Muitos foram pegos de surpresa com a notícia que MASHLE entrou em seu último arco, podendo terminar ainda esse ano – O autor, porém já havia declarado meses atrás que a série havia chegado a sua metade, por isso não é uma grandíssima surpresa para quem segue as notícias – De qualquer modo, anúncio levou muitos a se perguntarem, será que a queda em vendas da série influenciou na decisão de encerrá-la? É sabido que as séries que têm uma recepção interna na revista ruim (por isso, os leitores não estão gostando), tendem a serem canceladas. Será que MASHLE se encaixa nessa regra? E o que está levando a série a ter uma diminuição nas suas vendas e na sua popularidade interna?
Para encontrar a resposta, temos antes de tudo olhar para os dados que temos a disposição, que são em grande parte dois: O Ranking Oricon e suas posições na TOC. Avaliando esses dois dados podemos assim criar uma hipótese que explica a situação da obra. É importante também diferenciar o uso do termo “encerramento precoce” e “cancelamento”. Normalmente nos referimos a cancelamento quando uma série é cortada de modo súbito, sem que tenha a possibilidade de criar um último arco – é o caso das séries canceladas com 2 ou 3 volumes -. Já um encerramento precoce são aquelas séries que os editores obrigam a criar um arco de conclusão a causa de uma baixa popularidade. Não terminam repentinamente, mas vemos, em um menos de um ano, uma aceleração não natural na progressão da história, levando a um encerramento apressado – Os exemplos são Toriko e Beelzebub -.
Então, sabendo que temos que analisar o Oricon e a TOC, vamos começar vendo a progressão das vendas de MASHLE:
O SUCESSO DE MASHLE
Como podemos observar, MASHLE começou bem a sua jornada na revista: O primeiro volume vendeu acima de 30 mil cópias e mesmo não tendo um grande aumento entre o primeiro e segundo volume, a partir do terceiro, quando o mangá se firmou na revista, começamos a ver um constante crescimento. Entre o segundo e terceiro volume, a série aumentou as suas vendas de 31%. Com um ritmo ainda maior, a série continuou a crescer e entre o quarto e quinto volume, MASHLE aumentou suas vendas em 54%. Sucessivamente, entre o quinto e sexto volume, vemos um aumento de 51% nas vendas.
Os editores a partir do capítulo 24, por isso, no período de lançamento do primeiro volume começaram a divulgar MASHLE de modo intensivo, com páginas coloridas e publicidades por todo o Japão. O resultado acabou sendo claro, o apoio dos editores aumentou as vendas – a publicidade boca a boca dos leitores também deve ter ajudado, mas infelizmente não podemos ter uma dimensão real de quanto ajudou -. Mas eu acredito que o aumento das vendas de MASHLE era mais condicionado em grande parte do apoio editorial e sua campanha publicitária. Já que não temos em nenhum momento uma explosão de vendas na série, um volume no qual as vendas duplicam, como acontece com várias séries de popularidade explosiva, como o caso de Jujutsu Kaisen e de Kimetsu no Yaiba.
É importante dizer, vários mangás, já tiveram um aumento gradual, porém um elemento que vocês notarão mais avante, me faz crer que o apoio editorial era essencial nesse aumento de vendas de MASHLE.
Voltemos a análise dos números:
Se pegarmos os dados de Jujutsu Kaisen antes do anime, vemos que a série “Tem uma explosão de popularidade” após o primeiro volume e depois tem um aumento gradual no público. Já, por exemplo, Kimetsu no Yaiba tem a sua explosão de vendas após o quarto volume, no qual suas vendas triplicam – Esses são chamados momentos de explosão de popularidade. Acontece, normalmente após um momento extremamente atrativo no mangá ou uma campanha publicitária muito efetiva (Como os editores tendem a publicizar muito um segundo volume, é comum uma série ter uma explosão de vendas nesse período).
Jujutsu Kaisen ainda é incerto se a série teve uma explosão de popularidade causado por um “TURNING POINT” (momento do roteiro que surpreendeu os leitores) ou por causa da campanha publicitária alta em relação ao lançamento do segundo volume. Já em Kimetsu no Yaiba, temos certeza de que foi causado por um “TURNING POINT”, no caso a batalha de Tanjiro contra Rui. MASHLE, por mais que tenha tido um bom aumento, nunca teve um crescimento explosivo, seja por um “TURNING POINT” ou por uma campanha publicitária.
Esse sucesso de MASHLE, porém é causado pelo que? Em grande parte, pela sua comédia extremamente divertida – O autor conseguiu unir de modo hilário One Punch Man e Harry Potter, resultando assim em uma série completamente nova, que une comédia, bruxaria e pancadaria. Quem acompanhava o site durante os primeiros capítulos de MASHLE, devem lembrar também com os leitores do Analyse It estavam apaixonados pela obra.
Voltando em suas vendas, a série continua seu aumento orgânico até o volume 7, quando alcança o seu ápice – com 145 mil cópias vendidas em 1 mês – A partir deste momento começamos a notar problemas de popularidade, com a série tendo uma pequena queda de 5% nas vendas entre o sétimo e oitavo volume (Eu normalmente considero uma margem de erro de 3% nas vendas do Oricon, por isso, pode ser que a queda tinha sido mínima, quase nula). Para depois ter uma queda maior, de terríveis 12%, entre o oitavo e nono volume. O que levaram a essa queda? Bem, antes de comentar sobre os motivos, é necessário trazer mais um dado, a TOC:
A CRISE DE MASHLE
Como podemos observar em relação à média de posições na TOC, do capítulo 11 até o 50, MASHLE gradualmente conquistou melhores colocações na TOC: Esse melhoramento era causado por dois elementos. O aumento de popularidade da série que levava os editores a se sentirem mais confiantes em classificar bem a série e o gradual encerramento dos grandes veteranos no ano de 2020 e 2021, evento que eu chamo de a “A Segunda Grande Extinção da Shonen Jump“, no qual a revista perdeu em um arco de 1 ano, 7 mangás de sucesso (Haikyuu, Yuragi-Sou no Yuuna-San, Kimetsu no Yaiba, Yakusoku no Neverland, Act-Age, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai e Chainsaw-man).
A série chega ao seu ápice de popularidade durante os capítulos 61 e 77, no qual teve uma média de 6.4 ~ 7.8 na posição da TOC. Esses resultados foram alcançados no mesmo período no qual também é alcançado o pico em vendas – Vemos, a partir deste momento uma SIMULTANEA queda em vendas e queda na média das posições da TOC – e pasmem, uma redução também nas páginas coloridas (Repito, redução, os editores não pararam de dar páginas coloridas, já que a série continua sendo um sucesso em vendas e atrai leitores).
E aí chega o momento crucial, a notícia que vai mudar completamente o destino da obra. Enquanto os editores lançavam o seu volume 7 de MASHLE e classificaram bem a série na TOC, o autor revelou que o mangá havia alcançado metade da sua história, por isso, terminaria com somente 14 volumes – Esse anúncio quando a série ainda estava aumentando sua popularidade, respondem a pergunta inicial e provam que o mangá não está terminando precocemente a causa das vendas, mas sim está seguindo o querer do autor. CONTUDO, essa mesma informação abre uma linha interpretativa completamente nova e que clareia completamente o que está acontecendo com a obra:
Você pode se perguntar “Será que a Weekly Shonen Jump está sabotando o mangá”? Soa estranho que após um anúncio tão importante, a série comece a ter uma queda em vendas – E eu vou dizer já. NÃO! Os editores não estão sabotando MASHLE. O que estamos vendo na verdade é uma junção de dois elementos importantes: Um natural diminuição da publicidade da série por parte dos editores e também uma dificuldade do autor em prosseguir com a história.
O primeiro elemento podemos ver comparando os dados: Na primeira metade de 2021 (Edições #1 – #26), antes do anúncio, MASHLE recebeu 7 páginas coloridas. Já na segunda metade 2021 (Edições #27 – #52), durante e após o anúncio do encerramento, teve suas páginas coloridas reduzidas para 4. Enquanto em 2022, MASHLE recebeu 4 páginas coloridas nos primeiros 6 meses, uma redução significativa.
A posição média na TOC depois do anúncio saiu de 6.4 ~ 7.8 para imediatamente 13.7 ~ 14.1. As vendas altas demostram que os editores não diminuíram sua posição por causa das vendas, mas por precisarem, em um momento de crise, dedicar mais tempo para os mangás que poderiam se tornar pilares na revista. MASHLE, terminando com somente 14 volumes, não poderia se tornar um pilar. A publicidade nas revistas e nas ruas também diminuíram consideravelmente após o anúncio.
Isso resultou em uma queda em vendas, que vai se intensificar quando após o oitavo volume, entra na equação também a “A QUEDA DE QUALIDADE DOS CAPÍTULOS” – MASHLE nos últimos 6 meses não vem agradando a maioria dos leitores, que pararam de divulgar a série e alguns inclusive pararam de ler. Muitos argumentam que a série está entregando capítulos medianos, no qual a comédia não consegue mais fazer rir como no passado. Quando isso acontece com séries promissoras, normalmente para “estancar a sangria”, vemos uma mudança no editor ou uma interferência maior no roteiro – Com MASHLE, a Weekly Shonen Jump não vê necessidade de tentar resolver esse problema, pois a série está caminhando para o seu encerramento.
A série deste modo acaba não recebendo um “tratamento Chainsaw-Man” ou “Tratamento Kimetsu no Yaiba”, que foram séries que terminaram cedo, mas tinham uma qualidade tão alta que os editores sabiam que iam continuar lucrando após o seu encerramento – no caso de Chainsaw-Man se planeja até uma continuação que estimulou os editores a continuarem a investir na série -.
O que será de MASHLE?
Primeiro, analisando suas vendas, chegamos à conclusão de que MASHLE não está se encerrando precocemente por causa das suas baixas vendas, mas que a decisão do autor em encerrar a série precocemente, somado ao fato que autor não está conseguindo gerir bem o roteiro, está levando a série a ter uma queda em vendas. Caso o autor não tivesse decidido encerrar MASHLE tão cedo, era muito provável que a Shonen Jump estivesse fazendo malabarismos mentais, mudando editor e equipe que trabalha em MASHLE, para manter o crescimento em vendas.
Agora, o que será de MASHLE? O seu último volume, lançado nesse mês de maio, teve uma outra queda gigantesca em vendas. O volume vendeu 68 mil cópias em 7 dias, uma quantidade baixa para o padrão da série. Se pegarmos as vendas do volume 8, por exemplo, que tinha vendido 93 mil cópias em 7 dias, notamos assim uma queda de quase 27% em suas vendas, a maior queda em vendas da série até então. A situação de MASHLE, deste modo está só piorando.
Percebemos, destre modo, que o apoio editorial era essencial para o aumento das vendas da série. Não é que a qualidade de MASHLE não ajudou na popularização da obra, era também essencial. Temos tantas obras, como Yozakura-San Chi no Daisakusen, que recebem páginas coloridas a rodo, mas as vendas não aumentam, contudo, é inegável que são raros os mangás que mesmo com pouca divulgação conseguem aumentar suas vendas (Kimetsu no Yaiba, World Trigger são exceções). MASHLE, deste modo, quando passou a ser menos divulgado, viu suas vendas estagnarem. E a perda na qualidade do roteiro, levou sucessivamente, em sua queda em vendas.
Eu acredito que a estrada que MASHLE irá seguir nos próximos volumes é clara: Uma continua queda em vendas até quando deve terminar no volume 14 ou 15. É possível que a série tenha um anime que volte a aumentar as suas vendas? Sim, mas também é possível que os editores nem invistam mais no anime da série ou caso invistam, menos que investiriam no passado. Vai depender de questões internas que não podemos saber agora. A verdade é que existe a possibilidade que seja melhor gastar o capital da Jump Comics em animes de obras mais promissoras.
MASHLE saiu de grande aposta da revista, futuro pilar, para ser tornar uma obra insignificante para editores, que só recebe as páginas coloridas por causa das suas altas vendas, mas não por ser importante para o futuro da revista.