Weekly Shonen Jump #17:
Sakamoto Days (Capa e Página Colorida de Abertura)
1. ONE PIECE
2. Jujutsu Kaisen
3. Ao no Hako
4. Boku no Roboko
Boku no Hero Academia (Página Colorida)
5. Yozakura-San Chi no Daisakusen
Chikyuu no Ko
Railway/Gateway (Página Colorida, One-Shot)
6. Kokosei Kazoku
Akane Banashi
7. PPPPPP
Visitors From The Future
8. Witch Watch
9. Ayakashi Triangle
10. Undead Unluck
11. Doron Dororon
12. Mamore! Shugomaru
13. Ayashimon
Ausentes: Black Clover, MASHLE e Hunter x Hunter (Hiato)
Em primeiro lugar tivemmos ONE PIECE, que continua o rei soberano. O que mudou na série nessas últimas duas semanas que eu estive ausente? Nada, realmente nada. A realidade é que One Piece vai continuar sendo o principal pilar da revista até quando terminar, entre 2027 e 2030. Em segundo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que teve o seu filme lançado no Estados Unidos, e está conquistando uma ótima bilheteria para um anime. A realidade é que o trio: Jujutsu Kaisen, Boku no Hero Academia e Kimetsu no Yaiba, são os animes de maior sucesso dos últimos 8 anos. Conseguiram conquistar um público mundial enorme.
Em terceiro lugar tivemos Ao no Hako que continua a sua estrada para se tornar um pilar da revista: O que pode bloquear a caminhada de Ao no Hako? Somente um encerramento natural precoce: Eu digo que para um mangá ser pilar deve ser um dos três principais divulgadores da revista por ao menos 2 anos: Eu diria que a única exceção é Kimetsu no Yaiba, que teve um sucesso tão grande que até mesmo o seu curto período como pilar (1 ano) deu uma divulgação a todo mercado dos mangás. O segundo elemento que pode bloquear Ao no Hako é um anime de pouca relevância.
Em quarto lugsr tivemos Boku no Roboko que continua bem e estável. Quinta colocação para Yozakura-San, que a cada edição que passa se torna mais problemática a sua situação: O mangá está caminhando para 3 anos de vida, sem nenhum anime anunciado. Parece que os editores não estão achando estúdios bons ou simplesmente não querem desenvolver o seu anime.
Resultado: Quando os bons estúdios se liberarem devem preferir outras séries com mais de 2 anos de vida, que tem um potencial comercial maior (Mashle, Ao no Hako, Sakomoto Days). Quantos mais edições passam e quantos mais novatos completam 2 anos de vida, maior a possibilidade de Yozakura-San ter uma anime meia boca ou simplesmente não ter uma adaptação em anime. Complicada a sua situação.
Em sexto lugar tivemos Kokosei Kazoku que é uma comédia curta que está dando certo na revista. Em sétimo lugar tivemos PPPPPP, que está longe de ser um sucesso, mas tem possibilidade de se tornar um novo Act-Age, por isso um mangá com crescimento em vendas lento. É por isso que a revista está mantendo o mangá vivo. Outra sorte de PPPPPP é que a leva de Ayashimon parece ter dado bem errado, por isso os editores já tem 3 mangás para serem cancelados. Nos próximos meses descobrimos se PPPPPP será um novo Act-Age ou um novo Soul Catcher.
Em oitavo lugar tivemos Witch Watch que continua vivo na revista, mesmo não tendo vendas alucinantes: A boa popularidade interna e o período de vacas magras está mantendo a série na revista. Em nono lugar tivemos Ayashimon que deve terminar no próximo ano, por isso os editores além de procurarem um novo B-Shounen, devem já retornar no proximo ano a lançar novos ecchis. É sempre bom ter na revista algum mangá ecchi para assim agradar os amantes desse gênero.
Em décimo lugar tivemos Undead Unluck que está sempre pegando posições ruins, mas mesmo assim não corre risco de cancelamento. As últimas três posições ficaram com os três mangás que serão cancelados na próxima leva: Talvez Doron Dororon se salve, os demais certamente serão cancelados.