Irei comentar sobre os mangás da Weekly Shonen Jump #18/2023, tentando no máximo do possível trazer “Spoilers leves”, que não estraguem a leitura daqueles que ainda não conhecem uma determinada série ou ainda não leram o capítulo em questão – quando for necessário comentar um spoiler, irei deixar avisar que a informação é um spoiler, assim SPOILER -. Peço para vocês também avisarem quando forem discutir um capítulo utilizando a modalidade spoiler. Os comentários que disserem spoilers sem esconder a frase serão excluídos.
E concluindo, as avaliações são a minha opinião e a minha opinião NÃO É uma verdade absoluta, sinta-se livre de discordar de modo respeitoso. O objetivo é criar um espaço para discutir de modo harmonioso sobre as séries da Weekly Shonen Jump. Sem mais delongas, vamos lá:
17. Ichigoki’s Under Controll!! c17: Não ri em nenhum momento, só queria morrer lendo esse capítulo.
16. Tokyo Demon Bride c29 (FIM): Horrível – mas também o autor não tem obrigação de entregar um encerramento bom. Se conseguisse, eu iria aplaudir, pois eu acho honroso mesmo tendo somente dois ou três volumes, um autor dar aos seus leitores um bom encerramento (aqueles pouco que compraram os volumes), CONTUDO, a série acabou sendo cancelada bem antes do planejado pelo mesmo, então eu entendo caso uma série tenha um encerramento bosta. Tokyo Demon Bride tenta ser emotivo, atingir a emoção dos leitores, mas soa somente rushado mesmo. É bem ruim.
15. The Elusive Samurai (Nige Jouzu no Wakagimi) c104: Tudo nesse capítulo aconteceu tão rapidamente que estou voltando a suspeitar que o autor está “rushando” um encerramento da série. Esse capítulo deu grandes pulos narrativos, tentou colocar uma cena emocionante (mas sem criar as bases da render-la emocionantes), apresentou uma arte extremamente confusa (algo que é recorrente na série, sejamos sinceros), e se semana passada tivemos um capítulo bom, essa semana tivemos um capítulo terrível, um capítulo muito, mas muito mal escrito. Estou agora com uma sensação que esse guerra será uma merda.
14. Boku no Roboco c131: Nessa semana, conhecemos a grande inimiga de Roboco, Laila – uma outra robot doméstica – E vemos várias piadas em relação a rivalidade das suas, mas novamente o humor de Roboco não conseguiu me convencer. Contudo, eu achei o encerramento desse capítulo superior ao anterior, pois temos uma tentativa de entregar algo mais significado na última página (Quando Laila admite não poder vencer um elemento de Roboco). Eu tenho a sensação que as piadas de Roboco estão cada vez mais fracas e isso pode se tornar um grave problema para a série.
13. Fabricant 100 c16: Eu tive a sensação nesse capítulo que o autor já está construindo um possível encerramento para a série, por causa da informação sobre o Fabricant 99 que recebemos nessa semana, mas ao mesmo tempo esse capítulo expande ainda o universo da série, explicando a dinâmicas dos poderes dos Fabricants, por isso o fim pode estar longe. Eu realmente ainda não sei quanto tempo vai durar Fabricant, já que pode terminar daqui a 4 capítulos, como também pode durar mais 10 capítulos, está tudo em aberto. Talvez nem o autor saiba. De qualquer modo, o capítulo é mediano.
12. Cipher Academy c18: Eu realmente não tenho muito o que comentar sobre esse capítulo de Cipher Academy, além de dizer que é a introdução para um jogo de poker. Não é que tivemos uma cena emocionante, uma decodificação genial, cenas de comédia engraçadas, simplesmente não aconteceu nada de emocionante – e a arte também não é que me surpreendeu em nenhum momento, mesmo continuando sendo boa -. As últimas páginas tentaram dar um “UP” no capítulo, criando um “Cliffhanger”, mas mesmo assim não me pegou. Espero estar errado, mas a sensação que eu tive (baseado nessa introdução) é que Nisio Isin poderia ter escolhido um desafio mais emocionante para decidir a líder de classe.
11. Ginka to Gluna c28: Sim, o mangá está para ser cancelado na próxima semana, mas vou ser sincero, o autor está sabendo dar uma boa conclusão, pois eu realmente estou com PENA que Ginka vai ser cancelado. Estou olhando para aquela criatura FOFINHA e pensando: “Vocês japoneses não tem coração”. De qualquer modo, dou parabéns para o autor que está conseguindo encerrar seu mangá de modo digno, algo que seu companheiro de leva não conseguiu (Lembrando que é comprensível não conseguir, já que um autor planeja que sua série dure muito mais que três volumes).
10. Witch Watch c103: Então, então, meus amigos, queimei minha lingua um pouco. Eu disse que queria ver mais sobre o personagem, mas achei esse capítulo meio chatinho, pois mesmo que tenha desenvolvido um pouco mais a cientista, entregou piadas que não me fizeram rir – obviamente o humor é algo muito subjetivo, então é possível que para você tenha sido um capítulo muito divertido -. É simplesmente um capítulo mediano, na minha opinião. Esperava mais.
9. Jujutsu Kaisen c218: Depois de uma semana de pausa, voltamos para a batalha de Yorozu vs Sakuna – não vou dar spoiler sobre essa luta, mas não me está interessando tanto assim. Acho legal conhecer a Yorozu, a sua personalidade louca, a sua necessidade de mostrar o seu amor, conhecer um pouco da sua história e sua real forma, entretanto, por enquanto achei a luta um pouco abaixo do esperado, sem nada de especial. Esse novo arco até agora não me fisgou, aliás, ultimamente Jujutsu Kaisen não me está fisgando nem um pouco. Eu espero bem mais da série, que entregou até o arco de Shibuya NENHUM capítulo ruim, mas depois, começou a dar várias vaciladas, mas mesmo assimo capítulo 218 acabou sendo simplesmente legalzinho.
8. Black Clover c356: O mangá está caminhando para o seu encerramento, e diferente de Jujutsu Kaisein que ainda não sinto o clima de “conclusão”, com Black Clover estou já sentindo. O capítulo dessa semana esqueceu o Yuno, para inicialmente dar atenção ao “campo de batalha”, mostrando como alguns personagens secundários estão enfrentando os anjos e depois decidiu dar uma atenção a Asta, que deve voltar a receber a atenção do autor na próxima semana. De qualquer modo, capítulo morno, legal de se ler, mas nada demais.
7. Boku no Hero Academia c384: O capítulo dessa semana tentou dar uma carga dramática, criando todo o contexto do mundo inteiro estar vendo “O Fim do Japão” através dos noticiários, mas que na verdade, os heróis estão todos lutando ainda: A batalha não acabou! CONTUDO, esse capítulo acabou não me tocando, acabou sendo uma leitura levemente positiva. Não é um capítulo ruim (raramente Boku no Hero Academia entrega capítulos ruins), pois mesmo assim tem cenas legais, mas eu acho que o objetivo do autor que era criar um grande “HYPE” acabou não sendo alcançado, entretanto, não deixa de ser um bom capítulo.
6. Sakamoto Days c113: Sim, eu canso ás vezes do ritmo frenético de Sakamoto Days, mas não posso negar que o autor é muito bom em criar as coreografias dos combates. Ler Sakamoto Day é como ver um filme de ação, mas um com a liberdade criativa de poder exagerar e distorcer (já que é um quadrinho), criando assim cenas bem mais surreais. Esse capítulo continuou o arco da “Missão Bodyguard”, e a cena no qual a personagem entra com a moto na van, simplesmente fez valer a leitura desse capítulo. Não entra entre os melhores capítulos de Sakamoto Days (passa longe disso), mas é um típico ótimo capítulo da série.
5. Akane Banashi c56: A leitura do capítulo estava proseguindo de modo bem monotono, até quando o autor apresentou dois adversário a altura de Akane, sendo uma delas uma personagem que retorna após vários capítulos, criando assim concorrente reais que Akane vai ter que derrotar. Eu ainda acho que vamos ver uma vitória da Akane, estaria surpreso se isso não acontecesse – a história precisa avançar -, mas o autor sempre pode acabar surpreendendo, principalmente agora que temos dois adversários fortes. Esse capítulo me deixou muito curioso para ler os próximos, e também saber qual Rakugou cada um deles vai apresentar (espero que tenhamos um bom desenvolvimento de cada uma das apresentações)
4. MASHLE c150: Critiquei o capítulo passado por ter cortado uma piada ótima (Mash no portão), mas eu acho que MASHLE entregou nessa semana um capítulo muito bom; conseguiu unir emoção com comédia. Os primeiros quadros com Ochoa explicando a sua decisão são hilários, principalmente por causa das suas expressões, mas depois o seu dialogo com Meliadoul é bem emotivo. Eu gosto do pequeno, porém eficaz desenvolvimento que os dois tiveram nesse capítulo, pois ver a interação entre os dois adicionou camadas a ambos os personagens – e sejamos sinceros, MASHLE não é muito bom em adicionar camadas aos seus personagens que tendem a ser bem simplesinhos -. É um ótimo capítulo de MASHLE e espero que o próximo mantenha a qualidade desse.
3. Blue Box (Ao no Hako) c95: Continuamos o desenvolvimento da relação entre Yumeka e Chinatsu, e de modo muito inteligente, o autor conseguiu também desenvolver mais um pouquinho a relação entre Chinatsu e Taiki – já que a ação precedentes de Taiki acabou unindo novamente as duas amigas -. O que rende, na minha opinião, Blue Box um mangá tão especial é justamente essa capacidade do autor em desenvolver os personagens através de pequenas ações. Sim, a série muitas vezes enrola e não leva a lugar nenhum, mas em outros momentos acerta em cheio. Esse é um daqueles capítulos que o autor acertou em cheio. Espero que no ano novo tenhamos uma evolução também da Hina, já que nesses capítulos vimos um desenvolvimento maior da Yumeka, por consequência também da Chinatsu.
2. The Ichinose Family (Ichinose-ke no Taizai) c19: É normal uma série quando começa a entregar uma sequência de capítulo muito BONS, ficar nas cinco primeiras colocações por várias semanas, e eu acho que é isso que está acontecendo com Ichinose, que entregou também nessa semana um capítulo muito emotivo, focado mais na mãe e no pai (novamente). Após desenvolver por alguns capítulos as problemáticas que circundam o casal, o autor criou um contexto para os dois voltarem, de certo modo, a se reaproximarem.
Ao mesmo tempo, o capítulo também deixou mais clara as informações entregues na semana passada – se antes eu simplesmente não entendia o motivo dos pais estarem sonhando esse “determinado sonho”, agora eu comecei a criar uma teoria. A certeza ainda não tenho, mas esse é o objetivo, criar um mistério, uma dúvida sobre o que está acontecendo, estimulando os leitores da teorizarem sobre o mangá. Os mangás que mais conseguem se tornar grandes sucessos são aqueles que tem a maior capacidade de mover os seus leitores, mobilizar as massas a comentarem com os amigos e nos fóruns sobre a obra, e Ichinose está tentando realizar isso através do mistério.
1. Mission: Yozakura Family (Yozakura-San Chi no Daisakusen) c172: ESSA MENINA É UMA PSICOPATA E EU ACHEI ESPETACULAR. Vou dizer uma coisa, talvez uma das melhores decisões do autor tenha sido justamente colocar um Time-Skip na obra, pois a renovou, adicionando essas duas crianças que são incríveis e tem uma química de irmãos que parece genuina na obra, mesmo a personalidade dos dois sendo tudo menos realistica – no universo da obra, vejo um sentido interno -. Além disso, esse capítulo entregou uma cena de luta bem desenhada que eu também gostei.
Yozakura-San pode vender mal, pode ter sido condenado a prisão do FLOP, mas quando quer, entrega ótimos capítulos, com uma arte digna de respeito. É um mangá que se não tivesse já 170 capítulos, eu recomendaria a leitura.
CADÊ UNDEAD UNLUCK? Eu ainda não terminei de colocar a série em dia, mas eu espero daqui a uma semana já começar a comentar também os capítulos da série.
CADÊ ONE PIECE, RURI DRAGON E HUNTER X HUNTER? Não tivemos capítulos dessas séries nessa semana.