O Rakugou agrada?
A nova estréia da Weekly Shonen Jump está agradando muito o público ocidental, mas será que também está agradando os japoneses? Visitei os principais fóruns japoneses para trazer essa resposta para vocês: Venham descobrir o que os japoneses estão achando da nova série.
Antes de tudo gostaria de comentar sobre a recepção de Ayashimon e Doron Dororon. O primeiro mangá teve uma recepção ruim já nos primeiros capítulos e essa recepção se manteve nos capítulos seguintes, os editores inclusive deram uma página colorida para tentar aumentar sua popularidade, algo comum com autores veteranos, mas mesmo assim não é certo. Se é comum um autor veterano receber uma página colorida mesmo com uma série mal recepcionada, o mesmo não é comum com um autor novato, o que comprova que Doron Dororon realmente teve uma boa recepção inicial como previsto.
Contudo, terminamos o quinto capítulo com um o surgimento de algumas críticas relevantes à série, que eram que Doron Dororon precisava aumentar o seu nível de tensão, entregando um vilão marcante. Eu acho que é nisso que Doron Dororon está falhando, a sua série não é que desagradou, só que não entregou o suficiente para conquistar os leitores da revista. Isso é algo importante para analisar a popularidade de Akane Banashi: Uma série não basta agradar o público, deve também CATIVAR o mesmo. Akane Banashi agradou os japoneses, mas será que tem o suficiente para cativá-los? Vamos descobrir agora:
- Primeiro, os japoneses estão elogiando o ritmo da série: “A série tem um ritmo muito suave, desenvolvendo bem a sua história”, porém não vejo ninguém dizendo que os capítulos são espetaculares. Deste modo, eu acredito que a história tem espaço para se tornar um sucesso, porém ainda precisa dar aquele passo sucessivo. E qual seria esse passo?
- Na opinião da maioria dos leitores, é desenvolver os elementos de batalha do “Rakugou” – a maioria das discussões nos fóruns não são sobre os personagens, que no geral são considerados fracos, ou sobre a arte, que é considerada boa, mas sobre a intensidade da série: Querem ver como serão as batalhas de Rakugou.
- É muito comum nos fóruns perguntaram como é realizado um combate de Rakugou, e tantos outros elementos. A realidade é que o Rakugou é uma prática já esquecida pelos japoneses, e talvez isso possa criar um efeito “Hikaru no Go”, no qual vários leitores começam a se interessar pelo mangá por estarem explorando um elemento esquecido da própria cultura. Isso na minha opinião, é um ponto positivo.
- Ao mesmo tempo, sabendo que Rakugou tem um grande elemento criativo, querem ver algo muito parecido com Bakuman, no qual tem uma grande rivalidade entre os personagens, e cada um desenvolve história espetaculares. O que vai definir se a série vai realmente cativar o público será a primeira grande batalha.
- A grande crítica que a série vem recebendo é em relação aos personagens, até mesmo a protagonista é critica por vários; como comentei acima, todos são considerados fracos e sem graça. Eu acho que o autor precisar desenvolver melhor a personalidade dos personagens.
Resumo: Akane Banashi começou agradando, por isso tem chances reais de sobreviver, porém, ao mesmo tempo não cativou o público: Por não ter apresentado uma verdadeira batalha de Rakugou e por ter peersonagens considerados fracos, a série ainda não convenceu. Deste modo, para garantir a sua sobrevivência, acredito que o autor precise desenvolver já uma batalha entre a protagonista e um dos seus rivais, para assim cativar completamente o público e garantir sua sobrevivência na revista.