A TOC está de volta ao Analyse It!
Weekly Shounen Jump #23 (09/05/2022)
Sugoi Smartphone c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Hiroki Tomisawa (História) e Kentarou Hidano (Arte), 54 páginas)
01 – One Piece c1048
02 – Jujutsu Kaisen c183
03 – Sakamoto Days c69
04 – Boku to Roboco c87
Akane Banashi c12 (Página Colorida)
05 – Witch Watch c60
06 – Ao no Hako c51
Yozakura-san Chi no Daisakusen c128 (Página Colorida)
07 – Nige Jouzu no Wakagimi c61
08 – PPPPPP c31
09 – Koukousei Kazoku c84
10 – Chikyuu no Ko c11
Undead Unluck c109 (Página Colorida, 25 páginas)
Battle Freak Aika (One-shot de Kouma Satou, 15 páginas)
11 – Doron Dororon c21
INVADE (One-shot de Kou Kamura, 15 páginas)
12 – Mashle c106
13 – Mamore! Shugomaru c22
14 – Ayashimon c22
Ausentes: Boku no Hero Academia c352, Black Clover c332 (Hiato) e Hunter×Hunter c391 (Hiato)
‘
Weekly Shounen Jump #24 (16/05/2022)
Capa e Página Colorida de Abertura: Witch Watch
Página Colorida: Chikyuu no Ko, Yozakura-san Chi no Daisakusen, Sugoi Smartphone (25 páginas) e One-shot
Ausentes: Black Clover c332 (Hiato) e Hunter×Hunter c391 (Hiato)
‘
Comentando sobre a nova leva de SOMENTE UM MANGÁ… Então, nada, mas realmente nada além de uma dificuldade enorme em encontrar novas boas séries justifica não ter uma leva de 4 mangás agora ou até mesmo cinco mangás, aproveitando o hiato de Black Clover – A revista simplesmente ocupou a vaga em aberto de Ayakashi Triangle – E não cancelou nenhum dos três mangás que já alcançaram a marca de três volumes e PODEM JÁ SER CANCELADOS. Isso só é aceitável, no caso os editores só tenham a disposição séries de ruim qualidade. A revista está passando por uma crise enorme e temos uma leva de somente um mangá? Assustador.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que com o encerramento eminente de Boku no Hero Academia, Black Clover, Jujutsu Kaisen e MASHLE, vai se tornar o pilar ISOLADO da revista em 2024. Levando em conta que Ao no Hako e também Nige Jouzu no Wakagimi não parecem ser obras que foram feitas para durar muito tempo, e que eu não vejo além de Sakamoto Days, nenhum mangá que possa estar ao lado de One Piece como pilar a partir de 2024 ou 2025 (Dependendo de quando termina Jujutsu Kaisen), na minha opinião a situação da revista é desesperadora. A solução é somente uma: Encontrar um novo grande sucesso, uma pena que isso não é tão fácil.
Em segundo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que deve terminar entre o segundo semestre de 2023 e primeiro semestre de 2025. Eu espero que nesses meses e anos que estão a vir, os editores encontrem um Battle-Shounen que seja capaz de substituir Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia, pois a revista com somente ONE PIECE de Battle-Shounen seria muito problemática, já que querendo ou não, esse é o estilo que mais vende. Eu acho que o encerramento de Jujutsu Kaisen pode marcar tanto o recomeço da revista quanto o momento no qual a revista afundou de vez em sua maior crise.
Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days, que após o anúncio de encerramento de MASHLE, fica ainda mais claro o motivo pelo qual os editores estão apostando tanto em Sakamoto Days: Entre os quatro mangás que mais vende – Nige Jouzu no Wakagimi, Ao no Hako e MASHLE – é o único que pode ter mais de cinco anos de vida. Em quarto lugar tivemos Boku no Roboco, que nesse período de vacas magras, está quase se tornando um pilar, quando o sentido é posição na TOC. Em quinto lugar tivemos Witch Watch, que precisa entregar bem mais do que está entregando agora. A série não está engrenando em vendas.
Em sexto lugar tivemos Ao no Hako, que desculpa minha severidade, mas os EDITORES tem que lançar um anime precoce de 13 episódios. Ao no Hako não vai durar muito tempo e os editores tem que capitalizar sobre esses novos sucessos – Se eles duram pouco, que o anime saia mais cedo então – MASHLE vai terminar em breve e não teve nem seu anime anunciado. Mashle que é de longe a série novata mais lucrativa da revista dos últimos 3 anos.
Essa é a mesma revista que quando estava em período de vacas magras anunciou o anime de Hunter x Hunter, em horário espetacular, com menos de 8 volumes? No qual em um período de vacas magras, lançou precocemente um anime de Boku no Hero Academia pelo estúdio Bones, na época por um dos melhores do mercado? No qual anunciou um anime precoce de World Trigger pela Toei em um ótimo horário para superar a crise de 2013? A passividade de Hiroyuki Nakano o rende um dos mais problemáticos editores chefes da história da revista, e ao mesmo tempo o melhor editor-chefe que a Shonen Jump + já teve.
Em sétimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que está sofrendo em aumentar suas vendas, o que também é preocupante. Será que estamos vendo um novo ENIGMA? Mangá que começa vendendo bem, mas logo depois se estabiliza e não consegue conquistar novos públicos? Em oitavo lugar tivemos PPPPPP que está na revista, pois os editores acreditam em um aumento de vendas com o passar dos meses, algo que aconteceu com Kimetsu no Yaiba, Act-Age e Chainsaw-man. Tentaram o mesmo com Honomieru Shounen e não deu certo, mas é uma aposta válida, vendo a boa popularidade interna do mangá.
Em nono lugar tivemos Kokosei Kazoku, que continua sobrevivendo por causa da sua recepção interna – Lembrando que para comédias tradicionais é mais importante ter uma boa recepção interna do que vender bem -. Em décimo lugar tivemos Chikyuu no Ko (Earthchild), a série vai receber página colorida na próxima semana, mas ainda é cedo para dizer se foi bem recepcionado, pois Doron Dororon e Ayashimon também receberam página colorida, mas temos que dizer suas posições na TOC dessa semana não foram ruins e uma página colorida é uma boa notícia, por isso, é possível que a série tenha tido uma boa recepção.
Em décimo primeiro lugar tivemos Doron Dororon que tem grandes chances de ser cancelado. O mangá se salva somente se os editores decidirem lançar uma leva de 2 mangás em junho, o que eu acho improvável. Em décimo segundo lugar tivemos MASHLE, que anunciou que entrou em seu último arco: Esse seu encerramento é estranho, pois sejamos sinceros, MASHLE tinha muito a dar, mas suas vendas estavam estagnadas e sua popularidade não avançava a meses. Essas informações podem até mesmo deduzir que estamos a frente de um cancelamento, mas MASHLE continua sendo o novato que melhor vende. Eu não acho que a Shonen Jump cancelaria o mangá, deste modo, por isso, deve ter sido simplesmente uma decisão do autor, que talvez não saiba como prosseguir com a história.
Em último lugar tivemos Mamore! Shogumaru e Ayashimon, que serão cancelados na próxima leva.
Venha avaliar de 4 a 10 cada um dos capítulos da Shonen Jump #21-22 que você leu!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem ler a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 4 até 10.
4 – Capítulo péssimo
5 – Capítulo ruim
6 – Capítulo mediano
7 – Capítulo bom
8 – Capítulo ótimo
9 – Capítulo Fantástico
10 – Capítulo Espetacular e muito memorável
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #23.
PARA VOTAR NA WSJ #21-22, CLIQUE AQUI