demais. Talvez se o cuecão tiver mais atenção a série consiga chegar ao capítulo 19 – se salvar? Quase impossível -.
Já Do Retry continua agradando, mas despertou uma pequena polêmica pelo modo que retratou a Yakuza – em alguns lugares começou uma pequena discussão sobre a Yakuza ter começado com boas intenções ou não -. De qualquer modo não acredito que seja algo que possa prejudicar a série. Tenmaku Cinema continua com uma recepção mediana para ruim – essa semana mais mediana. A série até pode se salvar, mas ainda acho que precisa apresentar mais -. Kill Ao deve dançar, não vejo chances de sobrevivência.
*Próxima semana irei atualizar a tabela.