Akane Banashi é um sucesso?
Weekly Shounen Jump #24 (16/05/2022)
Witch Watch c01 (Capa, Página Colorida de Abertura)
01 – ONE PIECE
02 – Boku no Hero Academia
03 – Ao no Hako
04 – Jujutsu Kaisen
Sugoi Smartphone (Página Colorida)
05 – Sakamoto Days
06 – Akane Banashi
Yozakura-San Chi no Daisakusen (Página Colorida)
Mangaka no Neku de Aru (One-Shot)
07 – Nige Jouzu no Wakagimi
08 – Boku no Roboko
09 – PPPPPP
Chikyuu no Ko (Página Colorida)
10 – MASHLE
11 – Kokosei Kazoku
12 – Doron Dororon
13 – Undead Unluck
14 – Ayashimon
15 – Mamore! Shugomaru
Ausentes: Black Clover (Hiato), Hunter x Hunter (Hiato)
‘
Weekly Shonen Jump #25
Capa e Página Colorida de Abertura: Sakamoto Days
Página Colorida: Boku no Hero Academia, Witch Watch e PPPPPP
Ausentes: ONE PIECE, Black Clover e Hunter x Hunter
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que comentei no meu twitter essa semana que eu não duvido que dure outros 10 anos: O ritmo no qual Oda está avançando a história é muito lento, além disso, faltam muitos pontas abertas para serem concluídas. Deste modo, não me deixaria surpreso se One Piece tivesse ainda vivo na revista daqui a 8 ou 10 anos. O que na verdade, é uma ótima notícia para a Weekly Shonen Jump. Ah, próxima semana ONE PIECE estará ausente.
Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua a sua caminhada para o encerramento. Diferente de ONE PIECE, eu não acho que Boku no Hero Academia vá terminar tão tarde assim, muito pelo contrário, utilizando as previsões do próprio autor, é bem provável que a série termine já no primeiro semestre do próximo ano. Eu só espero que o Horikoshi retorne a revista, pois é um grandíssimo autor.
Em terceiro lugar tivemos Ao no Hako, que continua sendo o mangá mais promissor da revista. Suas vendas estão ótimas, e eu continuo defendendo que os editores deveriam lançar já em abril do próximo ano um anime da série: Um anime com apenas 13 episódios, mas muito bem animado e produzido. Eu DUVIDO que com a recepção espetacular que a série teve, já não tenha estúdios interessados. Isso para mim nem é uma possibilidade, é uma certeza completa.
Em quarto lugar tivemos Jujutsu Kaisen que também continua a sua caminhada para o encerramento, mas com um ritmo um pouco mais lento que o de Boku no Hero Academia. Aposto que terminará em 2024. Em quinto lugar tivemos Sakamoto Days, que os editores têm a OBRIGAÇÃO de anunciarem o anime no aniversário de 2 anos, em novembro. Para mim somente tem uma justificativa para Ao no Hako não receber a sua primeira temporada em abril de 2023, se os editores decidirem lançar naquele período a primeira temporada de Sakamoto Days – para mim essa é a única justificativa válida -.
Em sexto lugar tivemos Akane Banashi que inaugurou a sua página twitter nessa semana. Levando em conta a sua página colorida, suas ótimas posições na TOC, os bons comentários nos fóruns japoneses, e concluindo, a sua página no twitter, eu diria que Akane Banashi é um novo sucesso da revista. Devemos ver se esse sucesso interno irá se traduzir em sucesso em vendas. – Sobre Chikyuu no Ko, digo só que essa página colorida perto do Bottom 5, não é uma boa notícia -.
Em sétimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que comentei na semana passada que suas vendas estão um pouco estagnadas. Eu estava errado, olhando os dados podemos observar que as vendas de Nige Jouzu no Wakagimi estão caindo (Irei escrever para a próxima semana uma análise sobre suas vendas), o que justifica, por exemplo as posições medíocres que a série está recebendo. O público depois do volume 1, está lentamente abandonando a série, o que é muito preocupante. Os editores não devem cancelar Nige Jouzu no Wakagimi esse ano, mas talvez não estejam mais vendo o mangá com os mesmos olhos que 6 meses atrás.
Em oitavo lugar tivemos Boku no Roboko que continua bem na revista – a sua popularidade interna é o que mais importa. A “Supremacia do Questionário”, acima de tudo -. Em nono lugar tivemos PPPPPP que estou esperando o seu terceiro volume para opinar sobre o que os editores devem fazer em relação a série, até lá, eu simplesmente irei esperar pacientemente. Espero que a série tenha boas vendas. Em décimo lugar tivemos MASHLE, que além de estar com as vendas estagnadas a muitos volumes, está entrando em seu último arco. Por isso, a sua relevância para a revista está cada vez menor. Eu não dúvido mesmo assim em um anime de sucesso.
Em décimo primeiro lugar tivemos Kokosei Kazoku, que não está sobrevivendo na revista por bondade dos editores – como eu expliquei no artigo da criação da Shonen Jump, os editores seguem a supremacia do questionário, e quando o assunto é a popularidade interna, parece que Kokosei Kazoku está muito bem das pernas. Obviamente, a supremacia do questionário não se aplica sempre, e se os editores tiverem muitas séries que vendem bem, irá cancelar Kokosei Kazoku, porém, enquanto tiveram tantas séries com vendas abaixo de 50 mil cópias e com uma recepção interna pior, Kokosei Kazoku irá sobreviver. Já discutimos isso quando Honomieru Shounen foi cancelado: A recepção interna é mais importante que vendas.
Em décimo segundo lugar tivemos Doron Dororon, que pela segunda semana consecutiva não esteve nas últimas três posições, o que pode indicar uma salvação: Eu diria que ainda é mais provável que a série seja cancelada, mas se tiver um mangá que possa se salvar entre os três, na minha opinião é Doron Dororon. Isso porque, entre os três mangás, é aquele que tinha comentários melhores nos fóruns – enquanto os outros dois foram realmente odiados -. Em décimo terceiro lugar tivemos Undead Unluck, que não deve ser cancelado (acredito eu), mas levando em conta suas vendas e ritmo do mangá, está tendo claros problemas com a popularidadee interna. As últimas colocações restaram para os mangás que com certeza serão cancelados na leva de junho: Ayashimon e Shugomaru.
Venha avaliar de 4 a 10 cada um dos capítulos da Shonen Jump #23 que você leu!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem ler a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 4 até 10.
4 – Capítulo péssimo
5 – Capítulo ruim
6 – Capítulo mediano
7 – Capítulo bom
8 – Capítulo ótimo
9 – Capítulo Fantástico
10 – Capítulo Espetacular e muito memorável
O RESULTADO DESSA VOTAÇÃO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #24.
RESULTADO DA VOTAÇÃO #21-22: AQUI
PARA VOTAR NA WSJ #23, CLIQUE AQUI