Várias matérias estão voltando ao Analyse It e nada melhor do que trazer também o Ranking Oricon. Eu também posso trazer de volta a TOC da Shonen Magazine e da Young Jump, se vocês continuarem a dar um Feedback positivo para o retorno dessas matérias antigas, por isso vou criar um questionário para saber quais matérias vocês querem ver no site -. Estou testando o terreno para as matérias, vendo o que vocês querem e o que vocês não querem, por isso comentar e divulgar é muito importante para que uma tipologia de matéria reste no site.
As regras serão muito parecidas com as anteriores, irei analisar somente os mangás mais relevantes do mundo Shounen e Seinen – além de todas da linha Shonen Jump -. Irei me dedicar mais aos mangás do TOP 20 e depois farei uma passagem rápida naqueles entre 20 – 50. Também será comentado somente as vendas da primeira semana de cada mangá e não as vendas das semanas sucessivas, já que as vendas quinzenais e mensais deixarei para comentar na TOC das revistas (Sou um ser humano, não posso comentar todos os cinquenta mangás do Ranking Oricon).
Encerrando, agradeço ao Twitter do @Josu_ke que disponibiliza o Ranking Oricon. Recomendo seguí-lo no twitter, e também seguir o Analyse It!
Em primeiro lugar tivemos Spy x Family que vendeu 661 mil cópias em 6 dias, um resultado espetacular, CONTUDO representa uma queda nas vendas da série, que no volume anterior vendeu 773 mil em 6 dias. Deste modo, as vendas de Spy x Family tiveram uma redução de 14.53%, uma perda que pode parecer preocupante, mas eu acho natural. Primeiro, TODOS os mangás da Jump Plus estão tendo uma redução em vendas (talvez esteja passando o “hype” da Jump Plus? É algo para se avaliar) e segundo, no caso específico de Spy x Family, suas vendas estavam infladas pelo “hype do anime” e é normal que tenha uma redução após o encerramento da temporada do anime. As vendas mesmo assim continuam muito boas, uma das melhores do mercado e a melhor da Jump Plus.
Em segundo lugar tivemos Chainsaw-man que vendeu 260 mil cópias em 6 dias. O anime melhorou as vendas da série, mas mesmo assim continuaram abaixo do que era antes da mudança de revista; isso mesmo Chainsaw-man está vendendo menos. Em seus últimos volumes lançados pela Shonen Jump, a série vendia mais de 300 mil cópias em 4 dias, atualmente vende 260 mil cópias em 6 dias, por isso teve uma redução bem grande em suas vendas.
O mangá também teve uma redução em relação ao volume anterior, no qual vendeu 284 mil cópias em 5 dias – volume lançado em janeiro desse ano -. Mesmo com um dia a mais em vendas, Chainsaw-man teve uma redução de 8.4% em suas vendas. Podemos assim concluir algumas coisas com essas informações: 1 – A transferência para a Jump Plus prejudicou as vendas Chainsaw-man, 2 – O anime ajudou pouco as vendas da série, 3 – O público que comprou o volume 10 e 11, pois tinha ouvido que a Parte 1 terminou, alguns não se interessaram em continuar a leitura da Parte 2. Pensei que Chainsaw-man podia se tornar um novo Jujutsu Kaisen, mas parece que não é o caso.
Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days que vendeu 72 mil cópias em 6 dias, um resultado que realça ainda mais Sakamoto Days, que tinha vendido no seu volume anterior 78 mil cópias em 10 dias. Esse crescimento de Sakamoto Days pode levar a série, já nesse volume, a se igualar em vendas a Ao no Hako, seu rival para a vaga de pilar, e dependendo das vendas nos próximos dias, pode até mesmo superar.
Em quinto lugar tivemos MASHLE que lançou o volume antes do primeiro episódio do anime, por isso não podemos observar um boost (que de qualquer modo parece que não vai acontecer por enquanto). Comentando mais sobre as vendas desse volumes: Bem, continuam ruim, o volume 13 (lançado 6 meses atrás) vendeu 56 mil cópias em 6 dias, por isso a série teve uma redução de 12.5% das suas vendas em 6 meses. Somente o anime poderia reverter esse trending de leitores que abandonam a série.
Em oitavo lugar tivemos Witch Watch que deve vender na mesma quantidade que o volume anterior, já que esse volume vendeu 37 mil cópias em 6 dias e o anterior vendeu 34 mil cópias em 5 dias – por isso é bem provável que o volume termine vendendo entre 52 e 58 mil cópias. É sempre bom comparar a situação de Witch Watch com The Elusive Samurai, décimo primeiro colocado nesse Ranking, que começou vendendo acima de 91 mil cópias no primeiro volume, e agora vende igual ao seu companheiro de leva, que começou vendendo 31 mil cópias. O aumento de vendas de Witch Watch foi modesto, mas a queda de The Elusive Samurai foi assustadora.
Em nono lugar com praticamente 37 mil cópias em 6 dias, tivemos Gokuragukai, que tenho vontade de escrever uma crítica dos dois primeiros volumes. A série da Jump SQ vendeu 15 mil cópias no primeiro volume, porém eram vendas referentes a 3 dias, mas levando em conta a progressão das vendas de uma série (em um arco de 10 dias, 65-75% das suas vendas são dos três primeiros dias, já os outros 35-25% são divididos entre o quarto e o sétimo dia – baseado em minhas observações do Ranking), podemos concluir que Gakuragukai teve um importante aumento em vendas no segundo volume. Pouco a pouco a série vai se tornando um novo sucesso da Jump SQ, que estava com MUITA dificuldade em encontrar novos sucessos.
Em décimo oitavo lugar tivemos Mission: Yozakura Family, que continua vendendo pouco para o padrão da revista. Essas 21 mil cópias vendidas em 6 dias são boas para o padrão do mercado, mas como eu já disse, são ruins para o padrão da revista. Eu acredito que um mangá da Weekly Shonen Jump para ter boas vendas, uma série com mais de 5 volumes, deve ser capaz de vender 50 mil cópias físicas (Ranking Oricon) em 1 mês e 100 mil cópias contando também as vendas digitais. Esse volume de Yozakura-San deve alcançar a marca de 30 a 35 mil cópias vendidas em 1 mês, resultado abaixo do ideal, mas que não coloca a série muito em risco, pois os editores por enquanto tem outros mangás que estão com risco maior de cancelamento na Weekly Shonen Jump.
Em vigésimo lugar, com 20 mil cópias em 3 dias, tivemos Wind Breaker, uma série da Magazine Pocket, que teve seu anime anunciado pela Cloverworks. As suas vendas são boas para o padrão da revista, mas não são nada de especial, talvez aumentem um pouco com o anime, podendo chegar a 30 ou 40 mil cópias em 3 dias.
Em trigésimo oitavo lugar, com 14 mil cópias em 6 dias, tivemos Kamonohashi Ron no Kindan Suiri, que teve uma queda em vendas – quase todos os mangás da Jump Plus tiveram queda em vendas em 2023, sendo aquele mais preocupante Kaiju no.8 que tinha conseguido alcançar a marca de 319 mil cópias em 3 dias no terceiro volume (Junho de 2021), mas seu último volume lançado no mês passado vendeu menos que a metade, 152 mil cópias, no mesmo período. Kamonohashi também sofreu com o mesmo problema, porém de grau um pouco menor, atualmente vende a mesma quantidade que o seu primeiro volume – são vendas bem baixas para uma série de uma autora da importância Amano, que escreveu Katekyou Hitman Reborn, mas boas para a Jump Plus -.
Em trigésimo primeiro lugar tivemos o segundo volume de Youchien Wars, que vendeu 15.503 mil cópias em 6 dias. Um resultado não é espetacular, mas é acima da média para uma obra da Jump Plus. É importante dizer que a maioria das obras lançadas pela plataforma NEM conseguem alcançar o TOP 50, por isso não se enganem com os números enormes de Kaijuu no.8 ou Spy x Family, já que são exceções. Os números alcançados por Youchien Wars são bons e se os editores não tinham grande expectativa sobre a obra, vão garantir a sua sobrevivência.
Em quadragésimo segundo lugar tivemos o já cancelado PPPPPP que teve uma natural queda de vendas por causa do seu cancelamento e assim vendeu quase 14 mil cópias em 6 dias (antes do cancelamento vendia 12 mil cópias em 3 dias). É normal uma série cancelada perder leitores após o cancelamento, por isso também a queda em vendas de Tokyo Demon Bride Story e Ginka & Gluna, porém esses dois já tinham vendas realmente muito ruins. As vendas de PPPPPP eram só ruins (Sim, meus amigos, eu não vou considerar um mangá que vende 30 mil cópias em 1 mês como “boas vendas”. Não estou aqui para abraçar a mediocridade em vendas de certos mangás da revista atualmente).
Concluindo, trago para vocês também um comentário sobre Blue Lock, mangá da Shonen Magazine, que a várias semanas está tendo um ótimo boost por causa do anime. O boost dessa semana rendeu 264 mil cópias vendidas em 7 dias (somando todos os seus volumes). O mangá está caminhando para ser o mangá mais vendido de 2023, o que seria o primeiro mangá de esporte a realizar isso desde 1996 com Slam Dunk – Sim, o sucesso de Blue Lock não se compara com o sucesso de Slam Dunk, mas mesmo assim é uma grande vitória por parte do mangá que une elemento de Battle-Royal com futebol.
Ranking Shoseki
O primeiro volume de Fabricant 100 vendeu 5.193 cópias em 6 dias, por isso alcançou resultado realmente ruins, muito longe conseguir entrar no TOP 5o – Normalmente essas vendas já soam ruim para certos mangás de comédia, para Battle-Shounen são dignas de cancelamento. São vendas pífias para o padrão da maior revista – Se vocês pensam, mais de 2 milhões de pessoas compram a revista (contando as vendas digitais), e você está me dizendo que Fabricant não conseguiu alcançar nem 0,5% desse público (contando também as vendas digitais, que devem ser entre 50% das vendas fisicas)? Absurdo.
Depois tivemos alguns mangás já cancelados no Ranking Shoseki: Tokyo Demon Bride Story vendeu 3.770 mil cópias, não é por nada que terminou sendo cancelado. A única justificativa para salvar um mangá que vende menos de 10 mil cópias em 1 semana é uma ÓTIMA recepção interna, mas realmente ótima – como era o caso da comédia Kokosei Kazoku – de resto, não tem motivo para manter mangás como Tokyo Demon Bride Story ou Ginka & Gluna, que vendeu 2.439 mil cópias nesse segundo volume. Por fim, Ichigouki! nem conseguiu entrar nos 500 mais vendidos, sem palavras.