A volta do autor de Kuroko no Basket!
Prévia Weekly Shonen Jump #21/22 (24/04/2023)
Capa: Grupo
Página Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida: Kiru Ao, One Shot de Shun Numa & One Shot de Tsunehiro Date/Ichima Kenji!
Em primeiro lugar tivemos Sakamoto Days que quando vemos suas vendas em 10 semanas, percebemos que já está vendendo o mesmo que Ao no Hako, seu maior inimigo para a vaga de segundo pilar da Weekly Shonen Jump. Os dois mangás estão lutando para poderem conquistar essa vaga em 2024 ou 2025. Digo segundo pilar, pois acredito que AMBOS irão se tornar pilar, mas temos ver qual será mais importante: Eu acredito mais na capacidade de Sakamoto Days em conquistar o público “geral”, mas não duvido nem um pouco da força do romance de Ao no Hako, que pode conquistar também um grande número de leitores mulheres, algo mais complicado para Sakamoto.
Em segundo lugar tivemos Jujutsu Kaisen que tenho uma leve impressão que está entregando alguns capítulos que servem para enrolar um pouco – o último arco mesmo não serviu para quase nada na história, além de adiar o encerramento da série por mais um mês -. Eu acho atualmente bem improvável que Jujutsu Kaisen termine ainda esse ano como o autor previu, mas não podemos nunca duvidar da capacidade de um autor de dar um “encerramento apressado”, já que vimos vários ao longo da história da revista. Eu acho que a série vai terminar em 2024.
Voltando a Ao no Hako, a série conquistou o terceiro lugar – quando a série começou questionei se a série poderia se tornar pilar por causa de uma possível curta duração – Antes de responder quero deixa CLARO que não podemos comparar Ao no Hako com os “rom-com” que foram lançados na revista no passado. Sim, esses tendem a ter uma duração menor, mas são comédias, e nosso querido mangá Ao no Hako é um romance puro. Ao no Hako está avançando muito lentamente, a Chinatsu ainda tem um ano e meio de escola, por isso, eu acho possível a série durar ainda três ou quatro anos sem nenhum problema – a qualidade no roteiro eu acho que tem -. Seu maior problema é entender o motivo das vendas estarem estagnadas (aumentam na verdade MUITO lentamente) desde o terceiro volume.
Em quarto lugar tivemos WITCH WATCH que continua estável na revista. Eu acho que como vamos ter muitos anúncios de anime no próximo ano – acho improvável Sakamoto Days e Ao no Hako não tiverem um anúncio no aniversário de três anos. E teremos os animes de Nige Jouzu no Wakagimi e Yozakura-San – não teremos um anúncio de anime de Witch Watch antes do aniversário de 4 anos – obviamente isso não depende só da revista, mas também do estúdio contratado, por isso pode ser que anunciem antes, mas acho mais provável que não aconteça -. Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua sua caminhada para terminar nesse ano ou em 2024.
Em sexto lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que continua na mesma – vendo suas vendas cair, enquanto espera o anime estrear para ver se consegue reverter essa tragédia -. Em sétimo lugar tivemos Undead Unluck, que vou deixar mais claro a minha matéria de duas semanas atrás: A série ATUALMENTE é pouco relevante para a revista, pois realmente vende bem pouquinho, mas entre todos os animes anunciados até o momento, é a única que tem capacidade de realçar um mangá sem grande relevância para um mangá de suporte da revista. É nisso que os editores estão apostando em relação a série, e por isso ainda não desistiram de Undead Unluck.
Em oitavo lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai, que estou curioso para saber quanto irá vender no próximo volume, já que teve vendas iguais a Akane Banashi em seu primeiro. O mangá poderia já superar MASHLE? Improvável, já que MASHLE deve receber um boost por causa do seu anime, mas deve sim se tornar o terceiro novato que melhor vende na revista, atrás somente de Ao no Hako e Sakamoto Days. Em nono lugar tivemos justamente MASHLE, que estreou seu anime e escrevi minha opinião sobre esse primeiro episódio – você pode ler AQUI – Estou curioso para observar como será o boost em suas vendas (Lembrando grande parte do acontece mais quando a primeira temporada termina).
Em décimo lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha (Cipher Academy) que será salvo dependendo das vendas do seu segundo volume – Eu acho que os editores para essa leva não irão cancelar mais nenhum mangá, mas na próxima leva devem cancelar entre dois e quatro mangás. Angou Gakuen assim entrou em uma luta direta com Jinzou Ningen 100 para ver quem se salva. Se um deles ou nenhum dos dois – ambos é impossível -. Em décimo primeiro lugar tivemos Black Clover que continua perdendo leitores, mas já está em seus últimos capítulos, por isso não é um problema essa diminuição em vendas.
Em décimo segundo lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que parece estar bem seguro na revista, mesmo vendendo pouquinho. Em décimo terceiro lugar tivemos Jinzou Ningen 100, que não coloco como 100% a sua sobrevivência a essa leva que está estreando agora, mas vendo suas vendas e também como está caminhando a série, acredito eu que vá sobreviver mais um pouquinho. As chances de ser cancelado na próxima leva, porém, é bem alta. Em último lugar tivemos o cancelado Ichigouki! que teve uma recepção PÉSSIMA, não tinha como sobreviver.
Sobre Tenmaku Cinema,a série teve uma recepção bem morna, com muitos leitores japoneses achando o mangá “interessante, mas chato” – essa contradição acontece pelo motivo que o primeiro capítulo tem uma temática que interessou os japoneses, mas não teve um desenvolvimento realmente interessante. Após avaliar os comentários e observar as votação (no qual entre 50% a 60% dos leitores aprovaram o mangá), o primeiro capítulo de Tenmaku Cinema foi classificado como “Regular”.
Essa tabela é o método de avaliar a recepção das séries que comecei a partir de Nige Jouzu no Wakagimi (Sakamoto e Build King eu fiz de modo retroativo, por isso tem o “bias” de eu saber a recepção desses mangás). Depois de dois anos utilizando esse método posso dizer duas coisas. É ótimo para prever quais séries serão canceladas em até o quinto volume, antes mesmo de começar a ser ranqueada na TOC, já que tirando Ichinose-ke no Taizai que teve uma recepção muito ruim entre o capítulo 3 e 5, acertei a recepção de todos os outros mangás.
CONTUDO, não é um bom método para garantir com 100% se uma série é um sucesso e nem para PREVER quanto uma série irá vender. O motivo são simples: O primeiro é que mesmo eu entregando um “grau de aceitação confiável*”, não consigo calcular o que está pensando o público mais comum, que simplesmente lê a revista, mas não frequenta os fóruns. E também não é possível prever as vendas, por três motivos:
- Uma parcela significativa dos que compram os volumes não leem aquele mangá na Weekly Shonen Jump. É uma coisa que parece óbvia, mas muitos se esquecem. Quem lê o mangá na revista e não tem interesse em colecionar aquele mangá, não vai comprar o volume. Quem decide de comprar os volumes são dois públicos: Os leitores da revista que QUEREM colecionar os volumes de uma série que já leram OU os não-leitores do mangá na revista que querem ler os capítulos que para ele são inéditos.
- O segundo motivo é que também com esse método não tenho capacidade de identificar quanto aquele mangá tem um “Fan-Base” cativa… Tem alguns mangás que é possível notar, por exemplo, muitos veteranos já iniciam com uma recepção acima da qualidade do mangá (Witch Watch e Nige Jouzu no Wakagimi, que recebem um SP… E Build King que recebe um “P” mesmo com um mangá muito ruim), mas para os mangás mais novatos isso é impossível de se saber.
- Não é possível prever os “Fenomenos de Massa”, como o público que comprou em MASSA Ruri Dragon também para mostrar a Weekly Shonen Jump, que mesmo em hiato, a série não merecia ser cancelada. Não prevê a publicidade boca a boca que pode levar uma série a ter vendas acima do esperado.
Concluindo, é importante que vocês notem um “TRENDING” em relação a uma série e analise cada uma no seu contexto. Sobre o “TRENDING” é importante ver se uma série está melhorando sua recepção, está piorando ou está estável. Ginka to Gluna começa bem, mas depois vai piorando – e isso acaba custando a sua sobrevivência -. Doro Dororon também começa bem, vai perdendo leitores, consegue chegar ao quinto volume, mas vendendo mal. Já PPPPPP começa morno, e depois vai melhorando, resultando assim em sua sobrevivência até o sétimo volume, quando a sua recepção tinha voltado a cair.
Sobre o contexto, por exemplo eu errei em relação a Ichinose-ke no Taizai, pois dei peso demais a recepção ruim do arco do “Bullying” – ignorando que mesmo nesses períodos os capítulos da série tinham muitos comentários, por isso leitores ativos – Assim que o autor corrigiu o rumo com o arco sucessivo (capítulo 6), recuperou a boa recepção dos dois primeiros capítulos e se manteve como um sucesso. É importante também notar que o primeiro capítulo tende a ser bem recepcionado e depois a série tende a cair em qualidade (alguns mangás, como Red Hood simplesmente despencaram após o primeiro capítulo), ENTRETANTO, existem casos como o já citado “PPPPPP” que a série começa mal e depois vai conquistando seus leitores. Ao no Hako, por exemplo, agrada no primeiro capítulo, mas só somente no terceiro capítulo conquista o público.
*Como é calculado o grau de aceitação: Realizo uma média de várias votações em sites, fóruns e rede sociais japoneses (sempre levando em consideração a quantidade de votantes em cada uma das plataformas) para ver se uma série teve uma recepção SP, P, R, N ou T. Depois utilizo a quantidade de comentários nos tópicos do capítulo e o conteúdo desses comentários para dar um grau de “Positividade ou Negatividade (+ ou -)” a cada avaliação. São avaliados somente os sete primeiros capítulos (primeiro volume).
AVISO IMPORTANTE
- O primeiro é que o quadro “Melhores da Semana” não terá continuidade, pois mesmo tendo uma boa visualização, não cria muito movimento no site – porém vou ver se encontro um modo de compartilhar minha opinião com vocês -. Usarei aquele tempo para me dedicar a outras matérias que tendem a agregar mais, como Retrospectiva, História do Japão, Ranking Oricon e etc.
- O segundo aviso é que a VOTAÇÃO da Weekly Shonen Jump irá retornar e espero a participação de vocês. Sem os “Melhores da Semana” vocês poderão usar aquele espaço para comentar sobre os mangás.
- O terceiro e último aviso é que a “Retrospectiva do Ano de 2002” conseguiu alcançar uma boa visualização após um começo bem lento – percebi que como é uma matéria grande o público demora mais tempo para ler – Continuo pedindo para vocês comentarem após ler, pois é sempre legal e motivador ver o pessoal comentando sobre os acontecimentos retratados na Retrospectiva. A próxima parte deve estrear na próxima semana, já que essa semana irei lançar uma outra série muito amada pelos leitores: avaliando One-Shots da Jump GIGA.