Não é uma surpresa que Dai Tokyo Oniyome-San tenha sido mal recepcionado, por isso não vejo motivo de discutir sobre o mangá, CONTUDO, muitos ainda não sabem exatamente qual tenha sido a recepção do seu companheiro de leva: Ginka to Gluna. Nessa matéria eu irei comentar a recepção dos japoneses em relação a série e irei avaliar ser o mangá tem chances de se tornar um novo sucesso na revista – já que a Weekly Shonen Jump está precisando de mangás do gênero -.
Antes de tudo, Ginka to Gluna é um Battle-Shounen que conta a história de Gluna, uma criatura que conhece Ginka, uma garota muita habilidosa em artes mágicas. O mangá une cenas de comédia com cenas de ação bem soft – nada que chegue a se tornar uma pancadaria nível Chainsaw-Man ou Jujutsu Kaisen -. E muitos leitores ocidentais acabaram gostando da série, principalmente por causa da personalidade dos protagonistas. Além dessa boa recepção ocidental, a série já recebeu duas páginas coloridas pós-estreia, o que levou os leitores que gostaram da série se animar com a possibilidade do mangá ser um sucesso. Mas será que o público japonês gostou mesmo?
Bem, vocês sabem que eu continuo seguindo os fóruns japoneses – e mesmo que não possa saber a opinião do público mais casual – Seguindo várias redes sociais é possível montar um quadro geral sobre as séries. É justamente utilizando essa técnica que consegui acertar todos os fracassos dos últimos dois anos, antes mesmo dos mangás estrearem na TOC. Contudo, eu diria que Gluna to Ginka é um caso um pouco mais complicado, pois a sua recepção não é unânime como a de Akane Banashi, a série está DIVIDINDO OS LEITORES JAPONESES.
Os primeiros capítulos da série teve uma boa recepção: O público gostou do que estava lendo, principalmente de dois elementos: A comédia presente no mangá (muito comentáram de como a série é engraçada) e acharam o Gluna um personagem muito “Kawai”, por isso fofo, agradando tanto também o público mais adolescente. Essa boa recepção se manteve principalmente nos primeiros cinco capítulos, indicando deste modo que a série poderia se tornar um sucesso em vendas. A recepção inicial (primeiro 3 ou 5 capítulos) é sempre muito importante, pois é o que define para os editores se a série será cancelada imediatamente ou se darão uma chance.
Não é por nada que os editores deram já no décimo terceiro capítulo uma segunda página colorida e ainda não está classificando mal o mangá. Nakano, mesmo que esteja gerindo a revista como um pombo que bate no vidro de uma janela, sabe quando deve dar página colorida para um mangá promissor. E os editores que o auxiliam também são experientes. Mas, o que preocupa em relação a Ginka to Gluna não é a recepção inicial, é que a partir do sétimo capítulo (por isso após o primeiro volume), a popularidade da série começou a cair e atualmente os leitores estão bem divididos em relação ao mangá.
São poucos que estão ODIANDO a série, mas muito estão achando o seu percurso desinteressante e sem nenhuma real novidade. É como fosse um mangá qualquer, que não tem um seu grande diferencial. A arte também não acaba sendo um diferencial, pois é muito básica. Os novos personagens apresentados também foram considerados “chatos” e “sem personalidade”, todo o arco da sociedade não está conseguindo convencer muito bem parte dos leitores. Digo parte, pois ainda tem um percentual de leitores que por terem gostado muito dos primeiros capítulos, estão dizendo que a série irá voltar a ser interessante e inclusive estão fazendo um campanha para o pessoal votar no mangá e comprar o primeiro volume.
Inclusive eu acho que é possível ver através do comportamento dos editores a situação de Ginka to Gluna: A WSJ incerta de quanto a série irá vender no primeiro volume e também incerta se a popularidade vai voltar a ser boa, está sim promovendo a série através de uma página colorida no décimo terceiro capítulo (último lançado), mas evita por exemplo classificar a série em colocações altas, pois tem chances reais de que o público, cansado dos capítulos desinteressantes, comecem a abandonar o mangá.
Então é possível Ginka to Gluna se tornar um sucesso? Sim, até pode, mas a série precisa reagir e retornar a apresentar a qualidade dos primeiros capítulos para que isso aconteça. Se continuar apresentado capítulos desinterssantes será uma série que irá estagnar em vendas já no segundo ou terceiro volume, mesmo podendo vender bem no primeiro (que agradou o público japonês). Ginka to Gluna precisa apresentar personagens secundários mais emocionantes e arcos mais dinâmicos para conseguir sobreviver na revista. É o momento da obra mostrar suas garras e provar que pode se tornar um novo grande Battle-Shounen!
Quando volta o canal do Youtube: Essa semana será dedicada ao retorno gradual do site. E pretendo depois da Copa do Mundo voltar também com o Youtube, mas tudo isso são planos, nenhuma certeza. Por enquanto publicarei duas matérias que escrevi nessa semana para o site (A Situação de Ginka to Gluna e TOP 10 do Ranking Oricon, além da TOC).