Eu sei que tinha dito que não iriamos ter mais “Melhores da Semana”, mas na votação de qual matéria semanal vocês queriam, mas “Shonen Magazine”, “Ranking Oricon” e “Melhores da Semana” praticamente empataram, tendo pouquíssima diferença entre esses três, por isso, eu decidi que irei trazer todas essas matérias e verei quais delas consegue alcançar maior número de leitores e comentários. O esquema dessa matéria vocês já conhecem:
Irei comentar sobre os mangás da Weekly Shonen Jump #20/2023, tentando no máximo do possível trazer “Spoilers leves”, que não estraguem a leitura daqueles que ainda não conhecem uma determinada série ou ainda não leram o capítulo em questão – quando for necessário comentar um spoiler, irei deixar avisar que a informação é um spoiler, assim SPOILER -. Peço para vocês também avisarem quando forem discutir um capítulo utilizando a modalidade spoiler. Os comentários que disserem spoilers sem esconder a frase serão excluídos.
E concluindo, a minha visão sobre os capítulos NÃO É uma verdade absoluta, sinta-se livre de discordar de modo respeitoso. O objetivo é criar um espaço para discutir de modo harmonioso sobre as séries da Weekly Shonen Jump. Sem mais delongas, vamos lá:
18 – The Elusive Samurai (Nige Jouzu no Wakagimi) c106: Estou simplesmente odiando os últimos capítulos – nem acredito que coloquei Nige Jouzu no Wakagimi no TOP 5 algumas semanas atrás -. O autor está resolvendo tudo de modo bem preguiçoso, os personagens mudam de lado sem ter uma carga emocional… Está acontecendo MIL E UMA COISAS em poucas páginas e eu simplesmente não estou sentindo NADA, mas realmente NADA. Estou achando tudo muito ruim, somente a arte salva. Meu deus.
17 – Ao Kiru (Blue Kill) c01: Eu já escrevi minhas primeiras impressões AQUI, mas resumindo-a, eu acho que a série entregou um capítulo com excesso de informações, com conceitos batidos e com um protagonista que convence somente nas primeiras 15 páginas. Ao Kiru é uma estreia tão carregada de defeitos que me fez questionar se o editor que segue o Fujimaki não tenha algo contra o pobrezinho. É triste ver um autor tão bom, que escreveu uma das melhores obras de esporte da década passada, lançando certos mangás. Robot já tinha uma qualidade duvidosa, mas o primeiro capítulo de Ao Kiru é simplesmente ruim.
16 – Ichigouki’s Under Control c19: Ichigouki encerra a sua história na Weekly Shonen Jump com um dos seus melhores capítulos, o que não precisava realmente de muito para alcançar tal feito. Às vezes eu tenho uma pequena (na verdade grandíssima) suspeita que esses mangás são lançados para serem cancelados e os editores não tem nenhuma esperança que possam ser tornar um sucesso. Pelo menos eu dei uma risadinha na última página. Espero que o autor dê certo em uma outra revista ou volte para a Shonen Jump com uma obra melhor.
15 – Cipher Academy (Angou Gakuen no Iroha) c20: Eu quero gostar de Cipher Academy, mas a sua leitura muitas vezes é confusa e massiva. Eu achei esse “arco do Poker” chato e não conseguiu me agradar em nenhum momento. Eu espero que o autor retorne as charadas e entregue também algo que vá ALÉM da escola, que não suprto esse mesmo cenário por nenhum outro capítulo. Precisamos de algo mais para Cipher Academy, que é um mangá que tem potencial, mas não consegue entender que está em risco de cancelamento.
14 – MASHLE c152: Não é ruim, não é um capítulo ruim, mas não senti nada com o “grande momento desse capítulo”. Eu acho que a série meio que já saturou, por isso, tirando alguns momentos, desenvolvimentos específicos, MASHLE tende a ser um mangá morno – mesmo que tecnicamente eu acho que esse capítulo não seja realmente ruim -. Eu acho que entramos com esse capítulo realmente nos últimos momentos da série, que pode terminar inclusive já na próxima leva. Eu vejo MASHLE terminando em junho ou julho, sem nenhum problema.
13 – Yozakura Family (Yozakura-San Chi no Daisakusen) c174: Após vários capítulos muito bons, no qual a série chegou a conquistar a primeira colocação, essa semana Yozakura-San simplesmente entregou um capítulo “mediocre”. Quando Naruto começou sua fase “Shippuden” todo mundo estava curioso em saber como os personagens cresceram e por isso era legal os momentos no qual eles apareciam após o Time-Skip. O mesmo valia para ONE PIECE, no caso de Yozakura-San, o autor não precisa colocar nenhum suspense, pois o design é praticamente o mesmo. Por isso capítulos como esses soam bem vazios e sem graça.
12 – Undead Unluck c155: Não é um capítulo ruim, passa longe disso, mas simplesmente é um capítulo de desenvolvimento que não me disse exatamente nada. A equipe se aproximou da missão em questão, tivemos algumas cenas de comédia engraçadas e vamos ver na próxima semana no que vai dar.
11 – Jinzou Ningen 100 c18: O autor continua o arco de treinamento, e serei sincero, é legalzinho, tem um bom desenvolvimento, mesmo seguindo o esquema de um Battle-Shounen padrão. A série não tivesse uma premissa tão desinteressante em minha visão, eu estaria curtindo muito mais esse arco. De qualquer modo esse capítulo mostra uma qualidade narrativa por parte do Daisuke Enoshima, que caso Jinzou Ningen 100 seja cancelado, pode voltar com um “Black Clover” da vida.
10 – Jujutsu Kaisen c220: Eu acho que esse capítulo é uma evolução em comparação aos anteriores, mas ainda não me convenceu. O meu problema com Jujutsu Kaisen é algo que muitos comentam, excesso de informação em certos capítulos, se torna massiva a sua leitura – todo o conceito da barreira poderia ter sido explicado de um modo muito mais simples -. De qualquer modo, eu acho que entramos definitivamente em seu último arco, o que me deixa um pouco mais animado para os próximos capítulos.
9 – Witch Watch c105: Eu amo o Shinohara, eu amo SKET Dance – entra no meu TOP 10 de obras de todos os tempos – mas eu tenho dificuldade em amar por completo Witch Watch. Esses capítulos que parecem uma tese de doutorado eu lia tranquilamente em SKET Dance, porém em Witch Watch me dão sono. Sobre esse capítulo, as últimas páginas me convenceram a dar uma posição melhor, já que é interessante ver Morihito falando sobre seus sentimentos e os personagens secundários tentando encontrar um modo de resolver esse problema. Talvez o próximo capítulo seja bem mais divertido.
8 – Black Clover c357: Com um episódio mais dedicado ao “Jack”, inclusive o nome do capítulo é referente ao mesmo, Black Clover entregou um bom capítulo, como também entregou nas semanas anteriores. Nada de realmente revolucionário, nada que me deixe eufórico, mas é uma leitura agradável e muitas vezes é isso que basta. Eu ainda continuo interessado por esse encerramento de Black Clover, continuo achando essa saga boa, mesmo que o “hype” esteja diminuindo lentamente. Quem sabe quando Asta aparecer chutando bundas, tudo mude.
7 – Boku no Roboco c133: Talvez não seja o melhor capítulo do mundo, mas acabou sendo legalzinho. Eu já disse em uma outra semana que não sou o público alvo de Boku no Roboco (na verdade não sou mais o público alvo da Weekly Shonen Jump e choro no banheiro todo dia por isso. Quando comecei a escrever no Analyse It, dez anos atrás, eu era o público alvo), mas eu gostei desse capítulo, as últimas páginas me divertiram e é isso que vale.
6 – Boku no Hero Academia c385: O Horikoshi está colocando toda a sua alma nesses últimos capítulos, eu consigo sentir isso através da sua arte, que está simplesmente espetacular. A narrativa também está caminhando para um clima de “tudo está perdido”, “como os nossos heróis poderão sair dessa?”, dando assim uma carga emocional muito grande nesses últimos capítulos… dando na teoria, na verdade. Eu vejo a intenção do autor nas páginas, eu vejo até mesmo no uso das tonalidades de preto a sua intenção, mas Boku no Hero Academia sofre com um problema que sofreu Naruto – esse arco já durou demais -. Mesmo assim, é um bom capítulo, mas não tão bom quanto o Horikoshi queria que fosse.
5 – Tenmaku Cinema c02: Eu achei o primeiro capítulo bem medíocre, mas devo dizer que gostei desse segundo capítulo da série, principalmente por causa da personagem “atriz” que acabou dando um pouco mais de sal ao protagonista que é bem chatinho. A dinâmica entre os dois acabou realçando as qualidades de diretor do nosso “herói” e nos entregou também boas cenas; como o protagonista imaginando a cena na praia. Eu acho que se Tenmaku Cinema continuar entregando capítulos com essa qualidade e não com a qualidade do primeiro capítulo, eu vou começar a torcer pela sobrevivência.
4 – The Ichinose Family (Ichinose-ke no Taizai) c21: Estou pouco a pouco me acostumando com as surpresas de Ichinose Family, por isso eu acho que o autor deve moderar um pouco nas cenas de “shocking”, para não se tornarem banais. A série já está entrando no seu terceiro volume, teve boas venas e pode agora entregar uma cena surpreendente a cada quatro ou cinco capítulos, sem nenhum problema, já que não tem a urgência de ter que atrair leitores para não ser cancelado. De qualquer modo, eu continuei gostando muito desse capítulo por causa do desenvolvimento sobre esse segundo hospital. Estou curioso para saber onde isso levará.
3 – Akane Banashi c58: Aqui estou eu novamente colocando Akane Banashi no TOP 5, mas o que eu posso fazer se a série realmente entrega capítulos com uma ótima qualidade? Sim, a Weekly Shonen Jump está cheia de mangás que vendem mal, mas pelo menos os quatro novatos principais são todos muito bons, e Akane Banashi faz parte desse grupo. Gostei de ver um capítulo mais centrado na Hikaru, que vai ser a principal adversária da Akane, e depois também gostei de ver o utilizado de um sistema de “classes” em Akane Banashi, que agora em diante deve ser utilizado para classificar os mangás.
Por fim, esse capítulo que já estava muito bom, entregou uma conclusão ainda melhor, colocando uma escolha complicadíssima para a nossa querida Akane. Ela irá contar qual história? A do seu pai ou aquela que se adapta ao seu nin? Eu acho que não teremos a resposta no próximo capítulo, mas somente quando Akan começar a sua apresentação.
2 – Blue Box (Ao no Hako) c97: O autor continuou o desenvolvimento da Chinatsu com o Taiki, mas dessa vez se concentrando um pouco mais na dúvida do Taiki se Chinatsu gosta dele mesmo ou não. A conversa com a Yumeko, na minha opinião, acabou sendo muito boa, principalmente a última frase: “Love is the most powerful feeling” – é algo banal, mas que na simplicidade da obra, soa simplesmente belíssimo. Novamente um ótimo capítulo entregue pelo autor, que acelerou um pouco o ritmo depois das minhas críticas de “ritmo lento”.
1 – Sakamoto Days c115: Em primeiro lugar só poderíamos ter um mangá, Sakamoto Days, que entregou um capítulo completo: As primeiras páginas vimos um desenvolvimento de personagem, um motivo para estarmos “tensos” pelo sucesso dessa missão, e depois tivemos uma sequência de ação espetacular, com direito a explosão, tiroteio, pancadaria, salto com moto, ponte destruída e socão na nuca. O que eu poderia pedir mais?
Sakamoto Days sabe entregar quando quer páginas espetaculares, com uma arte realmente de alta qualidade. Esse capítulo, para mim, é uma das tantas provas que a série, se ganhar um anime de qualidade, pode se tornar um MONSTRO em vendas, conquistando tanto o público japonês quanto o público mundial. Estou ansioso para ver uma adaptação de Sakamoto Days!
Venha você também avaliar cada um dos capítulos da Shonen Jump #20 que você leu
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação), com o resultado sendo publicado na semana seguinte. Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota de 3 a 10 aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #21-22.
PARA VOTAR NA WSJ #20, CLIQUE AQUI