Agora que retornei a ler a revista semanalmente, decidi trazer de volta um quadro no qual comento e avalio os capítulos da semana da Weekly Shonen Jump – espero também voltar com a votação assim que o Analyse It retornar a ter uma boa quantidade de público diário, que por causa das minhas ausências abaixou nos últimos meses -. Para não escrever uma análise gigantesca e demorada para se escrever, irei dedicar somente um a dois parágrafos por série.
Irei comentar sobre os mangás da Weekly Shonen Jump, tentando no máximo do possível trazer “Spoilers leves”, que não estraguem a leitura daqueles que ainda não conhecem uma determinada série ou ainda não leram o capítulo em questão – quando for necessário comentar um spoiler, irei deixar avisar que a informação é um spoiler, assim SPOILER -. Peço para vocês também avisarem quando forem discutir um capítulo utilizando a modalidade spoiler. Os comentários que disserem spoilers sem esconder a frase serão excluídos.
E concluindo, as avaliações são a minha opinião e a minha opinião NÃO É uma verdade absoluta, sinta-se livre de discordar de modo respeitoso. O objetivo é criar um espaço para discutir de modo harmonioso sobre as séries da Weekly Shonen Jump. Sem mais delongas, vamos lá:
17. Tokyo Demon Bride Story c28: Eu acho que a série vai terminar daqui a dois capítulos do modo mais insípido e aguado possível, o que é uma pena, pois parece que o autor não está mais se dedicando a entregar uma história que seja minimamente excitante. Simplesmente Tokyo Demon Bride Story está caminhando para ser um mangá completamente esquecível e que nunca entraria em uma lista de “cancelamentos injustos”.
16. Boku no Roboco c130: Miyazaki poderia ter entregado um capítulo hilário com esse “plot” das olimpíadas, contudo as piadas foram extremamente previsíveis e a conclusão sem graça. Uma grande oportunidade jogada fora, infelizmente. Mas mangá de comédia assim: Ás vezes o autor acerta na piada, outras vezes simplesmente entrega um capítulo chatíssimo.
15. MASHLE c149: O capítulo precedente de MASHLE acabou sendo hilário, eu me acabei de rir. Já esse capítulo me decepcionou tanto: O autor deu uma solução fácil para o problema de Mash, quando poderia por exemplo: Criar uma cena de luta entre Mash e o Guardian ou criar também outras piadas relacionadas a Mash tentando voltar em vida. Já a batalha do Innocent Zero, mesmo sendo grandiosa, não me passou nenhuma emoção, pois foi propositalmente rápida, aumentando ainda mais minha decepção com o capítulo. Vamos ver se nos próximos capítulos Hajime Komoto volta a entregar bons capítulos, já que MASHLE tinha voltado a ser um mangá interessante nas últimas semanas.
14. Fabricant 100 c15: A série ainda tem muito a melhorar, pois os seus personagens continuam genéricos e sua história continua trivial. Contudo, esse capítulo teve um pequeno brilho no começo: O Flashback mesmo que curtinho, foi bem narrado, com até mesmo um quadro bonito – Quando o vilão corta a mão da criança – E digo isso como um elogio, pois a arte do autor tende a ser muito inconstante. É um capítulo que não chega a ser bom, mas também bons quadros.
13. Cipher Academy c17: Eu gosto de Cipher Academy e também gosto de capítulos de transição, mais voltados para a comédia ou para o cotidiano. Porém esse capítulo em questão me entediou, entregando somente nas últimas páginas algo de interessante (O diálogo sobre a história do Baumkuchen). Certamente Nisio Isin poderia ter entregado um capítulo mais voltado para a comédia, assim dando um maior dinamismo.
12. Ginka & Gluna c27: Então, a machadada do cancelamento está chegando, e o autor claramente está acelerando o ritmo da série para dar um encerramento digno para a obra, contudo, mesmo atropelando o roteiro, devo dizer que Ginka & Gluna está conseguindo dar um pouco de “carga emocional” aos seus últimos capítulos, entregando assim quadros bonitos e diálogos levemente emotivos. Continua sendo um encerramento ruim, mas não é uma tragédia, já vi piores, beeem piores.
11. Sakamoto Days c112: Eu acho espetaculares as lutas de Sakamoto Days, mas tenho um problema com a série: O autor tem um ritmo tão frenético de lutas (uma atrás da outra, sem pausas) que em nenhum momento dá uma paradinha para desenvolver os inimigos ou construir a tensão da nova missão. E eu senti isso de novo nesse capítulo. A ideia da missão “Bodyguard” é muito legal e eu estava entrando na atmosfera da missão, conhecendo os dois personagens que devem ser protegidos, mas essa construção de tensão acabou sendo cortada por mais uma batalha, sendo que a batalha anterior terminou no capítulo precedente, uma pena.
10. Ichigoki’s Under Controll!! c16: Esse talvez tenha sido um dos poucos capítulos da série que acabei rindo, e isso é um ponto muito positivo. O “plot” da prisão não chega a ser hilário, mas é divertido, deste modo as piadas funcionaram bem. Eu ainda acho que Ichigoki’s deve ser cancelado, pois não é um mangá que entrega algo realmente útil para a revista (é mais do mesmo), mas essa semana a tivemos um capítulo com uma leitura agradável, não posso negar.
9. Akane Banashi c55: Tivemos um capítulo mais “contido”, no qual tivemos o desenvolvimento dos personagens secundários desse torneio e do Master Ikken, que será um dois juizes da competição. O meu grande problema, porém, é que normalmente esses capítulos servem para criar um “hype” em relação ao torneio, no caso o Renseikai, mas por enquanto não estou com grandes expectativas. Talvez por não termos um adversário a altura de Akane – toda a tensão, que é bem baixa, está em como Akane vai surpreender Ikken -. Mesmo assim, não é um capítulo ruim, Akane sempre entrega bons capítulos, porém é esquecível.
8. Witch Watch c102: Nesse capítulo, Shinohara nos apresentou uma nova personagem, a cientista Furan Tsugihagi. Foi uma introdução divertida, principalmente por causa da ótima personalidade de Tsugihagi, já que a narrativa do “uso de drogas ou não” acabou sendo muito previsível (eu sabia exatamente onde o roteiro me estava levando). Espero ver mais cenas dessa nova personagem que parece ser muito engraçada e tem um grande potencial.
7. Black Clover c355: Está para começar uma grande batalha no mangá, que na minha opinião resultará em uma derrota dramática de Yuno. Contudo é sempre interessante ver o principal antagonista de uma série em ação, principalmente agora que a obra está caminhando para um épico encerramento. Devo admitir que o Tabata está fazendo um ótimo trabalho para entregar uma conclusão grandiosa para o mangá.
6. Boku no Hero Academia c383: Em qualquer mangá, eu gosto quando o autor dedica um tempo para desenvolver os personages esquecidos – Horikoshi dedicou esse capítulo em desenvolver Mina, dando a ela um “momento para brilhar” e criando uma sua redenção antes da série terminar.
Eu sinceramente gostei dessa redenção, gostei da arte do capítulo, gostei do dialogo entre Kirishima e Mina, mas ao mesmo tempo achei que a construção da tensão acabou sendo baixa e por causa disso a conclusão das duas batalhas desse capítulo não me impactaram tanto assim. Mesmo assim, é um bom capítulo de uma série que eu continuo amando.
5. The Elusive Samurai (Nige Jouzu no Wakagimi) c103: Se eu critiquei os mangás que na minha opinião não construíram uma boa tensão antes de começar a pancadaria do arco, devo elogiar esse capítulo de The Elusive Samurai, que conseguiu me deixar ansioso para o começo da batalha. Sim, as cenas de Mima foram simplesmente “OK”, mas esse capítulo tinha como objetivo construir uma tensão para a batalha que estar por vir e no meu caso conseguiu. The Elusive Samurai tinha se perdido no meio do caminho, entregando capítulos insonsos, mas os últimos capítulos estão até que bons. Espero que continue assim.
4. Blue Box (Ao no Hako) c94: Ás vezes basta duas ou três páginas para uma leitura sair de “meh” para “incrível” – Enquanto a relação entre Taiki, Hina e Chinatsu continua andando em círculos (nesse capítulo tivemos mais uma cena fofa de Hina, mas nada demais), o autor está dedicando mais tempo para desenvolver a Yumeka. Sei que muitos não ligam para ela, mas eu pessoalmente gosto bastante do seu desenvolvimento, principalmente sua relação com a Chinatsu e com o basquete. Além disso achei as três últimas páginas desse capítulo simplesmente lindas.
3. Yozakura Family (Yozakura-San Chi no Daisakusen) c171: Eu tenho minhas críticas a Yozakura-San, contudo, devemos sempre elogiar uma série quando merece. Os dois últimos capítulos da série introduziram um Time-Skip de cinco anos que mudou completamente a estrutura do mangá e deixou a série novamente interessante – As piadas desse capítulo funcionaram e os dois novos personagens são bem carismáticos e simpáticos -.
Como eu disse no parágrafo de Cipher Academy, eu gosto de capítulos de transição entre arcos, e Yozakura-San soube entregar um bom capítulo de transição. Eu estou curioso em saber o que essa nova fase de Yozakura-San irá nos proporcionar.
2. ONE PIECE c1079: Em sua última saga, Oda está dedicando vários capítulos para desenvolver Shanks – tanto a sua personalidade quanto a sua incrível força – nesse capítulo continuamos a desenvolvimento desse Yonkou, deixando assim o arco principal um pouco de lado. E vamos ser sincero, é espetacular poder ver Shanks em ação, utilizando as suas habilidade. Devo dizer que a sequência no qual Shanks completamente destrói a tripulação de Kid me deixou sem respiro.
Depois de mais de vinte anos no qual Shanks era praticamente um personagem nas sombras, agora estamos vendo a sua verdadeira personalidade e força, FINALMENTE MEUS AMIGOS!
1. The Ichinose Family (Ichinose-ke no Taizai) c18: Após um terrível começo, no qual temos um arco de “bullying” sendo muito mal adaptado, a qualidade de Ichinose Family melhorou consideravelmente. Os últimos 8 capítulos foram simplesmente espetaculares, com várias surpresas, ao ponto de você não saber mais o que é verdade e o que é mentira na série.
Nesse capítulo descobrimos que a tudo que vimos é um sonho de Tsubasa e ele no mundo real está em coma a quatro anos. Porém, também descobrimos que a mãe e o pai de Tsubasa, no mundo “real”, estão tendo sonhos que toda a fam´lia acordou com amnésia.. O que isso significa? Ainda não temos a resposta, mas devo dizer, o roteiro desse mangá está cada vez mais interessante e confuso. Porém ao mesmo tempo me pergunto, por quanto tempo o autor consegue manter essa qualidade e esse roteiro complexo? Vamos ver.
CADÊ UNDEAD UNLUCK? Eu ainda não terminei de colocar a série em dia, mas eu espero daqui a uma ou duas semanas já começar a comentar também os capítulos da série.
CADÊ JUJUTSU KAISEN, RURI DRAGON E HUNTER X HUNTER? Não tivemos capítulo nessa semana.