Quando será a próxima leva?
Weekly Shounen Jump #19 (11/04/2022)
Ao no Hako c48 (Capa, Página Colorida de Abertura, Aniversário de 1 ano)
01 – Boku no Hero Academia c350
02 – One Piece c1046
03 – Sakamoto Days c66
04 – Boku to Roboco c84
Witch Watch c57 (Página Colorida)
05 – Mashle c103
06 – Akane Banashi c09 (23 páginas)
Koi, Tokidoki Chounouryoku (Página Colorida, One-shot de Taishin Uemura, 47 páginas)
07 – Black Clover c329
Yozakura-san Chi no Daisakusen c125 (Página Colorida)
08 – Chikyuu no Ko c08
09 – PPPPPP c28
10 – Nige Jouzu no Wakagimi c58
11 – Mamore! Shugomaru c19
12 – Ayakashi Triangle c87
13 – Undead Unluck c106
14 – Ayashimon c19
15 – Koukousei Kazoku c81
16 – Doron Dororon c18
Ausentes: Jujutsu Kaisen c181 e Hunter×Hunter c391 (Hiato)
Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua sua caminhada para o encerramento, próxima semana estará ausente. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, Oda ultimamente está entregando capítulos muito importantes, que indicam claramente o encerramento desse arco eterno de wano, mas também uma preparação para o próximo arco, que será o último da série. Essas “novidades” que estão chegando, na minha opinião, é aquele passo final para deixar os personagens prontos para enfrentar o último desáfio.
Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days, que está tendo um bom crescimento em vendas e a cada volume lançado se torna uma aposta cada vez mais certeira por parte da revista. O mangá começou com vendas baixas, mas vem se demonstrando uma grande promessa, com um aumento interessante nas vendas, com possibilidades de se tornar um monstro em vendas após o anime. Não é que isso seja algo surpreendente, já que sempre comentamos que entre os mangás que estrearam em 2020 e 2021, Sakamoto Days era um dos mais interessantes e com maior possibilidade de dialogar tanto com o público japonês quanto o público ocidental, mas é sempre bom ver novas promessas dando certo. Em quarto lugar tivemos Boku no Roboko, que continua vendendo a mesma quantidade.
Em quinto lugar tivemos MASHLE, que continua estagnado em vendas, mas os editores essa semana decidiram classificar bem a série, após várias semanas em colocações ruins. Em sexto lugar tivemos Akane Banashi, que vou esperar até o seu décimo primeiro capítulo antes de comentar sobre a sua popularidade. O mesmo vale para o oitavo colocado, Chikyuu no Ko – porém devo dizer que estou mais otimista em relação a Akane Banashi que Chikyuu no Ko. Em nono lugar tivemos PPPPPP que está tendo um aumento de vendas interessante: Eu acho que veremos na série um efeito parecido com o de Act-Age, que começou vendendo mal, porém teve um bom aumento ao longo dos volumes. PPPPPP no próximo volume já pode vender mais que Witch Watch, que sinceramente, não está convencendo em vendas.
Em décimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que teve um bom começo em vendas, mas não está aumentando como muitos esperavam, principalmente se levarmos em consideração que é de um autor veterano, com dois grandes sucessos. Eu dúvido em seu cancelamento, já que a popularidade é alta e a história agrega muito a revista, mas não posso negar que o seu desempenho me está decepcionando. Em décimo primeiro lugar tivemos Mamore! Shugomaru que teve uma estranha melhoria em posição, mas não acho que será salvo. Todos os mangás da sua leva devem ser cancelados, sem nenhuma exceção.
Em décimo segundo lugar tivemos Ayakashi Triangle que vai ter um anúncio importante na próxima edição, provavelmente algo relacionado ao seu anime, não vejo outra opção válida – Talvez peça teatral? Meh, possível, mas acho improvável. Em décimo terceiro lugar tivemos Undead Unluck, que continua flertando com as últimas colocações. A série sempre está entre os cinco últimos colocados, porém raramente está entre os três últimos colocados, posições destinadas aos mangás que estão preste a ser cancelados. O que isso significa? Os editores não planejam cancelar Undead Unluck, mas também não acreditam tanto assim na sua força comercial.
Em décimo quarto lugar tivemos Ayashimon, que também vai ser cancelado, juntamente com o último colocado Doron Dororon e Mamore!. Quem talvez possa estar correndo risco, mas só saberemos a resposta após a edição dupla 21-22 é Koukousei Kazoku: Eu não acho que a série será cancelada ainda, pois tem um grande apoio editorial e também parece ser popular internamente, mesmo vendendo mal. Contudo se os editores quiserem estrear quatro mangás na leva após a edição dupla (Quase certamente a nova leva será na Edição #23 ou #24), pode ser que escolham cancelar Koukousei Kazoku, já que entre os mangás estáveis, é aquele com uma situação mais fragilizada. Vamos ver.