Será que está dando certo?
Então, é o momento de saber a recepção dos cinco primeiros capítulos de Doron Dororon! Lembrando que a recepção normalmente pego da 2ch e outros sites/fóruns japoneses – Essa opinião corresponde então aos leitores que comentam NA INTERNET sobre os mangás, e não é relativo aos leitores mais casuais, que tentem a comprar diretamente o volume ou que simplesmente leem casualmente a Weekly Shonen Jump.
Primeiro, é importante deixar claro: TODOS OS CINCO CAPÍTULOS tiveram uma recepção positiva, mesmo o quinto sendo aquele com a recepção um pouco mais baixo do que o normal. Entre todos os três mangás que estrearam nessa leva, certamente Doron Dororon é aquele que agradou mais os leitores japoneses – Eu acho que a recepção é boa o suficiente para garantir a sobrevivência da série, mas como não sabemos quantos desses que estão elogiando a série, realmente estão votando no mangá, é complicado ter uma certeza -.
O que os japoneses estão gostando mais de Doron Dororon é justamente como a sua leitura é considerado “leve” – Os capítulos são engraçados, os personagens são carismáticos, tem vários momentos “fofos” e as cenas de luta, por enquanto, também são boas. Os leitores gostam MUITO de Kusanagi, e estão gostando da relação entre os dois protagonista. Talvez a única crítica que alguns estão fazendo é que por enquanto o mangá não teve realmente um momento de grande tensão.
Porém, eu vi um aumento da crítica em relação a falta de tensão por parte da série, a maioria está elogiando quanto a leitura da série é leve, por isso, o ritmo narrativo do mangá está mais agradando que desagradando, e isso é muito importante, porém o público cada vez mais quer um arco mais sério.
Eu ainda não colocaria Doron Dororon como um sucesso garantido, pois mesmo que a maioria dos leitores estão gostando de ler a série, ainda não se apaixonaram, por isso, se o autor começar a entregar capítulos problemáticos, veremos SIM uma desbandada de leitores – É necessário, então, criar uma sensação de evolução na série, no qual cada capítulo tenha uma melhoria: Tanto na relação dos personagens, tanto no desenvolvimento do protagonista quanto no desenvolvimento do mundo ao seu redor. Começar um arco mais sério talvez não seja uma idéia ruim, pois pode cativar o público que está gostando do mangá.
Atualmente, entre os quatro novatos que não tiveram um volume lançado, Doron Dororon é aquele teve melhores comentários. “PPPPPP” é muito divisivo, Ayashimon está sendo muito críticado e Shugomaru é uma tragédia ambulante, que não tem nenhuma chance de sobrevivência, por isso, eu acredito em uma possível sobrevivência de Doron Dororon, se o autor continuar entregando capítulos de boa qualidade.
Vejamos alguns comentários dos japoneses:
“Kusanagi é realmente fofo”
“É uma leitura fácil e descontraída”
“Ginchoyo está se tornando cada vez mais tenra”
“A série ainda não me prendeu completamente, mas os episódios são bem legais”
“É sempre interessante ver as variadas formas de Kusanagi”
“A tensão que o episódio 3 criou acabou se perdendo na mediocridade do episódio 4 e 5”.
“A arte do autor continua agradável, mesmo não tendo entregue nenhum momento espetacular”
“Estou lendo o mangá só pela fofura da Kusanagi”
“É o momento da série apresentar um nemesis, um grande inimigo”
As próximas matérias (em ordem de lançamento):
– Crítica do Volume 1 de Ayashimon
– “PPPPPP” ainda pode se salvar?
– O que os japoneses acharam dos 7 primeiros capítulos de Ayashimon