Cadê o anime de Sakamoto?
Weekly Shonen Jump #04-05 de 2023
Capa: Heróis da Shonen Jump
Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia
1 – Boku no Roboko c119
2 – ONE PIECE c1070
3 – Sakamoto Days c101
4 – Jujutsu Kaisen c207
Yozakura-San Chi no Daisakusen (Página Colorida)
5 – Ao no Hako c83
Cypher Academy c06
6 – Black Clover c376
Ichigoki’s Under Control!! c05
Witch Watch c91 (Página Colorida)
Fabricant 100 c04
7 – Akane Banashi c44
The Ichinose Family’s Deadly Sins c07
One Shot (Página Colorida)
8 – Undead Unluck c141
9 – Nige Jouzu no Wakagimi c92
HUNTER X HUNTER c400 (Volto ao hiato)
10 – Tokyo Demon Bride Story c17
11 – Koukousei Kazoku c116
12 – MASHLE
13 – PPPPPP c63
14 – Ginka to Gluna c16
Em primeiro lugar tivemos Boku no Roboko; uma escolha que não tem muito valor. É inegável que os editores estão apoiando a série por dois motivos: O primeiro é a sua recepção interna positiva – as vendas podem estar caindo, mas mesmo assim a série ainda tem vários leitores que se divertem com o mangá –. O segundo motivo é o anime em exibição que acaba ajudando a obra. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, no qual Oda deixou claro que a série ainda não está acabando, mesmo estando em sua última saga. Muito provavelmente veremos algumas outras ilhas antes do encerramento.
Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days que deve ser a próxima obra a ganhar anime. Para mim é inaceitável Sakamoto Days recebe um anime APÓS o seu terceiro ano de aniversário, por isso, esse anime precisa ser anunciado até abril 2023, para assim ser lançado pelo menos em outubro de 2023. Atrasar o anime de uma obra tão importante é jogar dinheiro no lixo – já acho um erro não ter anunciado o anime no aniversário de 2 anos -.
É importante dizer que a obra estar em lançamento não influencia tanto no sucesso do anime, CONTUDO, influencia em quantos leitores vão ser atraidos a comprarem as edições semanais da Weekly Shonen Jump. Quando os editores lançam um anime de MASHLE após o encerramento da série, os editores não estão prejudicando MASHLE, mas sim a Weekly Shonen Jump que não vai ter nenhum novo leitor.
Em quarto lugar tivemos Jujutsu Kaisen que continua caminhada lenta para o encerramento. Se ONE PIECE deve terminar entre 2028 e 2030, Jujutsu Kaisen deve terminar entre 2024 e 2026, alguns anos antes. Em quinto lugar tivemos Ao no Hako que continua sendo o novato mais promissor. Vi nos comentários (de Laeus, Edu Guimarãoes, Igor Pontes) que algumas pessoas não gostaram da mudança na dinâmica dos casais da série, outros que gostaram – E eu acho que isso pode estar influenciando o crescimento em vendas.
Ao mesmo tempo, o autor deve ter realizado essas mudanças para entregar mais “emoção” e mudar um pouco o rumo do mangá – inclusive aumentando a sua duração – essa mudança deste modo se torna necessária para a sobrevivência a longo prazo. Entretanto, pode se tornar o motivo pelo qual a série não cresce mais. É uma faca de dois gumes.
Em sexto lugar tivemos Black Clover que também está em seu último arco. Para não perder a tradição do momento “Black Clover”, no qual eu não tenho mais nada de novo para comentar sobre a série e por isso comento sobre alguma outra temática: Foi anunciado uma nova temporada de Ao no Exorcist (Blue Exorist, lançado na Jump SQ), mas parece que não será uma terceira temporada e sim um reboot. Eu acho que é uma decisão correta, pois assim a série consegue conquistar novos leitores.
Também aproveito para comentar sobre HUNTER X HUNTER que voltará em hiato na próxima edição. A série provavelmente vai continuar no seu ciclo de 10 capítulos – o que eu acho correto, pois a saúde do Togashi deve vir em primeiro lugar. Espero que atualmente ele esteja bem o suficiente para lançar ao menos 10 capítulos (1 volume) ao ano.
Em sétimo lugar tivemos Akane Banashi que deve vender entre 50 – 60 mil cópias o seu quarto volume, não tendo assim um grande aumento em relação ao anterior. Notícia ruim? Não, podemos considerar a série com vendas estagnadas somente quando AO MENOS 3 volumes venderam a mesma quantidade (já que significaria mais de 6 meses de vendas iguais). Por isso SE o volume 4 tiver vendas próximas ao volume 3, não se assustem.
Em oitavo lugar tivemos Undead Unluck que se tudo der certo, vai vender a mesma quantidade que o volume anterior. Sim, estou comemorando uma estagnação em vendas já que a série parece perder leitores a cada volume (Por isso, vendas estagnadas não deixam de ser melhor que uma queda em vendas). Obviamente vocês não precisam se preocupar muito com uma possível queda em vendas, caso aconteça, pois a série já está terminando. Lembrando que entre os mangás com mais de cinco volume, Undead Unluck é o terceiro que menos vende, perdendo somente para as duas comédias (Boku no Roboko e Koukousei Kazoku).
Em nono lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que mesmo tendo um grave problemas em vendas, ainda tem o apoio dos editores. A série está preste a completar 2 anos de vida e nesses dois anos, independente de quantas páginas coloridas recebeu, nunca aumentou suas vendas. São quase dois anos de vendas caindo e caindo, mas então por quê os editores ainda não abandonaram esse návio?
No passado quando isso acontecia, os editores tendiam a cancelar a série mesmo tendo de um autor veterano. Alçavam a bandeira branca e declaravam derrota. Vimos isso acontece com Robot x Laserbeam, inclusive. Porém agora estamos em um período de crise e manter um autor veterano é importante. A esperança é que uma adaptação em anime (que vai estrear quando um meteoro cair na terra do jeito que o Nakano é lento) transforme a série em um sucesso.
Em décimo lugar tivemos Tokyo Demon Bride Story que deve ser cancelado. Em décimo primeiro lugar tivemos Koukousei Kazoku que está correndo risco, mas a sua recepção interna é ainda “OK”. Vai depender mais de quantos mangás os editores vão querer estrear na próxima leva – torcendo para ser uma leva de cinco mangás de altíssima qualidade para fazer assim uma LIMPA nessa Line-Up –.
Em décimo segundo lugar tivemos MASHLE, que deve terminar muito em breve, em no máximo duas levas. MASHLE não deve superar o primeiro semestre de 2023 – eu ainda acho que o seu encerramento acabou sendo muito precoce, a série tinha conteúdo e capacidade de durar mais um ou até dois anos, lançando assim seu anime junto com a serialização. Uma pena não aproveitarem esse potencial.
Em penúltimo lugar tivemos PPPPPP que está com suas vendas estagnadas em uma quantidade ruim; abaixo de 30 mil cópias. Como comentei semana passada, o próximo volume irá nos dizer se a série vai conseguir “reagir” ou vai ficar travada nessa quantidade. Para uma série com apenas 5 volumes, continuar crescer em vendas é importantíssimo. Em último lugar tivemos Ginka to Gluna no qual os editores mandarem uma mensagem bem clara: A série está mais próxima ao cancelamento do que realmente a sobrevivência. Precisa vender bem no primeiro volume para se salvar.