E assim estreia a última série das quatro: O autor novato Kouta Kawae chega com um Battle-Shounen que estou muito curioso em ler, mesmo sendo mais uma obra de exorcismo. Além da estreia de Nue Diviner, a Edição #24 da Weekly Shonen Jump nos trouxe várias surpresas, por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
Weekly Shounen Jump #24 (15/05/2023)
Nue no Onmyouji c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Kouta Kawae, 54 páginas)
01 – Ao no Hako c100
02 – One Piece c1083
Do Retry c02 (Página Colorida, 25 páginas)
03 – Witch Watch c108
Kill Ao c04
Akane Banashi c61 (Página Colorida)
04 – Jujutsu Kaisen c222
05 – Boku no Hero Academia c388
Tenmaku Cinema c05
Yozakura-san Chi no Daisakusen c177 (Página Colorida)
06 – MASHLE c155
07 – SAKAMOTO DAYS c118
08 – Nige Jouzu no Wakagimi c109
09 – Undead Unluck c158
10 – Ichinose-ke no Taizai c24
11 – Angou Gakuen no Iroha c23
12 – Boku to Roboco c136
13 – Jinzou Ningen 100 c21
Ausentes: Black Clover c359, Ruri Dragon c07 (Hiato) e Hunter×Hunter c401 (Hiato)
Em primeiro lugar tivemos Ao no Hako que lançou seu centesímo capítulo – o motivo pelo qual conquistou a primeira colocação -. Lembrando que os editores classificam as séries utilizando dois principais fatores: A sua popularidade e a qualidade do seu capítulo, essa semana Ao no Hako teve um capítulo muito importante, por isso recebeu a medalha de ouro. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que está sempre nos três primeiros colocados.
Em terceiro lugar tivemos Witch Watch que também deve ter conseguindo essa colocação por causa da qualidade do capítulo. Em quarto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que continua caminhando para o seu encerramento, provavelmente terminando em 2024. O seu companheiro de posição (ambos são pilares) é Boku no Hero Academia, que está na quinta posição nessa semana. Boku no Hero Academia também está terminando, mas eu tenho cada vez mais a sensação que pode terminar no segundo semestre desse ano. Eu continuo achando que os editores vão encontrar um novo Battle-Shounen assim que uma dessas séries terminar, deixando um grupo de leitores “ORFÃOS” de uma nova série do gênero. Algo parecido aconteceu com NARUTO, que assim que terminou, encontraram justamente Boku no Hero Academia, em uma das levas mais interessantes que tivemos naquele ano.
Em sexto lugar tivemos MASHLE que deve terminar em julho ou agosto desse ano, dependendo de quando a leva de verão estreia. Tem uma possibilidade que a série sobreviva até outubro, caso o autor decida arrastar ainda mais esse último arco, que foi prolungado muito mais do que o necessário, somente para assim a obra terminar após a estreia do anime. Não vejo necessidade de MASHLE ir além de julho ou agosto, mas vamos ver. Em sétimo lugar tivemos Sakamoto Days que teve uma posição mais baixo do normal, mas nada para se preocupar. Em breve retorna ao TOP 5.
Em oitavo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que vai continuar nessa zona intermediária, com esporádicos TOP 3, até quando o seu anime estrear. Aí, dependendo do sucesso do anime, os editores vão decidir se transformar a série em um pilar ou manter na zona intermediária. Lembrando que Nige Jouzu no Wakagimi deve durar no máximo quatro ou cinco anos, por isso, é bem provável que o mangá já tenha entrado na sua segunda metade. Outro mangá que está esperando o seu anime é Undead Unluck, que continua na zona intermediária, conquistando esporadicamente um TOP 3. Situação bem parecida com Nige Jouzu no Wakagimi.
Em décimo lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai que tenho notícias relativamente ruins; a recepção dos últimos capítulos pioraram bastante e isso explica as suas colocações ruins. Eu tenho a sensação que os editores não tem certeza sobre o que irá acontecer com Ichinose-ke no Taizai, se vai conseguir conquistar novos leitores no segundo volume ou até mesmo terá uma queda. Esse mangá é uma mistério para mim e eu acho que também para os editores. Eu vou esperar as vendas do segundo volume para opinar melhor, lembrando que esse volume irá ser lançado em junho.
Em décimo primeiro lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha, que os editores estão pronto para DEGOLAR, mas talvez mudem de ideia – errei em dizer na semana passada que a série já tinha sido cancelada -. As vendas do segundo volume foram aceitáveis e podem justificar salvar a série, para ver se ela consegue ter um aumento ESTILO Sakamoto Days (que começou lento, mas melhorou), mas isso depende de quantos mangás vai estrear na leva de Julho-Agosto. Caso tenhamos duas novas série,s Angou Gakuen no Iroha pode muito bem ser salvo. Caso tenhamos três novas séries, vai dançar. Os editores devem ainda estar escolhendo e até o conselho editorial, que deve acontecer em junho, não teremos uma resposta, mas eu sinceramente cancelaria.
O penúltimo lugar foi para Boku no Roboco, que por enquanto não parece estar correndo risco de cancelamento. E na última colocação tivemos Jinzou Ningen 100, que certamente dançou… Esse não tem vendas que justifiquem nenhuma salvação.
Do Retry como vocês podem ver teve uma boa recepção, a melhor entre os novatos (até o momento). O público japonês gostou da ambientação e também gostou do protagonista – alguns acharam o capítulo até mediano, mas mesmo assim por ser uma obra de esporte decidiram apoiar – Contudo, eu vi vários dizendo que não acreditam que “Do Retry” tem o necessário para sobreviver na revista, por isso acham que será cancelado mesmo assim.
Esse pensamento “negativo” em relação a série pode acabar prejudicando-la, já que muitos podem não votar no mangá, por não ver esperança de sobrevivência. Em relação Ao Kiru, a recepção continua sendo muito ruim, a pior entre os novatos, por isso não vejo tantas chances de sobrevivência. Concluindo, tivemos Tenmaku Cinema que teve uma recepção GERAL bem ruim, contudo, tem um grupo de pessoas que estão gostando do mangá, eu não sei se será o suficiente para salvar Tenmaku Cinema, mas mesmo assim eu não colocaria a série já como cancelada, diferente de Ao Kiru, que se continuar nesse ritmo, não deve conseguir sobreviver.
Venha avaliar de 3 a 10 cada um dos capítulos da Shonen Jump #21-22 que você leu!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 3 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 3 até 10.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #24.
PARA VOTAR NA WSJ #23, CLIQUE AQUI