A volta dos autores de Shokugeki no Souma!
Weekly Shounen Jump #19 (10/04/2023)
Tenmaku Cinema c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Yuuto Tsukuda e Shun Saeki, 62 páginas)
01 – One Piece c1080
Yousei no Kaikata (One-shot de Morihiro Hayashi)
Ao no Hako c96 (Página Colorida)
02 – Mashle c151
03 – Jujutsu Kaisen c219
Witch Watch c104 (Página Colorida)
04 – Akane Banashi c57
05 – Sakamoto Days c114
06 – Nige Jouzu no Wakagimi c105
07 – Boku to Roboco c132
Undead Unluck c154 (Página Colorida)
08 – Angou Gakuen no Iroha c19
09 – Ichinose-ke no Taizai c20
10 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c173
11 – Ichigouki! Soujuuchu c18
12 – Jinzou Ningen 100 c17
Uchuu Oji-san (One-shot de Taiki Miyazawa, 15 páginas)
13 – Ginka to Glüna c29 (FIM)
Ausentes: Black Clover c357, Boku no Hero Academia c385, Ruri Dragon c07 (Hiato) e Hunter×Hunter c401 (Hiato)
‘
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estreia de Tenmaku Cinema, mangá dos autores de Shokugeki no Souma. É muito bom vê-los de volta a revista e eu acredito que podem entregar uma série de qualidade principalmente se tiver a qualidade do começo de Shokugeki no Souma. Vou publicar nesse domingo ou na segunda as minhas primeiras impressões sobre o primeiro capítulo da série.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que continua soberano na revista – Estou escrevendo a retrospectiva de 2002, que deve amanhã ou no máximo sábado, mas é interessante sempre ver como ONE PIECE é uma constante na revista – Em segundo lugar tivemos MASHLE que em ordem de leitura seria o quinto mangá, mas tudo bem. Como o anime está preste a estrear, os editores estão dando um grande destaque para a série. Em terceiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen que continua caminhando para o seu encerramento, mas eu acho que o autor não conseguir terminar nesse ano de 2023, como tinha anunciado.
Em quarto lugar tivemos Akane Banashi, que pretendo após a retrospectiva escrever uma matéria sobre suas vendas “quase estagnadas”, já que nos ultimos volumes, a série aumentou bem pouco as suas vendas. É um sinal que talvez Akane Banashi não tenha a força para se tornar um pilar? Sinceramente pode ser, mas também pode ser o sinal que a revista em geral tem muitas dificuldades em transformar seus novos sucessos em grandes sucessos – por isso todos os mangás estão com vendas estagnadas -. Em quinto lugar tivemos Sakamoto Days, que é um outro mangá que aumenta as suas vendas muito lentamente também, mas pelo menos já tem 254 mil cópias em circulações, um ótimo resultado.
Em sexto lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que teve seu anime anunciado, mas a série pode estar caminhando para seu encerramento. Isso somado as suas vendas estarem em queda livre, devem ter estimulado os editores anunciarem o seu anime no aniversário de dois anos ao invés de três anos (o que se tornou comum atualmente). Em sétimo lugar tivemos Boku no Roboco que continua, por enquanto, tranquilo na revista, lançando os seus capítulos. As vendas da série também estão caindo e sua popularidade interna parece estar diminuindo, mas os editores não estão dispostos a desistir do mangá ainda (decisão acertada em minha opinião).
Em oitavo lugar tivemos Angou Gakuen no Iroha – eu me ausentei por um período e a Shonen Jump, sem ter o Analyse It para ler a opinião sobre as TOCs, tinha colocado a série nas últimas colocações, mas assim que retornei a escrever sobre TOC, e retornei dizendo que “Angou Gakuen no Iroha” não deveria ser cancelado, os editores começaram a classificar a série em melhores colocações. Brincadeira a parte, os editores viram vendas promissoras por parte do mangá e decidiram assim esperar o segundo volume para decidir se Angou Gakuen no Iroha (Cipher Academy) será cancelado ou não. Até a saída do seu segundo volume está salvo (se não tiver uma queda de popularidade interna).
Em nono lugar tivemos Ichinose-ke no Taizai, que pode estar no “Bottom 5”, contudo não corre nenhuma chance de ser cancelado. Inclusive eu acho que após a estreia das quatro novas séries, na semana de lançamento do segundo volume, os editores irão dar uma capa para o mangá. Em décimo lugar tivemos Yozakura-San que está entregando capítulos maravilhosos, mas não irão mudar a realidade da série, pois ninguém vai pegar para ler uma série de 170 capítulos, no qual os 50 primeiros são bem problemáticos. Somente uma boa adaptação anime poderia salvar a obra, ENTRETANTO, nem isso vai acontecer.
Em décimo primeiro lugar tivemos Ichigouki! Soujuuchu que certamente vai vender menos de 4 mil cópias em seu primeiro volume, por isso eu já daria como certo o seu cancelamento – inclusive não duvido que seja cancelado ainda nessa leva que está estreando -. Em décimo segundo lugar tivemos Jinzou Ningen que vendeu mal no primeiro volume: no primeiro dia não entrou no TOP 50 mais vendidos do dia e no segundo dia de vendas já estava fora do TOP 100, resultado que para uma série que teve recepção interna ruim, resulta certamente no cancelamento. Vai ser cancelado provavelmente na leva de julho, mas pode ser cancelado também nessa.
Em último lugar tivemos Ginka to Gluna que não conseguiu convencer os leitores, vendeu mal e terminou sendo cancelado nessa semana, mas eu espero que o autor tenha outra possibilidade na revista.