A análise da semana passada foi um sucesso e por isso voltamos para mais uma semana de Ranking Oricon, dessa vez com um Ranking muito interessante, no qual vemos um mangá veterano na primeira colocação e um início de boost para Oshi no Ko, que chamou a atenção de muitos leitores por causa do primeiro episódio do seu anime.
As regras da análise serão iguais as anteriores, irei analisar somente a primeira semana em vendas dos mangás mais relevantes do mundo Shounen e Seinen – Com exceções de quando não tiver nada de útil a comentar -. Irei me dedicar mais aos mangás do TOP 20 e depois farei uma passagem rápida naqueles entre 20 – 50. Também será comentado somente as vendas da primeira semana de cada mangá e não as vendas das semanas sucessivas. Somente os mangás da Shonen Jump irei a segunda semana.
Encerrando, agradeço ao Twitter do @Josu_ke que disponibiliza o Ranking Oricon. Recomendo seguí-lo no twitter, e também seguir o Analyse It!
Em primeiro lugar tivemos o volume 103 de Detective Conan que vendeu 234 mil cópias em 5 dias – eu nem vou trazer os dados dos volumes anteriores, pois é ÓBVIO que a série tem vendas estáveis -. Depois 103 volumes, uma série conseguir vender acima de 234 mil cópias em menos de 1 semana, é um resultado espetacular, que demonstra como Detective Conan é uma obra ATEMPORAL. São poucos mangás, como KochiKame e ONE PIECE, que conseguiram superar a marca de 100 cópias vendendo ainda tão bem.
Em terceiro lugar tivemos o segundo volume de Konjiki no Gash!! 2, continuação da série conhecida no Brasil como “Zatch Bell”, que durou de 2001 até 2007 na Weekly Shonen Sunday. Como suas vendas são de antes do Ranking Oricon semanal (que começou em 2009), não temos dados por parte do Ranking Oricon dos volumes da primeira parte da série, mas sabemos que Konjiki no Gash!! 2 tem 23.8 milhões de cópias em circulação totais, por isso uma média de 723 mil cópias por volume. Como essas vendas são espalhadas no arco de 22 anos, é possível concluir que Gash!! vendia entre 500 mil e 600 mil cópias por volume no começo dos anos 2000.
A série voltou vendendo 88 mil cópias em 3 dias (Normalmente os três primeiros dias correspondem mediamente a 45% – 55% das vendas dos PRIMEIROS DEZ DIAS de um volume), por isso podemos concluir que a série vai vender aproximadamente 176 mil cópias em 10 dias. Continuando, os primeiros 10 dias, normalmente correspondem a 70% a 80% das vendas MENSAIS de uma série, deste modo, Konjiki no Gash!! 2 deve vender entre 211 e 228 mil cópias em 1 mês. É uma queda considerável de público, mas eu acho que mesmo assim Gash!! está vendendo MUITO BEM – é incrível como uma série que terminou 16 anos atrás, que agora é lançado por uma editora minúscula (Birgdin Board), esteja vendendo ainda tão bem.
Eu sei que o cálculo pode parecer extremamente complicado, mas é tudo matemática e observação das vendas das séries. É importante dizer que não todas as séries tem o mesmo ritmo – séries que acabaram de receber um anime ou estão tendo um boost de popularidade tem ritmos diferentes – mas normalmente quase todos os mangás seguem uma curva muito parecida em as suas vendas, por isso é possível prever quanto uma série vai vender mensalmente já nos primeiros três dias.
Tivemos também os dados das vendas de Spy x Family e Chainsaw-man. A série de comédia Spy x Family vendeu 661 mil cópias nos primeiros 6 dias e depois vendeu 218 mil cópias entre o sétimo e décimo terceiro dia em vendas (Ranking Atual), uma redução de 67% em suas vendas e somando um total de 879 mil cópias em 13 dias. Já Chainsaw-man vendeu 260 mil cópias e caiu no ranking dessa semana para 87 mil, uma redução de 66% em suas vendas, somando 347 mil cópias em 13 dias – essa queda de 66 e 67% são normais na segunda semana após 6 dias de vendas -. As vendas de ambos continua sendo mais BAIXAS que os volumes anteriores, por isso ambos estão tendo uma queda em vendas em comparação, mas mesmo assim continuam vendendo muito bem. Sim, para Chainsaw-man eu acho preocupante ver que o anime não deu um boost em vendas, mas olha para Spy x Family que vende INCRÍVEIS 879 mil cópias em 13 dias, como podemos dizer que esses números não são espetaculares?
Indo para a Shonen Jump, tivemos a segunda semana de Sakamoto Days, que deve ter chocado muitas pessoas por ter vendido somente 19 mil cópias na sua segunda semana, alcançando um total de 92 mil cópias em 13 dias. A queda é, sem sombras de dúvidas, visualmente muito assustadora, mas entra na variação de queda normal de um volume que apareceu na primeira semana com 6 dias de vendas. Os 7 dias seguintes tem uma queda, em média, de 65% a 75% das vendas, como vimos com Spy x Family e Chainsaw-man. E posso provar isso trazendo mais números:
- Boku no Hero Academia 36 em outubro vendeu 324 mil cópias nos seus primeiros 6 dias e depois 105 mil cópias nos 7 dias seguintes, queda de 75%.
- Ao no Hako 7 vendeu em outubro 73 mil cópias nos primeiros 6 dias e depois 20 mil nos 7 dias seguintes, queda de 72%
- Spy x Family 11 nesse mês vendeu 661 mil cópias nos primeiros 6 dias e vendeu 218 mil cópias nos 7 dias seguintes, queda de 67%.
- Chainsaw-man 14 nesse mês vendeu 260 mil cópias nos primeiros 6 dias e vendeu 87 mil cópias nos 7 dias seguintes, queda de 66%.
Já Sakamoto Days teve uma redução de 73%, que é alta em comparação a Chainsaw-Man e Spy x Family, mas continua dentro da normalidade. O número inicialmente também me assustou, mas quando vamos olhar as porcentagens percebemos que não é tão preocupante assim. Essas vendas revelam que Sakamoto Days deve colar em vendas com Ao no Hako, vendendo aproximadamente 110 mil cópias em 1 mês – um pequeno aumento em comparação ao volume anterior, mas Sakamoto Days está aumentando bem lentamente suas vendas -.
Em vigésimo terceiro lugar tivemos o volume 16 de MASHLE que vendeu entre o dia 7-13 aproximadamente 65% a menos que nos primeiros 6 dias, passando de 49 mil para 16 mil, somando 65 mil cópias totais. Muitos podem pensar que é algo bom, pois a série conseguiu ter uma redução dentro do range e menor que seus companheiros de revista. Eu não acho bom e vou explicar o motivo: MASHLE está lançando o seu anime agora e normalmente quando uma série lança um volume com a primeira temporada do anime em exibição, esse volume tende a vender mais que os anteriores e também ter uma diminuição mais lenta nas vendas, mas não é isso que aconteceu, MASHLE não melhorou suas vendas em comparação ao volume anterior e o volume atual está reduzindo suas vendas diárias dentro do range de normalidade, como se o anime não tivesse atraindo nenhum novo leitor. Preocupante.
Concluindo os mangás ranqueados nesse Ranking Oricon tivemos também Witch Watch que vendeu 10 mil cópias entre o dia 7 e 13 de suas vendas – 73% a menos que os seis primeiros dias de vendas -, alcançando assim 47 mil cópias totais. Queda também natural, nada para se preocupar. A série está caminhando para vender entre 56 e 60 mil cópias em 1 mês, o seu volume anterior vendeu 56 mil cópias, por isso está no “borderline” do vender igual ou vender um pouquinho a mais, irei esperar as vendas mensais para opinar.
Indo rapidinho para o Ranking Shoseki, tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que vendeu 10 mil cópias entre o sétimo e décimo terceiro dia, somando assim um total de 45 mil cópias vendidas. O mesmo que comentei sobre Witch Watch serve para Nige Jouzu no Wakagimi, por isso vou esperar as vendas mensais. Yozakura-San vendeu 7 mil cópias, alcançando assim a marca de 28 mil cópias – dentro do esperado -. PPPPPP vendeu 4 mil cópias, alcançando um total de 18 mil cópias – redução de 74% em suas vendas em comparação a primeira semana, dentro do esperado, mas a série já terminou, então quem liga -. E para concluir Fabricant 100 nem conseguiu entrar no TOP 500 nessa segunda semana e DECRETOU de uma vez por todas o seu cancelamento.
Boost de Oshi no Ko
Como vocês puderam ver, o mangá da Weekly Young Jump, Oshi no Ko começou a receber um boost em suas vendas, vendendo assim 133 mil cópias somente de volumes antigos e eu acredito que a série vai realmente ter um grande boost por causa do anime. Dando contexto para quem não sabe, Oshi no Ko lançou dois episódios da primeira temporada do seu anime, sendo que o primeiro episódio tem 122 minutos.
A qualidade desse episódio, produzido pela Doga Kobo, surpreendeu o público japonês, transformando a série no anime mais comentado da temporada por enquanto. Oshi no Ko assim se tornou viral, resultando também no aumento das suas vendas. Ainda é cedo para dizermos até quando esse boost irá continuar, mas se o anime mantiver a sua qualidade, é provável que dure por todo ano. Já que normalmente uma série recebe grande parte do seu boost quando a temporada termina (já que muitos começam a ver um anime quando todos os episódios da temporada tiveram já sido lançados).
Oshi no Ko, que já é um pilar da Weekly Young Jump, pode se tornar um dos principais mangás do mercado e entra na briga com Blue Lock pela primeira posição do mangá mais vendido do ano. Por enquanto, Blue Lock que vendeu 196 mil cópias nessa semana, é o favorito para a vitória.