Os editores lançaram uma edição dupla (por isso nada de Shonen Jump na próxima semana) que ranqueou as séries da mais querida pelos editores a aquela menos querida. É um ranqueamento quase perfeito, digo quase, pois está mais dividido em “zonas de importância” que realmente em ordem. Sem mais delongas, vamos a TOC:
Weekly Shonen Jump #21-22 (24/04/2023)
Grupo (Capa)
ONE PIECE c1081 (Página Colorida de Abertura)
01 – Jujutsu Kaisen c221
02 – Boku no Hero Academia c386
03 – Sakamoto Days c116
04 – Akane Banashi c59
Ao Kiru c02 (Página Colorida)
05 – Ichinose-ke no Taizai c22
Tenmaku Cinema c02
06 – Ao no Hako c98
Choujun! Choujun Senpai (Página Colorida, One-Shot)
07 – Nige Jouzu no Wakagimi c107
Guerilla Shokudou (Página Colorida, One-Shot)
08 – Witch Watch c106
09 – Undead Unluck c156
10 – Yozakura-San Chi no Daisakusen c175
11 – MASHLE c153
12 – Boku no Roboco c134
13 – Black Clover c358
14 – Angou Gakuen no Iroha c21
15 – Jinzou Ningen 100 c19
Ausente: Ruri Dragon (Hiato), Hunter x Hunter (Hiato)
Weekly Shonen Jump #23 (08/04/2o23)
Capa, Página Colorida de Abertura: Dri Tri (Nova Série)
Página Colorida: Nige Jouzu no Wakagimi, MASHLE, Undead Unluck
Ausente: Jujutsu Kaisen, Black Clover
Com página colorida de abertura tivemos ONE PIECE – digo que essa posição é perfeita para representar o rei dos mangás, pois na verdade é um pilar eterno, que domina a revista desde 1998. A série não está no mesmo patamar das demais na visão editorial, já que ONE PIECE é intocável.
Em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que por ser um dos mangás que melhor vende no mercado, alcançando a marca de 1.1 milhões de cópias vendidas por volume, e por ter uma grande popularidade interna na revista, é considerado o segundo pilar, seguido pelo segundo colocado dessa TOC, Boku no Hero Academia, o terceiro pilar da revista, vendendo em média 600 mil cópias por volume. Ambos estão terminando, mas eu acho que enquanto Hero pode ainda terminar esse ano, Jujutsu Kaisen deve terminar somente em 2024.
Por isso, na página colorida de abertura e nas duas primeiras posições tivemos os “PILARES” da revista. Logo após tivemos os “mangás promissores”, todos juntos em uma zona só. A ordem na minha opinião está quase correta, somete Ao no Hako que deveria estar duas posições acima.
Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days, que eu acredito que seja o novato mais promissor da revista e parece que vai ter um bom boost nesse último volume lançado, podendo superar inclusive Ao no Hako em vendas. Os editores também nessa capa deixaram a série com um tamanho equivalente aos de Black Clover, MASHLE e Ao no Hako, provando assim a sua importância. O seu anime deve ser anunciado ainda esse ano, no seu aniversário de 3 anos.
Em quarto lugar tivemos Akane Banashi, que mesmo estando em uma boa posição na TOC e sendo o terceiro mangá mais promissor da revista atualmente, na capa ocupou um espaço menor (em pequeno atrás da Chinatsu de “Ao no Hako”). Eu acho que isso aconteceu mais pela circunstância do que realmente por não ter uma grande prioridade na revista. Os editores colocaram MASHLE com um tamanho maior justamente por estarem em um período de divulgação do anime, mas assim que o anime terminar, MASHLE perde a sua importância (se não terminar junto com o anime).
Em quinto lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai, que estou muito curioso para saber quanto irá vender no seu segundo volume. Eu vejo nos fóruns japoneses uma relação de amor e ódio com Taizai, no qual em certos momentos comentam que amam a série, em outros momentos a odeiam, dependendo do episódio em questão. Só que Taizai, em todos os meus anos seguindo a Shonen Jump, é de longe a série que tive mais dificuldade em entender a real recepção, justamente por causa dessa polarização. Eu quero ver se essa polarização vai interferir nas vendas da série ou não, lembrando que o segundo volume será lançado em junho.
Em sexto lugar tivemos Ao no Hako, que como eu disse deveria estar em quarto lugar ao invés de Akane Banashi, isso é comprovato pelo seu tamanho na capa (no mesmo de Black Clover e Sakamoto Days). O mangá está com as vendas estagnadas, mas eu tenho certeza absoluta que quando for lançado seu anime, vai conseguir conquistar um grandíssimo número de leitores – se a adaptação for de qualidade, obviamente -, por isso fiquem de olho em Ao no Hako.
Da sétima colocação até a décima segunda colocação tivemos as série de suporte e as séries menos relevantes – todas elas, na verdade, são séries de zona intermediária, que estão na revista para ajudar nas vendas, mas que não é esperado que se tornem grandes sucessos – contudo algumas delas tem uma relevância maior para a revista, outras menores, vamos ver quais -.
Em sétimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que agora vou atualizar a vocês como está vendendo. Essa segunda semana Nige Jouzu vendeu aproximadamente 10 mil cópias (o número exato direi a vocês sábado, no Ranking Oricon), que somado aos 35 mil da semana passada, deve alcançar 45 mil cópias em duas semanas. Geralmente as vendas de qualquer mangá tendem a cair de 50% a 75% na terceira semana em comparação a segunda, por isso eu acredito que a série irá vender entre 51 a 56 mil cópias em 1 mês. Deste modo seria o terceiro volume consecutivo vendendo no mesmo range, indicando uma estabilidade, algo que a série nunca viu, já que desde o seu primeiro volume, que vendeu 91 mil cópias, sempre teve as mesmas vendas (Lembrando que considero vendas estáveis quando a série vende no mesmo range por ao menos três volumes).
Em oitavo lugar tivemos WITCH WATCH, que alguns de vocês podem estar se perguntando: Quem é mais promissor Nige Jouzu no Wakagimi ou Witch Watch? Eu acredito que Nige Jouzu no Wakagimi tem mais espaço de crescimento nas vendas pós-anime que Witch Watch, que é uma comédia. Contudo, a queda em vendas Nige Jouzu indica um roteiro que não agrada tantos os leitores, enquanto o aumento em vendas lento de Witch Watch, indica que mesmo lentamente, a série consegue atrair novos leitores. Levando em consideração esse ponto, eu diria que em CONDIÇÕES IGUAIS (por isso, mesmo estúdio com a mesma equipe), Witch Watch conseguiria ter um aumento em vendas maior, mas não vejo nenhuma das duas séries deixando de ser um mangá de zona intermediária.
Em nono lugar tivemos Undead Unluck, que não deve mudar a sua situação até quando seu anime estrear. Quando isso acontecer, provavelmente em outubro desse ano, veremos se a série consegue superar a marca de 100 mil cópias em 1 mês (200 mil com as vendas digitais + cópias em circulação). Em décimo lugar tivemos Yozakura-San, que está na mesma situação que Undead, a diferença é que será adaptado por um estúdio muito ruim e seu anime estreia somente em abril (provavelmente em abril). Em décimo primeiro lugar tivemos MASHLE, que parece que o anime não está dando nenhum boost, por enquanto… Não muda muito, pois a série deve terminar ainda esse ano. Nenhum desses mangás corre risco de ser cancelado esse ano.
Em décimo segundo lugar tivemos Boku no Roboco que é outro mangá que está com um anime em “exibição” (pelo menos já exibiu alguns episódios), mas como é um gag tradicional ninguém aqui no ocidente liga. A sua posição nessa semana é baixa, mas não está correndo nenhum risco de cancelamento. O mesmo vale para Black Clover, que mesmo pegando posições horríveis ultimamente, não corre nenhum risco de cancelamento – a prova é a sua boa posição na capa dessa edição -. O mangá deve terminar naturalmente em 2024 ou 2025.
Em penúltimo lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha e em último lugar tivemos Jinzou Ningen 100. Ouçam bem meus amigos, o que vou dizer vem de uma pessoa que escreve sobre essa maldita revista há 10 anos – os editores não tem NENHUMA intenção de salvar ambas as séries, mas realmente NENHUMA. A próxima leva irá estrear entre dois e três mangás, dependendo do encerramento natural de MASHLE, e os editores querem ter essas duas séries como almofadas, servem como carne para serem vendidas as novas séries e é por isso que não estão dando nenhum apoio editorial para ambas. Elas não recebem divulgação, não recebem página colorida, não recebem poster nas ruas, nada, pois os editores querem cancelar ambas. Contudo, eu acho que Angou Gakuen no Iroha, se aumentar suas vendas, o que provavelmente não vai acontecer, pode se salvar. Já Jinzou Ningen 100 não vejo possibilidade de se salvar.
Sobre os mangás não ranqueados, a recepção de Ao Kiru foi terrível, os japoneses criticaram bastante a série, comparando com Detective Conan e Sakamoto Days (o que aconteceu também aqui no Analyse It) e não acharam o humor engraçado. Fujimaki ainda tem um grupo de leitores que apoiam o mangaká, contudo se passaram já 10 anos, e grande parte dos seus leitores já não leem mais a revista. Ao Kiru precisa melhorar já no seu segundo capítulo para não começar a perder leitores.
Já o segundo capítulo de Tenmaku Cinema continuou dividindo o público igual ao primeiro, por isso o autor ainda não convenceu os leitores mais “hardcore” (não sei aqueles mais casuais, já que não comentam nos fóruns). Como comentei no meu twitter, tem um grupo de leitores de Souma que está triste pela ausência do ecchi, além disso tem um outro grupo de pessoas que está odiando o protagonista, acham totalmente não crível que ele tenha 14 anos – esse segundo grupo corresponde a grande maioria das pessoas que não gostam da série, mas também percebo que a maioria que comenta na 2ch (que não se chama mais assim) e outros lugares parecem ter mais de 18 anos, por isso tendem a não gostar de protagonistas mais jovens. A comparação com Act-Age é CONTINUA e isso também está pesando muito em relação a série
Aqueles que gostaram do capítulo elogiaram muito a “atriz”, outros até criticam o roteiro, mas estão gostando da arte. Aqueles leitores que gostam de um desenvolvimento calmo, estão elogiando a série também – e não são poucos mesmo assim, são entre 40% a 50% dos leitores, porém é inegável que os comentários negativos tem mais intensidade que aqueles positivos, criando assim um clima de negatividade nos fóruns sobre a série. Eu não sei se realmente esses que estão gostando, estão votando na série, mas aqueles que não estão gostando, estão realmente odiando -. Tenmaku Cinema precisa entregar algo mais eletrizante para estimular os leitores que estão gostando a comprarem o primeiro volume e entregar algo que mude de ideia aqueles que não gostam. Vamos ver no que vai dar.
A VOTAÇÃO VOLTOU: Avalie os capítulos da edição passada, WSJ #20!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem lê a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação), com o resultado sendo publicado na semana seguinte. Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota de 3 a 10 aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #21-22.
PARA VOTAR NA WSJ #20, CLIQUE AQUI