Briga acirrada contra o cancelamento!
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE que continua soberano na revista e pode, muito em breve, se tornar o único pilar da Shonen Jump, já que não temos substitutos para o segundo colocado, Jujutsu Kaisen e nem para o mangá ausente nessa edição, Boku no Hero Academia. Talvez Sakamoto Days após um anime consiga se tornar um pilar, mas precisamos que esse anime seja lançado. Sem anime, Sakamoto Days não vira pilar.
Em terceiro lugar tivemos Undead Unluck, que eu acho que irá terminar quando o seu anime for lançado, provavelmente na temporada de outubro deste ano. Por isso, o mangá ainda tem alguns meses de vida. Em quarto lugar tivemos Sakamoto Days, o mangá mais promissor da revista atualmente e que receberá na próxima semana uma capa para divulgar o seu mais novo volume. Normalmente essas capas não influenciam tanto nas vendas, mas é uma tentativa válida.
Em quinto lugar tivemos Ao no Hako, que na minha opinião é o terceiro mangá mais promissor – atrás de Sakamoto Days e Akane Banashi – Sim, Ao no Hako ainda vende mais que Akane Banashi, mas eu acho que Akane Banashi com uma boa adaptação em anime, pode se tornar um novo Hikaru no Go, que vendeu 1 milhão de cópias por volume (É bem provável que Akane Banashi não alcance esses números, mas pode superar sim 500 mil cópias por volume).
Em sexto lugar tivemos que eu tinha comentado que poderia terminar na próxima leva: Pode mesmo, mas vendo como está prosseguindo o mangá e também a leva, é possível que termina na leva de maio. Explico: Terminar MASHLE tão perto do anime estrear (em abril) seria uma burrice tremenda, que não dúvido o Nakano fazer, mas que eu acredito que não fará. É melhor estrear o anime com o mangá ainda na Shonen Jump e terminar a série um ou dois meses depois da estreia, aproveitando assim um pouco do “hype” e atraindo um pouco de leitores para a revista.
Em sétimo lugar tivemos Witch Watch que continua com vendas estáveis na revista. É interessante ver como as comédias nos gerais tiveram vendas bem estáveis, mesmo que nada de espetacular, enquanto os Battle-Shounen lançados nos últimos anos: Sakamoto Days, MASHLE, Nige Jouzu no Wakagimi, Phantom Seer e Undead Unluck foram montanhas russas. Atualmente três dos quatro estão tendo quedas em vendas, sendo que agora somente Sakamoto Days e MASHLE vendem mais que Witch Watch, sendo que MASHLE está cada vez vendendo menos.
Os novatos ficaram em oitavo lugar com Ichinose-Ke, décimo lugar com Angou Gakuen, décimo primeiro lugar com Jinzou Nigen 100 e décimo quarto com Ichigouki! Então, eu vou esperar ainda lançar a próxima leva para começar a comentar sobre os mangás. Digo que todos tiveram recepções negativas inicialmente e somente Angou Gakuen se recuperou nos capítulos seguintes, mas não sei se é o suficiente. Talvez a recepção dos fóruns seja diferente do público comum, mas normalmente combina. Por isso eu diria que todas as séries tem risco de cancelamento real, com Ichigouki! arriscando um cancelamento precoce.
Em nono e décimo segundo lugar tivemos duas comédias que servem para dar uma leitura mais fluída a revista, são necessárias para não deixar a Line-Up mais pesada. Não tem motivo dos editores cancelarem Boku no Roboko ou Witch Watch, pois vendem bem e tem outras séries em situação pior. Já Koukousei Kazoku vende mal, mas o seu objetivo é dar uma leveza. Por isso vale mais a pena cancelar outras séries que vendem mal e são odiadas pelos leitores – a maioria dos novatos das últimas duas levas -. Koukousei Kazoku assim vai sobrevivendo leva após leva.
Isso não significa que Koukousei Kazoku está completamente a salvo. A leva está caminhando para ser uma leva de três mangás, com Ginka to Gluna (décimo terceiro lugar), PPPPPP (décimo quinto lugar) e Dai Tokyo (décimo sexto lugar) sendo os cancelados. Contudo, tem uma briga real entre MASHLE (que está terminando), PPPPPP, Ginka to Gluna, Koukosei Kazoku e até mesmo Ichigouki! para quem vão ser cancelados. A única certeza de cancelamento é Dai Tokyo.
Se os editores estrearem uma leva de dois mangás: Um desses mangás + Dai Tokyo será cancelado. Se estrearam uma leva de três mangás (mais provável) dois desses mangás e uma leva de (quatro mangás) veremos o encerramento de três desses mangás. Eu acredito que a nova leva irá começar entre a edição #13 e #16. Com o primeiro mangá a ser cancelado sendo aquele que tem mais capítulos lançados.